Turbina LM 2500

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Turbina LM 2500

#1 Mensagem por Marino » Ter Jun 08, 2010 3:51 pm

Como eu nada sei sobre o assunto, abri este tópico aqui nas navais, atendendo ao Lima, para que eu possa ser iluminado.
Primeiro vamos ver o que a própria GE diz sobre o tema:
General Electric LM2500

General Electric LM2500 industrial e marinho turboshaft turbina de gás é um derivative de Motores de avião de GE' CF6-6 motor de avião.
Fonte: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/ ... ric_LM2500
Antes da interpretação, o WorldLingo faz só a tradução.
Existem empresas nacionais, e outras, que fazem a manutenção da turbina no Brasil, como:
A MAGATEC, totalmente nacional. Do DO:
Objeto: Reparo e teste do controlador de combustivel principal (Main Fuel Control - MFC) da turbina a gas LM 2500 da CV Inhauma. Empresa vencedora por item: Magatec Serv. Tecnicos Ltda. - no item 01.
Outras como:
GEBSA EQUIPAMENTOS PRODUTOS E SERVICOS LTDA. Do DO:
PROCESSO No. 001/2004; OBJETO: Fornecimento de um Modulo de Controle para Turbina a Gas GE LM2500, a ser empregado na Corveta "BARROSO", da MARINHA DO BRASIL, completo com todos os seus subsistemas, componentes, acessorios, instrumentos, sobressalentes de comissionamento, ferramentas especiais, servicos tecnicos, treinamento e documentacao tecnica, de acordo com os requisitos tecnicos de projeto e construcao, de apoio logistico, de documentacao tecnica e de garantia da qualidade; EMPRESA HABILITADA: GEBSA EQUIPAMENTOS PRODUTOS E SERVICOS LTDA.
Também a TAP ME, antiga VEM, como postou o Soultrain.
Em Petrópolis se localiza a CELMA, quer de acordo com o nosso amigo Divino:
A CELMA faz revisão-geral das turbinas CF6.
O Alberto contribuiu decisivamente:
Divino, a LM2500 é uma versão da CF6.

Aqui uma entrevista de um representante da Celma dizendo que a mesma faz revisão e produz componentes da CF-6:

http://www.metalmecanicopetropolis.com. ... gazine.pdf

Aqui em apresentação da Celma a revisão da LM2500:
http://www.defesanet.com.br/docs/bndes/ge.pdf

Aqui fonte da MB (engenharia) informando sobre o índice de nacionalização da LM2500:
http://www.egn.mar.mil.br/biblioteca/mo ... 0FABIO.pdf
Esta é uma turbina usada para geração de energia, na Petrobrás, Eletrobrás, entre outras.
No mesmo post em que diz que a CELMA revisa as CF-6, o Divino escreve:
A CELMA não faz revisão-geral das turbinas LM 2500.
A CELMA não fabrica peças das turbinas LM 2500.
Nenhuma empresa nacional faz revisão-geral das turbinas LM 2500.
Nenhuma empresa nacional fabrica peças das turbinas LM 2500.
Só lembrando:
General Electric LM2500 industrial e marinho turboshaft turbina de gás é um derivative de Motores de avião de GE' CF6-6
O Santiago, muito preocupado com a possibilidade da MB adotar as LM 2500 nos novos escoltas, questiona a validade desta ação, mesmo a MB ainda não tendo definido, ou anunciado, nada sobre o tema.
Desta maneira, peço que tragam a luz para este desinformado.
- Mantemos a LM 2500 no Brasil?
- Fabricamos algo da LM 2500 no Brasil?
- Vale a pena adotá-la nos novos escoltas, tendo em vista a quantidade de sobressalentes existentes em empresas estatais, ou no mercado internacional, tendo em vista sua fabricação em outros países?
Obrigado antecipadamente a aqueles que tentarem me tirar da escuridão total em que vivo sobre o assunto.




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Re: Turbina LM 2500

#2 Mensagem por talharim » Ter Jun 08, 2010 4:11 pm

Que eu saiba os EUA tampouco USNAVY nunca negaram nenhum suprimento para a MB.

Se em algum momento de sua história dos últimos cinquenta anos a MB teve algum navio parado por falta de peças foi por culpa de sua falta de dinheiro apenas isso e nada mais do que isso.




