A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: A-12

#7711 Mensagem por ninjanki » Qui Abr 22, 2010 10:46 am

Entendo que o A4-M modernizado, pode funcionar como defesa de ponto, e quiça, avião de ataque à navios e à alvos em terra. Mas está claro que não tem condições de funcionar como vetor de interceptação e superioridade aérea, pelo menos, não contra caças supersônicos com radares funcionais. Acho que é consenso que, para ter uma defesa aérea efetiva, e para poder dar cobertura efetiva à operações de ataque em terra, necessitaremos de uma ala aérea de defesa de frota e superioridade, ou seja, F-18 ou Rafale.

Allan




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A-12

#7712 Mensagem por ciclope » Qui Abr 22, 2010 7:58 pm

Na minha opinião não é bem assim não. Um caça de defesa aérea não precisa ser necessáriamente supersónico não.
A velocidade supersônica só e interessante como aceleração no deslocamento.
Não há combate em velocidade supersônica os combates são feitos em velocidade subsõnica. como a area de defesa é limitada ao grupo tarefa do porta-aviões não é prioritário essa capacidade, pelo menos não para nós.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: A-12

#7713 Mensagem por WalterGaudério » Qui Abr 22, 2010 8:10 pm

luis F. Silva escreveu:PRick escreveu:
De um modo geral você está certo, porém, estamos falando em guerra naval, nessa, a tecnologia tem um papel bem mais dominante. Se existe uma grande diferença de qualidade e quantidade, não existe como fazer frente. Guerrilha naval ainda é algo inexistente.
Que o digam os tripulantes do USS Cole.
Um bom exemplo, mas é pontual. Guerrilha naval com meios de superfície..., sei não. Já com mini-submarinos ao estilo da Coréia do Norte... aí sim...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

Re: A-12

#7714 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 22, 2010 8:12 pm

O sub já é um tipo de guerrilha naval.
Não?




PRick

Re: A-12

#7715 Mensagem por PRick » Qui Abr 22, 2010 8:16 pm

Carlos Mathias escreveu:O sub já é um tipo de guerrilha naval.
Não?
Sim, no fundo foi o que a Alemanha Nazista tentou fazer, porém, como vimos, os submarinos são muito mais eficazes atuando em conjunto com uma força de superfície.

Já o SNA diria ser o meio ideal para a guerrilha naval, já o SSBN seria um motivo para o fim das frotas navais. Porém, para fazer essa guerrilha, somente uns 10 países no mundo tem tecnologia para tal. Quer dizer o submarino é um meio altamente tecnológico. :wink:

[]´s




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: A-12

#7716 Mensagem por Enlil » Sex Abr 23, 2010 2:14 am

Mas cada coisa q me sai nesse FDB :mrgreen:... Guerrilha naval com subs?

Guerrilha naval só de for de canoa, chalana ou nó máximo um barco com motor de popa :mrgreen:...

Guerrilha só serve como conceito para forças irregulares e não estatais :wink:.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3213
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 215 vezes

Re: A-12

#7717 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Abr 23, 2010 2:55 am

Enlil escreveu:Mas cada coisa q me sai nesse FDB :mrgreen:... Guerrilha naval com subs?

Guerrilha naval só de for de canoa, chalana ou nó máximo um barco com motor de popa :mrgreen:...

Guerrilha só serve como conceito para forças irregulares e não estatais :wink:.
Imagem

:roll:




PRick

Re: A-12

#7718 Mensagem por PRick » Sex Abr 23, 2010 3:48 am

Enlil escreveu:Mas cada coisa q me sai nesse FDB :mrgreen:... Guerrilha naval com subs?

Guerrilha naval só de for de canoa, chalana ou nó máximo um barco com motor de popa :mrgreen:...

Guerrilha só serve como conceito para forças irregulares e não estatais :wink:.

Pois é, não dá. Alta tecnologia e guerrilha não tem haver. Eu diria é possível fazer terrorismo naval, guerrilha já fica complicado.

[]´s




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: A-12

#7719 Mensagem por Enlil » Sex Abr 23, 2010 4:09 am

jumentodonordeste escreveu:
Enlil escreveu:Mas cada coisa q me sai nesse FDB :mrgreen:... Guerrilha naval com subs?

Guerrilha naval só de for de canoa, chalana ou nó máximo um barco com motor de popa :mrgreen:...

