Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18582
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4516 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 06, 2010 3:19 pm

Guerra escreveu:
knigh7 escreveu:Aproveitando então, Guerra:

Na sua opinião, como deveria ser armado um pelotão de Infantaria Aerostransportado e o Motorizado (fut. Mecanizado) do EB? (vamos tirar a Infantaria de Selva).

Nós temos uma boa base que é a infantaria leve e a infantaria blindada. A mecanizada, por enquanto deveria seguir a blindada e o restante a infantaria leve.
O problema é que sem material a coisa não se desenrola. Teria que colocar no terreno e ver as possibilidades. Mas tem coisa que não tem como fugir. Um fuzil moderno e mais compacto, um lança granda, uma metralhadora em cada esquadra. Isso não vai ter como fugir.

Uma coisa que já vi escrito e já ouvir falar é em colocar duas MTR 7,62 no pelotão mecanizado. Parece ser uma boa idéia.
Guerrra,

Vc mencionou a Inf Leve e a Blinfada como base. Atualmente, quais equipamentos, a nível de Pelotão e GC que eles se utilizam?




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4517 Mensagem por Guerra » Sex Mai 07, 2010 11:25 am

knigh7 escreveu:Guerrra,

Vc mencionou a Inf Leve e a Blinfada como base. Atualmente, quais equipamentos, a nível de Pelotão e GC que eles se utilizam?
O Padrão EB: FAL, FAP, AT4 e mtr MAG. A diferença esta na organização.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4518 Mensagem por Guerra » Sex Mai 07, 2010 11:27 am

Túlio escreveu:Que eu saiba, o Pelotão tem quatro GCs de nove Soldados. Que tale centrar o GC ao redor da metralhadora, como faziam os Alemães? Não seria uma idéia buena em termos de guerra à ianque (em ambiente urbano e contra civis) mas num TO de verdade, Exército x Exército, seria um baita aumento de poder de fogo, particularmente se cada GC tivesse um Fuzileiro com um M203 ou equivalente (à exceção do GC do CMT, que teria duas duplas de Caçadores em lugar de quatro fuzileiros). Os Fuzileiros usando 5,56 e os Caçadores e Metralhadores usando 7,62, sendo todo o Pelotão encarregado de conduzir munição extra para as metralhadoras. Achei muito tri aquele post do Clermont, o volume de fogo é brutal e os Caçadores lhe acrescentam precisão pontual, aumentando as capacidade contra as metralhadoras inimigas e acrescentando alguma defesa contra Snipers inimigos... :wink:
Com as MTr 7,62 nos GC?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#4519 Mensagem por Túlio » Sex Mai 07, 2010 11:30 am

Isso, uma por GC. :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2477
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4520 Mensagem por zela » Sex Mai 07, 2010 3:15 pm

Interessante essa discussão...então atualmente o GC do EB é composto de FAL + FAP + MAG + AT4??




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8756
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4521 Mensagem por prp » Sex Mai 07, 2010 3:33 pm

zela escreveu:Interessante essa discussão...então atualmente o GC do EB é composto de FAL + FAP + MAG + AT4??
Guerra, me corrige se estiver errado.
Acho que a MAG, bem como os morteiros e .50 fica no Pelotão de Apoio. No GC é só FAL e FAP.




Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

Re: Novo Fuzil para o EB

#4522 Mensagem por midnight » Sex Mai 07, 2010 6:57 pm

Estive lendo à respeito de fuzi´s e achei isto e achei interessante os tipos de camuflagem.
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/duracoat-camopattern.jpg




Imagem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4523 Mensagem por Guerra » Sáb Mai 08, 2010 8:48 am

prp escreveu:
zela escreveu:Interessante essa discussão...então atualmente o GC do EB é composto de FAL + FAP + MAG + AT4??
Guerra, me corrige se estiver errado.
Acho que a MAG, bem como os morteiros e .50 fica no Pelotão de Apoio. No GC é só FAL e FAP.
Mais ou menos isso, Zela. A Mag ficava no pelotão de apoio agora fica nos pelotões no lugar dos MRT 60. As .50 é uma por GC blindado (a do M 113). Se não me falaha a memória tem uma (ou duas) .50 nos Btl leves nas companhias de comando.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4524 Mensagem por Guerra » Sáb Mai 08, 2010 9:12 am

Túlio escreveu:Isso, uma por GC. :wink:

Existe uma formação do pelotão americano para selva que a metralhadora vai no centro do pelotão.

