TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
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Booz
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40921 Mensagem por Booz » Ter Jun 08, 2010 4:12 am

knigh7 escreveu:
jp escreveu:Ouvidere Ahab* nobilis, navigatore meum: Prudens futuri temporis exitum caliginosa nocte premit Deus (e de poucos). Asinus lyra cantum audit, non inteligit.

Tranqüilza-te, os fatos não poderão ser contestados.

Abçs.
JP,

Vc deveria entrar para a ABL.
Vc é phoda com as palavras :D
Eu não entendi nada -e não foi a primeira vez. Mas que vc é phoda, é. :lol:
[009]
Vc, nem imagina o quanto um Cousine Macul merlot pode nos dar asas nessas noites frias, KKKK
Santé mom ami [009]

(*) Ahab: O indômito e tenaz personagem de Herman Melville, capitão do Pequod.




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Penguin
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40922 Mensagem por Penguin » Ter Jun 08, 2010 8:25 am

Carlos Mathias escreveu:Hmmmm...

Agora já não se sabe SE serão as tais GE. :roll: :lol:

E quer dizer que dominar a J-85, que chegou aqui empurrando a caravela de Cabral, é o mesmo que dominar o último modelo da GE em termos de motores de caça, para o qual não existe peça no mercado civil, e que é bem diferente, para não dizer completamente diferente, do mercado militar.
Eu suspeito que o Marino falou algo sobre isso, que GE LM-2500 tem manutenção no mercado civil e que é um motor usado numa porrada de coisas, aplicações civis, logo, há peças no mercado civil, que é muito diferente do mercado militar, mais ainda do mercado de motores de caças, especialíssimos.

Quanto aviões comerciais voam com as GE-414?

USAntiago, que motor a MB usaria hoje no lugar das LM, sem grandes alterações?
O que queremos ser quando crescer?! Independência custa, Karlovsky.
Interessante! Vc agora está preocupado com custos, com a logística?!

Segundo vc mesmo, há umas turbinas legais na Ucrânia, Russia e China. Mas há tb umas inglesas da RR e deve haver alguma da Snecma.

No mais, pelo que me consta, é um requisito do F-X2 que o caça selecionado seja manutenido aqui, inclusive sua turbina. E que isso faz parte do que a Snecma e a GE ofereceram.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40923 Mensagem por Divino Alves » Ter Jun 08, 2010 9:58 am

Marino,
"Só que não sabe se é esta a turbina que vai ser adotada nos novos escoltas. Espero que sim, pois ao contrário da turbina que ele quer ver aqui no mosquito, na LM 2500 o Brasil possui empresas, nacionais, e não só a CELTA, que tem competência instalada para a manterem, tanto de sobressalentes como de mão-de-obra".
Não existe atualmente nenhuma empresa nacional, muito menos a CELMA, com capacidade já instalada para manter, em todos os seus níveis de manutenção, as LM 2500.
Fabricar peças, nem pensar.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40924 Mensagem por Bender » Ter Jun 08, 2010 10:06 am

marcelo l. escreveu:Bom, vindo que errei e o relatório do NJ não vazou na sexta-feira..., a questão somos aliados ou amigos é simples, somos aliados dos EUA, as divergências com um império devido a gama de interesses é de se esperar de um país que hoje tem interesses internacionais devido ao comércio que nos trás mais amigos, isso ocorre com o Japão ou mesmo Corea quem lê vê trombadas de tempos em tempos e a atual política americana é por especialistas como a Foreign Policy agressiva e não quer abrir mão de qualquer espaço, coisa que faz entrar em choque com países como Brasil, Turquia, África do Sul, países bem atuantes devido aos novos interesses e expansão de suas áreas de influência.

Sobre NJ, ele acha que encontrou a fórmula que é um caça ocidental (até por que quem o conhece minimamente sabe que ele é centro em termos políticos nacionais) que dará ao país tecnologia necessária para aviação civil até 2050 (os franceses pretendem só aprimorar seu caça e fazer dobradinha com o Neuron, é uma aposta que em termos de ToT realmente é interessante para nós) e dentro das possibilidades atuais do BNDES de financiar novos produtos.

Não vejo a escolha como uma afronta ao americanos, mas sim uma tentativa de ficar na área de influência, mas ao mesmo tempo conseguir um avião que nos dê condições de ter produtos que possamos vender todos os países que fazem parte da nossa balança comercial, temos boas relações e superavit, sem embaraços por detalhes.

