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- saullo
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Re: NOTÍCIAS
Mas então os F-15 AESA vão fazer parecido com o que os Mirage 2000 franceses já fizeram com Rafales no Afeganistão ? Ou os Mirage só foram utilizados para iluminar alvos no solo ?
Abraços
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Re: NOTÍCIAS
Interessante essa discussão porque aponta q privilegiar a furtividade em uma aeronave de combate pode ter alguns "efeitos colaterais" significativos. Como é possível perceber a capacidade de combustível pode ser um tanto limitada para algumas funções, há um sério problema em se fazer upgrades na célula e está ficando evidente q sem o apoio de outras aeronaves a coisa não seria tão fácil assim. Como sabemos as contra-medidas contra uma nova tecnologia sempre correm em paralelo... Esses F-15C"M" são digamos, a grosso modo, um "boi de piranha" para os F-22 operarem com mais liberdade e de forma mais "passiva". Será q isso não seria reflexo de alguns exercícios por aí... Lembro q houve informes q o Spectra do Rafale, por exemplo, conseguiu detectar emissões eletromagnéticas dos sistemas do F-22. Também é bom lembrar q o PAK-FA terá uma ampla e poderosa suíte de radares, em mais de uma banda, e de sensores ativos e passivos espalhados por sua fuselagem...Skyway escreveu:Essa é uma boa piada heim...o F-22 escoltado por F-15. Gostaria também de ver a reação do povo americano se tivesse noção do que isso significa.
Mas é até bom por um lado...prova que a 5ª geração ainda não veio de verdade. Ainda estamos experimentando essas tecnologias, mas elas ainda não são viáveis, principalmente economicamente falando.
E arrisco mais, talvez o PAK seja o que representará de verdade a 5ª geração, uma aeronave privilegiando a furtividade, mas não levada ao limite como o F-22 levou.
Todos que se basearam até hoje na mais nova tecnologia e em abundância, F-22 e F-35, não sairam a melhor maravilha do mundo. Acho que ainda não existe ninguém no mundo com base industrial e econômica para essa pernada.
Ou seja, ainda temos tempo para termos o nosso.
É o que penso.
No entanto, se pensármos no histórico americano, creio q eles apenas estão tomando uma medida paliativa até definirem uma nova forma q os matenha em uma relativa superioridade tecnológica frente as ameaças potenciais. É bom lembrar q eles já estão trabalhando em um projeto q visa substituir/complementar o F-22 para depois de 2030...
- Carlos Lima
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Re: NOTÍCIAS
Corretosaullo escreveu:Mas então os F-15 AESA vão fazer parecido com o que os Mirage 2000 franceses já fizeram com Rafales no Afeganistão ? Ou os Mirage só foram utilizados para iluminar alvos no solo ?
Abraços
Os M 2000 possuiam um Pod que ainda não estava compatível com o Rafale e aí eles faziam o papel de iluminar os alvos no solo para essas aeronaves.
No caso da dupla F-15/F-22 por íncrivel que pareça o "stealth" impõe tal solução, ou senão a aeronave será 'vista'.
[]s
CB_Lima
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Re: NOTÍCIAS
Perfeito. Por mais q não se goste da política de Estado americana, q é o meu caso, não há dúvida q eles fabricam excelentes aeronaves. Aliás, uma característica q gosto nos caças americanos é a "limpeza" de seus aviões de combate, dificilmente encontramos protuberâncias em suas fuselagens e isso desde de a época do Sabre. Como todo mundo cometem erros de avaliação, mas como sabemos seus planejamentos são de longo prazo, sendo assim, trabalham em de cima das hipóteses mais prováveis q ameaçem sua relativa superioridade em alguns cenários. Erros de avaliação acontecem e os yankees não brincam em serviço, foi assim com as aprendizagens do Vietnã q deram origem ao F-16, por exemplo. Não podemos esquecer q o F-22 é um caça q teve origem ainda na Guerra Fria...cb_lima escreveu:Olha... na boa...
Uma coisa é debater e não concordar, outra eu acho que é pegar todo um preconceito, e em qualquer oportunidade utilizar como a "espada da vingança".