Quanto a idéia, se o calibre do fuzil for 7,62 acho que é viavel.
Eu prefiro o Gc com um calibre menor, duas metralhadoras (ou uma mtr e um FM) mesmo com uma cadência mais baixa. E uma MAG no pelotão.

Pelotão para mim é tiro direto. MRT esta fora de questão. Lança-granada só uma opção a mais para o GC. O negocio é uma grande volume de fogos pelas Mtr/FM e tiros precisos de fuzis a curta distancia, mais tiros de lança-rojão.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2477
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4525 Mensagem por zela » Sáb Mai 08, 2010 11:38 am

Então o ideal seria 2 MINIMI por GC e uma MAG por pelotão, por exemplo? Fora o lança rojão e o lança granadas?




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4526 Mensagem por Moccelin » Sáb Mai 08, 2010 2:11 pm

O interessante é que não há a necessidade do operador do lança rojão ou do lança granada ser exclusivo... Hoje em dia os dois podem ser, além de operadores desses sistemas, fuzileiros normais.

Por exemplo, uma metralhadora leve (fuzil metralhador) por Esquadra (o que daria 2 por GC), mais um fuzil com lança-granada por esquadra, ou então um lança-granada revólver e um fuzil mais curto (pra reduzir o peso), e os auxiliares desses dois já fazem parte do grupo de fuzileiros que os respectivos comandantes usariam pra manobrar, já que ambas as armas podem ser operadas sem tanto apoio (diferente de uma MAG, que precisa dos dois para poder operar a contento.

Mas pegando um pelotão, minha idéia seria mais ou menos assim:

Cmt GC - Fz Curto
Op Radio GC - Fz Curto

SCmt GC + Cmt GA - Fz Curto
Fuzileiro - Fuzil Std

GA
Atirador MAG - MAG
Aux MAG - Fz Curto e Munição
DesigMark - Fz Longo
Aux DM - Fz Std

GC1
Sqd A
Cmt GC - Fz Std
Metralhador - Fz Mtr ou Minimi
Granadeiro - Fz Curto + LG (ou Fz Std c/ LG)
Fuzileiro - Fz Std

Sqd B
Fuzileiro (Cmt Esquadra) - Fz Std
Metralhador - Fz Mtr ou Minimi
Granadeiro - Fz Curto + LG (ou Fz Std c/ LG)
Fuzileiro - Fz Std

GC2 Idem ao GC1
GC3 Idem ao GC1

Isso daria ao Pelotão um total de 32 soldados, sendo 3 GC com 8 mais 8 na "cabeça".

E pra aumentar daria pra colocar mais um Fuzileiro com o Cmt do Pel, um com o SCmt do Pel, somando assim 10 no comando e um Fuzileiro em cada Esquadra, o que daria também 10 nos GCs, e no total 40 no Pelotão.

Em qualquer uma das opções (Pelotão com 32 ou 40) o poder de fogo ficaria grandinho, com 1 MAG e 3 FzMtr (ou Minimi e similares), mais 3 lança-granadas, mais um atirador de elite, sendo que fogo de precisão teria aos montes também, já que os granadeiros sempre seriam fuzileiros (mesmo que com fuzil curto e lança granadas dedicado), além de ter o DM pra silenciar uma metralhadora ou algo parecido.

Pra mim a opção de 32 (3 GC com 8 mais o "Comando" com 8) seria bem interessante, já que em caso de necessidade (e caso a operação não permita seu uso) o SCmt do Pel e seu dupla poderiam descer pra um GC (assumindo o seu comando) e o DM e seu ajudante pra um segundo GC, reforçando-o, ficando 2 GC com 10 elementos, um com 8 e o o Cmt do Pelotão ficaria com o seu radio-operador e a dupla da MAG.