Guerrilha só serve como conceito para forças irregulares e não estatais :wink:.
Imagem

:roll:
Os vietcongs era os sul-vietnamitas sublevados contra o o Governo do Vietnã do Sul e tinham apoio de outro Estado (Vietnã do Norte) :wink:.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: A-12

#7720 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 23, 2010 7:10 am

Guerrilha naval é o que aconteceu com o USS Cole há uns anos o Iémen, ou o que está a acontecer ao largo da Somália, embora aqui não sejam motivos políticos o que movem os piratas.

Forças organizadas, ainda que assimétricas como parece acontecer com certos meios navais iranianos não é "guerrilha", mas sim uma luta convencional, embora me pareça que caiba na categoria das ameaças assimétricas.

Também não consideraria como guerrilha a luta alemã na II Grande Guerra com meio aos submarinos para atacar os comboios de abastecimento à Europa.

Tratou-se de uma luta convencional, com os meios de que os alemães dispunham na altura e com os que consideraram mais adequados para fazer frente à superioridade das marinhas de superfície inglesas e americanas que escoltavam esses comboios.




Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#7721 Mensagem por Marino » Sex Abr 23, 2010 8:33 am

Parece que ninguém leu o tópico Estratégia Naval.
Esqueceram rápido do "Contra-Ataque Menor".




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
PRick

Re: A-12

#7722 Mensagem por PRick » Sex Abr 23, 2010 12:20 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Guerrilha naval é o que aconteceu com o USS Cole há uns anos o Iémen, ou o que está a acontecer ao largo da Somália, embora aqui não sejam motivos políticos o que movem os piratas.

Forças organizadas, ainda que assimétricas como parece acontecer com certos meios navais iranianos não é "guerrilha", mas sim uma luta convencional, embora me pareça que caiba na categoria das ameaças assimétricas.

Também não consideraria como guerrilha a luta alemã na II Grande Guerra com meio aos submarinos para atacar os comboios de abastecimento à Europa.

Tratou-se de uma luta convencional, com os meios de que os alemães dispunham na altura e com os que consideraram mais adequados para fazer frente à superioridade das marinhas de superfície inglesas e americanas que escoltavam esses comboios.
O caso do USS Cole é um ato terrorista, e não de Guerrilha, eu diria todos pressupõe algum tipo de organização, uma guerrilha é algo maior, que visa a tomada do poder nacional. O terrorismo nem sempre, é mais difuso.

Na Somália é pirataria, no bom e velho estilo, afinal, querem apenas dinheiro.

[]´s




luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

Re: A-12

#7723 Mensagem por luis F. Silva » Sex Abr 23, 2010 12:42 pm

Para o meu caro Prick, nada é terrorismo desde que não vá contra a sua linha de pensamento.
URSS, EUA, Inglaterra, Israel, Libia, e muitos outros promoveram terrorismo de estado, e nem sempre foram necessários grandes meios tecnológicos, apenas Dólares. O termo terrorismo é uma faca de dois gumes, e serve para definir o opositor. O que é certo, é que corsários, terroristas, e outros que atinjam danos ao inimigo por meios não convencionais, para si são terroristas. Para os terroristas são exitos. O tempo dos duelos de espada ou pistola com padrinhos já lá vai há muito tempo.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
souzat19
Júnior
Júnior
Mensagens: 85
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 11:26 am

Re: A-12

#7724 Mensagem por souzat19 » Sex Abr 23, 2010 12:50 pm

O certo é q no TO da America latina o SP coloca medo no coração de muita gente.
O SP totalmente operacional os A4 modernizados, usando o a-darter de 5º geração, algum missil BVR de preferencia o Meteor escoltados pelo Tikuna e a Defenssora eu tenho é pena de quem vier contra, até um GT americano vai ter muita dificuldade se operarmos dentro do atlantico sul, aonde a MB tem vantagem real de por ja ter mapeado todo o fundo do mar e apoio logistico maior que o GT invasor.




zarata
Júnior
Júnior
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Set 24, 2008 7:00 pm
Localização: rj

Re: A-12

#7725 Mensagem por zarata » Sex Abr 23, 2010 12:54 pm

souzat19 escreveu:O certo é q no TO da America latina o SP coloca medo no coração de muita gente.
O SP totalmente operacional os A4 modernizados, usando o a-darter de 5º geração, algum missil BVR de preferencia o Meteor escoltados pelo Tikuna e a Defenssora eu tenho é pena de quem vier contra, até um GT americano vai ter muita dificuldade se operarmos dentro do atlantico sul, aonde a MB tem vantagem real de por ja ter mapeado todo o fundo do mar e apoio logistico maior que o GT invasor.
quando o SP VAI FICAR PRONTO




Responder