ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Quem está afinado com Lula e Dilma no RS Se for a RBS só pode ser piada, mas chapa branca com a direita conservadora impossível, aliás, como sua "mãe" Rede Globo, o Grupo RBS foi mais um grupo de mídia q ascendeu legitimando a Ditadura Militar e é viceralmente anti-Governo Federal.
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Te informa melhor , Enlil . Existe uma continha de 250 milhões no meio , procura saber do que se trata , eu não posso falar mais do que isso , até porque não posso revelar minha fonte...a RBS é totalmente pró-Dilma , falo da direção e boa parte de seu jornalismo , o de esquerda propriamente dito e o mais venal . Fizeram um campanha totalmente suja e irresponsável conta Yeda , fazendo coro ao neandertalismo do CPERS e correlatos , ou isso você não reconhece?Enlil escreveu: Quem está afinado com Lula e Dilma no RS Se for a RBS só pode ser piada, mas chapa branca com a direita conservadora impossível, aliás, como sua "mãe" Rede Globo, o Grupo RBS foi mais um grupo de mídia q ascendeu legitimando a Ditadura Militar e é viceralmente anti-Governo Federal.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Quase inclinado, Dieneces? Tem certeza, quer pensar melhor não!?Dieneces escreveu:Extremamente afinado com Lula e Dilma , diga-se de passagem...não tapemos o sol com a peneira....ouvi todo o debate , tentaram colocar o Serra no seio do laço(contra a parece) e ele guapeou lindo ( saiu-se muito bem) , impressionou até a mim que já estou quase inclinado em votar nele....Enlil escreveu: Isso é verdade, é o mundo do grupo RBS, afiliado da Globo no RS ...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
És um bom piadista . Poucas redes de mídia são tão chapa branca como o Grupo RBS: nem um pio sobre as irregularidades de Fogaça na Prefeitura de Porto Alegre, aliás, há algum governo na Prefeitura? Idem em relação a corrupção descarada, Detran & quetales, no governo Yeda, mas não adiantou, ela tem desprezo recorde no RS. O grupo RBS não fez outra coisa senão reproduzir o discurso de grupos de mídia do Sudeste (Veja/Folha-SP/Globo - da qual é vassala), por acaso tu não lê aquele papel de forrar sapato chamado Zero Hora, aliás eles estavam fazendo uma promoção há um tempo atrás: compre uma Zero Hora dominical e ganhe uma revista Veja (duplo ); q pena em Dieneces, perdeste essa promoção ...Dieneces escreveu:Te informa melhor , Enlil . Existe uma continha de 250 milhões no meio , procura saber do que se trata , eu não posso falar mais do que isso , até porque não posso revelar minha fonte...a RBS é totalmente pró-Dilma , falo da direção e boa parte de seu jornalismo , o de esquerda propriamente dito e o mais venal . Fizeram um campanha totalmente suja e irresponsável conta Yeda , fazendo coro ao neandertalismo do CPERS e correlatos , ou isso você não reconhece?Enlil escreveu: Quem está afinado com Lula e Dilma no RS Se for a RBS só pode ser piada, mas chapa branca com a direita conservadora impossível, aliás, como sua "mãe" Rede Globo, o Grupo RBS foi mais um grupo de mídia q ascendeu legitimando a Ditadura Militar e é viceralmente anti-Governo Federal.
Nunca viu o "Jornal do Almoço" ( ) com o Lazier Martins ( ) e seu exercício diário de malhar tudo q venha do GF? Os "debates" ( ....) na TVCOM, apresentados pelo mesmo "jornalista" em q eles (o "mediador") e os entrevistas concordam sempre em suas críticas em relação ao GF? Volta Dieneces Por onde tu andas conterrâneo, estou começando a achar q teu bunker em São Gabriel é uma passagem para uma outra dimensão no espaço-tempo ...
Mas claro, tu isso não passa de uma teoria da conspiração petista-trotskista-maoísta-cubano-bolivariana-JUPITERIANA ( ...) e quem sabe são as famosas "fontes ocultas" .
PS.: não seja tão emotivo e literalmente fatalista na política, só há interesses, alguns menos piores q os outros, acabarás deteriorando sua saúde com tanta virulência contra o processo governo: de Dilma, embora o ID (Instituto Dieneces) diga o contrário em suas pesquisas .
