EDIT: Eu havia escrito aqui uma resposta muito sem paciência por conta de assuntos pessoais, e agora com a cabeça mais fria, achei melhor editar.Carlos Mathias escreveu:Kfir equivalente a SU-30 foi phoooooodaaaaaaa !!!!!!!!!![]()
Só imagino um Su-30 com 12 (8 BVR e 4 WVR IR) mísseis e tanque cheio.
Assim equipado estará pouco limitado em termos de desempenho, pois que a carga representada pelas armas é leve, tendo em conta a carga paga máxima, além de o arrasto aerodinâmico sem bem menor que tanques externos. O comb, que inicialmente seria um peso impeditivo/restritivo, assim que chegar em 70% do máximo, o caça tá liberado prá qualquer manobra e desempenho ideal, segundo ao fabricante.
Um Kfir.
Quantos tanques? Qual o alcance=persistência?
Quantos mísseis com tanques?
Quantas salvas? Quanto tempo de PC?
Se alijar os tanques, chega numa base ou precisa de REVO?
Vel máx com armas?
Qual a limitação para manobras com três tanques e 4 mísseis?
Sabe-se que toda a linha MIrage-III/Kfir é relativamente ruim de manobra, ou seja, mais dificuldade de manobrar para escapar dos tiros míssil do inimigo.
O que é engraçado é que nada que a Venezuela aprendeu nos anos azuis serve mais, esqueceram todas as táticas e técnicas de combate utilizadas nos Mirage-50 e F-16.![]()
Além disso, os russos não devem ensinar nada sobre combate BVR, porque eu só vejo falar de táticas perfeitas de um lado, o outro sempre, absolutamente sempre, é considerado o lado debilóide da guerra.![]()
E isso tudo porque o Sky é absolutamente isento, assim como eu sou.
CM, resumindo...em momento algum discuti super trunfo do Su-30 venezuelano, pelo contrário, atribui a mesma vantagem à ambos os lados. Não é necessário fazer nada além de ler o que escrevi..nem é nada em entrelinhas ou algo que mereça uma interpretação mais apurada.
Nada é tão certo assim no que tange a combates aéreos. Táticas existem em ambos os lados, e geralmente elas é quem decidem um combate aéreo. A vantagem de um caça como o Flanker pode desaparecer com a tática certa, assim como os Kfir podem não ter chance também se a tática certa for usada pela venezuela.
Acho que o que te incomoda é eu ter dito que ambos são equivalentes. Bom, o Kfir Colombiano especificamente e o Su-30 Venezuelano especificamente, são sim equivalentes e já expliquei acima. E não é super trunfo, não é "essas arminhas em um, mais essas arminhas em outro, e esse aviãozinho faz bum nesse aviãozinho", isso é perda de tempo. Essa equivalência se dá pelas características das missões que eles vão executar nas duas forças aéreas e pela eletrônica dos dois.Pilotos treinam, pessoas pensam e vivem disso, e se nós temos alguma idéia das qualidades e defeitos do Flanker, eles da FAC sabem muito mais sobre isso, e tenho certeza que sabem muito bem quais são as opções para melhor combater essa aeronave.
E o mesmo vale para o lado Venezuelano, eles sabem muito bem como é combater uma aeronave em Delta, e podem desenvolver tambem a melhor tática para um confronto.
Um abraço!