Infelizmente isso reduz em muito a capacidade que temos de debater e a coisa muda o rumo para as ideologices e discursos inflamados.
Infelizmente para quem odeia tudo o que é feito nos EUA e as suas F Armadas, elas ainda estão à frente de muita gente boa por aí...
Os produtos que eles vendem não são só vendidos por meio de subornos e corrupção... durante um tempo teve muito país que segurou a onda no meio de guerra graças aos tão ruins produtos americanos...
Honestamente, menos srs... muito menos... e o mesmo digo para com essa história de rotular as pessoas... porque por incrivel que pareça quem faz muito isso é justamente o americano "ruim" o francês "ruim", o russo "ruim", etc "ruim".
Sob o ponto de vista do debate creio que sejamos melhores do que isso e não custa nada avisar que esse não é o espaço para esse tipo de coisa... porque logo logo fica todo mundo reclamando ... 'cade os posts bons e de qualidade?' 'cade a informação?' 'cadê o debate aonde agregamos algo?'
A resposta é simples:
Está escondido atrás de todos esses rótulos bobos e sem fundamento.
Então por favor, Srs... somos melhores do que essas bobagens...
PS: Acho que aquele vídeo da FGV sobre os semina'rios de Defesa mostra o quanto bem estamos em termos de pesquisa e desenvolvimento... fica fácil criticar em um país que investe "tanto" quanto o nosso...
[]s e espero que compreendam.
CB_Lima
Máquinas não tem ideologias, ou seja, não são conselheiros políticos, logo, é bobagem não gostar de aviões americanos, eles não são capitalistas ou de direita, assim como os aviões soviéticos não são comunistas Isso são coisas de humanos, seres estúpidos em muitos casos...
Editado pela última vez por Enlil em Ter Abr 20, 2010 5:46 pm, em um total de 1 vez.
- Carlos Lima
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Re: NOTÍCIAS
CorretoEnlil escreveu:Interessante essa discussão porque aponta q privilegiar a furtividade em uma aeronave de combate pode ter alguns "efeitos colaterais" significativos. Como é possível perceber a capacidade de combustível pode ser um tanto limitada para algumas funções, há um sério problema em se fazer upgrades na célula e está ficando evidente q sem o apoio de outras aeronaves a coisa não seria tão fácil assim. Como sabemos as contra-medidas contra uma nova tecnologia sempre correm em paralelo... Esses F-15C"M" são digamos, a grosso modo, um "boi de piranha" para os F-22 operarem com mais liberdade e de forma mais "passiva". Será q isso não seria reflexo de alguns exercícios por aí... Lembro q houve informes q o Spectra do Rafale, por exemplo, conseguiu detectar emissões eletromagnéticas dos sistemas do F-22. Também é bom lembrar q o PAK-FA terá uma ampla e poderosa suíte de radares, em mais de uma banda, e de sensores ativos e passivos espalhados por sua fuselagem...Skyway escreveu:Essa é uma boa piada heim...o F-22 escoltado por F-15. Gostaria também de ver a reação do povo americano se tivesse noção do que isso significa.
Mas é até bom por um lado...prova que a 5ª geração ainda não veio de verdade. Ainda estamos experimentando essas tecnologias, mas elas ainda não são viáveis, principalmente economicamente falando.
E arrisco mais, talvez o PAK seja o que representará de verdade a 5ª geração, uma aeronave privilegiando a furtividade, mas não levada ao limite como o F-22 levou.
Todos que se basearam até hoje na mais nova tecnologia e em abundância, F-22 e F-35, não sairam a melhor maravilha do mundo. Acho que ainda não existe ninguém no mundo com base industrial e econômica para essa pernada.
Ou seja, ainda temos tempo para termos o nosso.
É o que penso.
No entanto, se pensármos no histórico americano, creio q eles apenas estão tomando uma medida paliativa até definirem uma nova forma q os matenha em uma relativa superioridade tecnológica frente as ameaças potenciais. É bom lembrar q eles já estão trabalhando em um projeto q visa substituir/complementar o F-22 para depois de 2030...