Um [] conterrâneo.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61627
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6364 vezes
- Agradeceram: 6707 vezes
- Contato:
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Dieneces escreveu: Extremamente afinado com Lula e Dilma , diga-se de passagem...não tapemos o sol com a peneira....ouvi todo o debate , tentaram colocar o Serra no seio do laço(contra a parece) e ele guapeou lindo ( saiu-se muito bem) , impressionou até a mim que já estou quase inclinado em votar nele....
Faltou isso:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- marcelo l.
- Sênior
- Mensagens: 6097
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
- Agradeceu: 138 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
As analises políticas brasileiras me lembram essa aqui...será que é por serem as nossas raízes
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
UNHA E CARNE
Os jornais e os seus leitores
Por Venício A. de Lima em 4/5/2010
Joseph T. Klapper (1917-1984), ex-diretor do departamento de pesquisa da CBS (Columbia Broadcasting System), é geralmente lembrado por ser o principal articulador da teoria dos efeitos limitados da comunicação. Seu clássico The Effects of Mass Communication (Free Press, NY, 1960), resultado de uma longa pesquisa realizada nos Estados Unidos e financiada pela própria CBS, concluiu que "a capacidade de influência da comunicação de massa limita-se, sobretudo, ao reforço de valores, comportamentos e atitudes, mais do que a uma capacidade real de os modificar ou manipular".
Muito aconteceu nas comunicações e na pesquisa desse campo de estudos nos últimos 50 anos. Passamos da era dos jornais, das revistas e do rádio para a era da televisão e, mais recentemente, para a era digital da internet. O leitor/espectador deixou de ser erroneamente considerado como um sujeito passivo e, claro, hoje se sabe que os poderosos "efeitos" da comunicação de massa se manifestam, sobretudo, no longo prazo.
De qualquer maneira, muito do que se supunha ser verdade "científica" em relação aos hábitos de consumo da mídia impressa – jornais e revistas – parece ainda fazer sentido. E muito.
Jornalões no Brasil
Há cerca de doze anos, o professor Bernardo Kucinski, referindo-se aos jornalões brasileiros, fez uma afirmação – à qual já recorri inúmeras vezes – que dizia o seguinte:
"A elite dominante é ao mesmo tempo a fonte, a protagonista e a leitora das notícias; uma circularidade que exclui a massa da população da dimensão escrita do espaço público definido pelos meios de comunicação de massa" ("Mídia da Exclusão" in A Síndrome da Antena Parabólica, Editora Perseu Abramo, 1998).
Os resultados da pesquisa Datafolha, divulgados no domingo (2/5) pela Folha de S.Paulo, confirmam tanto as conclusões de Klapper como a afirmação de Kucinski.
Pesquisa Datafolha
Matéria sob o título "Leitor aprova cobertura eleitoral da Folha" (link para assinantes) descreve a pesquisa Datafolha realizada junto a 350 leitores, assinantes e secundários (que leem o exemplar do assinante), moradores da Grande São Paulo e que leem a Folha ao menos uma vez por semana. A pesquisa foi realizada no período entre 19 e 20 de abril e a margem de erro máxima é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados revelam que a grande maioria dos leitores (74%) não considera que a Folha favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência. Entre os que veem algum favorecimento, 13% apontam o tucano José Serra como beneficiado pela cobertura e 6% a petista Dilma Rousseff.
Em relação especificamente à cobertura do governo Lula, 67% dos leitores avaliam a Folha como "crítica na medida certa", enquanto outros 21% consideram o jornal "menos crítico do que o necessário". Apenas 9% consideram o jornal "mais crítico do que o necessário" quando o assunto é a gestão de Lula.
Com relação à intenção de voto, a pesquisa mostra que 40% dos leitores disseram espontaneamente que devem votar em Serra para presidente. A ex-ministra Dilma tem 10% das preferências dos leitores. A senadora licenciada Marina Silva, 6%. Quando os leitores são estimulados pelos pesquisadores a escolher em quem votar a partir de uma lista de candidatos, a preferência a favor de Serra é ainda maior: chega a 54%, ante os 18% de Marina e 15% de Dilma.
