TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40306 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 23, 2010 4:12 pm

1) Tb o acho um interessantíssimo caça.
Ahã... Ahã...
2) Não é apenas o custo de aquisição que importa. Para a FAB particularmente este item não seria o problema, já que não seria pago, em tese, com recursos de seu orçamento.
Se enforcou.
Um país riquíssimo que optou por operar SU-30 no lugar de F-18 baratim e com a logística wonder wonderfull.
Operam esse:
Imagem

Esse:
Imagem

E vai trocar tudo por esse:
Imagem

Quem é o primo rico mesmo?
São os idiotas, trocando o baratim e logisticamente perfeito F-18, pelo pesadelo, o monstro devorador, o inoperável SU-30MKM (música sinistra ao fundo).

Para a FAB, os custos de operação e suporte são os mais relevantes, pois são cobertos pelo seu orçamento. Não sei se para a FAB, o custo do ciclo de vida de caças russos seria menor do que os ocidentais. Mas com certeza a FAB e o MD tem a resposta.
Se haverá dinheiro para operar Rafale, haverá para os Su-XX, que são mais baratos de operar.
E dinheiro nenhum sai da FAB, sai do GF.

"Com certeza" porque o discurso atual te é favorável, senão seria o prefeito de uma cidade do interior que seria "A Fonte".
3) Quem garante que a Rússia está propondo ou proporá ao Brasil algo semelhante em termos de ToT ao que foi feito com China ou Índia?
Quem garante que os outros que aí estão oferecem mais que a Rússia? O NJ?
Quer que eu repita o documento do MRE assinado pelos dois estados?
Até ontem o NJ era um pária na opinião da torcida azul, mas agora como surge uma sombra no horizonte, o NJ já foi galgado à condição de oráculo, de fonte incontestável.

Como as opiniões mudam ao sabor das ondas.
Uma coisa foram os acordos feitos entre a Rússia e a China ou Índia. Outra, que não sabemos ao certo, apenas supomos ou desconfiamos pelo que já dito por NJ e JS, foi a proposta russa para o F-X2.
Se ninguém sabe de nada, como supor alguma coisa?
Aaah, o NJ... Mas o documento assinado pelos dois presidentes não vale nada, né? Sei...
E também a proposta russa para o SNBR que o Governo brasileiro não aceitou. A Índia teve que enviar seu reator nuclear para a Rússia a fim de ser instalado no casco do seu submarino nuclear? Dizem que isso eliminou a proposta russa ao SNBR.
Dizem? Quem dizem? Onde?
Casco do submarino indiano foi feito na Índia? Mas é o que faremos aqui, pagaremos para aprender a fazer cascos de SSNs.
Aliás, o que a Suécia e os EUA nos propuseram nessa área afinal? NADA, absolutamente nada.
São estes os países competidores no FX-2, e que terão suas propostas ameaçadas em caso de uma volta russa à competição.
Que eu saiba, e já postei aqui, a Índia fez um SSN lá na casa deles mesmo. Estão operando por leasing um SSN, novo.Quem nos ofereceu isso? Ou algo parecido, ou 10%, ou 1%?
Nós tentamos uma merda de torpedo e fomos barrados. Esses é que são os nossos amigos e que trazem as boas propostas, como sempre, faz 60 anos pelo menos.

Se você me mostrar esse 1%, eu desisto USAntiago. Qualquer coisa na área nuclear oferecida por EUA ou Suécia e eu jogo a toalha.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40307 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 23, 2010 5:28 pm

Eu acho que tudo realmente depende do que é negociado...

Podemos assinar um excelente acordo com EUA/França/Rússia? Sim... Acima de tudo porque as aeronaves oferecidas por esses países "são deles".

Custos de operação são importantes e novamente acordos e CLS bem feito podem sem dúvida influenciar nesses custos. O meu "medo", além da habitual "falta de $$$" ... sim porque já temos verbas cortadas por aí apesar de termos vistos PowerPoint Lindos com "planos"... bom o meu medo é a questão da "continuidade"... ou seja, por exemplo pega uma Air Force Monthly da vida e veja a quantidade de contratos que países ficam assinando para "continuar" melhorando as aeronaves que possuem... coisa aqui, coisa ali...