Mesmo em um cenário com diversos F-22 um deles atuaria como o "boi de piranha" ... o problema é que com a redução em 1/5 do número de F-22 incialmente necessários, o F-22 acabou se tornando uma 'bala de prata' o que está fazendo com que a USAF tenha que mudar as suas táticas e não "disperdiçar" essa aeronave como previsto antigamente.
Em tese, o F-15 (ou no passado um F-22) se deixaria "ver" (boi de piranha), mas nesse momento antes que o atacante fizesse uso dos seus armamentos os demais 'F-22' do grupo dariam conta dele.
Bom... o problema é que em um conflito com um país com uma certa capacidade de Guerra eletrônica embarcada o próprio F-22 estaria sujeito a detecção por intermédio de sensores como o Spectra por exemplo... Como o F-22 não tem como ficar mais "stealth" do que é, e os sensores para esse tipo de detecção melhoram a cada dia, ele mais dia ou menos dia está mais e mais sujeito de ser detectado.
A única "vantagem" é que são poucos os países que pode fazer Guerra Eletrônica descentemente, mas dia vai, dia vem esse tipo de equipamento fica cada vez mais acessível.
Sim... não duvido que já existam pessoas pensando e muito em como travar batalhas nesses cenários no futuro e como possuir armas de guerra que ofereçam soluções tão dinâmicas quanto a eletrônica vem evoluindo e se tornando cada vez mais importante.
Existem vários "pensadores" e "escolas de pensamento" (UCAVs, Aeronaves Orbitais, Interferência ativa em multiplos meios de baixo custo, etc).
O jogo está mudando "novamente" e deixando de ser "estou invisivel e você não consegue me ver" para "eu vou cegar você".
Engraçado que isso sempre esteve por aí.
[]s
CB_Lima
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- Carlos Lima
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Re: NOTÍCIAS
Não muito tempo atrás (quando já estava mudando a minha cabeça sobre Stealth) fui a um debate na Boeing sobre o projeto do F-104 e fiquei conversando com um pessoal da USAF (muitos veteranos) sobre Stealth e coisas afins e fiz a seguinte analogia sobre o Raptor:
" - O problema é o seguinte, o F-22 "Raptor" é assim como o animal que deu origem ao nome, tido como a perfeita máquina de matar... ágil, veloz, grande força, instintos aguçadissimos, grande percepção do ambiente, atuava em grupos e perfeitamente isolava a sua vítima e acabava com ela... realmente o caçador perfeito pelo que sabemos...
Só tem um problema...
Assim como o animal que deu o nome, apesar de toda a sua perfeição, não soube se adaptar as mudanças no planeta e seja por um meteoro, ou por causas naturais, toda essa perfeição de nada ajudou pois não se adaptou e foi extinto... ou seja, de certo modo até no nome a USAF de certo modo escolheu mal, pois é um caçador que corre o risco de não se adaptar as mudanças dos tempos... já a águia e o falcão e mesmo o nosso "tigre"... ".
Os caras morreram de rir e adoraram a analogia...
Espero que tenha sido claro
[]s
CB_Lima
" - O problema é o seguinte, o F-22 "Raptor" é assim como o animal que deu origem ao nome, tido como a perfeita máquina de matar... ágil, veloz, grande força, instintos aguçadissimos, grande percepção do ambiente, atuava em grupos e perfeitamente isolava a sua vítima e acabava com ela... realmente o caçador perfeito pelo que sabemos...
Só tem um problema...
Assim como o animal que deu o nome, apesar de toda a sua perfeição, não soube se adaptar as mudanças no planeta e seja por um meteoro, ou por causas naturais, toda essa perfeição de nada ajudou pois não se adaptou e foi extinto... ou seja, de certo modo até no nome a USAF de certo modo escolheu mal, pois é um caçador que corre o risco de não se adaptar as mudanças dos tempos... já a águia e o falcão e mesmo o nosso "tigre"... ".
Os caras morreram de rir e adoraram a analogia...