Na análise por segmentos, Serra destaca-se entre os leitores de 70 anos ou mais (70%), os que possuem ensino fundamental e médio (61%) e entre os que ganham entre 10 e 20 salários mínimos (62%). Marina tem seu melhor desempenho entre os mais jovens, de 16 a 29 anos, e entre os que ganham até dez salários mínimos (23%). Dilma tem a preferência dos leitores homens (20%) e dos que ganham mais de 20 salários mínimos (23%).
Leitura alternativa
Uma outra leitura dos resultados da pesquisa Datafolha poderia corretamente afirmar que a Folha é um jornal cuja maioria dos leitores:
1. Tem renda acima de 10 salários mínimos (eleitores de Serra, 54% e Dilma, 15%);
2. Não considera que sua cobertura favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência da República;
3. Considera a cobertura do governo Lula "crítica na medida certa" (67%) ou "menos crítica do que o necessário" (21%);
4. Declara sua intenção de votar em José Serra (54%).
Ou ainda se poderia ler corretamente a pesquisa concluindo que a Folha é um jornal cuja maioria dos leitores tem renda acima de 10 salários mínimos, é tucana e, em boa parte, gostaria de ver o jornal mais crítico em relação ao governo Lula.
Em resumo: os jornalões são "a cara" de seus leitores. Ou não são?
http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... =588JDB002
>
Nada como a imparcialidade ...
Estes dados: 67% dos leitores avaliam a Folha como "crítica na medida certa", enquanto outros 21% consideram o jornal "menos crítico do que o necessário" e q grande maioria dos leitores (74%) não considera que a Folha favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência foram corroborados pelo ID (Instituto Dieneces) q em sua amostragem de São Gabriel-RS apontou porcentagens idênticas ...
Né não?...
Um [] para o conterrâneo PDTista progressista de centro-esquerda social democrata ...
Os jornais e os seus leitores
Por Venício A. de Lima em 4/5/2010
Joseph T. Klapper (1917-1984), ex-diretor do departamento de pesquisa da CBS (Columbia Broadcasting System), é geralmente lembrado por ser o principal articulador da teoria dos efeitos limitados da comunicação. Seu clássico The Effects of Mass Communication (Free Press, NY, 1960), resultado de uma longa pesquisa realizada nos Estados Unidos e financiada pela própria CBS, concluiu que "a capacidade de influência da comunicação de massa limita-se, sobretudo, ao reforço de valores, comportamentos e atitudes, mais do que a uma capacidade real de os modificar ou manipular".
Muito aconteceu nas comunicações e na pesquisa desse campo de estudos nos últimos 50 anos. Passamos da era dos jornais, das revistas e do rádio para a era da televisão e, mais recentemente, para a era digital da internet. O leitor/espectador deixou de ser erroneamente considerado como um sujeito passivo e, claro, hoje se sabe que os poderosos "efeitos" da comunicação de massa se manifestam, sobretudo, no longo prazo.
De qualquer maneira, muito do que se supunha ser verdade "científica" em relação aos hábitos de consumo da mídia impressa – jornais e revistas – parece ainda fazer sentido. E muito.
Jornalões no Brasil
Há cerca de doze anos, o professor Bernardo Kucinski, referindo-se aos jornalões brasileiros, fez uma afirmação – à qual já recorri inúmeras vezes – que dizia o seguinte:
"A elite dominante é ao mesmo tempo a fonte, a protagonista e a leitora das notícias; uma circularidade que exclui a massa da população da dimensão escrita do espaço público definido pelos meios de comunicação de massa" ("Mídia da Exclusão" in A Síndrome da Antena Parabólica, Editora Perseu Abramo, 1998).
Os resultados da pesquisa Datafolha, divulgados no domingo (2/5) pela Folha de S.Paulo, confirmam tanto as conclusões de Klapper como a afirmação de Kucinski.
