NOTÍCIAS
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Re: NOTÍCIAS
Está se fazendo.
Posso garantir
Não será o adequado mas será o possível.
Lógico, senta mais quem pode menos.
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Re: NOTÍCIAS
E deixando de lado a conversinha de comadres, vejam:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exi ... icia=20651
08/05/2010
Mauá produz peças para caça supersônico Por: Cinthia Isabel (cinthia@abcdmaior.com.br)
Imbrafiltro ganha novos ares com fabricação de peças para os primeiros caças suecos Gripen NG
Em Mauá, cerca de 500 trabalhadores se envolvem na produção de peças para um avião caça supersônico. A empresa é a Imbrafiltro, especializada em material de defesa e que atualmente produz as duas asas e a tampa do trem de pouso dos quatro primeiros protótipos do Gripen NG, que estão sendo montados na Suécia pela Saab. O modelo disputa a preferência do presidente Lula para ser o novo caça da FAB (Força Aérea Brasileira). Os outros dois concorrentes são o Rafale francês e o F-18 Hornet americano. O diretor presidente da Inbrafiltro, Jairo Cândido, falou com exclusividade com o ABCD MAIOR e garante que, se o governo brasileiro escolher o avião sueco para aparelhar a FAB, somente as instalações do grupo em Mauá serão ampliadas cinco vezes, colocando assim a Região definitivamente na era aeroespacial.
ABCD MAIOR – A ImbraAerospace, uma das unidades da Imbrafiltro, faz parte do Consórcio T1, da empresa sueca Saab, para fabricação de algumas peças para o caça Gripen NG. O senhor pode explicar melhor a participação do grupo neste processo?
JAIRO CÂNDIDO – A ImbraAerospace é responsável por todo material composto, desde sua fabricação até a parte de montagem, dentro do Consórcio T1. Produzimos as duas asas e as tampas do trem de pouso. Participamos de uma licitação que a Saab realizou no fim do ano passado. O processo de fabricação das peças seria feito no Brasil ou na Índia, e o grupo de cinco empresas brasileiras venceu a licitação. Estamos contratados para fazer quatro protótipos. Com isso, temos pessoas trabalhando na Suécia e no ABCD.
ABCDMAIOR – O que o Consórcio T1 agrega em conhecimentos ao grupo Imbrafiltro?
CÂNDIDO – Estamos absorvendo tecnologia de última geração, essas asas de material composto são feitas em carbono. O Gripen NG realmente fez com que o grupo mudasse de patamar tecnológico completamente. Neste aspecto já estamos bastante satisfeitos com o trabalho que está sendo feito e com o conhecimento adquirido. Se fecharmos negócios com a Suécia, naturalmente faremos instalações para uma série continuada. Neste momento estamos dando um salto tecnológico muito grande.
ABCD MAIOR – O que muda para o grupo Inbrafiltro a compra do caça Gripen NG pelo governo federal?
CÂNDIDO – A compra do caça sueco pelo governo brasileiro não muda só o contexto da nossa empresa, mas haverá uma transformação positiva em todo o País. Este avião tem um mercado potencial da ordem de 300 aeronaves, nos próximos 20 anos. Estamos falando em produzir no Brasil, somente dentro do Consórcio T1, algo em torno de US$ 7 milhões e fazer no Brasil teoricamente US$ 20 milhões. Mas isso envolveria ações da Embraer, que também fabricará outros componentes para o caça. Você pode imaginar o que isso representa, a diferença é brutal.
ABCD MAIOR – A compra do Gripen NG pelo Brasil pode impulsionar outros mercados?
CÂNDIDO – Esperamos deixar de ter apenas quatro protótipos, para atingir 300. Todo empresário que investe faz uma análise do mercado potencial. Existe um pacote que é a possível venda do Gripen NG para Noruega, a própria Suécia, Kuait e Índia, além de uma série de outros pedidos. Sabemos que este avião é o escolhido pelos técnicos da FAB, pela maior performance, melhor custo operacional e ser mais barato.
ABCD MAIOR – Em algumas ocasiões o presidente Lula e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, se manifestaram a favor do Rafale. Qual avaliação que o senhor pode fazer sobre essa possível escolha?
