Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3220
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 216 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2716 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Jun 04, 2010 6:34 pm

Dei uma pesquisada aqui e não achei essa Clase Sirio em nenhum lugar.

Eu achei uma classe Cassiopea que, por acaso, tem um navio chamado Sirio.

Essa classe que você se refere, seria essa aqui?

Imagem




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18596
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2400 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2717 Mensagem por knigh7 » Sex Jun 04, 2010 6:39 pm

Acessa o link que eu coloquei do fabricante, no post anterior. Vai direto na Classe Sirio. Há fotos lá.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2718 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 04, 2010 7:27 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Amigos

O canhão devera ser de 127 mm com capacidade de utilizar munição de longo alcance. Os canhões de 114 mm ficarão limitados aos atuaias navios de escolta.

Sds

Lord Nauta
Ah, não sabia. Valeu, colega! [100]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2719 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 04, 2010 7:34 pm

Vão botar uns BRAHMOS neles? :mrgreen:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37610
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3227 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2720 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 04, 2010 9:04 pm

Eu gostaria de apostar na sensibilidade e no bom senso da MB para trocar algumas das FREEM por 4/6 HORIZON no longo prazo. Até porque os futuros Nae vão precisar de escoltas mais capazes do que aqueles navios.

A ver...




Carpe Diem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2721 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jun 05, 2010 1:56 am

Lord Nauta escreveu:
Prezados Amigos

O canhão devera ser de 127 mm com capacidade de utilizar munição de longo alcance. Os canhões de 114 mm ficarão limitados aos atuaias navios de escolta.

Sds

Lord Nauta
Caro Lord Nauta,

Se por munição de longo alcance, você se refere à munição Vulcano, vai ser show de bola, pois ela vai a mais de 100 km de distância!




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2722 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jun 05, 2010 2:12 am

FCarvalho escreveu:Eu gostaria de apostar na sensibilidade e no bom senso da MB para trocar algumas das FREEM por 4/6 HORIZON no longo prazo. Até porque os futuros Nae vão precisar de escoltas mais capazes do que aqueles navios.

A ver...
FCarvalho, as Horizon custam praticamente o dobro, mas não representam o dobro de performance ou poderio bélico, entende? Acho melhor irmos de FREEM italianas ou francesas (prefiro as italianas), F100 espanholas ou De Zeven Provincien holandesas (que são ótimos navios também, diga-se de passagem).




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2723 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jun 05, 2010 2:17 am

jumentodonordeste escreveu:Dei uma pesquisada aqui e não achei essa Clase Sirio em nenhum lugar.

Eu achei uma classe Cassiopea que, por acaso, tem um navio chamado Sirio.

Essa classe que você se refere, seria essa aqui?
Não. Essa classe Cassiopea é uma classe antiga, totalmente obsoleta. A Classe Sirio trata-se desta aqui:

Imagem




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2724 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 05, 2010 2:30 am

Calma gente, acho que está havendo alguma confusão. O Sírio que eu saiba não é exatamente uma classe. O Sirio é um dos dois OPV Commandante construídos para o Ministério de Transporte ou algo parecido na Itália, mas que são tripulados pela Marinha Italiana. São estruturalmente iguais ao Commandante, só com diferença nos sistemas e armas menos potentes, motor mais fraco e não ter hangar

"Two additional ships, the Sirio (P409) and the Orione (P410), were built for the Italian Ministry of Transport but are crewed by the navy. They were commissioned in 2005 and are known as NUPA (Nuove Unità di Pattugliamento d'Altura) and have less powerful engines and weapons and no helicopter hangar or countermeasures"

Fonte: http://www.naval-technology.com/projects/commandante/

Fotos:
http://www.gammasom.it/images/sirio1.jpg

http://bbs.warchina.com/bbs1/attachments/month_0712/20071228_3033e4a34d9b2e1addaebHXsqE5UONgR.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/thumb/d/d2/MM_Sirio_%28P_409%29.jpg/300px-MM_Sirio_%28P_409%29.jpg

Eu espero que essa informação esteja por algum motivo errada, porque a versão Sirio e Orione são capenguinhas se comparadas as Commandante de guerra. Nem canhão de vante tem.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2725 Mensagem por Andre Correa » Sáb Jun 05, 2010 6:12 am

Mapinguari escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu gostaria de apostar na sensibilidade e no bom senso da MB para trocar algumas das FREEM por 4/6 HORIZON no longo prazo. Até porque os futuros Nae vão precisar de escoltas mais capazes do que aqueles navios.

A ver...
FCarvalho, as Horizon custam praticamente o dobro, mas não representam o dobro de performance ou poderio bélico, entende? Acho melhor irmos de FREEM italianas ou francesas (prefiro as italianas), F100 espanholas ou De Zeven Provincien holandesas (que são ótimos navios também, diga-se de passagem).
As Horizon, apesar de serem classificadas como Fragatas, estão mais para os Cruzadores da USN, o que seria mesmo sensato, ao menos 1 para cada NAe... Mas como no BR dinheiro é escasso, vão gastar bilhões nos NAe's, e economizarão nas escoltas... é a mania de achar que nunca nos envolveremos em cenários reais...




