CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

#2026 Mensagem por Skyway » Seg Mai 31, 2010 2:05 pm

FOXTROT escreveu:Skyway não sabemos bem o ocorreu antes, e se antes de iniciar a gravação os comandos já tivessem tomado atitudes hostis contra a tripulação?

O que ocorreu é inaceitável!

Saudações
Mas é o que eu to falando nesse tópico desde o início! :?

E concordo, é inaceitável para ambos os lados!

AD ASTRA PER ASPERA
Mazocam
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#2027 Mensagem por Mazocam » Seg Mai 31, 2010 2:09 pm

Skyway escreveu:
Mazocam escreveu:
Concordo com você, mas já baseando no fato que a premissa da invasão não é válida, a ação toda já não se torna ilegal! Ou, deveria... :roll: :roll: :roll:
Pode ser ilegal, mas não justifica atacar um grupo de soldados que está indo a bordo de um navio "pacifista" e que tem apenas o desejo de levar ajuda humanitária, cheios de passageiros contra a violência.

Deu pra ver que a verdade a bordo do navio Turco não era bem essa.

Espera... Se a invasão é ilegal, existe o direito de defesa por parte da tripulação. Em qualquer caso é aplicável a auto-defesa. Especialmente neste. Qualquer pessoa que se predisponha em embarcar em um navio, com ajuda humanitária, como consta, e for violentamente impedido de continuar com seu objetivo, ficaria revoltado e atacaria seus agressores. Francamente dúvido se alguém neste forum, estivesse em alguma embarcação que fosse atacada daquela forma e não se revoltaria.

E na parte grifada, olha você se contradizendo. Não dá para saber o que aconteceu dentro das embarcações.

Abs

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#2028 Mensagem por Enlil » Seg Mai 31, 2010 2:12 pm

juarez castro escreveu:Eu penso que seja muito cedo para emitir qualquer opinião sobre esta ação de Israel, eles sabiam das consequências e se tomaram esta deçisão é porque tem alguma informação sobre a carga real dos navios, além de mantimentos e coentro.....como se referiu um colega aqui do forum 8-]

Grande abraço
O embargo atual proibe a entrada vários alimentos, remédios, embarga água, brinquedos e, inclusive, coentro, q deve ser alguma espécie de matéria-prima "terrorista", né não? Curiosmente não sou eu q especula e trata eufemisticamente mais um crime contra civis por parte do Estado de Israel :roll:.

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 106 vezes

#2029 Mensagem por FOXTROT » Seg Mai 31, 2010 2:12 pm

Skyway escreveu:
FOXTROT escreveu:Skyway não sabemos bem o ocorreu antes, e se antes de iniciar a gravação os comandos já tivessem tomado atitudes hostis contra a tripulação?

O que ocorreu é inaceitável!

Saudações
Mas é o que eu to falando nesse tópico desde o início! :?

Israel tinha pleno conhecimento da missão, em águas internacionais (como você já falou) não deveria ter ocorrido tal abordagem e, a tripulação tinha pleno direito de se defender, já os comandos Sionistas usarem armas letais e outra coisa, internacionalmente conhecido como crime.

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Anton
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#2030 Mensagem por Anton » Seg Mai 31, 2010 2:13 pm

Skyway escreveu:
Anton escreveu:Como um jornal francês (lemonde) disse por enquanto só há a versão israelenses dos fatos.
Quando os ativistas saírem de Israel (os navios estão no porto de Ashdod), aí vamos ver a outra versão do que acontenceu.
Me desculpe, mas é o contrário. Só há por enquanto a versão dos ativistas, que transmitiram o fato pela TV turca como se os Israelenses tivessem subido no navio e disparado deliberadamente contra os ocupantes.