Espero que tenha sido claro
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CB_Lima
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Re: NOTÍCIAS
Pois é, as coisas estão mudando e a forte presença de aeronaves radares, de guerra EW, sistemas passivos de detecção, armas anti-awacs e, sobretudo, UAVs, q podem correr riscos, mudaram(ão) completamente o cenário do combate aéreo para a segunda década em diante do século XXI. Por isso q de certa forma é até bom irmos com calma, temos q analisar com muita poderação qualquer projeto q possa ser um caça de 5ªG brasileiro, veremos q rumos a coisa tomará.
cb_lima, sempre leio seu nick como Cabo Lima, não sei porque
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- EDSON
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Re: NOTÍCIAS
20/04/2010 - 19h37
Colisão entre dois helicópteros mata seis na Colômbia
Uma colisão entre dois helicópteros, esta terça-feira, na região central da Colômbia, deixou seis militares mortos e outros cinco feridos, informou o comando geral das Forças Militares.
O acidente aconteceu em Chaparral, departamento (província) de Tolima, quando um helicóptero Bell 222 colidiu com outro da Força Aérea Colombiana, durante manobras de decolagem.
O general Fernando Joya Duarte, que havia sido socorrido com vida, morreu no hospital. Dois coronéis, um capitão, um tenente de fragata (Marinha de guerra) e um técnico da Força Aérea também morreram no acidente.
O general Joya Duarte era comandante da Força-tarefa Conjunta do Sul do Tolima e presidia a cerimônia de inauguração da unidade militar, cuja missão é combater a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxista) nesta região do país.
Os cinco feridos foram levados ao Hospital de Neiva (325 km ao sul de Bogotá).
As causas do acidente são desconhecidas e uma missão técnica foi enviada para investigar, informaram as Forças Militares em comunicado oficial.
Colisão entre dois helicópteros mata seis na Colômbia
Uma colisão entre dois helicópteros, esta terça-feira, na região central da Colômbia, deixou seis militares mortos e outros cinco feridos, informou o comando geral das Forças Militares.
O acidente aconteceu em Chaparral, departamento (província) de Tolima, quando um helicóptero Bell 222 colidiu com outro da Força Aérea Colombiana, durante manobras de decolagem.
O general Fernando Joya Duarte, que havia sido socorrido com vida, morreu no hospital. Dois coronéis, um capitão, um tenente de fragata (Marinha de guerra) e um técnico da Força Aérea também morreram no acidente.
O general Joya Duarte era comandante da Força-tarefa Conjunta do Sul do Tolima e presidia a cerimônia de inauguração da unidade militar, cuja missão é combater a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxista) nesta região do país.
Os cinco feridos foram levados ao Hospital de Neiva (325 km ao sul de Bogotá).
As causas do acidente são desconhecidas e uma missão técnica foi enviada para investigar, informaram as Forças Militares em comunicado oficial.
Editado pela última vez por EDSON em Ter Abr 20, 2010 9:41 pm, em um total de 1 vez.
- Skyway
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Re: NOTÍCIAS
[modo bourne on] Contemplem minha beleza infinita, mas não fiquem assanhadinhos![modo bourne off]WalterGaudério escreveu:Vergonha certamente ele não tem, haja visto o avatar em uso...Carlos Mathias escreveu:Olha, me empresta um lenço prá enxugar as lágrimas. Snif!Snif!
A qualé pô! Num pode mais dar uma sacaneada não?
Aliás senhor Sky, o senhor não tem vergonha de ficar denegrindo os miraculosos ventiladores russos não? Olha aí o nível do fórum no chão, que vergonha, blá, blá, blá ...
Dá um tempo vocês, tá? Vai tomar uma gelada, amassar uma mulé, jogar milho pros pombos sei lá.
Menos, bem menos professorice.
AD ASTRA PER ASPERA
Re: NOTÍCIAS
Contemplem minha beleza infinita, mas não fiquem assanhadinhos!
Pô, tentei continuar sacaneando, mas depois dessa aí no estilo Byoncê, num dá mais.
Ou dá?
- EDSON
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Re: NOTÍCIAS
Argentina compra a Rusia helicópteros Mi-17 y firman acuerdos en energía nuclear y tecnología de satélites
(Infodefensa.com) Buenos Aires - Los presidentes de Argentina, Cristina Fernández, y la Federación Rusa, Dmitri Medvedev, reforzaron su "asociación estratégica´ con la firma de una declaración conjunta y 13 acuerdos por los que, entre otras cosas, Buenos Aires adquiere helicópteros Mi-17 y recibirá inversiones y asesoramiento en materia de energía nuclear y tecnología de satélites de navegación.