CÂNDIDO – Se o governo optar por outro caça não teremos os mesmos benefícios. O Rafale, por exemplo, já é um avião pronto e não foi vendido em nenhum lugar do mundo até hoje, sendo que é uma aeronave que está no mercado há mais de 15 anos. Creio que se a escolha for feita pelo caça francês, pode até haver transferência de conhecimento ao Brasil, mas não para aplicar na produção de aeronaves dentro de um pacote tecnológico. O Gripen NG terá transferência de tecnologia e todo um mercado em potencial. Este é o grande ganho dos suecos.
ABCD MAIOR – Em sua opinião, a transferência de tecnologia será a mesma se o Brasil comprar o caça F-18, da americana Boeing, ou o avião Rafale, da francesa Dassault?
CÂNDIDO – Para estas duas aeronaves que estão em licitação, tudo o que a gente possa fazer está limitado à compra de 36 caças. São aviões que atuam em um mercado que já é ocupado por outros supridores e não seremos nós os fornecedores da linha de produção. A oportunidade que temos na aeronave sueca é sermos fabricantes dessas peças no Brasil, e o que fizermos aqui não será realizado em nenhum outro lugar do mundo. Essa é a posição do pacote sueco e do ponto de vista industrial é extremamente importante e atrativo. A diferença é passar de uma planta hoje de US$ 40 milhões, para um arranjo de US$ 200 milhões.
ABCD MAIOR – O senhor pode falar um pouco sobre as atividades do grupo Inbrafiltro tanto na Região quanto no País?
CÂNDIDO – A Inbrafiltro é um grupo de cinco empresas, todas elas voltadas para fabricação de material de defesa ou temas correlatos da defesa. Todas as unidades estão localizadas na cidade de Mauá. Vamos comemorar, em junho, 31 anos de existência, portanto é um dos grupos mais antigos ligados a este setor. Ligados basicamente ao tema de proteção à vida, fabricamos coletes, capacetes, escudos, blindagem de veículos de passeio e fazemos a porta blindada de aviões da Embraer, dentre outros. Para isso, contamos com uma equipe de 500 funcionários.
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exi ... icia=20651
08/05/2010
Mauá produz peças para caça supersônico Por: Cinthia Isabel (cinthia@abcdmaior.com.br)
Imbrafiltro ganha novos ares com fabricação de peças para os primeiros caças suecos Gripen NG
Em Mauá, cerca de 500 trabalhadores se envolvem na produção de peças para um avião caça supersônico. A empresa é a Imbrafiltro, especializada em material de defesa e que atualmente produz as duas asas e a tampa do trem de pouso dos quatro primeiros protótipos do Gripen NG, que estão sendo montados na Suécia pela Saab. O modelo disputa a preferência do presidente Lula para ser o novo caça da FAB (Força Aérea Brasileira). Os outros dois concorrentes são o Rafale francês e o F-18 Hornet americano. O diretor presidente da Inbrafiltro, Jairo Cândido, falou com exclusividade com o ABCD MAIOR e garante que, se o governo brasileiro escolher o avião sueco para aparelhar a FAB, somente as instalações do grupo em Mauá serão ampliadas cinco vezes, colocando assim a Região definitivamente na era aeroespacial.
ABCD MAIOR – A ImbraAerospace, uma das unidades da Imbrafiltro, faz parte do Consórcio T1, da empresa sueca Saab, para fabricação de algumas peças para o caça Gripen NG. O senhor pode explicar melhor a participação do grupo neste processo?
JAIRO CÂNDIDO – A ImbraAerospace é responsável por todo material composto, desde sua fabricação até a parte de montagem, dentro do Consórcio T1. Produzimos as duas asas e as tampas do trem de pouso. Participamos de uma licitação que a Saab realizou no fim do ano passado. O processo de fabricação das peças seria feito no Brasil ou na Índia, e o grupo de cinco empresas brasileiras venceu a licitação. Estamos contratados para fazer quatro protótipos. Com isso, temos pessoas trabalhando na Suécia e no ABCD.
ABCDMAIOR – O que o Consórcio T1 agrega em conhecimentos ao grupo Imbrafiltro?
