NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- tflash
- Sênior
- Mensagens: 5426
- Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
E no tempo da guerra colonial, companhia de comandos que não tivesse um morto nos treinos, não prestava.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
A Tropa é para Homens, não é para meninos. Mas casos de agressão sem mais nem menos não é correcto.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=913
Isto é interessante, mas duvido que irá acontecer, tendo em conta a conjuntura económica que se vive em Portugal.
Cumprimentos.
Isto é interessante, mas duvido que irá acontecer, tendo em conta a conjuntura económica que se vive em Portugal.
Cumprimentos.
Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
- tflash
- Sênior
- Mensagens: 5426
- Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
andei a googlar um bocado e achei isto...
22 Abril 2010 - 17h09
Para comprar mais 18 Leopard da última geração
Exército quer vender carros de combate antigos
O Exército pretende vender os antigos carros de combate M60, em serviço há quase 20 anos, para facilitar a compra de mais 18 modernos Leopard 2A6, a juntar aos dois esquadrões que estão na Brigada Mecanizada de Santa Margarida e esta quinta-feira se estrearam a fazer fogo real, numa demonstração integrada nos exercícios “Rosa Brava”, “Eficácia” e “Shama”.
"Para já, os M60 mantêm-se em operação, para que haja coerência na unidade, mas a nossa intenção é que sejam alienados para outros países", disse esta quinta-feira o general Pinto Ramalho, Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), adiantando que a verba resultante da venda dos actuais 60 M60 seria "uma boa ajuda" para a compra de mais 18 Leopard 2A6.
"Com mais um esquadrão Leopard, evitamos que haja duas linhas de manutenção e de fornecimento de materiais", explicou Pinto Ramalho, defendendo que "uma unidade coesa, com as mesmas características em termos de sistema de armas é muito mais fácil de manter e de instruir, permitindo até a permuta de guarnições".
O Exército investiu 80 milhões de euros na compra de em 37 carros de combate Leopard 2A6, que foram dois esquadrões e que começaram a ser entregues em Outubro de 2008. Os últimos chegaram em 2009 e as munições "mais recentemente".
Os militares que operam estes blindados de última geração estão ainda em formação e o objectivo é que o primeiro esquadrão esteja "treinado e apto a tirar partido da viatura" a tempo de participar no exercício Orion, no último trimestre do ano, explicou o general Pinto Ramalho.
Equipados com um motor V12 de 47 mil centímetros cúbicos de cilindrada e 1500 cavalos de potência, os novos Leopard 2A6 têm um perfil baixo (apenas três metros de altura), com um peso de 60 toneladas, estando dotados de um sistema de armas avançado, em que se destaca o canhão de 120mm/L50 de alma lisa.
Esta manhã, na carreira de tiro de Santa Margarida, os novos Leopard 2A6 participaram pela primeira vez numa sessão de fogo real, no âmbito dos exercícios "Rosa Brava", "Eficácia" e "Shama". Os exercícios envolveram todos os militares da Brigada Mecanizada de Santa Margarida e representam o culminar de "todo o ano de treinos". A demonstração incluiu o resgate de um ferido grave por um helicóptero Alloutte III da Força Aérea Portuguesa.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
Uma perguntinha, quem é que vai fazer as Honras Militares ao Papa, será que são os Lanceiros(PE)? ou os GNR?
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39508
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2851 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
Miguel Silva Machado escreveu:A revista mensal da força multinacional liderada pela NATO que actua no Kosovo, o KFOR Chronicle, acaba de publicar a sua edição de 30 de Abril de 2010, a qual dá grande destaque às forças portuguesas no Kosovo.
http://www.operacional.pt/portugueses-e ... or-kosovo/
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39508
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2851 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
O Estado português vai gastar perto de 900 mil euros num simulador para treino das tripulações dos novos carros de combate do Exército, os Leopard. De acordo com o Diário da República do dia 30 de Abril, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, adjudicou a "aquisição de um sistema de equipamento de treino vídeo para carros de combate Leopard 2A6, no valor global de 885 mil euros, montante este devidamente cabimentado conforme declarações de cabimento das quantias de 852 mil euros e de 200 mil euros, emitidas pelo Comando da Logística do Exército, de 23 de Fevereiro de 2010."
O sistema virtual servirá "para promover o treino dos membros da tripulação do CC Leopard II A6, reduzindo-se assim os custos", explicou ao PÚBLICO o Ministério da Defesa através do gabinete de comunicação do ministro. O simulador vai ser adquirido ao Estado holandês, que vendeu igualmente os 37 carros de combate que substituem os já obsoletos M60, de fabrico norte-americano.
