Os contratos com a China e a Índia são fatos passados.
Claro, a Índia assinou ano passado o PAK, o mesmo que FAB jogou no lixo. Mas realmente é passado, aliás, quando eu acabar de digitar a última letra, será passado.
Além do mais, o fato da Rússia ter agido assim com estes países não implica que automaticamente tenham que agir da mesma forma conosco.
Mas eles não vieram aqui no
automático, tinha contrato sendo negociado pelo Mangabeira Unger, conheces?
Afinal, são outros tempos e a política deles pode muito bem ter mudado (e tudo indica que mudou). Se fosse assim tão simples quanto se comenta, a China não se daria ao trabalho de hackear sistemas do Su-27 (essa notícia já foi postada no DB).
Quem disse que é simples?
Veja que a Suécia toda poderosa tá ralando prá fazer um caça um pouco maior que um treinador, quanto mais contratos de ToTs dessa magnitude!
A China piratear produtos é um fato mundialmente conhecido, mas devemos nos agarrar justamente neste exemplo errado pro Brasil agir? E olha que mesmo assim fabricaram localmente acho que duas centenas de SU-27!
Duzentos, não são trinta e seis prateleiradas, foram fabricados.
Vamos então nos basear sempre no que dá errado, né? Sei ...
Tipo assim... TP-2000 !!!!!
Aaaaah rapá, tái o gostinho pelo gripen...
Acredito que a Rússia tenha mudado de política depois de ver que seu principal parceiro, a China, está prestes a se tornar seu principal concorrente. Não demora muito e a China vai passar a oferecer suas "cópias piratas" do Su-27 nos mercados cativos da Rússia. O que antes era uma solução está se tornando um problema. Logo, por que dar continuidade? Por que repassar tecnológias a outros países, como o Brasil, e ter que dividir mercado no futuro? A Rússia não precisa do Brasil. Primeiro porque pouco temos a oferecer a eles em troca. Segundo, não seriamos vitrine para novos mercados. América do Sul? Quem mais vai comprar o Su-3X? África e Ásia? Eles já estão com os dois pés lá faz tempo.
Olha, eu ia repartir, mas vou tentar falar disso tudo de uma vez só.
As perguntas dos porque dos repasses de tecnologias servem prá todos. E ainda há a contrapartida de interesses que não devemos esquecer.
Com todo este desdém que você diz que a Rússia tem para com o Brasil, esse paiseco comparável talvez à.... Hmmmm ... A Suécia, por exemplo,
em termos de importância estratégica, energética, comercial, e etc, mesmo assim temos a única oficina de Mi-35 fora da Rússia e vamos manutenir os helis do Chávez, e isso por míseros 12 helis. Ou seja, mesmo nos desprezando a Rússia colocará os helis do Chávez nas nossas mãos.
É ou não uma opção clara sobre a preferência?
Seria feito o mesmo em relação aos SU-27 da região (que já são 24), seriam manutenidos aqui.
Já dos F-18E vamos poder manutenir os ... Da Austrália, talvez? É logo ali, pertinho.
Os Gripen-NG da Suécia seriam manutenidos aqui talvez então, afinal eles estão precisando exportar empregos e renda, né não?
Enfim, quem quer ver o Brasil como o cocô do mundo não enxerga nossa importância estratégica e pensa em nos manter sempre como cachorrinhos abanando o rabo, nos relacionando sempre com as "potências" de meia tijela.
Esquecem-se que fazemos parte dos BRICs ("s" de plural, e não de Suécia) hoje, agora, e vamos continuar a crescer de importância neste bloco e mundialmente.
Em menos de uma década seremos a 5º economia do globo.
E a Rússia não tem interesse em ter o Brasil como parceiro estratégico???????? É isso mesmo???????
Eles só queriam vender e pronto. Não é a Rosoboronextport a estatal responsável pela venda de armas? Então, por que teriam uma postura diferente com a FAB e com a MB? Agiram da mesma forma nos Subs e no FX-2. Não entenderam quais são os nossos interesses ou não quiseram entender. O MD, a FAB e a MB afirmaram que eles não queriam transferir tecnologia e não houve negativa da parte deles, nem uma notinha. Logo, quem cala consente.
Você acompanha o fórum sempre ou só passa de vez em quando mesmo?
O Pedro Paulo Resende, vulgo pepê, tem dito o que está incluso na proposta apresentada pela Rússia DEPOIS da assinatura do acordo quadro, ainda segundo ele, está na mesa do MinDef.
É mundialmente sabido e foi mundialmente noticiado, (até aqui no DB apareceu algo a respeito) que nos foi oferecida participação no programa PAK-FA, junto com a Índia, aliás os únicos convidados no mundo todo, pelo que parece.
Agora, como é que acontece participação no desenvolvimento de algo sem repasse/troca/ de tecnologias?
Será que é por isso que nos oferecem participar do Gripen-NNGBRi ? Quem participa fica sem nada então, é isso?
Ah rapá, lembrei!
TP-2000 !!!!!
Acho que agora estou entendendo esse negócio de cala consente...
Eu até imaginei uma situação hipotética de um cara sendo chamado de viado(homosexual, o de duas patas) por um mendigo mulambento. Daí se o cara não voltar e se enrolar com o mendigo, ele calou e consentiu, ou seja, é viado mesmo.
Sabe que fiquei encucado agora ? Hoje mesmo no trânsito me chamaram de FDP porque eu andava devagar (limite da via), parei nos sinais vermelhos, cedi a vez, e etc.
Como eu não briguei com os outros motoristas, será então que minha querida mamãe...
Nãããããã...