E de quebra (Brasília) acredita-se que o Brasil terá o melhor caça da América do Sul por muitos anos, as informações colhidas em outras forças áreas e revistas especializadas são bem elogiosas.

A conta que se faz em Brasília ainda é preço rafale - KC390 = líquido...isso pelos números apresentados é menos que o valor apresentado pela Boeing, por que isso? Só os franceses aceitaram assinar um contrato de compra dos referidos aviões, nem americanos e suecos aceitaram apesar do dito aqui, uma diferença que todo prometido de qualquer um estará no contrato, tanto há pressão dos países envolvidos, como há do Brasil de cada um comprar aviões, seja supertucano, seja KC-390, mas não se aceita o fica para amanhã, por que este filme já se viu no passado e qualquer das partes já assinando são complicadas pelo que é dito no fórum, advinha só prometendo.
[009]

Abraços.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40925 Mensagem por Marino » Ter Jun 08, 2010 10:06 am

Divino Alves escreveu:Marino,
"Só que não sabe se é esta a turbina que vai ser adotada nos novos escoltas. Espero que sim, pois ao contrário da turbina que ele quer ver aqui no mosquito, na LM 2500 o Brasil possui empresas, nacionais, e não só a CELTA, que tem competência instalada para a manterem, tanto de sobressalentes como de mão-de-obra".
Não existe atualmente nenhuma empresa nacional, muito menos a CELMA, com capacidade já instalada para manter, em todos os seus níveis de manutenção, as LM 2500.
Fabricar peças, nem pensar.
Divino, eu fui Comandante de um navio que usa LM 2500.
O AMRJ possui uma relação de empresas nacionais, outras que a CELMA, que fazem a manutenção das turbinas, inspeções de grande monta, como a que meu navio sofreu, como a que a CV Julio de Noronha está sofrendo, com substituição de palhetas inclusive.
A CELMA entra em licitação com estas outras empresas, e não ganha simplesmente por ser a "autorizada" no Brasil, tendo em vista a qualificação já existente no país.
Mas vc deve ter mais experiência que o AMRJ, que a Petrobrás, que a Eletrobrás, etc.
Sinceramente, não quero discutir mais sobre hardware, não tenho mais saco.




Editado pela última vez por Marino em Ter Jun 08, 2010 11:08 am, em um total de 2 vezes.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40926 Mensagem por Bender » Ter Jun 08, 2010 10:33 am

jp escreveu:Ouvidere Ahab* nobilis, navigatore meum: Prudens futuri temporis exitum caliginosa nocte premit Deus (e de poucos). Asinus lyra cantum audit, non inteligit.

Tranqüilza-te, os fatos não poderão ser contestados.

Abçs.



(*) Ahab: O indômito e tenaz personagem de Herman Melville, capitão do Pequod.
Quando faço uma lista mental do que li desde a infância até hoje,Moby Dicky está sempre no topo da lista,é o livro mais marcante da minha vida,já o li dezenas de vezes,e vira e mexe leio novamente,tenho tanto o filme em preto e branco,de espetacular carga dramática e emocional e psicológica, em que Gregory Peck faz brilhantemente o papél de Ahab,inclusive se tornou a minha referência mental quando leio o livro novamente,quanto a versão ultima em que ele faz o papél do pastor Waplle,que é a da foto abaixo,livro e filmes imperdíveis,desculpem o off,não dava para deixar passar,culpa mais uma vez do jp :mrgreen: [000]

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"O tema central de Moby Dick é o conflito entre o capitão Ahab, capitão do ballenero Pequod, e a grande baleia branca que arrancou sua perna direita à altura do joelho. Ahab, ávido de vingança, cegado por seu desejo de vingança, lança-se com toda sua tripulação a uma desesperada busca de seu inimigo. A obra ultrapassa em muito a aventura e converte-se em uma alegoria sobre o mau incompreensível representado pela baleia, um monstro das profundezas, que ataca e destrói o que se põe em seu caminho, e também pelo capitão Ahab, que representa a maldade absurda e obstinada, que sustenta uma vingança pessoal e arrasta à morte inútil a muitos inocentes. A profundidade psicológica, que foi mais evidente nesta obra, começou a emergir em Mardi (1849) e em A jaqueta branca (1850). "

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Abraços jp! O provocador de mentes e memórias :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40927 Mensagem por ELSONDUARTE » Ter Jun 08, 2010 10:50 am

Em defesa da MB !!!!

Senhores, em 1987 quando dei baixa da 27ª Brigada de Infantaria Paraquedista, fui trabalhar como civil para o IPQM (Instituto de Pesquisa da Marinha), fique lá por 02 anos trabalhando na area de TI, neste periodo rodei praticamente todas as bases da Marinha, atendendo solicitações de suporte e reparos de equipamentos de informatica inclusive a navios e quateis de Fuzileiros.

Posso afirmar que já nesta época a MB investia pesado em desenvolvimento e capacitação de seu corpo e estava muito a frente do Exercito e Aeronutica na area de tecnologia.

Hoje arrisco a dizer que a MB é a força mais capacitada das 3 e que continua na frente na area de tecnologia.

Temos que tirar o chapeu para eles !!!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40928 Mensagem por Divino Alves » Ter Jun 08, 2010 11:07 am

Divino, eu fui Comandante de um navio que usa LM 2500.
O AMRJ possui uma relação de empresas nacionais, outras que a CELTA, que fazem a manutenção das turbinas, inspeções de grande monta, como a que meu navio sofreu, como a que a CV Julio de Noronha está sofrendo, com substituição de palhetas inclusive.
A CELTA entra em licitação com estas outras empresas, e não ganha simplesmente por ser a "autorizada" no Brasil, tendo em vista a qualificação já existente no país.
Mas vc deve ter mais experiência que o AMRJ, que a Petrobrás, que a Eletrobrás, etc.
Sinceramente, não quero discutir mais sobre hardware, não tenho mais saco.

Marino,
Embora respeitando a sua falta de saco, que o seu amigo CM tanto admira pela alta resiliência, insisto em lhe informar que, primeiro: o nome da empresa a que se refere é GE-Celma e não CELTA. Segundo: nenhuma empresa nacional faz revisão-geral nas LM 2500. Terceiro: não tenho mais experiência que o AMRJ, que a Petrobrás, que a Eletrobrás, etc., mas sei muito bem do que lhe fiz o favor de informar, e que você já deveria saber, pois comandou um navio equipado com a LM 2500.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40929 Mensagem por Marino » Ter Jun 08, 2010 11:11 am

Obrigado pela correção.
CELTA é uma empresa de antenas, já corrigi meu post anterior.
Quanto ao resto, ciente, acredite no que quiser.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40930 Mensagem por Bender » Ter Jun 08, 2010 11:19 am

helio escreveu:
Bender escreveu: Bender
antes de tomar conclusões tendenciosas, por favor não se esqueça que os EUA não forçaram um acordo militar com o Brasil, e o Brasil aceitou as clausulas de compra ou arrendamento de forma soberana, portanto um signatário tem que respeitar as clausulas.
Caso contrário, por que não comprou navios de algum outro país? Nós ja´tivemos antes cruzadores ingleses, submarinos italianos....
O Brasil aceitou as condições porque quis....
Não venha satanizar o vendedor se foi o comprador que fez a escolha equivocada!


Abraços
Hélio

O Sr. comenta meus posts,eu recebo teus comentários de bom grado [009] e respeito suas observações mesmo não concordando com algumas,isso se chama preservar a liberdade de quem comenta ou observa,ok? :wink: Que necessariamente não precisam ser contestadas,apenas julgadas por terceiros já basta.

No mais, desculpe-me,se ao fazer uma observação bem humorada de teu post, ofendi ou satanizei os EUA,e por tabela te ofendi. :wink: e provoquei essa reação sua,foi involuntário da minha parte.

Fique tranquilo já sei que não devo usar mais teus posts com esse intuito,me colocarei no meu lugar. :wink:

Sds.
Bender

antes de mais nada não me trate de SENHOR( este está no céu)
Ao contrário do que muitos pensam não sou pró EUA, entretanto critico as pessoas que gostam de meter o pau em páises com fatos não reais ou até falaciando verdades.
Por exemplo , o fato de vc grifar só o que interessa em um texto, mostra como se divulga uma MEIA- VERDADE .
Pode meter o pau nos EUA ,não tô nem ai, eu mesmo critico inumeros equipamentos made in USA que o Brasil operou,mas por favor com argumentos baseados na verdade(não na meia-verdade), porque isto tem influenciado pessoas deste forum de maneira equivocada, muitas vezes encantados pela sua peculiaridade de escrever de forma prolixa . 8-]

Um abraço

Hélio[/quote]

Hélio,com voce 8-] sempre aprendi e melhorei meus poucos conhecimentos sobre defesa, eu nunca quiz ser dono das MEIAS-VERDADES,muito menos das inteiras,mas diante do teu post que me julga de forma pessoal,como uma influência negativa e tendenciosa sobre as pessoas que a seu ver não conseguem nem julgar e raciocinar por si mesmas,diante das coisas que lêem,acredito então que devo levar minha "forma prolixa de escrever" definitivamente para outros tópicos,e parar de atrapalhar as discussões profícuas sobre hardware deste aqui,o caminho está livre,fui.

Grande abraço!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40931 Mensagem por Penguin » Ter Jun 08, 2010 11:44 am

Divino Alves escreveu:Divino, eu fui Comandante de um navio que usa LM 2500.
O AMRJ possui uma relação de empresas nacionais, outras que a CELTA, que fazem a manutenção das turbinas, inspeções de grande monta, como a que meu navio sofreu, como a que a CV Julio de Noronha está sofrendo, com substituição de palhetas inclusive.
A CELTA entra em licitação com estas outras empresas, e não ganha simplesmente por ser a "autorizada" no Brasil, tendo em vista a qualificação já existente no país.
Mas vc deve ter mais experiência que o AMRJ, que a Petrobrás, que a Eletrobrás, etc.
Sinceramente, não quero discutir mais sobre hardware, não tenho mais saco.

Marino,
Embora respeitando a sua falta de saco, que o seu amigo CM tanto admira pela alta resiliência, insisto em lhe informar que, primeiro: o nome da empresa a que se refere é GE-Celma e não CELTA. Segundo: nenhuma empresa nacional faz revisão-geral nas LM 2500. Terceiro: não tenho mais experiência que o AMRJ, que a Petrobrás, que a Eletrobrás, etc., mas sei muito bem do que lhe fiz o favor de informar, e que você já deveria saber, pois comandou um navio equipado com a LM 2500.

O pano de fundo do debate em torno das LM2500 não é o hardware em si, mas sim a conveniência da origem do mesmo. Não se está discutindo as características das turbinas e nem comparando-as com outras.

Essa história teve inicio da seguinte forma:
Carlos Mathias escreveu: Olha, o avião pode até sair sim, mas navio da MB já teve alguns parados no porto por bloqueio dos EUA e da GE.
Da MB?!! Vc está sonhando acordado? [058]

O que aconteceu foi durante a transição entre os governos Bush e Obama, a burocracia do DoS reviu os contratos de fornecimento de equipamentos militares para o estrangeiro o que atrasou a liberação de turbinas LM2500 para serem instaladas em novas fragatas indianas em construção.
Marino escreveu:O CM não está dormindo acordado.
Provas?
Não em um fórum aberto, sinto.
Acredite quem quiser. Corroboro o dado do CM, se meu testemunho tem valor para alguém.
Afinal, como afirmou CM e Marino corroborou, a "MB já teve alguns parados no porto por bloqueio dos EUA e da GE".

A pergunta que automaticamente vem a tona é: a MB vai equipar suas futuras escoltas com turbinas GE? Diante dessa experiência negativa e de risco de ter sofisticadas e caras belonaves paradas no porto, não seria mais prudente utilizar turbinas de outra procedência, com risco menor de bloqueios?

Se vamos nos esbarrar com Tio Sam pelo mundo é melhor não depender muito deles, não? Ainda mais nessas aquisições feitas sob a égide da END.

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40932 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jun 08, 2010 1:11 pm

O índice de nacionalização da LM2500 já é de 15%. É usada em larga escala pela Petrobrás, empresas do Sistema Elétrico Brasileiro e na própria MB, com uma série de técnicos com especialização na mesma e com mantenção completa no país. Então, talvez não seja uma opção tão arriscada assim. Não basta comparar a origem.

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40933 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 08, 2010 1:19 pm

Ih rapaz, não é só o Carlos Mathias não, tem mais gente que acha que a ...
Enfim, observemos. :roll: 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40934 Mensagem por P44 » Ter Jun 08, 2010 1:21 pm

CM, já saiu? não tou com paciência para ir ler 200 páginas para trás.




Triste sina ter nascido português 👎
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40935 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 08, 2010 1:26 pm

Não, agora o PAK é stealth de mentirinha.




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