Isso não é o "Update" que transforma o F-5E no EM ou o C-130H no "M", isso é aquele update que acompanha o ciclo de vida da aeronave.

Um exemplo... a quantos anos operamos os R/E-99? 10? Pois é... sempre quando vou as Farnborough/Le Bourget da vida faço uma pesquisa para saber das novidades para o Ereye, e sempre tem coisa nova acontecendo, sempre tem atualização e melhorias... e aí? Temos o Radar Fuderex da Am. do Sul, mas 10 anos é tempo pra caramba.

"Continuidade" sai caro... porque exige investimentos constantes em uma plataforma que você possue...

Sei lá... eu sou da opnião que para um país como o nosso, os "Su" ou o Rafale ou o SH, ou mesmo o F-15 da vida assim como o Typhoon fazem o serviço muito bem obrigado além da própria "presença" ser um elemento intimidador por si só... o que me preocupa é manter e melhorar...

Eu sempre penso na história que só disparamos o nosso "primeiro" Matra 530 na década de 90... 8 anos depois das Malvinas!!!!!

Acho que as coisas mudaram, porque vemos até o Derby por aí... mas ... quando penso em uma aeronave nova, fico com receio, mais do que qual será a aeronave a ser escolhida (estou falando de aeronaves que voam por ai e nao o Photoshop! :lol: ).

Meus 2 cents

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40308 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 23, 2010 5:30 pm

CM...

Desculpe a honestidade, mas ver um Flanker na FAB... embora seja uma P... aeronave... sei não meu amigo... é muita cabeça para mudar... sei não cara :( ...

Tenho tanta esperança quanto ver um Typhoon ou F-15 na FAB :( .

Mas adoraria estar errado e queria que a concorrência fosse nivelada "por cima" e não por "baixo" :twisted:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40309 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 23, 2010 5:34 pm

Se for pensar assim, apague-se a luz, fecha porta antes de sair e entrega a chave pro dono do quintal, porque se não for agora, com END e o cacete a quatro, num governo conservador como o de um Serra da vida é que não sair nada mesmo.

Por isso a pergunta que formulas-te e que se não me engano a fiz quando do início do FX-2, "o que o Brasil quer realmente ser?".




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40310 Mensagem por Bourne » Dom Mai 23, 2010 6:00 pm

Pelos últimos posts o afastamento da Rainha Fracófila do fórum FDB foi positiva para livrar Charles da influência rosa choque. [049]




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40311 Mensagem por Penguin » Dom Mai 23, 2010 6:08 pm

Bourne escreveu:Pelos últimos posts o afastamento da Rainha Fracófila do fórum FDB foi positiva para livrar Charles da influência rosa choque. [049]
Debater com Matiovsky, o bebedor de vodka (e de perfume na falta desta), é melhor do que com Mathiaux, o ex-neo comedor de "lesmas" e baguetes :lol:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40312 Mensagem por soultrain » Dom Mai 23, 2010 6:25 pm

cb_lima escreveu:Eu acho que tudo realmente depende do que é negociado...

Podemos assinar um excelente acordo com EUA/França/Rússia? Sim... Acima de tudo porque as aeronaves oferecidas por esses países "são deles".

Custos de operação são importantes e novamente acordos e CLS bem feito podem sem dúvida influenciar nesses custos. O meu "medo", além da habitual "falta de $$$" ... sim porque já temos verbas cortadas por aí apesar de termos vistos PowerPoint Lindos com "planos"... bom o meu medo é a questão da "continuidade"... ou seja, por exemplo pega uma Air Force Monthly da vida e veja a quantidade de contratos que países ficam assinando para "continuar" melhorando as aeronaves que possuem... coisa aqui, coisa ali...

Isso não é o "Update" que transforma o F-5E no EM ou o C-130H no "M", isso é aquele update que acompanha o ciclo de vida da aeronave.

