Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2731 Mensagem por Skyway » Dom Jun 06, 2010 1:11 am

knigh7 escreveu:
Skyway escreveu:Calma gente, acho que está havendo alguma confusão. O Sírio que eu saiba não é exatamente uma classe. O Sirio é um dos dois OPV Commandante construídos para o Ministério de Transporte ou algo parecido na Itália, mas que são tripulados pela Marinha Italiana. São estruturalmente iguais ao Commandante, só com diferença nos sistemas e armas menos potentes, motor mais fraco e não ter hangar

"Two additional ships, the Sirio (P409) and the Orione (P410), were built for the Italian Ministry of Transport but are crewed by the navy. They were commissioned in 2005 and are known as NUPA (Nuove Unità di Pattugliamento d'Altura) and have less powerful engines and weapons and no helicopter hangar or countermeasures"

Fonte: http://www.naval-technology.com/projects/commandante/


Eu espero que essa informação esteja por algum motivo errada, porque a versão Sirio e Orione são capenguinhas se comparadas as Commandante de guerra. Nem canhão de vante tem.

Um abraço.
A Classe Sirio (sim, o fabricante Fincantieri assim o considera, uma classe) tem um canhão de 76mm com radar de controle de fogo.
Vale ressaltar que o que a MB quer é uma embarcacão de patrulha oceanico, e a Sirio para isso, cumpre bem o papel:
Tem praticamente o DOBRO da autonomia a 12 kt que a Classe Commandante (que é uma corveta).

Abracos
Quanto a autonomia, deu pra perceber que era um absurdo de maior que a das Commandante de guerra, mesmo que a uma velocidade um pouquinho menor. Pensei justamente nesse fator.

Quanto a nomeclatura, foi como eu falei, não é exatamente uma classe, apesar de o fabricante a considerar uma classe separada só agora. Pois quando as duas Commandante foram contruídas para o Ministério do Transporte subarmadas e com motor menos potente, elas eram apenas uma versão downgrade da Commandante da Marinha Italiana, da mesma classe, porém downgrade. Acredito que agora que existe a oportunidade de exportar essa versão, o fabricante esteja encarando como uma classe diferente e portanto um produto diferente.

Quanto ao armamento(e hangar) pelo que vi o fabricante cogita a possibilidade da instalação do canhão de 76mm e do hangar, porém nenhuma das duas embarcações existentes dessa versão, nem a Sirio e nem a Orione possuem canhão nem hangar. Ou seja, pode ser feito, mas me parece mais uma atitude do fabricante para exportar essa versão como classe/produto separada da Commandante.

Não tenho nada contra, acho super válido que um fabricante decida diferenciar dois produtos que nasceram como uma coisa só. Ainda mais quando a marinha que deseja comprar sabe o que faz.
Ou seja, não é uma critica, é apenas para informar ao pessoal sobre esses navios.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Henrique Sousa
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 12:18 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2732 Mensagem por Henrique Sousa » Seg Jun 07, 2010 11:56 am

Henrique Sousa escreveu:A estrutura do navio oferece proteção para o helicóptero, ficando este hangar retrátil como uma projeção do principal, cobrindo a aeronave nas ações pré e pós vôo; ou ele é a proteção principal?
Up!!!!

Se alguém puder me ajudar agradeço....




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55184
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2408 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2733 Mensagem por P44 » Qua Jun 09, 2010 7:55 am

não sei se isto foi comentado aqui...
Posted on May 31, 2010 by worldef

In mid May, French shipbuilder DCNS has started to build at its Lorient shipyard a GOWIND ocean patrol vessel to be manned during three years by the French Navy (Marine Nationale). The vessel called GOWIND Hermes will have a weight of 1100 Tonnes and will be 90 meters long, a top speed of 21 knots and autonomy of 8000 nautical miles. The vessel will be manned by a crew of 30 and have the capacity for 30 additional personnel.

The GOWIND family of patrol vessels is composed by the GOWIND Control, GOWIND Combat, GOWIND Presence and GOWIND Action. The fleet have a displacement from 1000 to 2500 Tonnes and a length from 85 to 105 meters.

