TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39391 Mensagem por Bourne » Dom Abr 25, 2010 11:57 am

Matheus escreveu:Se o Jobim falasse, "decidimos abandonar o programa FX e participar do desenvolvimento do PAK-FA, e como solução temporário compraremos 36 Mirage 2000-9 usados" ficaria mais feliz do que o término do FX.
O caça de quinta geração indiano BASEADO no PAK está em curso. Vai que é uma oportunidade unica. Além dos mais a Índia usa muita coisa ocidental [037]




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39392 Mensagem por Bender » Dom Abr 25, 2010 12:15 pm

MJPK escreveu:Mesmo sendo apenas um leitor assíduo do Fórum, me permito registrar a opinião que já registrei lá trás, ao respeito desta intrincada trama do FX-2.

Sem fundamentar, -poderia fazê-lo- apenas registro o que, na minha ignorante opinião de cidadão, seria o melhor para o Brasil, potencia que já somos.

Se de mim dependesse faria o seguinte:

Convoco o CSN
1. Delego o poder da compra, 36 unidades, a este organismo, para que escolham qualquer um dos três vetores. (Tanto faz), com prazo de entrega o mais rapidamente possível.
2. Coloco como condição algum tipo especifico de transferência de tecnologia em alguma área sensível, nada de outro mundo, algo pontual e significativo.
3. Encerro o processo FX-2
4. Inicio inmediatamente os acordos com Índia e Rússia para o engajamento do Brasil no projeto de um caça de quinta geração, já em andamento, para fabricação, junto com eles aqui no Brasil e transferência total de tecnologia, incluindo armamentos.

Existem centenas de motivos que permitem fundamentar uma decisão desta natureza. Os senhores já conhecem.

Deus Salve o FX-3
Olá MJPK!
Acho que o caminho é o consenso que está sendo formado a duras penas desde o inicio do processo,portanto não seria uma questão de delegar ao CDN,ou a qualquer outro participante da decisão o poder de fazê-lo a revelia do consenso,pois o mesmo é um órgão consultivo para apoio a decisão da presidência da república,portanto legitima pela vóz do poder legislativo, o consenso já alcançado entre o orgão de governo MD com o orgão de estado FAB,apesar de compreender a essência da sua idéia,mas o fundamento em que estão tentando basear a compra,é algo mais que a compra dos aparelhos em si,no que até estaria de acordo com sua tese e das palavras do próprio Cmte Saito que afirma que os treis servem para equipar a FAB,o algo mais da compra é a busca de um parceiro “confiável” com um projeto independente e sólido, que nos ampare neste momento em que o nosso buraco tecnológico é gigantesco,parceiro que o governo “acredite” ideologicamente e politicamente,que o que foi combinado seja cumprido,não existem garantias mas existem antecedentes de outros .

Portanto,tudo acabou se tornando uma análise que envolve alem dos aspectos técnicos de hardware,outras questões de ordem política e estratégica que tentem evitar sobressaltos ou interrupções no caminho,e acredito mesmo que suas palavras são a própria realidade atual,os Tots serão “algum tipo especifico de transferência de tecnologia em alguma área sensível, nada de outro mundo, algo pontual e significativo.” ,somente isto e talvez alguma coisa a mais conquistada durante o processo de negociações,mesmo porque,a idéia original é somente comprar os caças agregados destas condições de transferências de Tots específicos,e não comprar linhas de montagem ou plantas de fábricas.

A ponte entre o que possuímos de conhecimento hoje e um projeto de 5G simplesmente não existe,esta compra tem a intenção de construir essa passagem segura até o outro lado onde se encontra o futuro almejado,será uma questão de determinação e diligência conseguirmos nos qualificar para o próximo passo.

Eu também acredito em "um" FX3,mas ele só terá lógica e será possível na minha visão,se o FX2 se concretizar e criar o caminho seguro para ele existir.

Sds.