Um exemplo... a quantos anos operamos os R/E-99? 10? Pois é... sempre quando vou as Farnborough/Le Bourget da vida faço uma pesquisa para saber das novidades para o Ereye, e sempre tem coisa nova acontecendo, sempre tem atualização e melhorias... e aí? Temos o Radar Fuderex da Am. do Sul, mas 10 anos é tempo pra caramba.

"Continuidade" sai caro... porque exige investimentos constantes em uma plataforma que você possue...

Sei lá... eu sou da opnião que para um país como o nosso, os "Su" ou o Rafale ou o SH, ou mesmo o F-15 da vida assim como o Typhoon fazem o serviço muito bem obrigado além da própria "presença" ser um elemento intimidador por si só... o que me preocupa é manter e melhorar...

Eu sempre penso na história que só disparamos o nosso "primeiro" Matra 530 na década de 90... 8 anos depois das Malvinas!!!!!

Acho que as coisas mudaram, porque vemos até o Derby por aí... mas ... quando penso em uma aeronave nova, fico com receio, mais do que qual será a aeronave a ser escolhida (estou falando de aeronaves que voam por ai e nao o Photoshop! :lol: ).

Meus 2 cents

[]s
CB_Lima

Muito bem colocado, operar um vector plenamente e sem custos astronómicos também é muito isso, constante update.

Eu tenho a sensação, apenas um pensamento mesmo, que a FAB quer sempre uma coisa customizada e isso é muito caro de fazer upgrade.

É só sensação minha?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40313 Mensagem por alex » Dom Mai 23, 2010 6:36 pm

Pelo que eu vejo a pergunta seria qual o avião que vai cobnrir o gap da retirada gradual do M2000 e F5 até chegar outro caça (ou nenhum). Com tantos atrasos no FX e possivel elaboração de um contrato ainda vai levar um bom tempo para ver um avião que ainda será fabricado em 20XX.




Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40314 Mensagem por midnight » Dom Mai 23, 2010 10:12 pm

Estive a ler a reportagem sore as escoltas pra MB, ai vocês se perguntam do porque estou colocando aqui no tópico do F-X, e é por uma passagem da entrevista do contra-almirante Francisco Deiana pro O Globo: “O modelo estratégico é ter um projeto já consagrado que seja adaptado para a nossa realidade e construído no Brasil”, disse o militar, citando França, Itália e Alemanha como possíveis países que disputariam a encomenda.

“São países que possuem projetos semelhantes e já fizeram apresentação para nós, mas não temos preferência”, se apressou em esclarecer antecipando uma possível polêmica que pode surgir nessa compra a exemplo do que ocorreu com a licitação de caças pelo governo brasileiro.

Ele admitiu no entanto que a decisão da compra, assim como no caso dos caças, deverá obedecer às lógicas estratégica e política do governo.

“A Marinha emite o parecer técnico, mas existem outros componentes estratégicos e políticos”, afirmou.

(http://defesabr.com/blog/index.php/10/0 ... para-a-mb/)

Agora pergunto aos colegas, o porque da FAB fazer beicinho e achar que é a última bolacha do pacote e querer atropelar o GF, é por essas e outras que MB levou os sub's sem muito alarde. A marinha brasileira merece nossos aplausos.


OBS: Se a FAB continuar com essa postura nossos ases da defesa aérea vão defender o espaço aéreo de brasília assim:
Jaguar pronto para combate

http://www.diariodecinema.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/01/O-fada-dos-dentes.jpg

Jaguares no Briefing
http://www.saladacultural.com.br/imagens/upConteudo/the-tooth-fairy/noticias/o-fada-do-dente-filme-cinema-SaladaCultural.com.br-11.jpg




Imagem
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40315 Mensagem por rcolistete » Dom Mai 23, 2010 10:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Além de atrapalharem prá cacete, ficam insistindo em parceria Karacú. :roll: :?

Os caras nos trolham no Haiti, na questão nuclear, no Irã, montam bases ao nosso redor, ativam a 4º frota, enfim, são realmente muito amiguinhos, desde que sejamos capachos bem comportados e abaixemos bem a calça.