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Re: Turbina LM 2500

#3 Mensagem por Marino » Ter Jun 08, 2010 4:13 pm

A questão que ocorreu no Brasil não tem nada a ver com falta de sobressalentes.
Foi outra questão muito diferente, já superada, mas que não vou postar.




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Re: Turbina LM 2500

#4 Mensagem por talharim » Ter Jun 08, 2010 4:21 pm

E mesmo que o indice de nacionalização dessa turbina não passe de 0,5% isso não passa de um mero problema que pode ser resolvido numa canetada.

A MB fazendo um contrato de manutenção e off-set em larga escala junto com o fabricante tá resolvido o problema meu amigos.

O mundo é movido a dinheiro se a MB tiver bufunfa compra até mesmo os direitos de produção da turbina compra até a fábrica se quiser.




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Re: Turbina LM 2500

#5 Mensagem por Túlio » Ter Jun 08, 2010 4:30 pm

Engraçado, parece que usamos essa turbina para gerar energia também...
AVISOS DE ADIAMENTOS
2 CC-B0-10.073/2000
CONCORRENCIA N
Face a interposicao de recurso administrativo, a Eletronorte comunica o adiamento "sine die" da sessao publica para abertura das propostas comerciais da licitacao em referencia, cujo objeto e a aquisicao de peças sobressalentes para turbina a gas Ge, modelo LM 2500 para Boa Vista - RR.
CC-BO-10.086/2000
CONCORRENCIA N 2
Face a interposicao de recurso administrativo, a Eletronorte comunica o adiamento "sine die" da sessao publica para abertura das propostas comerciais da licitacao em referencia, cujo objeto e a aquisicao de peças sobressalentes para turbina a gas Ge, modelo LM 2500 para Porto Velho-RO, Rio Branco-AC e Macapa-AP.
FERNANDO ROBER1O DE BORGES GARCIA
Diretor
e 176/2000)
(Of. El. n

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/135 ... 2000-pg-26
CONVÊNIO ICMS 68/99

Publicado no DOU de 28.10.99.

Ratificação Nacional DOU de 17.11.99 pelo Ato Declaratório 02/99.

Autoriza o Estado do Amapá a não exigir o ICMS na importação de equipamentos destinados à Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. - ELETRONORTE.

O Ministro de Estado da Fazenda, os Secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação e o Gerente de Receita dos Estados e do Distrito Federal, na 95ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária, realizada em Vila Velha, ES, no dia 22 de outubro de 1999, tendo em vista o disposto na Lei Complementar n° 24, de 7 de janeiro de 1975, resolvem celebrar o seguinte

CONVÊNIO

Cláusula primeira Fica o Estado do Amapá autorizado a não exigir o ICMS relativo à importação dos seguintes equipamentos, realizada pela Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A - ELETRONORTE, referente às Declarações de Importação - DI números 99/0427370-7 e 99/0421802-1:

I - 01 (um) grupo gerador M/V SLANO/CORAL BAY WARTSILA;

II - peças sobressalentes, para geradores WARTSILA e turbinas a gás GE LM 2500;

III - galpão (peças para montagem).

Cláusula segunda Este convênio entra em vigor na data da publicação de sua ratificação nacional.

Vila Velha, ES, 22 de outubro de 1999.

http://www.fazenda.gov.br/confaZ/confaz ... 068_99.htm

Ademais, esta notícia faz pensar: os EUA embargam a turbina e a Itália pode vender?

http://www.naval.com.br/blog/2009/03/22 ... e-lm-2500/


Finalmente:
Outro aspecto fundamental do Projeto Corveta foi o índice de nacionalização perseguido nos equipamentos dos navios. A turbina GE LM-2500 é 15% nacional (base, invólucro, grupo de descarga de gases e outras peças) e os motores diesel MTU foram nacionalizados em 42%.
A engrenagem redutora Renk-Zanini é 71% nacional, enquanto o sistema de estabilização ativa por aletas da Vosper foi nacionalizado em 75% do seu custo. Os sistemas de eixos e hélices KaMeWa foram 92% produzidos no Brasil. A máquina do leme Sperry, os geradores Siemens e os cabos elétricos da Pirelli são 100% nacionais.
Quando o Brasil compra navios de guerra usados no exterior, nada disso acontece e perdemos todo o investimento que já foi feito.

