T-95 Main Battle Tank (Rússia)

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

T-95 Main Battle Tank (Rússia)

#1 Mensagem por Enlil » Qua Abr 28, 2010 7:36 am

Depois do PAK-FA, vem aí o tanque russo de 5ª geração

Qui, 15 de Abril de 2010 16:06

Aparentemente, a Rússia vem recuperando aos poucos sua posição de destaque no ranking de maiores países desenvolvedores de material bélico de última geração do mundo, condição perdida juntamente com o fim da União Soviética e término da Guerra Fria nos anos de 1990.

Em janeiro passado, os russos apresentaram pela primeira vez o até então secretíssimo avião de combate furtivo de 5ª geração Sukhoi T-50, conhecido também como PAK-FA. Se tudo correr bem com o programa para seu desenvolvimento, os russos terão dado um importante passo para diminuir o atraso tecnológico de sua aviação militar de combate de primeira linha com relação ao seu antigo rival, os Estados Unidos, o único país do mundo que possui em sua Força Aérea um caça operacional de 5ª geração, o poderoso Lockheed Martin F-22 Raptor.

Demonstrando disposição de avançar mais além no desenvolvimento de armas de última geração, um novo carro de combate denominado T-95 poderá ser mostrado pela primeira vez ao público em uma importante exibição de material bélico russo a ser realizada no próximo verão europeu em Nizhny Tagil, cidade localizada na região dos Urais, sudoeste da Rússia.

O desenvolvimento do novo MBT (Main Battle Tank) russo foi iniciado nos anos de 1990 pela companhia Uralvagonzavod, entretanto, seu projeto encontrou dificuldades para prosseguir por força da situação desfavorável reinante no país após a era soviética, ficando paralisado por um considerável período.

Durante entrevista exclusiva à agência de notícias RIA Novosti, Oleg Siyenko, diretor geral da Uralvagonzavod, disse que se as autoridades russas permitirem, o T-95 será exibido em Nizhny Tagil. Siyenko não revelou maiores detalhes do novo carro de combate, informando apenas que o projeto cumpre todos os requisitos estabelecidos pelos militares russos para a criação de um avançado MBT de última geração.

Além de possuir uma silhueta mais stealth (furtiva), fontes extra-oficiais indicam que o T-95 terá mais potência de fogo, maior manobrabilidade, eletrônica embarcada no “estado da arte” e proteção blindada similar às mais recentes desenvolvidas para o T-90 e para os modelos estrangeiros modernos. Seu peso é de aproximadamente 55 toneladas e sua velocidade máxima de deslocamento está situada entre 50 e 75 km/h dependendo do terreno.

O T-95 poderá ser equipado com um canhão de alma lisa de 152 mm capaz de disparar mísseis superfície-superfície com alcance entre 6000 e 7000 metros através de seu tubo. Em contraste com os projetos atualmente existentes, esse canhão é montado numa torreta controlada remotamente para aumentar as condições de sobrevivência de seus três tripulantes.

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=55




Responder