Agora é que a versão israelense está vindo a tona, inclusive com vídeos feitos pelos próprios ativistas mostrando a agressão deles contra os soldados.
Só falei o que li no jornal francês, para eles só há a versão israelense, por que bloquearam as comunicações dos navios.
Provavelmente a versão dos ativistas quando liberados será diferente da de Israel.
Taí a versão que li:

Un nouveau coup pour l’image d’Israël

L’assaut donné aux navires de la flottille pour Gaza, lundi 31 mai, va faire l’objet de deux récits. Celui des Israéliens tout d’abord qui disposent pour l’instant de la maîtrise totale des informations. Les bateaux et les passagers ont été déroutés sur le port d’Ashdod. Lundi en milieu d’après-midi, le black-out israélien était total, ce qui permettait à l’armée israélienne développer sa thèse, celle d’une embuscade tendue aux commandos de marine, sur un seul des bateaux de la flottille, par des militants pro-palestiniens armés “de couteaux de barres de fer et de deux pistolets” . Des images de l’ordre donné aux navires de la flottille ont été diffusées.

La version des passagers et des organisations pro-palestiniennes ne sera disponible que lorsque ces derniers auront été expulsé d’Israël. Nul doute qu’elle sera très différente de celle de l’armée. Seule une enquête indépendante permettrait de trancher entre les deux récits mais il est peu probable qu’elle puisse être possible.
Le coût pour Israël en terme d’image risque d’être élevé si la version officielle ne peut avancer des éléments plus substantiels. Pour le très alarmiste correspondant militaire du Haaretz, Amos Harel, en termes politiques, le raid est un fiasco .
En la matière, comme l’avait montré en avril un sondage de la BBC, la situation est délicate pour Israël qui est rangé parmi les Etats comme l’Iran, le Pakistan et la Corée du Nord.

Editado pela última vez por Anton em Seg Mai 31, 2010 2:13 pm, em um total de 1 vez.
joaozinho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#2031 Mensagem por joaozinho » Seg Mai 31, 2010 2:13 pm

Existem dois pesos e duas medidas qdo se analisa qq fato em que o acusado é israel e qdo é inimigo de israel. Se fosse o irã por exemplo, já teriam classificado ação de massacre, assassinato, terrorismo de estado, etc, como é israel... israel pode tudo!

Editado pela última vez por joaozinho em Seg Mai 31, 2010 2:15 pm, em um total de 1 vez.
Nem petista, nem tucano, sou nacionalista!
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#2032 Mensagem por EDSON » Seg Mai 31, 2010 2:14 pm

O que ocorreu foi decisão estratégica errada.

Vamos ver o que acontece no Cairo e aí poderemos verm o tamanho da mancada israelense.

Quanto a defesa da vida do soldado israelesnse que foi a bordo e se me perguntar se tem o direito de se defender eu direi que: Sim!

Agora está parecendo que os comandos israelesnse enfrentaram a equipe de luta livre da Turquia?
:lol: :lol:

Tão levando pau toda hora. Tá na hora de os SAS darem aulas pra esses caras. :lol:

Editado pela última vez por EDSON em Seg Mai 31, 2010 2:16 pm, em um total de 1 vez.
Mazocam
Intermediário
Intermediário

#2033 Mensagem por Mazocam » Seg Mai 31, 2010 2:15 pm

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/7432 ... rael.shtml

31/05/2010-11h58
Cineasta brasileira estava a bordo de comboio atacado por Israel

SAMY ADGHIRNI
DE SÃO PAULO

Publicidade

A cineasta brasileira Iara Lee estava a bordo de um dos barcos atacados na manhã desta segunda-feira por Israel, segundo a Folha apurou.

Não se sabe se ela está entre as vítimas da ação israelense, que visava impedir que uma flotilha internacional de seis embarcações furasse o bloqueio à faixa de Gaza para entregar suprimento à população do território controlado pelo grupo radical Hamas.

Amigas de Iara enviaram hoje de manhã carta ao chanceler Celso Amorim e ao assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, pedindo que o governo brasileiro tome "as providências cabíveis e necessárias para assegurar a vida e a integridade de Iara Lee".