CÂNDIDO – Estamos absorvendo tecnologia de última geração, essas asas de material composto são feitas em carbono. O Gripen NG realmente fez com que o grupo mudasse de patamar tecnológico completamente. Neste aspecto já estamos bastante satisfeitos com o trabalho que está sendo feito e com o conhecimento adquirido. Se fecharmos negócios com a Suécia, naturalmente faremos instalações para uma série continuada. Neste momento estamos dando um salto tecnológico muito grande.
ABCD MAIOR – O que muda para o grupo Inbrafiltro a compra do caça Gripen NG pelo governo federal?
CÂNDIDO – A compra do caça sueco pelo governo brasileiro não muda só o contexto da nossa empresa, mas haverá uma transformação positiva em todo o País. Este avião tem um mercado potencial da ordem de 300 aeronaves, nos próximos 20 anos. Estamos falando em produzir no Brasil, somente dentro do Consórcio T1, algo em torno de US$ 7 milhões e fazer no Brasil teoricamente US$ 20 milhões. Mas isso envolveria ações da Embraer, que também fabricará outros componentes para o caça. Você pode imaginar o que isso representa, a diferença é brutal.
ABCD MAIOR – A compra do Gripen NG pelo Brasil pode impulsionar outros mercados?
CÂNDIDO – Esperamos deixar de ter apenas quatro protótipos, para atingir 300. Todo empresário que investe faz uma análise do mercado potencial. Existe um pacote que é a possível venda do Gripen NG para Noruega, a própria Suécia, Kuait e Índia, além de uma série de outros pedidos. Sabemos que este avião é o escolhido pelos técnicos da FAB, pela maior performance, melhor custo operacional e ser mais barato.
ABCD MAIOR – Em algumas ocasiões o presidente Lula e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, se manifestaram a favor do Rafale. Qual avaliação que o senhor pode fazer sobre essa possível escolha?
CÂNDIDO – Se o governo optar por outro caça não teremos os mesmos benefícios. O Rafale, por exemplo, já é um avião pronto e não foi vendido em nenhum lugar do mundo até hoje, sendo que é uma aeronave que está no mercado há mais de 15 anos. Creio que se a escolha for feita pelo caça francês, pode até haver transferência de conhecimento ao Brasil, mas não para aplicar na produção de aeronaves dentro de um pacote tecnológico. O Gripen NG terá transferência de tecnologia e todo um mercado em potencial. Este é o grande ganho dos suecos.
ABCD MAIOR – Em sua opinião, a transferência de tecnologia será a mesma se o Brasil comprar o caça F-18, da americana Boeing, ou o avião Rafale, da francesa Dassault?
CÂNDIDO – Para estas duas aeronaves que estão em licitação, tudo o que a gente possa fazer está limitado à compra de 36 caças. São aviões que atuam em um mercado que já é ocupado por outros supridores e não seremos nós os fornecedores da linha de produção. A oportunidade que temos na aeronave sueca é sermos fabricantes dessas peças no Brasil, e o que fizermos aqui não será realizado em nenhum outro lugar do mundo. Essa é a posição do pacote sueco e do ponto de vista industrial é extremamente importante e atrativo. A diferença é passar de uma planta hoje de US$ 40 milhões, para um arranjo de US$ 200 milhões.
ABCD MAIOR – O senhor pode falar um pouco sobre as atividades do grupo Inbrafiltro tanto na Região quanto no País?
CÂNDIDO – A Inbrafiltro é um grupo de cinco empresas, todas elas voltadas para fabricação de material de defesa ou temas correlatos da defesa. Todas as unidades estão localizadas na cidade de Mauá. Vamos comemorar, em junho, 31 anos de existência, portanto é um dos grupos mais antigos ligados a este setor. Ligados basicamente ao tema de proteção à vida, fabricamos coletes, capacetes, escudos, blindagem de veículos de passeio e fazemos a porta blindada de aviões da Embraer, dentre outros. Para isso, contamos com uma equipe de 500 funcionários.
