Prezado Marino,Marino escreveu:Santiago, os motores dos navios possivelmente serão da MWM, produzidos e mantidos em São Paulo.
As turbinas, infelizmente não temos nenhuma fábrica aqui no Brasil, mas possuímos empresas que mantêm, reparam, fazem retrofit, modernizam, fabricam sobressalentes, etc, das LM 2500. Empresas nacionais, não somente a CELTA.
Isto SUPONDO que as LM 2500 serão as escolhidas, o que é totalmente possível.
Quem sabe, com uma encomenda desse vulto, não conseguimos algo a mais do que simplesmente manter, independentemente, as turbinas, né?
Tenho me referido assim por purismo, já que a turbina é um dos 3 componente principais do motor (rotativo neste caso) - compressor, câmara de combustão e turbina - embora seja o termo mais comumente usado para designar o motor em si.
Não vejo problema algum nos motores/turbina GE LM2500. Sei que há uma base local de manutenção.
Assim como é um requisito do F-X2 que a manutenção das turbinas seja local. O que vc menciona, sobre algo a mais, tb pode ser aplicado ao F-X2, não?
Há/é possível alguma padronização dos motores Diesel? A Inhaúma/Barroso usa MTU não?
[]s