Não seria este o conceito usado nnos canhões de pouco recuo?nveras escreveu:Eu não sou engenheiro mas tinha pensado num sistema para amenizar o recuo através de uma massa (peso) flutuante na parte inferior do cano. Funcionaria com um peso inercial, ou seja, arma recebe o recuo para trás e para cima, o peso, por inércia se projeta para a frente (na verdade fica parado, a arma é que recua) e compensa o recuo e a subida da arma. Atua ao contrário no avanço do sistema. Falta um engenheiro para calcular a massa necessária para o sistema atuar bem. A Imbel pode copiar, se quiser, não patenteei.
As armas de maior precisão, como as da Heckler & Koch (por exemplo), usam uma espécie de cilindro móvel e rotativo em seu eixo longitudina, servel para contrabalançar o recuo apondo estabilidade à arma ao disparar e ejetar
No mais, desculpem o inoportuno pitaco meu e de minha autoria de mim mesmo, o aproveitamento da expansão dos gases (também para regular e prover maior pressão ao lançamento de grandas), usa a velha fórmula de Maxwell Smart (agente 86), onde um força exercida em uma direção e sentido tem mesma oposição em sentido e direção contrária.
Portanto, como a massa total da arma segue parcialmente ao contrário do disparo, pela aproveitameto da expansão dos gases no sentido oposto, atenua sim o recuo.