Pesquisa Datafolha
Matéria sob o título "Leitor aprova cobertura eleitoral da Folha" (link para assinantes) descreve a pesquisa Datafolha realizada junto a 350 leitores, assinantes e secundários (que leem o exemplar do assinante), moradores da Grande São Paulo e que leem a Folha ao menos uma vez por semana. A pesquisa foi realizada no período entre 19 e 20 de abril e a margem de erro máxima é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados revelam que a grande maioria dos leitores (74%) não considera que a Folha favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência. Entre os que veem algum favorecimento, 13% apontam o tucano José Serra como beneficiado pela cobertura e 6% a petista Dilma Rousseff.
Em relação especificamente à cobertura do governo Lula, 67% dos leitores avaliam a Folha como "crítica na medida certa", enquanto outros 21% consideram o jornal "menos crítico do que o necessário". Apenas 9% consideram o jornal "mais crítico do que o necessário" quando o assunto é a gestão de Lula.
Com relação à intenção de voto, a pesquisa mostra que 40% dos leitores disseram espontaneamente que devem votar em Serra para presidente. A ex-ministra Dilma tem 10% das preferências dos leitores. A senadora licenciada Marina Silva, 6%. Quando os leitores são estimulados pelos pesquisadores a escolher em quem votar a partir de uma lista de candidatos, a preferência a favor de Serra é ainda maior: chega a 54%, ante os 18% de Marina e 15% de Dilma.
Na análise por segmentos, Serra destaca-se entre os leitores de 70 anos ou mais (70%), os que possuem ensino fundamental e médio (61%) e entre os que ganham entre 10 e 20 salários mínimos (62%). Marina tem seu melhor desempenho entre os mais jovens, de 16 a 29 anos, e entre os que ganham até dez salários mínimos (23%). Dilma tem a preferência dos leitores homens (20%) e dos que ganham mais de 20 salários mínimos (23%).
Leitura alternativa
Uma outra leitura dos resultados da pesquisa Datafolha poderia corretamente afirmar que a Folha é um jornal cuja maioria dos leitores:
1. Tem renda acima de 10 salários mínimos (eleitores de Serra, 54% e Dilma, 15%);
2. Não considera que sua cobertura favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência da República;
3. Considera a cobertura do governo Lula "crítica na medida certa" (67%) ou "menos crítica do que o necessário" (21%);
4. Declara sua intenção de votar em José Serra (54%).
Ou ainda se poderia ler corretamente a pesquisa concluindo que a Folha é um jornal cuja maioria dos leitores tem renda acima de 10 salários mínimos, é tucana e, em boa parte, gostaria de ver o jornal mais crítico em relação ao governo Lula.
Em resumo: os jornalões são "a cara" de seus leitores. Ou não são?
http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... =588JDB002
>
Nada como a imparcialidade ...
Estes dados: 67% dos leitores avaliam a Folha como "crítica na medida certa", enquanto outros 21% consideram o jornal "menos crítico do que o necessário" e q grande maioria dos leitores (74%) não considera que a Folha favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência foram corroborados pelo ID (Instituto Dieneces) q em sua amostragem de São Gabriel-RS apontou porcentagens idênticas ...
Né não?...
Um [] para o conterrâneo PDTista progressista de centro-esquerda social democrata ...
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Enlil , procura ouvir a entrevista do Serra a RBS ontem e depois lê a Zero Hora de hoje . Parecem duas entrevistas diferentes . Serra deu um Show e botou a Carolina Bahia e a Rosane de Oliveira no chinelo . Abrindo o jornal na coluna delas a má vontade com o Serra é gritante . Acusaram o golpe...olha o Blog do Políbio Braga e observa o que ele fala desse episódio. No coturno Noturno e no Reinaldo Azevedo têm Links para entrevista...A orientação petista dessas duas jornalistas é espantosa . Serra calou a boca delas...Enlil escreveu:És um bom piadista . Poucas redes de mídia são tão chapa branca como o Grupo RBS: nem um pio sobre as irregularidades de Fogaça na Prefeitura de Porto Alegre, aliás, há algum governo na Prefeitura? Idem em relação a corrupção descarada, Detran & quetales, no governo Yeda, mas não adiantou, ela tem desprezo recorde no RS. O grupo RBS não fez outra coisa senão reproduzir o discurso de grupos de mídia do Sudeste (Veja/Folha-SP/Globo - da qual é vassala), por acaso tu não lê aquele papel de forrar sapato chamado Zero Hora, aliás eles estavam fazendo uma promoção há um tempo atrás: compre uma Zero Hora dominical e ganhe uma revista Veja (duplo ); q pena em Dieneces, perdeste essa promoção ...Dieneces escreveu:Te informa melhor , Enlil . Existe uma continha de 250 milhões no meio , procura saber do que se trata , eu não posso falar mais do que isso , até porque não posso revelar minha fonte...a RBS é totalmente pró-Dilma , falo da direção e boa parte de seu jornalismo , o de esquerda propriamente dito e o mais venal . Fizeram um campanha totalmente suja e irresponsável conta Yeda , fazendo coro ao neandertalismo do CPERS e correlatos , ou isso você não reconhece?