Mas tem gente que gosta disso, e pede mais fundo.
Pô, Carlos Mathias, não seja injusto. A Boeing está propondo participarmos ativamente na pesquisa de ponta necessária para resolver os problemas das asas do Super Hornet. Caso não dê certo, a Embraer ganharia ToT de wing drop e wing fences para seus aviões, não só militares como civis, putz, tecnologia de 1a do país que inventou o avião... Mas isso exige uma parceria longa com a Embraer, a Boeing deixou bem claro, pois ensinar como se projeta uma célula tão perfeita em aerodinâmica como o Super Hornet não é trivial, necessita de alguns anos de insistência para mostrar que o que a Embraer faz não é bem feito, sabe...

[]s, Roberto

Obs.: no tal seminário alguém poderia perguntar aos chefões da Boeing sobre "wing drop" e "wing fences", queria ver os caras ficarem vermelhos de raiva :twisted:




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40316 Mensagem por Thor » Dom Mai 23, 2010 10:41 pm

midnight escreveu: Agora pergunto aos colegas, o porque da FAB fazer beicinho e achar que é a última bolacha do pacote e querer atropelar o GF, é por essas e outras que MB levou os sub's sem muito alarde. A marinha brasileira merece nossos aplausos.
Não sei de onde alguns foristas tiraram isso de a FAB estar fazendo beicinho... isso é até uma piada. O que ela fez foi um processo de avaliação e entregou para o GF. E espera ansiosa que tenha logo essa escolha.
Tem cada coisa que o pessoal coloca aqui que não consigo entender de onde vem... primeiro batem, depois perguntam ou pesquisam.
Abraços e boa semana para todos.




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40317 Mensagem por midnight » Dom Mai 23, 2010 10:54 pm

Thor escreveu:
midnight escreveu: Agora pergunto aos colegas, o porque da FAB fazer beicinho e achar que é a última bolacha do pacote e querer atropelar o GF, é por essas e outras que MB levou os sub's sem muito alarde. A marinha brasileira merece nossos aplausos.
Não sei de onde alguns foristas tiraram isso de a FAB estar fazendo beicinho... isso é até uma piada. O que ela fez foi um processo de avaliação e entregou para o GF. E espera ansiosa que tenha logo essa escolha.
Tem cada coisa que o pessoal coloca aqui que não consigo entender de onde vem... primeiro batem, depois perguntam ou pesquisam.
Abraços e boa semana para todos.
Tirando o fato da FAB vazar a um documento confidencial do F-X contrariando o GF, e os lobbies que comiam solto e a FAB não desmentia e nem confirmava os fatos, enquanto que a MB à qualquer sinal de fumaça era um balde dágua nos lobistas. Agora piada ou não a verdade é que precisou o ministro da defesa dar um chega na FAB pra fazer o relatório, e até não sei como não teve punição, o certo era o olho da rua para os envolvidos. Em resumo a FAB queria Gripen NG e o GF dizendo que ele decidiria qual seria, pra mim isso é fazer beicinho.




Imagem
Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40318 Mensagem por midnight » Dom Mai 23, 2010 10:56 pm

rcolistete escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Além de atrapalharem prá cacete, ficam insistindo em parceria Karacú. :roll: :?

Os caras nos trolham no Haiti, na questão nuclear, no Irã, montam bases ao nosso redor, ativam a 4º frota, enfim, são realmente muito amiguinhos, desde que sejamos capachos bem comportados e abaixemos bem a calça.

Mas tem gente que gosta disso, e pede mais fundo.
Pô, Carlos Mathias, não seja injusto. A Boeing está propondo participarmos ativamente na pesquisa de ponta necessária para resolver os problemas das asas do Super Hornet. Caso não dê certo, a Embraer ganharia ToT de wing drop e wing fences para seus aviões, não só militares como civis, putz, tecnologia de 1a do país que inventou o avião... Mas isso exige uma parceria longa com a Embraer, a Boeing deixou bem claro, pois ensinar como se projeta uma célula tão perfeita em aerodinâmica como o Super Hornet não é trivial, necessita de alguns anos de insistência para mostrar que o que a Embraer faz não é bem feito, sabe...