Audaces Fortuna Iuvat
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2726 Mensagem por GustavoB » Sáb Jun 05, 2010 2:29 pm

alcluiz escreveu:
Mapinguari escreveu: FCarvalho, as Horizon custam praticamente o dobro, mas não representam o dobro de performance ou poderio bélico, entende? Acho melhor irmos de FREEM italianas ou francesas (prefiro as italianas), F100 espanholas ou De Zeven Provincien holandesas (que são ótimos navios também, diga-se de passagem).
As Horizon, apesar de serem classificadas como Fragatas, estão mais para os Cruzadores da USN, o que seria mesmo sensato, ao menos 1 para cada NAe... Mas como no BR dinheiro é escasso, vão gastar bilhões nos NAe's, e economizarão nas escoltas... é a mania de achar que nunca nos envolveremos em cenários reais...
Se é pra jogar conversa fora vamos logo com o melhor, que é o KDX-III.
Voltando ao mundo real, as FREMM tão de bom tamanho por ora.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18596
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2400 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2727 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 05, 2010 2:37 pm

alcluiz escreveu:
Mapinguari escreveu: FCarvalho, as Horizon custam praticamente o dobro, mas não representam o dobro de performance ou poderio bélico, entende? Acho melhor irmos de FREEM italianas ou francesas (prefiro as italianas), F100 espanholas ou De Zeven Provincien holandesas (que são ótimos navios também, diga-se de passagem).
As Horizon, apesar de serem classificadas como Fragatas, estão mais para os Cruzadores da USN, o que seria mesmo sensato, ao menos 1 para cada NAe... Mas como no BR dinheiro é escasso, vão gastar bilhões nos NAe's, e economizarão nas escoltas... é a mania de achar que nunca nos envolveremos em cenários reais...
O Radar EMPAR (no qual equipará a FREMM italiana) terá uma antena AESA em 2012, aumentando em cerca de 50% o alcance.
Os dados de desempenho desse radar (PESA), atualmente, que tirei do livro "'World Naval Weapon Sistems'':

RCS 2m^2 (cacas) 100km
RCS 10m^2 (alvos aéreos maiores) 180Km
RCS 0,1m^2 (misseis) 50km

Portanto, com a antena AESA (e não a PESA, como é atualmente) terá um bom alcance.
O missel aster 30 tem o alcance na ordem de 120Km. Ao meu ver, para um alvo tipo caca, a deteccão por volta de 170km, para esse missil, é suficiente. A reacão da Horizon, embora tendo o S1850M (detecta um caca a 300Km) terá uma reacào da mesma eficiencia que a FREMM, pois é armada com o Aster 30, pois tanto faz detectar a 300Km ou a 180, 170Km.

A FREMM italiana não possui IRST, já a francesa sim. E é importante sistemas de deteccão passiva. As nossas deveriam ter (Hei, Marino ! [037] )




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2728 Mensagem por Marino » Sáb Jun 05, 2010 6:18 pm

Não viu o powerpoint postado pelo Padilha, com IRST? :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18596
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2400 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2729 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 05, 2010 6:34 pm

Marino escreveu:Não viu o powerpoint postado pelo Padilha, com IRST? :wink:
A MB é fod@ 8-] 8-] 8-] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18596
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2400 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#2730 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 05, 2010 8:54 pm

Skyway escreveu:Calma gente, acho que está havendo alguma confusão. O Sírio que eu saiba não é exatamente uma classe. O Sirio é um dos dois OPV Commandante construídos para o Ministério de Transporte ou algo parecido na Itália, mas que são tripulados pela Marinha Italiana. São estruturalmente iguais ao Commandante, só com diferença nos sistemas e armas menos potentes, motor mais fraco e não ter hangar

"Two additional ships, the Sirio (P409) and the Orione (P410), were built for the Italian Ministry of Transport but are crewed by the navy. They were commissioned in 2005 and are known as NUPA (Nuove Unità di Pattugliamento d'Altura) and have less powerful engines and weapons and no helicopter hangar or countermeasures"

Fonte: http://www.naval-technology.com/projects/commandante/


Eu espero que essa informação esteja por algum motivo errada, porque a versão Sirio e Orione são capenguinhas se comparadas as Commandante de guerra. Nem canhão de vante tem.

Um abraço.
A Classe Sirio (sim, o fabricante Fincantieri assim o considera, uma classe) tem um canhão de 76mm com radar de controle de fogo.
Vale ressaltar que o que a MB quer é uma embarcacão de patrulha oceanico, e a Sirio para isso, cumpre bem o papel:
Tem praticamente o DOBRO da autonomia a 12 kt que a Classe Commandante (que é uma corveta).

Abracos




Responder