Nunca viu o "Jornal do Almoço" ( ) com o Lazier Martins ( ) e seu exercício diário de malhar tudo q venha do GF? Os "debates" ( ....) na TVCOM, apresentados pelo mesmo "jornalista" em q eles (o "mediador") e os entrevistas concordam sempre em suas críticas em relação ao GF? Volta Dieneces Por onde tu andas conterrâneo, estou começando a achar q teu bunker em São Gabriel é uma passagem para uma outra dimensão no espaço-tempo ...
Mas claro, tu isso não passa de uma teoria da conspiração petista-trotskista-maoísta-cubano-bolivariana-JUPITERIANA ( ...) e quem sabe são as famosas "fontes ocultas" .
PS.: não seja tão emotivo e literalmente fatalista na política, só há interesses, alguns menos piores q os outros, acabarás deteriorando sua saúde com tanta virulência contra o processo governo: de Dilma, embora o ID (Instituto Dieneces) diga o contrário em suas pesquisas .
Um [] conterrâneo.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Que que eu tenho a ver com esse apanhado de números que não dizem nada com nada....Quem sabe perguntemos ao Ciro Gomes o porquê de ele ter dito que o DataFolha é o único instituto de pesquisas confiável...porque será? Em tempo , o Ciro é eleitor da Dilma Benguell...Enlil escreveu:UNHA E CARNE
Os jornais e os seus leitores
Por Venício A. de Lima em 4/5/2010
Joseph T. Klapper (1917-1984), ex-diretor do departamento de pesquisa da CBS (Columbia Broadcasting System), é geralmente lembrado por ser o principal articulador da teoria dos efeitos limitados da comunicação. Seu clássico The Effects of Mass Communication (Free Press, NY, 1960), resultado de uma longa pesquisa realizada nos Estados Unidos e financiada pela própria CBS, concluiu que "a capacidade de influência da comunicação de massa limita-se, sobretudo, ao reforço de valores, comportamentos e atitudes, mais do que a uma capacidade real de os modificar ou manipular".
Muito aconteceu nas comunicações e na pesquisa desse campo de estudos nos últimos 50 anos. Passamos da era dos jornais, das revistas e do rádio para a era da televisão e, mais recentemente, para a era digital da internet. O leitor/espectador deixou de ser erroneamente considerado como um sujeito passivo e, claro, hoje se sabe que os poderosos "efeitos" da comunicação de massa se manifestam, sobretudo, no longo prazo.
De qualquer maneira, muito do que se supunha ser verdade "científica" em relação aos hábitos de consumo da mídia impressa – jornais e revistas – parece ainda fazer sentido. E muito.
Jornalões no Brasil
Há cerca de doze anos, o professor Bernardo Kucinski, referindo-se aos jornalões brasileiros, fez uma afirmação – à qual já recorri inúmeras vezes – que dizia o seguinte:
"A elite dominante é ao mesmo tempo a fonte, a protagonista e a leitora das notícias; uma circularidade que exclui a massa da população da dimensão escrita do espaço público definido pelos meios de comunicação de massa" ("Mídia da Exclusão" in A Síndrome da Antena Parabólica, Editora Perseu Abramo, 1998).
Os resultados da pesquisa Datafolha, divulgados no domingo (2/5) pela Folha de S.Paulo, confirmam tanto as conclusões de Klapper como a afirmação de Kucinski.