Se o fuzil fosse um SCAR da vida a coisa melhoraria ainda mais, já que o DM poderia ter um cano curto na mochila pra esse tipo de necessidade, e o próprio auxiliar do DM poderia também ser um atirador de elite (com um cano longo e um curto na mochila), o que deixaria o Pelotão ainda mais polivalente, já que em campo aberto seriam dois atiradores de elite.

Enfim, dependendo do fuzil escolhido a coisa realmente poderia ficar interessante, já que o Pelotão poderia variar de 2 Snipers, uma MAG, 3 Fz Mtr e 3 Lança Granadas, mais 23 fuzis, até 1 Mag e 31 fuzis (se a opção fosse por um fuzil metralhador, que é conversível a fuzileiro comum bastando tirar o BMag e colocar um carregador comum)!

Não coloquei os lança-rojão porque esses estariam nas costas dos Fuzileiros, ou quem sabe nos Cmts das Esquadras.

Já no nível SU a coisa é mais complexa e não vou entrar em detalhes aqui, mas no geral seriam mais 2 MAG (4 homens), dois Canhões SR (4 homens), 2 morteiros (6 homens) uma dupla (ou duas duplas) de atiradores de elite (com "perna" mais longa que os DM), além do radio-operador da Cia, o SCmt Cia (Cmt desse apoio de fogo todo) e o Comandante da Cia em sí... Só até aqui são 21 ou 19 homens, que poderiam somar 24 ou 32 (3 ou 4 grupos de 8 homens) com alguns granadeiros, Fuzileiros, Metralhadores leves, mais uma MAG ou algo assim.

Isso daria uma Cia de aproximadamente 128 homens, o que não foge do tamanho atual... O que aumentaria é o poder dessa Cia, além do custo, obviamente, mas seria uma Sub Unidade altamente polivalente e relativamente leve, que poderia ter o seu quipamento básico reduzido a poucos tipos de armamento, já que o DM, o Fuzileiro, o Granadeiro e o Fuzil Metralhador poderiam ser da mesma família, já que praticamente todas as novas famílias de fuzil possuem versões curta, std, longa, além de versões Fz Metralhador (culpa do projeto IAR do USMC).




The cake is a lie...
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Novo Fuzil para o EB

#4527 Mensagem por Vitor » Sáb Mai 08, 2010 2:43 pm

O cara sabe dormar o coice da FAL como ngm.



E o tiozinho tb!





NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18582
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4528 Mensagem por knigh7 » Sáb Mai 08, 2010 2:54 pm

Guerra escreveu:
prp escreveu: Guerra, me corrige se estiver errado.
Acho que a MAG, bem como os morteiros e .50 fica no Pelotão de Apoio. No GC é só FAL e FAP.
Mais ou menos isso, Zela. A Mag ficava no pelotão de apoio agora fica nos pelotões no lugar dos MRT 60. As .50 é uma por GC blindado (a do M 113). Se não me falaha a memória tem uma (ou duas) .50 nos Btl leves nas companhias de comando.
Guerra,

E é também 1 MAG por pelotão na Inf. de Selva? Aliás, como uma Cia de Selva é armado atualmente?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4529 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 09, 2010 11:21 pm

Pessoas. O fuzil na minha assinatura é o FN SCAR 16S, versão civil do SCAR 16. As principais diferenças é a falta do regime automático e o cano de 16 polegadas. Uma versão do SCAR que gostaria para o EB ficaria parecendo com essa, por causa do cano maior. E um acabamento verde, no lugar desse bege. Ficaria tri!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#4530 Mensagem por Guerra » Seg Mai 10, 2010 9:19 am

Vitor escreveu:O cara sabe dormar o coice da FAL como ngm.



E o tiozinho tb!

O FAL só tem recuo se vc der um tiro apenas. Um fuzil regulado dando varios tiros seguidos não tem recuo.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder