TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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rcolistete
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38791 Mensagem por rcolistete » Ter Abr 13, 2010 3:56 pm

Marino escreveu:Enterrada não, cremada. E suas cinzas foram jogadas ao mar.
Olá Marino,

Infelizmente muitas pessoas (mas não você e outros daqui) são influenciáveis facilmente pelo que se divulga na mídia, sem criticar as notícias, acreditando sem filtro crítico, aceitando tudo que se divulga. Um exemplo é a nota recente da Saab, prometendo o impossível.

Abraços,

Roberto




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Marino
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38792 Mensagem por Marino » Ter Abr 13, 2010 4:03 pm

rcolistete escreveu:
Marino escreveu:Enterrada não, cremada. E suas cinzas foram jogadas ao mar.
Olá Marino,

Infelizmente muitas pessoas (mas não você e outros daqui) são influenciáveis facilmente pelo que se divulga na mídia, sem criticar as notícias, acreditando sem filtro crítico, aceitando tudo que se divulga. Um exemplo é a nota recente da Saab, prometendo o impossível.

Abraços,

Roberto
Sobre esta nota, seria mais fácil e contundente a SAAB apresentar a permissão do Congresso americano para que ela negocie as ToT do motor, do FBW, etc.
Mas como sabemos que estes documentos NUNCA foram emitidos, o que resta é uma campanha para desacreditar o processo no Brasil.
Nossa mídia precisa melhorar muito, mas muito mesmo.
Com o peso do tema Defesa, talvez no futuro apareça uma leva de repórteres realmente especializados no assunto.
Até lá, somos nós, os DBistas, os críticos.
Forte abraço




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38793 Mensagem por PRick » Ter Abr 13, 2010 4:09 pm

Marino escreveu:
rcolistete escreveu: Olá Marino,

Infelizmente muitas pessoas (mas não você e outros daqui) são influenciáveis facilmente pelo que se divulga na mídia, sem criticar as notícias, acreditando sem filtro crítico, aceitando tudo que se divulga. Um exemplo é a nota recente da Saab, prometendo o impossível.

Abraços,

Roberto
Sobre esta nota, seria mais fácil e contundente a SAAB apresentar a permissão do Congresso americano para que ela negocie as ToT do motor, do FBW, etc.
Mas como sabemos que estes documentos NUNCA foram emitidos, o que resta é uma campanha para desacreditar o processo no Brasil.
Nossa mídia precisa melhorar muito, mas muito mesmo.
Com o peso do tema Defesa, talvez no futuro apareça uma leva de repórteres realmente especializados no assunto.
Até lá, somos nós, os DBistas, os críticos.
Forte abraço

O problema Marino é que Nelson Rodrigues estava certo, uma parte importante de nossa Classe Média tem preguiça de pensar, não questionam nada, apenas aceitam o que está em nossa mídia, o povão sabe que a vida é uma dura realidade, e não leem essa mídia.

E como a insegurança e o complexo de inferioridade é muito grande, continuamos a pensar pequeno, de modo imediatista. Porém, um traço é muito ruim, nossa mídia não informa, nada contra a opiniãos, mas opinião sem informação é panfleto.

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soultrain
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38794 Mensagem por soultrain » Ter Abr 13, 2010 5:44 pm

Caros,

Realmente para mim foi uma surpresa, a Boeing fez as coisas bem, como deve ser. Pressão a quem de direito, Governo a Governo. Ao contrário da SAAB, que apenas se prestou a um papel miserável.

Estou a falar do que é publico, jogos de bastidores não sei.


Agora o resultado, aguardemos.


Hélio,

Ok, aceito mas reafirmo a FIESP é uma entidade de direito privado.

Ficaram por responder as seguintes perguntas:

Quem faz parte da Administração da FIESP representante do Governo? Nomes por favor!

Quem a FIESP defende? Os seus interesses ou o superior interesse da nação?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Divino Alves
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38795 Mensagem por Divino Alves » Ter Abr 13, 2010 5:57 pm

PORTAL REPÓRTER DIÁRIO - RD ONLINE

Públicado em 12 de abril de 2010.

Leandro Amaral


Marinho assina autorização para rebaixamento da Lions
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participa nesta terça-feira (13/4), às 13h30, de cerimônia de início das obras do rebaixamento da Avenida Lions. Orçada em R$ 25 milhões, a intervenção dá continuidade à transposição da Avenida Lauro Gomes, consolidando um importante eixo de ligação que facilitará o acesso a Santo André e Diadema. A cerimônia acontece na Rua Rio Feio, 156, Vila Vivaldi.

A obra, que terá início no trecho entre as ruas Votorantim e Rio Feio, na Vila Vivaldi, sentido Paulicéia, prevê o rebaixamento e alargamento da Avenida Lions entre as avenidas Vivaldi e Senador Vergueiro.

Ele afirma que a obra estará finalizada em dois anos e meio e, pela grandiosidade dos trabalhos, a intervenção causará, a princípio, impactos negativos que, no futuro, serão compensados pelo benefício da iniciativa.

“É uma obra de transtorno. Esse tipo de obra é igual reformar uma casa com gente morando. Apesar dos transtornos será de grande importância depois de pronta”, disse em entrevista à Rádio ABC nesta segunda-feira (12/04).