"No somos patio trasero de nadie, queremos relaciones serias y normales con todos los países del mundo", agregó Fernández en una rueda de prensa conjunta con Medvedev quien, por su parte, afirmó que Moscú llevará a cabo inversiones de "varios miles de millones de dólares" en infraestructura de energía nuclear. "Rusia regresó a Latinoamérica", afirmó el líder ruso. "En Latinoamérica deben estar representados los actores globales que van a apoyar las economías latinoamericanas. El mundo es global y nadie tiene el monopolio de la verdad", enfatizó.
Entre otros acuerdos, el Gobierno firmó un acuerdo para la adquisición de dos helicópteros Mi-17 E para el para el Ministerio de Defensa de Argentina. No se informó de la cuantía económica de la adquisición ni plazo de entrega.
La ministra Nilda Garré ya había anunciado su interés en noviembre de 2008 y desde entonces se han mantenido varias reuniones técnicas y financieras..
El Mi-17, adquiridos por otros países de la región como Chile o Ecuador, es un modelo de helicóptero de carga media/pesada, capaz de operar en las más complicadas condiciones meteorológicas y con un alcance de 1.000 kilómetros, lo que le coloca como una opción adecuada para las operaciones en el Antártico.
Acuerdos sobre energía nuclear y satélites
Además, Rusia y Argentina firmaron varios Memorándum de cooperación entre los que destaca uno por el que la agencia espacial rusa Roscosmos y la Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) de Argentina para las investigaciones con el sistema global de navegación por satélite GLONASS.
Al mismo tiempo, la agencia rusa de energía nuclear Rosatom suscribió un protocolo con el Ministerio de Planificación Federal, Inversión Pública y Servicios sobre cooperación en la utilización de la energía atómica con fines pacíficos.
Este acuerdo incluye el desarrollo de la energía nuclear en Argentina, en la construcción de nuevas centrales nucleares en nuestro país y suministro de combustible.
La inversión rusa, de miles de millones de dólares según dijo el propio Medvedev, estará vinculada a la construcción de la central nuclear Atucha III en la provincia de Buenos Aires, que se sumaría a las que ya están en funcionamiento, Atucha I y Embalse, y a una tercera (Atucha II) actualmente en obra.
El presidente ruso dijo al respecto que "la llegada a la Argentina de la empresa rusa (encargada de esa construcción) traerá como consecuencia varios miles de millones de dólares en bloques energéticos e infraestructura".
(Infodefensa.com) Buenos Aires - Los presidentes de Argentina, Cristina Fernández, y la Federación Rusa, Dmitri Medvedev, reforzaron su "asociación estratégica´ con la firma de una declaración conjunta y 13 acuerdos por los que, entre otras cosas, Buenos Aires adquiere helicópteros Mi-17 y recibirá inversiones y asesoramiento en materia de energía nuclear y tecnología de satélites de navegación.
"No somos patio trasero de nadie, queremos relaciones serias y normales con todos los países del mundo", agregó Fernández en una rueda de prensa conjunta con Medvedev quien, por su parte, afirmó que Moscú llevará a cabo inversiones de "varios miles de millones de dólares" en infraestructura de energía nuclear. "Rusia regresó a Latinoamérica", afirmó el líder ruso. "En Latinoamérica deben estar representados los actores globales que van a apoyar las economías latinoamericanas. El mundo es global y nadie tiene el monopolio de la verdad", enfatizó.
Entre otros acuerdos, el Gobierno firmó un acuerdo para la adquisición de dos helicópteros Mi-17 E para el para el Ministerio de Defensa de Argentina. No se informó de la cuantía económica de la adquisición ni plazo de entrega.
La ministra Nilda Garré ya había anunciado su interés en noviembre de 2008 y desde entonces se han mantenido varias reuniones técnicas y financieras..
El Mi-17, adquiridos por otros países de la región como Chile o Ecuador, es un modelo de helicóptero de carga media/pesada, capaz de operar en las más complicadas condiciones meteorológicas y con un alcance de 1.000 kilómetros, lo que le coloca como una opción adecuada para las operaciones en el Antártico.