[]s, Roberto

Obs.: no tal seminário alguém poderia perguntar aos chefões da Boeing sobre "wing drop" e "wing fences", queria ver os caras ficarem vermelhos de raiva :twisted:

Existe controvérsia nisso, pois requisitamos que Alberto Santo Dumont tenha inventado o avião.




Imagem
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40319 Mensagem por Thor » Dom Mai 23, 2010 11:03 pm

Achei interessante o histórico do F-X2 do Military Power Review.
Nós podemos ler tudo o que passou e tirarmos nossas conclusões de como foi o processo e a postura da FAB e do MD, principalmente na fase final.
07/11/2007 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, a reiniciar o processo de renovação da frota de caças da FAB, a partir de janeiro de 2008, que não deverá ser feito por licitação internacional e sim por compra direta do fabricante, após analisadas as qualidades técnicas de cada aeronave e concluídos os estudos orçamentários. Estão previstos recursos de US$ 2,1 bilhões para aquisição de 24 a 36 unidades. Como já se passou algum tempo desde o adiamento do Projeto FX, agora se apresentam novas opções de caças de quarta geração, como o Rafale C, o F-35 Lightning II, o Eurofighter Typhoon e a mais nova versão do SU-35 Flanker, mas o governo só admite fechar negócio se houver transferência de tecnologia e até a possibilidade de fabricação futura do caça no Brasil.

10/02/2008 - O ministro da Defesa Nelson Jobim retornou da viagem à França e à Rússia, com boas impressões sobre o interesse desses países em atender as demandas da FAB, com os caças Rafale C e o SU-35 respectivamente, porém a proposta mais concreta partiu dos franceses que assinaram com o Brasil uma "Aliança Estratégica" e se disseram dispostos a transferir diversas tecnologias sensíveis caso o Rafale fosse o escolhido pela Aeronáutica.

05/03/2008 - O secretário do Conselho de Segurança do Kremlin, Igor Ivanov, em encontro com o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos Mangabeira Unger, disse que o governo russo deseja assinar um acordo de parceria estratégica com o Brasil, nas áreas civil e militar. Nesta última especula-se a oferta para que o país participe, juntamente com Rússia e Índia, do desenvolvimento e produção do caça de quinta geração PAK-FA T-50, que deverá estar operacional por volta de 2012, com custos totais de US$ 20 bilhões.

15/05/2008 - Notícia veiculada por alguns jornais afirma que o comandante da Aeronáutica, após reunir-se com seu Estado-Maior, onde foi apresentado um estudo sobre a possibilidade de o Brasil vir a desenvolver um caça de quinta geração, em parceria com uma potência estrangeira, teria autorizado a criação de uma comissão especial, para que no prazo de um ano, estabeleça os requisitos operacionais da aeronave ideal para a FAB, o que poderia decretar o fim do Projeto F-X2.

19/05/2008 - Em nota oficial sobre as notícias veiculadas pelos meios de comunicação no dia 15/05/08, a Força Aérea Brasileira presta as seguintes informações:
"1) O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo;e
2) No dia 15 de maio de 2008, o Comando da Aeronáutica instituiu Comissão Gerencial do Projeto F-X2, com o objetivo de efetuar os processos de aquisição de aeronaves de superioridade aérea a serem incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira".

02/07/2008 - Importante - Em nota oficial a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 informa que pretende definir em breve o caça padrão para a FAB, que deverá iniciar sua operação no Brasil em 2015 e para tanto seis empresas foram pré-selecionadas e receberam solicitação para apresentarem informações (Request For Information – RFI): as norte-americanas Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet) e Lockheed Martin (F-35 Lightning II); a francesa Dassault (Rafale); a russa Rosoboronexport (Sukhoi SU-35); a sueca Saab (Gripen); e o consórcio europeu Eurofighter (Typhoon). O processo de escolha da aeronave vencedora levará em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB. Outros critérios a serem utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira.

