15/06/2010 - 13h45
Coreia do Norte diz que reagirá militarmente a possível condenação da ONU
Do UOL Notícias*
Em São Paulo
O embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas, Sin Son Ho, afirmou nesta terça-feira (14) que o país reagirá militarmente a uma eventual condenação do Conselho de Segurança da ONU no caso do afundamento de uma corveta sul-coreana.
"Se o Conselho de Segurança publicar algum documento contra nós, condenando ou questionando, então, eu, como diplomata, não poderei fazer nada a não ser a dar andamento a medidas que serão tomadas por nossas forças militares", afirmou o embaixador.
O Conselho de Segurança advertiu ontem as Coreias do Sul e do Norte para que evitem qualquer ato que conduza a uma escalada na região. A Coreia do Sul levou nesta segunda-feira ao conselho da ONU o resultado da investigação oficial com a qual responsabilizou um torpedo norte-coreano pelo afundamento, em março, da corveta sul-coreana "Cheonan" e posterior morte de 46 marinheiros.
Durante quase duas horas, a equipe internacional que investigou o incidente a pedido de Seul apresentou, em reunião a portas fechadas, as provas que supostamente envolvem Pyongyang no ataque em março, que elevou a tensão na relação entre as duas Coreias.
"Apresentamos e explicamos ao Conselho de Segurança as provas de que o 'Cheonan' foi afundado por um torpedo fabricado na Coreia do Norte e lançado de um minissubmarino norte-coreano", afirmou, na saída da reunião, o co-presidente da comissão de investigação, o sul-coreano Yoon Duk-yong.
O especialista disse que entre as evidências apresentadas estão peças, como hélices e um motor, do projétil que afundou o navio e que, supostamente, foi indentificado como um torpedo CHT-025 produzido na Coreia do Norte.
"De acordo com as conclusões, esperamos que o Conselho de Segurança adote com prontidão as medidas adequadas contra a provocação da Coreia do Norte", acrescentou.
* Com agências internacionais
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... a-onu.jhtm