Pesquisa Datafolha
Matéria sob o título "Leitor aprova cobertura eleitoral da Folha" (link para assinantes) descreve a pesquisa Datafolha realizada junto a 350 leitores, assinantes e secundários (que leem o exemplar do assinante), moradores da Grande São Paulo e que leem a Folha ao menos uma vez por semana. A pesquisa foi realizada no período entre 19 e 20 de abril e a margem de erro máxima é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados revelam que a grande maioria dos leitores (74%) não considera que a Folha favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência. Entre os que veem algum favorecimento, 13% apontam o tucano José Serra como beneficiado pela cobertura e 6% a petista Dilma Rousseff.
Em relação especificamente à cobertura do governo Lula, 67% dos leitores avaliam a Folha como "crítica na medida certa", enquanto outros 21% consideram o jornal "menos crítico do que o necessário". Apenas 9% consideram o jornal "mais crítico do que o necessário" quando o assunto é a gestão de Lula.
Com relação à intenção de voto, a pesquisa mostra que 40% dos leitores disseram espontaneamente que devem votar em Serra para presidente. A ex-ministra Dilma tem 10% das preferências dos leitores. A senadora licenciada Marina Silva, 6%. Quando os leitores são estimulados pelos pesquisadores a escolher em quem votar a partir de uma lista de candidatos, a preferência a favor de Serra é ainda maior: chega a 54%, ante os 18% de Marina e 15% de Dilma.
Na análise por segmentos, Serra destaca-se entre os leitores de 70 anos ou mais (70%), os que possuem ensino fundamental e médio (61%) e entre os que ganham entre 10 e 20 salários mínimos (62%). Marina tem seu melhor desempenho entre os mais jovens, de 16 a 29 anos, e entre os que ganham até dez salários mínimos (23%). Dilma tem a preferência dos leitores homens (20%) e dos que ganham mais de 20 salários mínimos (23%).
Leitura alternativa
Uma outra leitura dos resultados da pesquisa Datafolha poderia corretamente afirmar que a Folha é um jornal cuja maioria dos leitores:
1. Tem renda acima de 10 salários mínimos (eleitores de Serra, 54% e Dilma, 15%);
2. Não considera que sua cobertura favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência da República;
3. Considera a cobertura do governo Lula "crítica na medida certa" (67%) ou "menos crítica do que o necessário" (21%);
4. Declara sua intenção de votar em José Serra (54%).
Ou ainda se poderia ler corretamente a pesquisa concluindo que a Folha é um jornal cuja maioria dos leitores tem renda acima de 10 salários mínimos, é tucana e, em boa parte, gostaria de ver o jornal mais crítico em relação ao governo Lula.
Em resumo: os jornalões são "a cara" de seus leitores. Ou não são?
http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... =588JDB002
>
Nada como a imparcialidade ...
Estes dados: 67% dos leitores avaliam a Folha como "crítica na medida certa", enquanto outros 21% consideram o jornal "menos crítico do que o necessário" e q grande maioria dos leitores (74%) não considera que a Folha favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência foram corroborados pelo ID (Instituto Dieneces) q em sua amostragem de São Gabriel-RS apontou porcentagens idênticas ...
Né não?...
Um [] para o conterrâneo PDTista progressista de centro-esquerda social democrata ...
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Orientação petista da Rosane de Oliveira? Ler o Políbio Braga? Só faltou citar o Mendelski, o Elio Gaspari e o Barrionuevo. Coturno Noturno e Reinaldo Azevedo...?Enlil , procura ouvir a entrevista do Serra a RBS ontem e depois lê a Zero Hora de hoje . Parecem duas entrevistas diferentes . Serra deu um Show e botou a Carolina Bahia e a Rosane de Oliveira no chinelo . Abrindo o jornal na coluna delas a má vontade com o Serra é gritante . Acusaram o golpe...olha o Blog do Políbio Braga e observa o que ele fala desse episódio. No coturno Noturno e no Reinaldo Azevedo têm Links para entrevista...A orientação petista dessas duas jornalistas é espantosa . Serra calou a boca delas...
E essa de 250 milhões? Sem fuente fica fácil né... E a credibilidade ó...
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Quase inclinado, Dieneces? Tem certeza, quer pensar melhor não!? [/quote]Preciso observar melhor a Dilma ,a Vanda ,a Stela e agora tem mais a Norma....ah e ia esquecendo da Marina....
