“O Brasil está mudando de Patamar no que diz respeito a Defesa. Não somos mais meros compradores nós agora recebemos e internalizamos tecnologia. Estes helicópteros fortalecem a aviação de asas rotativas.“ Com essas palavras o Ministro da Defesa Nelson Jobim batizou os recém adquiridos Helicópteros MI-35 da Força Aérea Brasileira, que, nesse sábado (17) passaram a ser chamados de A-H2 Sabre. As novas aeronaves vão ficar sediadas na Base Aérea de Porto Velho, em Rondônia, onde serão utilizadas pelo 2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (2º/8ºGAV) Esquadrão Poti.
A chegada do Sabre a Força Aérea Brasileira quebra uma série de paradigmas. É a primeira aeronave militar russa adquirida pelo Brasil. E é também o primeiro helicóptero do acervo da FAB que foi concebido especificamente para a guerra. O helicóptero de ataque utilizado pela FAB, era o H-50 Esquilo, uma aeronave de uso civil, adaptada para funções militares. O Sabre é diferente, porque já nasceu com DNA militar.
A nova arma da FAB possui uma série de recursos que os pilotos de helicóptero brasileiros, até hoje, só tinham visto de longe. A aeronave tem blindagem, canhão orgânico de 23 milimetros, de cano duplo, montado em uma torre móvel frontal, capacidade de lançamento de foguetes e mísseis ar-superfície, supressor de calor que dificulta a visão da aeronave por infra vermelho e uma série de contra-medidas. “Eu chego a ficar arrepiado”, diz o Tenente Leonardo Bezerra Salim, um dos pilotos do Esquadrão Poti que já está operando com as novas aeronaves. “É um salto operacional esperado por gerações de pilotos de helicóptero da FAB”, diz Salim.
Os Sabres vão reforçar a capacidade de pronta resposta e a presença da FAB na Amazônia Ocidental. Uma região estratégica para o Pais. Eles irão atuar no Policiamento do Espaço Aéreo da região e ajudar a coibir ilícitos na área da fronteira. Para operar essas aeronaves o Comando da Aeronáutica iniciou a transferência do Esquadrão Poti, da cidade de Recife, no litoral nordeste do País, para a Base Aérea de Porto Velho, no coração da Amazônia.
“Não venha ninguém dizer como o Brasil deve tratar a Amazônia. Nós protegeremos a Amazônia para nós e para o mundo, e que o mundo saiba disso”, afirmou o ministro Jobim. O Esquadrão Poti e seus novíssimos AH-2 Sabre serão poderosos instrumentos dessa proteção. E a partir de agora estão prontos para enfrentar qualquer ameaça.
É muito bom esse clima de satisfação e orgulho na FAB, no GF e povo brasileiro. Muito legal.
E parabéns aos Debitas que com muito talento se empenharam para a cobertura do evento.
.'. "... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Tem um companheiro meu aqui em casa que veio passar esta semana conosco,e enquanto aguardamos o inicio do jogo do nosso peixe,coloquei o video postado pelo Barros,para ele ver,eis que ao ouvir a banda ao fundo,sua memória viva de quem serviu a muito tempo junto aos Dragões da Independência se fez presente,e ele começou a cantar:
Canção Fibra de Herói
Se a Pátria querida for envolvida
Pelo inimigo, na paz ou na guerra
Defende a terra
Contra o perigo
Com ânimo forte se for preciso
Enfrento a morte
Afronta se lava com fibra de herói
De gente brava
Bandeira do Brasil
Ninguém te manchará
Teu povo varonil
Isso não consentirá
Bandeira idolatrada
Altiva a tremular
Onde a liberdade
É mais uma estrela
A brilhar
Poema: Guerra Paiva
Disse ele:"Ricardo,esta musica tem tudoa ver com a frase final do Min. Nelson Jobim:
“Não venha ninguém dizer como o Brasil deve tratar a Amazônia. Nós protegeremos a Amazônia para nós e para o mundo, e que o mundo saiba disso”,e eu estou de acordo!
Que legal. Fiquei sem internet desde quarta-feira passada, a Telefonica arrumou minha conexão hoje, o estranho foi que conseguiram arrumar a internet, mas cortaram a linha de telefone fixo. Parabéns espanhóis. Bem, então gostei de saber que os Hind já foram apresentados, que bom. Alias, a primeira coisa que fiz foi abrir o DB e vi isso, uma boa novidade.
Ah, o que são aqueles três furos no capacete russo? É para colocar a base do suporte NVG, alguma coisa assim?
Bolovo escreveu:Que legal. Fiquei sem internet desde quarta-feira passada, a Telefonica arrumou minha conexão hoje, o estranho foi que conseguiram arrumar a internet, mas cortaram a linha de telefone fixo. Parabéns espanhóis. Bem, então gostei de saber que os Hind já foram apresentados, que bom. Alias, a primeira coisa que fiz foi abrir o DB e vi isso, uma boa novidade.
Ah, o que são aqueles três furos no capacete russo? É para colocar a base do suporte NVG, alguma coisa assim?
Espere para ver o que os castanholas vão fazer no P-3Br!
Essa imagem me chamou atenção, se perceberem tem um Oficial do EB Capitão aviador, atras da "Asa" do Sabre!
Estranhaza se dar pois existe uma negociação de compra de 12 unidades do Mil Mi-35 para o exercito, será que esse cara esta fazendo treinamento junto aos pilotos da FAB?
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.