Os Leopard são de desenho alemão, embora a Holanda os construa sob licença. São considerados dos sistemas de armas mais avançados do mundo. A compra destes carros de combate topo de gama terá custado ao Estado português cerca de 80 milhões de euros. Na altura da decisão da sua aquisição, o general Pinto Ramalho classificou o apetrechamento do Exército com estes tanques como um passo importante para uma "maior adequabilidade operacional no quadro da Nato", permitindo uma aproximação "aos exércitos de referência". Actualmente, 14 exércitos mundiais estão equipados com este tipo de carros de combate: Alemanha, Canadá, Espanha, Brasil, Holanda, Grécia, Áustria, Turquia, Chile, Finlândia, Noruega, Polónia, Singapura.
Portugal começou a receber os novos carros de combate em finais de 2008. No passado mês de Abril, durante o primeiro exercício de fogo real com estas novas armas, o chefe de Estado-Maior do Exército, general Pinto Ramalho, assumiu a intenção de adquirir mais 16 destes carros, por forma a permitir ao Exército a formação de três esquadrões com tanques de "última geração". O novo sistema de treino deverá estar operacional na Base de Santa Margarida - sede da Brigada Mecanizada - no terceiro quadrimestre de 2010. Neste negócio não houve contrapartidas ou qualquer participação de empresas portuguesas.
Segundo o DR, 850 mil euros servirão para pagar a aquisição do próprio equipamento. Os restantes 35 mil servirão para as "despesas necessárias com a formação e treino dos operadores do sistema a adquirir e respectiva manutenção". No mesmo despacho, o Ministério da Defesa anuncia que a compra se fará por ajuste directo, uma vez que "não se encontra sujeita à concorrência de mercado e, por conseguinte, de acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 5.º do Código de Contratos Públicos (CCP), a contratação está excluída da sujeição obrigatória aos tipos de procedimentos de contratação previstos na parte II da CCP".
Três esquadrões
Os chefes militares do Exército querem dispor de três esquadrões equipados com 55 carros de combate Leopard 2A6, dos quais já foram contratados 37, cuja entrega se processa desde finais de 2008. A aquisição dos restantes 18 poderia vir a ser financiada com a venda de 60 carros de combate M60. Esta venda poderá ser de difícil concretização. As FA admitiam receitas de 280 milhões de euros e só devem conseguir uma quantia rondando um terço daquele valor, devido aos constrangimentos da crise.
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/est ... es_1436745
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55274
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2755 vezes
- Agradeceram: 2436 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tvi24 ... -4071.html
Exército despede sem comprometer missões, diz ministro
Ministro da Defesa assegurou que a redução «não influencia compromissos internacionais» nem qualidade das missões
Por: Redacção /VG | 25-05-2010 15: 39
O Exército português vai reduzir anualmente 25 por cento dos efectivos até 2013 e poupar dezenas de milhões de euros, sem comprometer, no entanto, a qualidade das missões, escreve a Lusa.
«Até 2013 atingiremos um novo plafond e, no caso do exército, a aproximação a esse novo plafond faz-se a uma cadência de 25 por cento de redução por ano e em resultado disso estimamos uma poupança na ordem das várias dezenas de milhões de euros», afirmou o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva.
O governante justificou a redução de efectivos nas Forças Armadas com o processo de aceleração da consolidação orçamental em curso na União Europeia, mas assegurou que será cumprido o «princípio condutor» de que «as missões que é preciso realizar sejam cumpridas» e que as condições para o seu cumprimento «sejam satisfeitas».
«Nenhuma missão constitucional e legal atribuída às Forças Armadas é comprometida» com a redução que, para Augusto Santos Silva, «não influencia compromissos internacionais».
«A qualidade do desempenho há muito que não depende de uma relação directa e proporcional do número de efectivos» sustentou, com base na redução do número de militares que na década de sessenta ascendia a 150 mil homens, nos anos 90 desceu para 80 mil e actualmente se situa nos 40 mil.
«As missões que nós desempenhamos, quer do ponto de vista interno quer através das forças destacadas no quadro dos sistemas de alianças a que pertencemos (...) são hoje desempenhadas de forma mais eficiente e garantem uma projecção portuguesa no mundo superior aquela que tínhamos», concluiu.
Triste sina ter nascido português
- zawevo
- Intermediário
- Mensagens: 138
- Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 3:49 pm
- Localização: Queijas - Portugal
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
Ou os jornalistas não sabem escrever ou por aquilo que está escrito o pessoal do exército ficará próximo de zero.
Em números redondos será
25% x 4 anos = 100% de redução
Z
Em números redondos será
25% x 4 anos = 100% de redução
Z
"Never wrestle with a pig. You get dirty and besides the pig likes it".
George Bernard Shaw
George Bernard Shaw
-
- Sênior
- Mensagens: 880
- Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
O que eu entedi é que em 2013 o efetivo vai ser pouco superior a 42 % do efetivo atual.zawevo escreveu:Ou os jornalistas não sabem escrever ou por aquilo que está escrito o pessoal do exército ficará próximo de zero.
Em números redondos será
25% x 4 anos = 100% de redução
Z
Só não sei como com menos da metade do efetivo de hoje eles vão conseguir a mesma prontidão e a mesma capacidade de defesa.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55274
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2755 vezes
- Agradeceram: 2436 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
zawevo escreveu:Ou os jornalistas não sabem escrever ou por aquilo que está escrito o pessoal do exército ficará próximo de zero.