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Vocês são espertos , procurem a informação , minha fonte não posso revelar e não costumo passar INFORMAÇÕES LEVIANAS E INVEROSSÍMEIS....uma dica...tem a ver com Telefonia....quanto a nominação desses jornalistas eu só disse que lá tem os links das entrevista do Serra com as jornalistas simpatizantes da Dilma da RBS....não pedi para que ouvissem a opinião de ninguém....GustavoB escreveu:Orientação petista da Rosane de Oliveira? Ler o Políbio Braga? Só faltou citar o Mendelski, o Elio Gaspari e o Barrionuevo. Coturno Noturno e Reinaldo Azevedo...?Enlil , procura ouvir a entrevista do Serra a RBS ontem e depois lê a Zero Hora de hoje . Parecem duas entrevistas diferentes . Serra deu um Show e botou a Carolina Bahia e a Rosane de Oliveira no chinelo . Abrindo o jornal na coluna delas a má vontade com o Serra é gritante . Acusaram o golpe...olha o Blog do Políbio Braga e observa o que ele fala desse episódio. No coturno Noturno e no Reinaldo Azevedo têm Links para entrevista...A orientação petista dessas duas jornalistas é espantosa . Serra calou a boca delas...
E essa de 250 milhões? Sem fuente fica fácil né... E a credibilidade ó...
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
...Dieneces escreveu:Vocês são espertos , procurem a informação , minha fonte não posso revelar e não costumo passar INFORMAÇÕES LEVIANAS E INVEROSSÍMEIS....uma dica...tem a ver com Telefonia....quanto a nominação desses jornalistas eu só disse que lá tem os links das entrevista do Serra com as jornalistas simpatizantes da Dilma da RBS....não pedi para que ouvissem a opinião de ninguém....GustavoB escreveu: Orientação petista da Rosane de Oliveira? Ler o Políbio Braga? Só faltou citar o Mendelski, o Elio Gaspari e o Barrionuevo. Coturno Noturno e Reinaldo Azevedo...?
E essa de 250 milhões? Sem fuente fica fácil né... E a credibilidade ó...
Editado pela última vez por GustavoB em Qui Mai 06, 2010 4:12 pm, em um total de 1 vez.
-
- Sênior
- Mensagens: 1375
- Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
- Localização: Brasília-DF.
- Agradeceu: 28 vezes
- Agradeceram: 76 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Gustavo, acredito que ele não quis dizer que você passa informações levianas e falsas. Era uma resposta ao seu "credibilidade ó".
- Dieneces
- Sênior
- Mensagens: 6524
- Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
- Localização: São Gabriel , RS
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010, BRASIL
Sim, aqui estamos vociferando nossas verdades diariamente, levando a propaganda partidária a todos os tópicos possíveis. Temos uma visão nebulosa, parcial, carregada de interesses ocultos, lesivos à Nação. Nosso objetivo não é debater o futuro do país, é apenas ganhar esta miserável eleição. Não temos escrúpulos, o que importa é alcançar o objetivo, não importa os meios. Entramos no clima da campanha eleitoral e deixamos o bom senso em casa. Ora, por favor.
Diecenes, tu és mesmo o dono da verdade. Só que da TUA verdade.[/quote]Ué? Quais inverdades eu disse? Enumere....não confundas opinião com fatos , Gustavo . Tenho opinião , e as tenho e não me escondo , MAS SÃO OPINIÕES . Quando cito fatos , falo de informações , acontecimentos e quanto a estes procuro ter muito cuidado em separar o que é verdade do que não é . Reveja teus conceitos , para não fazer como Matín Fierro , cuando se le turba la vista...
Diecenes, tu és mesmo o dono da verdade. Só que da TUA verdade.[/quote]Ué? Quais inverdades eu disse? Enumere....não confundas opinião com fatos , Gustavo . Tenho opinião , e as tenho e não me escondo , MAS SÃO OPINIÕES . Quando cito fatos , falo de informações , acontecimentos e quanto a estes procuro ter muito cuidado em separar o que é verdade do que não é . Reveja teus conceitos , para não fazer como Matín Fierro , cuando se le turba la vista...
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.