FONTE: O sistema de armas das futuras corvetas da Marinha do Brasil, Fernando Malburg da Silveira, revista Defesa Latina, Ano IV, no. 23, jul/ago 1983


http://www.naval.com.br/blog/destaque/e ... os-depois/

Interessante isso... 8-]




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Re: Turbina LM 2500

#6 Mensagem por Marino » Ter Jun 08, 2010 4:37 pm

Ou seja, o índice de nacionalização era 15% em 1983.
Está correto?




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Re: Turbina LM 2500

#7 Mensagem por Penguin » Ter Jun 08, 2010 5:35 pm

A origem desse debate...

Essa história teve inicio da seguinte forma. Na ânsia de desqualificar caças com turbinas americanas como uma opção para a FAB, CM trouxe a baila o ocorrido na Índia e disse que o Brasil havia sofrido também bloqueio dos EUA e GE e que devido a isso navios ficaram parados nos portos:
Carlos Mathias escreveu: Olha, o avião pode até sair sim, mas navio da MB já teve alguns parados no porto por bloqueio dos EUA e da GE.
Da MB?!! Vc está sonhando acordado? [058]

O que aconteceu foi durante a transição entre os governos Bush e Obama, a burocracia do DoS reviu os contratos de fornecimento de equipamentos militares para o estrangeiro o que atrasou a liberação de turbinas LM2500 para serem instaladas em novas fragatas indianas em construção.
Marino corroborou a afirmação de CM:
Marino escreveu:O CM não está dormindo acordado.
Provas?
Não em um fórum aberto, sinto.,
Acredite quem quiser. Corroboro o dado do CM, se meu testemunho tem valor para alguém.
Santiago questionou CM. Não pediu provas. Pediu que explicasse o que ocorreu, pois achou estranho que uma turbina largamente usada pelo setor civil pudesse ser alvo de embargos ou bloqueios:
Carlos Mathias escreveu:
A MB?! Charles, quando isso ocorreu? Então embargaram apenas as LM2500 da MB e não embargaram as muitas LM2500 da Petrobrás e da Eletronorte e outras empresas de geração de energia?
Procure se informar sobre o assunto. :wink: 8-]
E CM saiu pela tangente.

E agora que é alta a possibilidade de aquisição das FREMM equipadas com as turbinas norte- americans GE LM2500, fabricadas na Itália (tb sujeitas ao tão criticado ITAR), os problemas antes apontados deixaram de existir como passe de mágica!

[]s

OBS.: Se não estou equivocado, a razão de navio da MB (com turbina GE) parado foi devido a questões financeiras e de garantia. Nada a ver com bloqueios ou boicotes. Mas se houve bloqueio e boicotes, seria muito estranho novas aquisições de belonaves equipadas com a LM2500.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jun 08, 2010 5:57 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Turbina LM 2500

#8 Mensagem por Marino » Ter Jun 08, 2010 5:41 pm

Santiago, não vou falar o que ocorreu, em que navio, ou quando.
Se a MB, ou o MD, quisessem falar do tema, já o teriam feito.
A situação foi resolvida à época.
Quanto a turbina, podemos ver que é mantida, fabricada em parte no Brasil, temos sobressalentes, inclusive em órgãos estatais como a Petrobrás e a Eletrobrás.
Temos empresas brasileiras e estrangeiras que a mantêm aqui no país.
A questão, voltando para o FX, é se teremos tudo isso na turbina do Gripen, mas não esquecendo que a questão não se resume a turbina somente.
Fixar-se nisto para safar a argumentação contra o avião sueco não cola.
Na LM 2500, vemos que apesar de não fabricá-la, conseguimos operar, manter, termos sobressalentes, inclusive de outros países que não os EUA.




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Re: Turbina LM 2500

#9 Mensagem por Penguin » Ter Jun 08, 2010 5:50 pm

Marino escreveu:Santiago, não vou falar o que ocorreu, em que navio, ou quando.
Se a MB, ou o MD, quisessem falar do tema, já o teriam feito.
A situação foi resolvida à época.
Quanto a turbina, podemos ver que é mantida, fabricada em parte no Brasil, temos sobressalentes, inclusive em órgãos estatais como a Petrobrás e a Eletrobrás.
Temos empresas brasileiras e estrangeiras que a mantêm aqui no país.
A questão, voltando para o FX, é se teremos tudo isso na turbina do Gripen, mas não esquecendo que a questão não se resume a turbina somente.
Fixar-se nisto para safar a argumentação contra o avião sueco não cola.
Na LM 2500, vemos que apesar de não fabricá-la, conseguimos operar, manter, termos sobressalentes, inclusive de outros países que não os EUA.
Ponto para a GE por permitir tal independência a seus clientes.