02/10/2008 - Importante - A Comissão Gerencial do F-X2, após exaustivas avaliações de toda a documentação apresentada pelos seis concorrentes (alguns dossiês continham mais de quatro mil páginas), levando-se em consideração os aspectos das áreas operacional, logística, técnica, propostas de offset e transferência de tecnologia, elaborou uma short list visando uma avaliação mais detalhada dos requisitos operacionais e dos sistemas de armas dos candidatos. Para esta segunda fase do processo foram selecionadas as seguintes aeronaves: F-18E Super Hornet, da Boeing, Rafale C, da Dassault e Gripen NG, da Saab. Na sequência será solicitada aos fabricantes uma proposta comercial concreta, enquanto a FAB avalia separadamente cada um deles, concentrando-se em especial em duas características relacionadas a performance dos caças: desempenho em superioridade aérea e em interdição. Concluídas estas fases, no decorrer de 2009 deverá ser anunciado o vetor escolhido, colocando-se então a encomenda do 1º lote com 36 unidades a serem entregues a partir de 2014.

30/10/2008 - Nota oficial - "Em continuidade ao processo de seleção dos novos caças multi-emprego para a Força Aérea Brasileira (FAB) e cumprindo o cronograma pré-estabelecido, o Comando da Aeronáutica informa que, por meio da Gerência do Projeto F-X2, nesta quinta-feira, 30 de outubro, procedeu à entrega do Pedido de Oferta às empresas participantes selecionadas na short list, listadas aqui em ordem alfabética: Boeing F-18 E/F Super Hornet, Dassault Rafale e Saab Gripen NG. A partir do recebimento do Pedido de Oferta (Request For Proposal – RFP, em inglês), as empresas terão até o dia 2 de fevereiro de 2009 para apresentarem suas propostas, as quais serão submetidas a profundas análises, com base nos requisitos estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica. Nesta etapa, as empresas devem detalhar os aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, de compensação comercial (Off set) e de transferência de tecnologia"

02/02/2009 - Nota Oficial - "O Comando da Aeronáutica informa que, em cumprimento ao cronograma de seleção dos novos caças multi-emprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), recebe em 2 de fevereiro as propostas das empresas participantes selecionadas na short list, listadas aqui em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG). Em outubro passado, a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) procedeu à entrega aos fabricantes selecionados dos Pedidos de Oferta (do inglês Request For Proposal – RFP), através do qual as empresas detalham suas propostas com base nos requisitos estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica. A partir desta etapa, a GPF-X2 efetua minuciosa análise técnica dos aspectos comerciais; técnicos; operacionais; logísticos; de compensação comercial, industrial e tecnológica (Offset), e de transferência de tecnologia, informados pelos participantes em resposta ao RFP."

30/03/2009 - Nota oficial - "O Comando da Aeronáutica, em continuidade ao cronograma de seleção dos novos caças multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), inicia, a partir de hoje, 30 de março, as visitas técnicas às empresas ofertantes e os voos de avaliação das respectivas aeronaves participantes do Projeto F-X2, cujo objetivo é de verificar aspectos técnicos, operacionais, logísticos e industriais. Para cumprir tais objetivos e obter maior detalhamento das ofertas apresentadas pelas empresas (aqui listadas em ordem alfabética) BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), serão visitadas e avaliadas instalações industriais e logísticas, oficinas de manutenção, laboratórios de desenvolvimento de sistemas e esquadrões operacionais, bem como as aeronaves oferecidas serão voadas e testadas por pilotos e engenheiros integrantes da comissão de avaliação."

04/05/2009 - Nota oficial - "Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica recebe hoje, 4 de maio de 2009, das empresas participantes (listadas a seguir em ordem alfabética) BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), as ofertas revisadas para análise pelos integrantes da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2)."

12/06/2009 - Nota oficial - "Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado Projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica (COMAER) encerra hoje, 12 de junho de 2009, a coleta de informações das empresas participantes do Processo de Seleção (listadas aqui em ordem alfabética: BOEING F-18 E/F SUPER HORNET, DASSAULT RAFALE e SAAB GRIPEN NG) para a avaliação final. A fase que se encerra constituiu a última rodada de esclarecimentos entre o COMAER e as empresas participantes. Cada empresa teve iguais oportunidades de trocar informações com a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) e apresentar suas respectivas melhores e últimas ofertas - BAFO (do inglês Best and Final Offer). De posse de todas as informações obtidas agora e nas fases anteriores, os integrantes da GPF-X2 prosseguem com a avaliação final das respostas das empresas até o final do mês de junho."