A GOWIND vessel has been submitted in January to Brazilian Navy NaPaOc (Navio Patrulha Oceanico) 1800 Tonnes ocean patrol vessel programme. The vessel proposed is fitted with the POLARIS combat management system and armed with a single Oto Melara SpA Super Rapid 76mm gun.

http://poadu.files.wordpress.com/2010/05/patrouilleur_hauturier_gowind.jpg
http://poadu.wordpress.com/page/2/




Triste sina ter nascido português 👎
Carlos Mathias

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2734 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 09, 2010 10:11 pm

Gostei não, escrotão... :?




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2735 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jun 14, 2010 12:15 am

Marinha do Brasil vai de FREMM


Segundo a revista ISTOÉ, edição n° 2118 na coluna Brasil Confidencial escrita por Octávio Costa, a Marinha do Brasil fechou um pacote de US$ 12,7 bilhões com a Itália, para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.

Afirma ainda que a primeira entrega estará limitada a 3 fragatas e 3 NaPaOc e que o acordo será assinado em julho, durante a visita de Silvio Berluscone ao Brasil.


Prezados Senhores,

Caso esta noticia seja de fato confirmada finalmente o Brasil estara ocupando o espaço que merece entre as potencias marítimas mundiais. Devemos lembrar também das medidas em curso, como por exemplo, as relativas a navegação de cabotagem, retomada da construção naval , industria de pesca e infra-estrutura portuária.
Outro aspecto importante desta noticia e que os recursos necessarios a implementação do programa são perfeitamente compativeis com a realidade econômica brasileira e com uma possivel projeção de custos para obtenção de todos os navios mencionados, tendo como base o custo médio internacional para construção dos mesmos.
Em relação aos custos podemos inferir os seguintes valores:
18 fragatas por U$ 10,8 bilhões (U$ 600 milhões por unidade);
10 NaPaOc por U$ 1,1 bilhão (U$ 110 milhões por unidade);
01 NaApLo por U$ 250 milhões.
A soma dos valores acima alcançariam o total de U$ 12,15 bilhões para obtenção de uma nova Esquadra para a MB. Entretanto fica uma relevante questão, existirão recursos garantidos e suficientes para a manutenção e operação de todos estes navios mais os que estão planejados no PAEMB.

Sds

Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2736 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jun 14, 2010 12:18 am

[quote="Lord Nauta"]Marinha do Brasil vai de FREMM


Segundo a revista ISTOÉ, edição n° 2118 na coluna Brasil Confidencial escrita por Octávio Costa, a Marinha do Brasil fechou um pacote de US$ 12,7 bilhões com a Itália, para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.

Afirma ainda que a primeira entrega estará limitada a 3 fragatas e 3 NaPaOc e que o acordo será assinado em julho, durante a visita de Silvio Berluscone ao Brasil.


Prezados Senhores,

O lote inicial vai ser composto por 5 fragatas, 5 NaPaOc e 1 NaApLo.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61320
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6592 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2737 Mensagem por Túlio » Seg Jun 14, 2010 12:38 am

Eu só não entendo esse NaPaOc superarmado, não é um navio de guerra pronto para enfrentar uma frota inimiga, é um PATRULHEIRO, seu alvo são traineiras de pesca e lanchas/iates com contrabando, POWS!!!

Assim, não vejo a menor necessidade do Otto 76 (para mim um Bofors 40 estava mais do que tri como peça de proa, e temos 12 sobrando depois da repotencialização das Niterói) nem de dois 25mm (duas REMAX .50 fariam um ótimo trabalho na função) e muito menos características stealth, aliás, quanto mais visível melhor, polícia ostensiva, oras.

Sei lá, esse negócio está me parecendo meio exagerado, e nem vou falar que deve ser 'monstruosamente difícil' fazer aqui, tem que trazer de fora. Como foi que o Jobim disse mesmo? Ah, sim: "O BRASIL NÃO É MAIS UM MERO COMPRADOR DE ARMAS!"