O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre o caso.
Divulgação
A cineaste brasileira Iara Lee, que estava no comboio atacado em israel
A cineaste brasileira Iara Lee, que estava no comboio atacado em israel

O último contato feito por Iara ocorreu na noite de ontem, quando, segundo amigas, ela postou mensagem no site de relacionamentos Facebook anunciando que o barco em que ela estava fora cercado pela Marinha de Israel. A brasileira embarcou na última quinta-feira a partir da Turquia e vinha dando notícias graças a uma conexão internet disponível no barco em que ela estava.

Em carta escrita antes do embarque, Iara justificou a participação na missão a Gaza dizendo que pretendia chamar atenção para o que ela considera "grave abuso de direitos humanos" cometidos por Israel contra a faixa de Gaza.

"Normalmente eu consideraria uma missão de boa vontade como esta completamente inócua. Mas agora estamos diante de uma crise que afeta os cidadãos palestinos criada pela política internacional. É resultado da atitude de Israel de cercar Gaza em pleno desafio à lei internacional. Embora o presidente Lula tenha tomado algumas medidas para promover a paz no Oriente Médio, mais ação civil é necessária para sensibilizar as pessoas sobre o grave abuso de direitos humanos em Gaza", diz a carta de Iara.

"[...] Eu me envolvo porque creio que ações resolutamente não violentas, que chamam atenção ao bloqueio, são indispensáveis esclarecer o público sobre o que está de fato ocorrendo. Simplesmente não há justificativa para impedir que cargas de ajuda humanitária alcancem um povo em crise", acrescenta o texto.

Além de militar pela paz e pelo diálogo entre culturas, Iara Lee é uma produtora e cineasta brasileira de origem coreana radicada nos EUA. Entre suas obras estão os documentários "Synthetic Pleasures" (1995), que trata do impacto da alta tecnologia sobre a cultura de massas, e "Modulations" (1998), considerada uma das obras cinematográficas mais importantes sobre música eletrônica.

Iara é divorciada e não tem filhos.

Skyway
Sênior
Sênior

#2034 Mensagem por Skyway » Seg Mai 31, 2010 2:16 pm

Mazocam escreveu:
Skyway escreveu: Pode ser ilegal, mas não justifica atacar um grupo de soldados que está indo a bordo de um navio "pacifista" e que tem apenas o desejo de levar ajuda humanitária, cheios de passageiros contra a violência.

Deu pra ver que a verdade a bordo do navio Turco não era bem essa.

Espera... Se a invasão é ilegal, existe o direito de defesa por parte da tripulação. Em qualquer caso é aplicável a auto-defesa. Especialmente neste. Qualquer pessoa que se predisponha em embarcar em um navio, com ajuda humanitária, como consta, e for violentamente impedido de continuar com seu objetivo, ficaria revoltado e atacaria seus agressores. Francamente dúvido se alguém neste forum, estivesse em alguma embarcação que fosse atacada daquela forma e não se revoltaria.

E na parte grifada, olha você se contradizendo. Não dá para saber o que aconteceu dentro das embarcações.

Abs
:lol:

Cara, acho que você precisa ver meus posts de outra forma.

Eu nãoe stou tomando parte, nem para um e nem para outro, por tanto não tem como eu me contradizer se não estou afirmando nada! :lol:

O que eu acho errado é acusar Israel ou acusar os ativistas sem saber de tudo. :wink:

O que eu falei que não era bem a verdade é que o navio estava cheio de pessoas contra a violência, pessoas pacifistas, e isso realmente não era verdade.

Quanto ao direito de defesa, concordo 1000%, mas não é aplicável se não ouve agressão, se não houve ataque.
Francamente dúvido se alguém neste forum, estivesse em alguma embarcação que fosse atacada daquela forma e não se revoltaria.
Que ataque? Você sabe se houve um ataque israelense antes daquele vídeo que postei? Eu não sei.

AD ASTRA PER ASPERA
FOXTROT
Sênior
Sênior

#2035 Mensagem por FOXTROT » Seg Mai 31, 2010 2:18 pm

EDSON escreveu:O que ocorreu foi decisão estratégica errada.

Vamos ver o que acontece no Cairo e aí poderemos verm o tamanho da mancada israelesnse.