04/08/2009 - A Força Aérea Brasileira deverá entregar nos próximos dias ao ministro da Defesa o relatório final do Projeto F-X2, com o resultado da avaliação técnica dos três caças finalistas. Segundo fontes oficiais o relatório não apontará um vencedor, mas descreverá os prós e os contras de cada aeronave em todos os requisitos solicitados, deixando a decisão final, que inclui um componente político, para o ministro da Defesa e para o Presidente da República, que poderá ainda convocar o Conselho de Defesa Nacional antes de indicar o caça vitorioso.

07/08/2009 - Aguardado para os próximos dias, o relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre os novos caças de múltiplo emprego ficou para setembro. As três concorrentes estão respondendo as últimas dúvidas da FAB sobre aspectos legais do futuro contrato. O comandante da FAB, Juniti Saito, disse que a análise final será encaminhada ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, até o fim do próximo mês. Em seu relatório, a Aeronáutica fará uma análise de aspectos técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial/industrial e de transferência de tecnologia. Algumas fontes disseram que a decisão final deverá ser anunciada em 23 de outubro, "Dia do Aviador".


07/09/2009 - IMPORTANTE - Mensagem divulgada pela assessoria da Presidência da República na tarde de hoje:

“Comunicado Conjunto: O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente Sarkozy decidiram fazer do Brasil e da França parceiros estratégicos também no domínio aeronáutico, onde ambos os países possuem vantagens importantes e complementares. Neste contexto, o Presidente francês comunicou ao Presidente brasileiro a intenção da França de adquirir uma dezena de unidades da futura aeronave de transporte militar KC-390, e manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento do programa desta aeronave. Por seu lado, levando em contra a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate.”

Nota do editor: Parece que finalmente temos um vencedor para o Projeto FX, agora F-X2, após mais de dez anos de estudos técnicos e diversos adiamentos. Mas a prudência manda que aguardemos o avanço das negociações e o anúncio oficial do Ministério da Defesa.


11/09/2009 - Nota do Ministério da Defesa - "A empresa francesa Dassault terá até o próximo dia 21 de setembro para formalizar junto à Força Aérea Brasileira uma nova proposta comercial para os caças Rafale que esteja compatível com os parâmetros referidos pelo presidente francês Nicolas Sarcozy. A data limite vale também para que as outras duas empresas concorrentes Boeing (F-18) e SAAB (Gripen NG) apresentem eventuais propostas que busquem equiparar-se à francesa. A expectativa da FAB é concluir o processo de análise técnica até o fim de outubro, para que as informações sejam entregues ao ministro da Defesa, que as conduzirá ao Presidente da República. Ao presidente caberá fazer a análise política e estratégica e tomar a decisão final."
21/09/2009 - Nota oficial - "O Comando da Aeronáutica informa que, por solicitação das empresas concorrentes, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 resolveu estender o prazo, até o dia 2 de outubro de 2009, para os três competidores (Boeing, Dassault e SAAB) apresentarem possíveis melhorias em suas ofertas para o processo de seleção dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira."

02/10/2009 - Nota oficial - "Em consonância com o cronograma do processo de seleção dos novos aviões de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), o Comando da Aeronáutica informa que, por meio da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2), recebeu das empresas participantes, listadas aqui em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), nesta sexta-feira, 2 de outubro, último prazo estabelecido, as propostas de melhorias de suas ofertas. A partir do recebimento desse material, que se somará ao já existente, a GPF-X2 e sua equipe, composta por mais de 60 especialistas em diversas áreas, procederá à elaboração do relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes, bem como a sua apresentação aos Oficiais Generais integrantes do Alto Comando da Aeronáutica. Após, o Comando da Aeronáutica o encaminhará, em data a ser definida, ao Ministério da Defesa."