Acuerdos sobre energía nuclear y satélites
Además, Rusia y Argentina firmaron varios Memorándum de cooperación entre los que destaca uno por el que la agencia espacial rusa Roscosmos y la Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) de Argentina para las investigaciones con el sistema global de navegación por satélite GLONASS.
Al mismo tiempo, la agencia rusa de energía nuclear Rosatom suscribió un protocolo con el Ministerio de Planificación Federal, Inversión Pública y Servicios sobre cooperación en la utilización de la energía atómica con fines pacíficos.
Este acuerdo incluye el desarrollo de la energía nuclear en Argentina, en la construcción de nuevas centrales nucleares en nuestro país y suministro de combustible.
La inversión rusa, de miles de millones de dólares según dijo el propio Medvedev, estará vinculada a la construcción de la central nuclear Atucha III en la provincia de Buenos Aires, que se sumaría a las que ya están en funcionamiento, Atucha I y Embalse, y a una tercera (Atucha II) actualmente en obra.
El presidente ruso dijo al respecto que "la llegada a la Argentina de la empresa rusa (encargada de esa construcción) traerá como consecuencia varios miles de millones de dólares en bloques energéticos e infraestructura".
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Re: NOTÍCIAS
Vídeo:EDSON escreveu:20/04/2010 - 19h37
Colisão entre dois helicópteros mata seis na Colômbia
Uma colisão entre dois helicópteros, esta terça-feira, na região central da Colômbia, deixou seis militares mortos e outros cinco feridos, informou o comando geral das Forças Militares.
O acidente aconteceu em Chaparral, departamento (província) de Tolima, quando um helicóptero Bell 222 colidiu com outro da Força Aérea Colombiana, durante manobras de decolagem.
O general Fernando Joya Duarte, que havia sido socorrido com vida, morreu no hospital. Dois coronéis, um capitão, um tenente de fragata (Marinha de guerra) e um técnico da Força Aérea também morreram no acidente.
O general Joya Duarte era comandante da Força-tarefa Conjunta do Sul do Tolima e presidia a cerimônia de inauguração da unidade militar, cuja missão é combater a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxista) nesta região do país.
Os cinco feridos foram levados ao Hospital de Neiva (325 km ao sul de Bogotá).
As causas do acidente são desconhecidas e uma missão técnica foi enviada para investigar, informaram as Forças Militares em comunicado oficial.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/ ... ombia.html
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Re: NOTÍCIAS
Site Defesa Brasil - Notícias do dia 21/04/2010
Helicópteros se chocam na Colômbia - http://tinyurl.com/y5x8pl3
Brasil entrega texto de acordo militar com EUA à Unasul - http://tinyurl.com/y6sra4j
Exposição apresenta aviões da FAB em miniatura - http://tinyurl.com/y3am6j2
Botelho pede apoio para projeto das primeiras turbinas brasileiras para jatos - http://tinyurl.com/y3g6zjx
França se diz 'ansiosa' com demora na escolha de caças - http://tinyurl.com/y7a4kot
Fragata Independência enfrenta Porta Aviões britânico em conflito simulado - http://tinyurl.com/y6rhvrz
Boa tarde a todos!
Desculpem a demora hoje, mas tive problemas no PC.
Helicópteros se chocam na Colômbia - http://tinyurl.com/y5x8pl3
Brasil entrega texto de acordo militar com EUA à Unasul - http://tinyurl.com/y6sra4j
Exposição apresenta aviões da FAB em miniatura - http://tinyurl.com/y3am6j2
Botelho pede apoio para projeto das primeiras turbinas brasileiras para jatos - http://tinyurl.com/y3g6zjx
França se diz 'ansiosa' com demora na escolha de caças - http://tinyurl.com/y7a4kot
Fragata Independência enfrenta Porta Aviões britânico em conflito simulado - http://tinyurl.com/y6rhvrz
Boa tarde a todos!
Desculpem a demora hoje, mas tive problemas no PC.