Quanto a defesa da vida do soldado israelesnse que foi a boro e se me perguntar se tem o direito de se defender eu direi que: Sim!

Agora está parecendo que os comandos israelesnse enfrentaram a equipe de luta livre da Turquia?

Tão levando pau toda hora. Tá na hora de os SAS darem aulas pra esses caras. :lol:
Foi como eu aflei antes, já não se fazem mais comando como antigamente, a julgar por esse que realizou essa nefasta ação.

Os caras usam o seu ultra, mega comandos reconhecidos mundialmente por sua eficácia e tal, e vão reclamar que tomaram pau de um grupo de ativistas?

Saudações

Skyway
Sênior
Sênior

#2036 Mensagem por Skyway » Seg Mai 31, 2010 2:19 pm

FOXTROT escreveu:
Skyway escreveu: Mas é o que eu to falando nesse tópico desde o início! :?

Israel tinha pleno conhecimento da missão, em águas internacionais (como você já falou) não deveria ter ocorrido tal abordagem e, a tripulação tinha pleno direito de se defender, já os comandos Sionistas usarem armas letais e outra coisa, internacionalmente conhecido como crime.

Saudações
Visão completamente equivocada sem os fatos.

Direito de defesa se sua embarcação estiver sendo invadida, o que não se sabe se é o caso.

Acusar Israel é moda e muito fácil, mas faça isso se tiver certeza do que fala. E digo o mesmo a quem defende Israel e acusa os ativistas.

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
magoo32
Intermediário
Intermediário

#2037 Mensagem por magoo32 » Seg Mai 31, 2010 2:19 pm

joaozinho escreveu:Existem dois pesos e duas medidas qdo se analisa qq fato em que o acusado é israel e qdo é inimigo de israel. Se fosse o irã por exemplo, já teriam classificado ação de massacre, assassinato, terrorismo de estado, etc, como é israel... israel pode tudo!
Inclusive com porta aviões e tropas sendo movimentadas pois a atitude seria considerada declaração de guerra.
Aliás, será que neste comboio não estariam as armas de destruição em massa???

FOXTROT
Sênior
Sênior

#2038 Mensagem por FOXTROT » Seg Mai 31, 2010 2:22 pm

O simples fato de abordarem os barcos em águas internacionais já é um ataque, eu soltaria o braço também nesses comandos.

Saudações

Mazocam
Intermediário
Intermediário

#2039 Mensagem por Mazocam » Seg Mai 31, 2010 2:22 pm

Francamente dúvido se alguém neste forum, estivesse em alguma embarcação que fosse atacada daquela forma e não se revoltaria.
Que ataque? Você sabe se houve um ataque israelense antes daquele vídeo que postei? Eu não sei.
Então me explica, por que na frase que grifei (Deu pra ver que a verdade a bordo do navio Turco não era bem essa.) pra mim é uma afirmação.

O Objetivo do comboio era ajuda humanitária, como consta até o momento. Esse era o objetivo das embarcações. Se você é impedido de prosseguir este objetivo, contra sua vontade, logo quem lhe impede, se torna o agressor. Não é coerente?

Abraços.

Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#2040 Mensagem por Loki » Seg Mai 31, 2010 2:24 pm

EDSON escreveu:O que ocorreu foi decisão estratégica errada.

Vamos ver o que acontece no Cairo e aí poderemos verm o tamanho da mancada israelense.

Quanto a defesa da vida do soldado israelesnse que foi a bordo e se me perguntar se tem o direito de se defender eu direi que: Sim!

Edson, concordo em parte com o que vc falou, porém não acho que foi estratégia errada, é muito cedo ainda.

Ninguém ali nasceu ontem, O peso político e reação internacional com toda certeza foi prevista e ponderada, muito provavelmente o ganho do objetivo superava o custo político, melhor ainda se é outro que paga o custo, como aparentemente é o caso.

E antes que chamem a kombi pra mim, não estou julgando o ato em si, como certo ou errado, aliais continuo achando um tiro no pé, afinal pessoas morreram.
Estou comentando a estratégia da operação!

Abraço

Responder