05/01/2010 - Segundo o jornal "Folha de São Paulo" apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o Gripen NG em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet em segundo, cabendo ao Rafale a última colocação. O fator financeiro foi decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais. A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab teria oferecido o Gripen pela metade do preço do Rafale, algo na casa dos US$ 70 milhões. Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia, visto que o Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes. Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB: 1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula; 2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira, trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil e 3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios. O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.

05/01/2010 - Em Nota Oficial, a FAB esclarece que o relatório ainda não foi entregue ao Ministro da Defesa e ressalta que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.
04/02/2010 - Em nova reportagem do jornal "Folha de São Paulo", o governo brasileiro já teria decidido pelo caça francês Rafale, depois que a fabricante Dassault aceitou reduzir o preço o final do pacote de 36 aviões que serão adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo o jornal, a Dassault teria aceitado rever o preço das aeronaves, reduzindo de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões), depois de uma revisão concluída no último sábado, 30, quando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, passou por Paris na volta de uma viagem a Israel. A assessoria do Ministério da Defesa indicou, no entanto, que a decisão sobre a compra dos caças ainda não foi tomada.

03/03/2010 - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que vai se posicionar a respeito de qual proposta é a melhor para o Brasil na escolha do novo caça para renovar a frota nacional e que deve apresentar a proposta de compra dos caças ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 dias. O Conselho de Defesa Nacional, órgão consultivo do qual fazem parte os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, também dará uma opinião final sobre as propostas ao presidente Lula.

09/03/2010 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, em sua coluna semanal para os jornais, que a decisão sobre a compra dos caças ainda não foi tomada por causa da importância da escolha na capacidade de defesa. "A FAB já fez sua análise e pré-selecionou três modelos que atendem às suas necessidades técnicas. Agora é a hora de o governo fazer a análise estratégica, política e econômica para apontar qual proposta trará mais benefícios para a sociedade. Temos que ser muito cautelosos". Segundo o presidente, a escolha vai ser feita após "concluída a análise do Ministério de Defesa, de ouvir o Conselho de Defesa Nacional e considerando as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa. "Posso adiantar que a empresa a ser escolhida, seja qual for, terá que se comprometer com a transferência irrestrita de toda a tecnologia de ponta".

17/03/2010 - Após dois dias de reuniões em Brasília, o Alto Comando da Aeronáutica entregou hoje ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, um ofício-resposta em que diz que não é da competência da Força Aérea a decisão política de escolher o novo caça. Na mesma resposta, a FAB reitera que, nos aspectos operacionais e logísticos, os três modelos que participam da concorrência - Gripen, F-18 e Rafale - atendem à Aeronáutica. Dessa forma, a FAB endossa a possibilidade de o governo escolher o Rafale, da Dassault, mesmo sendo o mais caro dos três concorrentes. Tanto Lula quanto Jobim já disseram em público que a preferência é pelo caça francês porque a Dassault oferece o melhor pacote de transferência de tecnologia.




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#40320 Mensagem por cassiosemasas » Dom Mai 23, 2010 11:22 pm

midnight escreveu:
rcolistete escreveu: Pô, Carlos Mathias, não seja injusto. A Boeing está propondo participarmos ativamente na pesquisa de ponta necessária para resolver os problemas das asas do Super Hornet. Caso não dê certo, a Embraer ganharia ToT de wing drop e wing fences para seus aviões, não só militares como civis, putz, tecnologia de 1a do país que inventou o avião... Mas isso exige uma parceria longa com a Embraer, a Boeing deixou bem claro, pois ensinar como se projeta uma célula tão perfeita em aerodinâmica como o Super Hornet não é trivial, necessita de alguns anos de insistência para mostrar que o que a Embraer faz não é bem feito, sabe...

[]s, Roberto

Obs.: no tal seminário alguém poderia perguntar aos chefões da Boeing sobre "wing drop" e "wing fences", queria ver os caras ficarem vermelhos de raiva :twisted:



Existe controvérsia nisso, pois requisitamos que Alberto Santo Dumont tenha inventado o avião.




APOIADO!!!! :D :D :D :wink:




...
Responder