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Re: NOTÍCIAS
Não foi com intuíto de ofender. Desculpe se essa foi sua interpretação. No entanto, ficar debatendo sobre ofertas a outros países, quando na verdade o que interessa é saber o que nos foi oferecido (e não sabemos), é querar forçar para justificar sua argumentação. Quando um debate descamba para o "achismo", sempre dá margem para este tipo de interpretação e não é interessante para nenhuma das partes, por isso disse que só voltaria a debater se você pudesse apresentar argumentação baseada em fatos e não em especulação. Pelo menos eu apresentei um trecho de um texto onde a MB esclarece o motivo da desqualificação da proposta russa dos subs e existem Notas Oficiais da FAB e do MD afirmando o mesmo com relação ao FX-2. Portanto, esperava que pudesse fazer o mesmo para contra-argumentar. Simples assim!Carlos Mathias escreveu:Sou eu que não entendi... Sei.a opção que melhor lhe conforta
falta de argumentação consistente da sua parte
provar o que você falou é algo difícil de fazer, ou seja, provar o que não existe
Eu é que sou o fraco de argumento e apelo para a ofensa pessoal... Sei.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Re: NOTÍCIAS
Rebola Jairo Cândido! Essa já era.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Skyway
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Re: NOTÍCIAS
Site Defesa Brasil - Notícias do dia 11/05/2010
AEL já desenvolve para FAB veículo aéreo não tripulado - http://tinyurl.com/24hgb9l
FAB inicia teste com aeronave não tripulada para vigiar fronteira - http://tinyurl.com/24qzdqn
Equipes mais perto de achar destroços - http://tinyurl.com/244xcce
Sobrevoo - http://tinyurl.com/2b5cp6j
Sigilo, a regra do negócio - http://tinyurl.com/24cmmku
Bom dia a todos!
AEL já desenvolve para FAB veículo aéreo não tripulado - http://tinyurl.com/24hgb9l
FAB inicia teste com aeronave não tripulada para vigiar fronteira - http://tinyurl.com/24qzdqn
Equipes mais perto de achar destroços - http://tinyurl.com/244xcce
Sobrevoo - http://tinyurl.com/2b5cp6j
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- FCarvalho
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Re: NOTÍCIAS
Sobrevoo - http://tinyurl.com/2b5cp6j
Com esta informação, voltamos a premissa básica de que uma aviação de caça não se cria sem uma boa estrutura logistica por trás.
Resta-nos saber até onde a FAB quer evoluir em materia de estrutura de defesa aérea, o que pra mim, ainda é uma incógnita, para sabermos como ficará a situação da aviação de transporte.
abraços
Com esta informação, voltamos a premissa básica de que uma aviação de caça não se cria sem uma boa estrutura logistica por trás.
Resta-nos saber até onde a FAB quer evoluir em materia de estrutura de defesa aérea, o que pra mim, ainda é uma incógnita, para sabermos como ficará a situação da aviação de transporte.
abraços
Carpe Diem
Re: NOTÍCIAS
Sei.Não foi com intuíto de ofender.
Posta prá gente então as outras propostas entregues ao GF, por favor. As oficiais, as que você segue.Desculpe se essa foi sua interpretação. No entanto, ficar debatendo sobre ofertas a outros países, quando na verdade o que interessa é saber o que nos foi oferecido (e não sabemos), é querar forçar para justificar sua argumentação.
O que te pedi acima vai esclarecer de uma vez por todas as dúvidas de todos, ou seja, as ofertas oficiais dos fabricantes.Quando um debate descamba para o "achismo", sempre dá margem para este tipo de interpretação e não é interessante para nenhuma das partes, por isso disse que só voltaria a debater se você pudesse apresentar argumentação baseada em fatos e não em especulação
"Simples assim". Sei.Pelo menos eu apresentei um trecho de um texto onde a MB esclarece o motivo da desqualificação da proposta russa dos subs e existem Notas Oficiais da FAB e do MD afirmando o mesmo com relação ao FX-2. Portanto, esperava que pudesse fazer o mesmo para contra-argumentar. Simples assim!
Então o FX-1 foi cancelado prá dar comida para as criancinhas, não é isso?
E olha só, um debate não "descamba pro achismo" necessariamente, ele toma outros rumos, as pessoas usam seu conhecimento e poder de dedução/raciocínio, informações de bastidores, informações não públicas, informações que politicamente poderiam se desgastantes, etc, etc, etc.
Mas como disse antes, vai da capacidade interpretativa (no seu mais amplo sentido) de cada um.
Abraços!