Sei... :roll: :roll: :roll: :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2738 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 14, 2010 12:40 am

Mas vão ser todos feitos lá fora Túlio, tem certeza?




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2739 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jun 14, 2010 1:17 am

Túlio escreveu:Eu só não entendo esse NaPaOc superarmado, não é um navio de guerra pronto para enfrentar uma frota inimiga, é um PATRULHEIRO, seu alvo são traineiras de pesca e lanchas/iates com contrabando, POWS!!!

Assim, não vejo a menor necessidade do Otto 76 (para mim um Bofors 40 estava mais do que tri como peça de proa, e temos 12 sobrando depois da repotencialização das Niterói) nem de dois 25mm (duas REMAX .50 fariam um ótimo trabalho na função) e muito menos características stealth, aliás, quanto mais visível melhor, polícia ostensiva, oras.

Sei lá, esse negócio está me parecendo meio exagerado, e nem vou falar que deve ser 'monstruosamente difícil' fazer aqui, tem que trazer de fora. Como foi que o Jobim disse mesmo? Ah, sim: "O BRASIL NÃO É MAIS UM MERO COMPRADOR DE ARMAS!"

Sei... :roll: :roll: :roll: :roll:

Prezados Amigos


Os Requisitos de Estado Maior e Requistos de Sistemas e Armas dos NaPaOc especificaram o canhão de 76 mm como arma padrão da nova classe. Estes navios com este armamento dotado de moderno sistema de direção de tiro, TTI, mini-siconta e capacidade de operar e manter helicópteros poderão atuar em situações de conflito de baixa intensidade,como por exemplo,o litoral da Somalia, com um custo bem menor que o de uma fragata ou corveta, navios tipicos de Esquadra. Também poderão ser um atrativo para exportação para Marinhas que possuem baixo orçamento a sua disposição. Quanto aos canhões existem noticias que a partir de um determinado momento os mesmos serão produzidos no Brasil, talvez no AMRJ.

Sds

Lord Nauta




Carlos Mathias

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2740 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 14, 2010 1:26 am

Quanto aos canhões existem noticias que a partir de um determinado momento os mesmos serão produzidos no Brasil, talvez no AMRJ.
Produção sob licença Nauta? Um tipo de ToT?




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2741 Mensagem por Marino » Seg Jun 14, 2010 7:46 am

Lord Nauta escreveu:
Lord Nauta escreveu:Marinha do Brasil vai de FREMM


Segundo a revista ISTOÉ, edição n° 2118 na coluna Brasil Confidencial escrita por Octávio Costa, a Marinha do Brasil fechou um pacote de US$ 12,7 bilhões com a Itália, para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.

Afirma ainda que a primeira entrega estará limitada a 3 fragatas e 3 NaPaOc e que o acordo será assinado em julho, durante a visita de Silvio Berluscone ao Brasil.


Prezados Senhores,

O lote inicial vai ser composto por 5 fragatas, 5 NaPaOc e 1 NaApLo.

Sds

Lord Nauta
:wink: :wink: :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Oziris
Sênior
Sênior
Mensagens: 1053
Registrado em: Seg Mai 05, 2008 10:14 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2742 Mensagem por Oziris » Seg Jun 14, 2010 8:18 am

Inquanto isso na FAB... :roll:

[]'S




-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.


"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3220
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 216 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2743 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Jun 14, 2010 9:00 am

Marino escreveu:
Lord Nauta escreveu:
:wink: :wink: :wink:

Isso tudo contruido aqui?

[000]

???




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2744 Mensagem por Marino » Seg Jun 14, 2010 9:15 am

TUDO construído no Brasil, como prevê a END.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3220
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 216 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2745 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Jun 14, 2010 9:27 am

Desculpa mano marinho.

É a segunda vez que te pergunto isso, acho que na próxima você manda a kombi com o motumbo aqui em casa. :mrgreen:

Mas é que...é tão novo isso que nem parece Brasil.




Editado pela última vez por jumentodonordeste em Seg Jun 14, 2010 9:30 am, em um total de 1 vez.
Responder