OS:Seu registro é antigo e tens poucos posts,compareça e opine mais freqüentemente. :wink:




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39393 Mensagem por WalterGaudério » Dom Abr 25, 2010 12:21 pm

Quer dizer que o Super Hornet ainda está na parada. E quente?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39394 Mensagem por Bourne » Dom Abr 25, 2010 12:33 pm

WalterGaudério escreveu:Quer dizer que o Super Hornet ainda está na parada. E quente?
Tu que tens contatos. Nos diga se é? [059] [058]

Entretanto, parece que é o vencedor dessa semana. Dadas as inferências atuais.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39395 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 25, 2010 12:50 pm

Voltamos aos tempos de "cada semana um vencedor", puta merda, é o final dos tempos mesmo. :lol: :lol: :lol: :lol:

Olha, vou conter meus dedos e não escreverei mais adjetivos relativos a este processo de compra.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39396 Mensagem por PRick » Dom Abr 25, 2010 12:57 pm

Gente,

O NJ já entregou sua Exposição de Motivos, e nela tem o indicado, agora, é só esperarmos, essa marolinha atual é por conta disso. E o último esperneio dos que perderam a parada.

Um pequeno reparo acima, o CdN não decide nada, ele é apenas um Órgão Consultido da Presídência.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39397 Mensagem por PRick » Dom Abr 25, 2010 1:06 pm

Dado interessante, os gastos com defesa o ano passado somaram cerca de 26,5 bilhões de dólares, deve estar entre os 10 maiores do planeta.

[]´s




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39398 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Abr 25, 2010 1:11 pm

PRick escreveu:Dado interessante, os gastos com defesa o ano passado somaram cerca de 26,5 bilhões de dólares, deve estar entre os 10 maiores do planeta.

[]´s
Normal. Estamos entre as 10 maiores economias do planeta. Em números absolutos parece alto, mas estão contabilizados salários e pensões. Em relação a custeio e investimento, os números continuam baixos, principalmente após contingenciamentos. Mas isso é coisa pra outro tópico.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39399 Mensagem por Operti » Dom Abr 25, 2010 3:48 pm

Carlos Mathias escreveu:Voltamos aos tempos de "cada semana um vencedor", puta merda, é o final dos tempos mesmo. :lol: :lol: :lol: :lol:

Olha, vou conter meus dedos e não escreverei mais adjetivos relativos a este processo de compra.

Eu fiz isso lá pelos idos de 2005. Desisti de ficar ansioso cada vez que anunciavam uma data para o F-X. Quando sair de verdade eu resolvo o que pensar.





Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39400 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Abr 25, 2010 3:50 pm

Eu desanimei, já deu no saco esse blá, blá, blá. Esse nhém, nhém, nhém. :?
Olho, escrevo umas besteiras e tal, mas nem 10% do entusiasmo de antes. :x




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39401 Mensagem por Bourne » Dom Abr 25, 2010 5:44 pm

Quando vai ser a nova dada de anúncio do vencedor, vulgo Rafale, e assinatura do contrato?




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39402 Mensagem por Booz » Dom Abr 25, 2010 6:27 pm

Bourne escreveu:Quando vai ser a nova dada de anúncio do vencedor, vulgo Rafale, e assinatura do contrato?
Mantida a lógica da seqüência: 30 dias :D

Este FX me faz lembrar de um filme com o Tom Hanks (título em português: "a casa caiu"), em que ele compra uma casa usada e ela está em pandarecos.
Ele contrata um empreitero para reformá-la, e toda vez que ele pergunta sobre o prazo de término da obra o gaiato responde rindo: "tree weeks!"
O Jobim assumiu a personagem.




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39403 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 25, 2010 6:38 pm

Me lembro que disseram que seria depois da Pascoa... já estamos quase em maio!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39404 Mensagem por Booz » Dom Abr 25, 2010 6:51 pm

Bolovo escreveu:Me lembro que disseram que seria depois da Pascoa... já estamos quase em maio!

Peraí! Os Dassault são judeus, então pode ser a data da Pessach :)
Não percamos a esperança...




Imagem
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#39405 Mensagem por Bourne » Dom Abr 25, 2010 6:59 pm

Logo arranjam uma visita ou encontro entre representantes da França e Brasil para dizer "olha, essa é a ocasião ideal para anunciar o Rafale como vencedor do FX". Ainda, tem 7 de setembro que será uma ótima ocasião, 15 de novembro outro ótimo dia, e outros feriados marcantes.




Responder