AD ASTRA PER ASPERA
Re: NOTÍCIAS
Pow, o EC 725 é um p* heli e tal, mas todo mundo tá indo de Mi-17 na AL, inclusive Colômbia e Chile?EDSON escreveu:Argentina compra a Rusia helicópteros Mi-17 y firman acuerdos en energía nuclear y tecnología de satélites.
Re: NOTÍCIAS
Repercutindo novamente a alvissareira notícia reproduzida pelo DB, segue:
Botelho pede apoio para projeto das primeiras turbinas brasileiras para jatos
Tecnologia
Escrito por Defesa Brasil
http://defesabrasil.com/site/noticias/t ... -jatos.php
Qua, 21 de Abril de 2010 13:37
São necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014.
(Agência Senado) - O senador Augusto Botelho (PT-RR) pediu o apoio do governo para o projeto de desenvolvimento das primeiras turbinas brasileiras para jatos ou para geração de eletricidade. O protótipo da primeira turbina já ficou pronto e, agora, são necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014 para outros protótipos, com outras potências - a primeira tem potência de 1.300 HP.
Botelho saudou os engenheiros da pequena empresa brasileira Polaris Engenharia, que desenvolveram a turbina com engenheiros do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), de São José dos Campos (ASP). A Polaris trabalhou com uma verba de apenas R$ 3 milhões. O senador lembrou que apenas quatro países (Canadá, Estados Unidos, França e Inglaterra) têm capacidade de fabricar e certificar turbinas aeronáuticas. Entrar nesse clube, frisou, abre novas perspectivas no mercado da aviação, no qual o país já está bem posicionado com a Embraer.
Um dos méritos do projeto da turbina brasileira, conforme Augusto Botelho, foi descobrir as competências do país para fabricar partes e componentes da turbina em seu território. A constatação foi feita à imprensa pelo diretor de Empreendimento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes.
O senador explicou a importância de se dominar a tecnologia e fabricar turbinas aeronáuticas - elas são consideradas o coração de uma aeronave e chegam a custar 30% de todo o avião. Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cumprimentou os engenheiros que trabalham nas turbinas, mas opinou que o governo faz muito estardalhaço, mas investe pouco em ciência, tecnologia e inovação. Disse que faltam pesquisadores no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e muitos que lá estão trabalham apenas como bolsistas.
Fonte: Agência Senado
Botelho pede apoio para projeto das primeiras turbinas brasileiras para jatos
Tecnologia
Escrito por Defesa Brasil
http://defesabrasil.com/site/noticias/t ... -jatos.php
Qua, 21 de Abril de 2010 13:37
São necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014.
(Agência Senado) - O senador Augusto Botelho (PT-RR) pediu o apoio do governo para o projeto de desenvolvimento das primeiras turbinas brasileiras para jatos ou para geração de eletricidade. O protótipo da primeira turbina já ficou pronto e, agora, são necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014 para outros protótipos, com outras potências - a primeira tem potência de 1.300 HP.
Botelho saudou os engenheiros da pequena empresa brasileira Polaris Engenharia, que desenvolveram a turbina com engenheiros do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), de São José dos Campos (ASP). A Polaris trabalhou com uma verba de apenas R$ 3 milhões. O senador lembrou que apenas quatro países (Canadá, Estados Unidos, França e Inglaterra) têm capacidade de fabricar e certificar turbinas aeronáuticas. Entrar nesse clube, frisou, abre novas perspectivas no mercado da aviação, no qual o país já está bem posicionado com a Embraer.
Um dos méritos do projeto da turbina brasileira, conforme Augusto Botelho, foi descobrir as competências do país para fabricar partes e componentes da turbina em seu território. A constatação foi feita à imprensa pelo diretor de Empreendimento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes.
O senador explicou a importância de se dominar a tecnologia e fabricar turbinas aeronáuticas - elas são consideradas o coração de uma aeronave e chegam a custar 30% de todo o avião. Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cumprimentou os engenheiros que trabalham nas turbinas, mas opinou que o governo faz muito estardalhaço, mas investe pouco em ciência, tecnologia e inovação. Disse que faltam pesquisadores no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e muitos que lá estão trabalham apenas como bolsistas.
Fonte: Agência Senado