Em números redondos será
25% x 4 anos = 100% de redução
Z
Pensei o mesmo.
Mas como em 2013 seremos oficialmente apenas mais um "Lander" da Alemanha , a Bundeswher desloca para cá uma divisão...
A sério, se queriam cortar dinheiro era acabar com a missão no Afeganistão, um autêntico sorvedouro de dinheiro e uma inutilidade.
A Marinha teve de deixar de participar no SMNG-1 pela 1ª vez em 40 anos e tb abandonar o esforço de combate á pirataria, mas o exército continua a passear em kabul, a fazer escolta a mafiosos
Triste sina ter nascido português
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39508
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2851 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
O nosso contigente vai ser reduzido às equipas OMLT, os Comandos vão chuchar no dedo (os FDP)...P44 escreveu:zawevo escreveu:Ou os jornalistas não sabem escrever ou por aquilo que está escrito o pessoal do exército ficará próximo de zero.
Em números redondos será
25% x 4 anos = 100% de redução
Z
Pensei o mesmo.
Mas como em 2013 seremos oficialmente apenas mais um "Lander" da Alemanha , a Bundeswher desloca para cá uma divisão...
A sério, se queriam cortar dinheiro era acabar com a missão no Afeganistão, um autêntico sorvedouro de dinheiro e uma inutilidade.
A Marinha teve de deixar de participar no SMNG-1 pela 1ª vez em 40 anos e tb abandonar o esforço de combate á pirataria, mas o exército continua a passear em kabul, a fazer escolta a mafiosos
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55274
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2755 vezes
- Agradeceram: 2436 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39508
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2851 vezes
Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS
Meus caros antes de tudo, sim acabei de insultar os Comandos no texto acima, na verdade só ofendi os "Capos", não o Comando comum, que é um pobre coitado.
Como sabem fui ao Dia da Unidade na Casa-Mãe, falei com muita pessoal e todos os que sairam à pouco tempo ou que ainda lá estão disseram a mesma coisa, os Comandos mandam nisto e eles estão a fornicar-nos. Na prática os principais chefes no Exército são Comandos e por isso eles estão a ser beneficiados em tudo. Apesar disso os Comandos têm a 3.ª Companhia só no papel porque não há voluntários em quantidade suficiente. O mesmo se passa nos Páras, onde em cada missão é preciso ir buscar militares a todas as sub-unidades da BrigRR. Enfim, uma vergonha!
Quando eu andava na tropa ainda funcionava o SMO e nessa altura havia militares para todas as unidades, hoje em dia acabou-se com tudo o que se pudia acabar e que não era extritamente necessário para as missões (ex: Companha Anticarro Misseis, a Fanfarra dos Pára-quedistas que era a única que tinha gaita de foles Portuguesa, 3.º BIPara porque não havia militares para isso, etc).
Ao mesmo tempo que acabou-se com a obrigatoriedade diminui-se o tempo limite dos contractos, ou seja, fez-se o oposto do que se faz quando a tropa é profissional. O resultado é que os mais velhos com inúmeras missões em cima vão-se embora e quem tem que os substituir não existem.
A tropa está uma palhaçada!!!!!!!!!!!!!!
Pzito as equipas OMLT são as equipas para treino do Exército Afegão que tão bons resultados têm dado. Básicamente são todos oficiais e sargentos QP.
Como sabem fui ao Dia da Unidade na Casa-Mãe, falei com muita pessoal e todos os que sairam à pouco tempo ou que ainda lá estão disseram a mesma coisa, os Comandos mandam nisto e eles estão a fornicar-nos. Na prática os principais chefes no Exército são Comandos e por isso eles estão a ser beneficiados em tudo. Apesar disso os Comandos têm a 3.ª Companhia só no papel porque não há voluntários em quantidade suficiente. O mesmo se passa nos Páras, onde em cada missão é preciso ir buscar militares a todas as sub-unidades da BrigRR. Enfim, uma vergonha!
Quando eu andava na tropa ainda funcionava o SMO e nessa altura havia militares para todas as unidades, hoje em dia acabou-se com tudo o que se pudia acabar e que não era extritamente necessário para as missões (ex: Companha Anticarro Misseis, a Fanfarra dos Pára-quedistas que era a única que tinha gaita de foles Portuguesa, 3.º BIPara porque não havia militares para isso, etc).
Ao mesmo tempo que acabou-se com a obrigatoriedade diminui-se o tempo limite dos contractos, ou seja, fez-se o oposto do que se faz quando a tropa é profissional. O resultado é que os mais velhos com inúmeras missões em cima vão-se embora e quem tem que os substituir não existem.
A tropa está uma palhaçada!!!!!!!!!!!!!!
Pzito as equipas OMLT são as equipas para treino do Exército Afegão que tão bons resultados têm dado. Básicamente são todos oficiais e sargentos QP.