Para esse debate em nada interessa saber detalhes do ocorrido, nem quando e nem em que navio. Interessa sim, saber se realmente, como afirmado por CM, que navios da MB tenham ficado parados devido a bloqueio/embargo dos EUA e GE. Essa seria uma história nova. Como vc é da MB e confirmou o que CM disse, e não esclareceu se foi um bloqueio devido questões financeiras ou questões políticas, ficaram dúvidas no ar. Se de fato isso ocorreu como afirmado com CM, pode ocorrer novamente, não?

O Gripen pode não ser adequado ao Brasil por N razões, mas pelo que me consta, a turbina GE é o item norte-americano mais significativo dele. Assim como nas FREMM. E isso parece, por tudo lido aqui, não ser o ponto para desqualifica-lo como apontado em diversas ocasiões.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jun 08, 2010 7:31 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: Turbina LM 2500

#10 Mensagem por Túlio » Ter Jun 08, 2010 6:06 pm

Alhos e bugalhos, a meu ver. Entrei no debate porque era SOBRE A LM2500, para mim uma ilustre desconhecida. Não sei o que diabos o Gripen tem com isso, mas seria interessante saber se a F414 serve para geradores de energia também, alguém tem dados?




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Re: Turbina LM 2500

#11 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 08, 2010 6:14 pm





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Re: Turbina LM 2500

#12 Mensagem por soultrain » Ter Jun 08, 2010 6:52 pm

Todo o core da LM 2500 é o original da CF6, como são turbinas comerciais civis com milhares de unidades espalhadas pelo mundo, a tecnologia não é considerada sensível, o mesmo acontece com a CFM, RR, P&W, IAE etc. Estas turbinas são mantidas em todo o mundo por parceiros locais certificados.

Não acontece o mesmo com uma turbina completamente militar, como a Snecma do Rafale, ou a F414 do F-18 e do Gripen.

Aliás, elas nem são fabricadas nos EUA.

[[]]'s





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Re: Turbina LM 2500

#13 Mensagem por soultrain » Ter Jun 08, 2010 6:57 pm

Santiago,

Já toda a gente percebeu, você tambem já deveria ter percebido que esta confrontação é inútil e deselegante.

[[]]'s





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Re: Turbina LM 2500

#14 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jun 08, 2010 7:03 pm

Só para acrescentar:
A GE Celma é uma empresa do setor aeronáutico de prestação de serviçosde revisão, reparo e manutenção de turbinas de aeronaves e suas partes, peças eacessórios, cujo escopo é especificado abaixo: Quadro I. SERVIÇOS DE REVISÃO DE TURBINAS PRESTADOS PELA GE CELMA Fabricante Modelo Principal Aplicação % Pratt & Whitney 70% JT8D Boeing 727 e 737, McDonnell Douglas DC-9; JT3D Boeing 707, McDonnell Douglas DC-8; JT15D Cessna Citation I and H; PT6A Embraer Bandeirante, Tucano, Xingu, Beechcraft King Air. PT6T BeU 212 e 412, Sikorsky S-58T; GG4 Instalações industriais. GE Aircraft Engines CF6-50 CJ610 T64/CT64 J85 CF700 LM2500 CFM International CFM56-3 Boeing 747, Airbus A-300, McDonnell Douglas DC-10; 20% Learjet; deHavilland DHC-5A Buffido (C-l 15), FiatAvk) G.222; Northrop Grumman F-5, Cessna A-37; Dassault Falcon 20, Rockwell Sabre 75; Instalações industriais, instalações 'offshore ', Fragatas e Corvetas. Boeing 737-300/-4O0/-5OO Fiat/Celma sob licençaAlliedSignal Spey Mk807 TFE731 AMX Dassault Falcon 20 10% Fonte: Ge Celma




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Re: Turbina LM 2500

#15 Mensagem por Penguin » Ter Jun 08, 2010 7:35 pm

soultrain escreveu:Santiago,

Já toda a gente percebeu, você tambem já deveria ter percebido que esta confrontação é inútil e deselegante.

[[]]'s
Confrontação?!! Não há confrontação alguma. Há debate em bom nível.
Se a temática não lhe agrada, não participe.
Vc acha que esse tópico surgiu por que?

[]s




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