- Penguin
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Re: NOTÍCIAS
Boeing apresenta demonstrador do Phantom Ray
11 de maio de 2010, em Indústria Aeroespacial, Sistemas de Armas, UCAV, VANT, por Nunão
http://www.aereo.jor.br/2010/05/11/boei ... antom-ray/
Sistema aéreo não tripulado é um desenvolvimento do X-45C
Nesta segunda-feira, 10 de maio, a Boeing apresentou o sistema aéreo não tripulado (unmanned airborne system – UAS) Phantom Ray. Trata-se de uma plataforma de testes para tecnologias avançadas. Segundo a empresa, os testes de táxi deverão começar em meados do ano, e o primeiro voo está agendado para dezembro, aproximadamente dois anos após o início do projeto. Após o primeiro voo, deverão ocorrer mais nove ao longo de seis meses.
O Phantom Ray está sendo desenvolvido para missões que podem incluir inteligência, vigilância, reconhecimento, supressão de defesas aéreas inimigas, ataque eletrônico, ataque e reabastecimento aéreo autônomo.
Desenvolvido a partir do programa X-45C, o Phantom Ray é um dos diversos programas da divisão Phantom Works da Boeing Defense, Space & Security. Fornecedores-chave do programa incluem a General Electric-Aviation (propulsão e distribuição de energia), Honeywell (sistema de freios), Woodward-HRT (sistema de atuadores do controle de voo), Crane Hydro-Aire (controles de freios) e Heroux-Devtek (trem de pouso).
Com 50 pés de envergadura e 36 feet de comprimento (aproximadamente 15,24 x 10,97 metros), a aeronave não tripulada tem um porte equivalente ao de um caça.
FONTE / FOTOS: Boeing
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- soultrain
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Re: NOTÍCIAS
Só queria destacar a seguinte frase:
Este avião tem um mercado potencial da ordem de 300 aeronaves, nos próximos 20 anos
A falar do Gripen NG...
Isto quer dizer que quem diz isto afirma que o projecto é a partida um fiasco. Um caça ter um mercado de 300 potenciais ordens em 20 anos é um fiasco completo. Potenciais, lembrem-se!
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Este avião tem um mercado potencial da ordem de 300 aeronaves, nos próximos 20 anos
A falar do Gripen NG...
Isto quer dizer que quem diz isto afirma que o projecto é a partida um fiasco. Um caça ter um mercado de 300 potenciais ordens em 20 anos é um fiasco completo. Potenciais, lembrem-se!
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Juliano Lisboa
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Re: NOTÍCIAS
soultrain escreveu:Só queria destacar a seguinte frase:
Este avião tem um mercado potencial da ordem de 300 aeronaves, nos próximos 20 anos
A falar do Gripen NG...
Isto quer dizer que quem diz isto afirma que o projecto é a partida um fiasco. Um caça ter um mercado de 300 potenciais ordens em 20 anos é um fiasco completo. Potenciais, lembrem-se!
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Engraçado, o Rafale não tem a previsão de 294 só para a França? Como as coisas mudam. Dois pesos e duas medidas.
- soultrain
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- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: NOTÍCIAS
Juliano, os 294 não são potencial, são encomendas (180 firmes, as restantes esperadas). o potencial de vendas do Rafale é muito maior.Juliano Lisboa escreveu:soultrain escreveu:Só queria destacar a seguinte frase:
Este avião tem um mercado potencial da ordem de 300 aeronaves, nos próximos 20 anos
A falar do Gripen NG...
Isto quer dizer que quem diz isto afirma que o projecto é a partida um fiasco. Um caça ter um mercado de 300 potenciais ordens em 20 anos é um fiasco completo. Potenciais, lembrem-se!
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Engraçado, o Rafale não tem a previsão de 294 só para a França? Como as coisas mudam. Dois pesos e duas medidas.
Esse sempre foi um defeito que apontei ao SH e ao Rafale, a falta de números expressivos em operação por diferentes clientes. Mas se tivessem um potencial de venda de apenas 300 unidades, nem valeria a pena arrancar com os projectos, podiam fechar a loja.
Com um mercado potencial de 300 aeronaves, se a taxa de sucesso for 50% ( é uma taxa de sucesso muito elevada, mas vamos ficar com ela) dá 150 unidades a voar!!!! Acha que é um sucesso, ou um rotundo fracasso?
Isto tudo em 20 ANOS!!!!
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