O escopo da obra prevê a rota como uma das opções para quem irá utilizar o rodoanel. Marinho reiterou que o trecho sul é uma solução ao tráfego, mas que traz também efeitos colaterais. Além do rebaixamento da Lions, a administração idealiza a execução de outras intervenções para distribuir a demanda acarretada pelo rodoanel.

Entre as ações previstas estão as duplicações das avenidas José Odorizzi e Samuel Aizemberg, que estão em fase de captação de recursos. O prefeito também explicou que o viaduto, que liga Santo André e São Bernardo, tendo como um dos acessos a Lions, será entregue nas próximas semanas.

A obra era pra ter sido concluída até o fim de 2009, mas, segundo Luiz Marinho, atrasou por problemas na elaboração do projeto, realizado pelo governo passado, que não previu uma galeria e, por isso, foi readequado.

Caças suecos

Ao abordar os investimentos no desenvolvimento econômico do município, o chefe do Executivo citou projetos como a criação de um grande Centro de Convenções, nos moldes do Anhembi, e a instalação do Pólo Aeronáutico.

O Pólo está atrelado à aquisição pela FAB (Força Aérea Brasileira) dos caças suecos Gripen, que disputam o mercado nacional contra os aviões franceses e americanos. Se o país escandinavo vencer, São Bernardo terá unidade de fabricação dos componentes do avião e terá investimentos estimados em mais de R$ 300 milhões.

Apesar do laudo inicial da FAB ter aconselhado a aquisição do Gripen, pelo preço e benefício, politicamente o caça francês leva vantagem, pois tem como principal articulador o próprio presidente Nicolas Sarkosy.

O prefeito critica a condução dada pelo ministro da Defesa Nelson Jobim ao processo de escolha que tem claros sinais de favorecimento ao modelo da França. “Acho que o ministro está equivocado nessa discussão ao indicar ao presidente Lula a compra do caça da França. Nem eu e nem ele somos especialistas em aviação. Portanto, devemos nos pautar em especialistas e, neste caso, é a FAB. Eu confio nela para fazer a defesa do gripen. Foi o único que até agora trouxe proposta de investimento no Brasil e, em particular, em São Bernardo”, finaliza.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38796 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Abr 13, 2010 6:21 pm

Divino Alves escreveu:PORTAL REPÓRTER DIÁRIO - RD ONLINE

Públicado em 12 de abril de 2010.

Leandro Amaral


Marinho assina autorização para rebaixamento da Lions
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participa nesta terça-feira (13/4), às 13h30, de cerimônia de início das obras do rebaixamento da Avenida Lions. Orçada em R$ 25 milhões, a intervenção dá continuidade à transposição da Avenida Lauro Gomes, consolidando um importante eixo de ligação que facilitará o acesso a Santo André e Diadema. A cerimônia acontece na Rua Rio Feio, 156, Vila Vivaldi.

A obra, que terá início no trecho entre as ruas Votorantim e Rio Feio, na Vila Vivaldi, sentido Paulicéia, prevê o rebaixamento e alargamento da Avenida Lions entre as avenidas Vivaldi e Senador Vergueiro.

Ele afirma que a obra estará finalizada em dois anos e meio e, pela grandiosidade dos trabalhos, a intervenção causará, a princípio, impactos negativos que, no futuro, serão compensados pelo benefício da iniciativa.

“É uma obra de transtorno. Esse tipo de obra é igual reformar uma casa com gente morando. Apesar dos transtornos será de grande importância depois de pronta”, disse em entrevista à Rádio ABC nesta segunda-feira (12/04).

O escopo da obra prevê a rota como uma das opções para quem irá utilizar o rodoanel. Marinho reiterou que o trecho sul é uma solução ao tráfego, mas que traz também efeitos colaterais. Além do rebaixamento da Lions, a administração idealiza a execução de outras intervenções para distribuir a demanda acarretada pelo rodoanel.

Entre as ações previstas estão as duplicações das avenidas José Odorizzi e Samuel Aizemberg, que estão em fase de captação de recursos. O prefeito também explicou que o viaduto, que liga Santo André e São Bernardo, tendo como um dos acessos a Lions, será entregue nas próximas semanas.

A obra era pra ter sido concluída até o fim de 2009, mas, segundo Luiz Marinho, atrasou por problemas na elaboração do projeto, realizado pelo governo passado, que não previu uma galeria e, por isso, foi readequado.

Caças suecos

Ao abordar os investimentos no desenvolvimento econômico do município, o chefe do Executivo citou projetos como a criação de um grande Centro de Convenções, nos moldes do Anhembi, e a instalação do Pólo Aeronáutico.

O Pólo está atrelado à aquisição pela FAB (Força Aérea Brasileira) dos caças suecos Gripen, que disputam o mercado nacional contra os aviões franceses e americanos. Se o país escandinavo vencer, São Bernardo terá unidade de fabricação dos componentes do avião e terá investimentos estimados em mais de R$ 300 milhões.

Apesar do laudo inicial da FAB ter aconselhado a aquisição do Gripen, pelo preço e benefício, politicamente o caça francês leva vantagem, pois tem como principal articulador o próprio presidente Nicolas Sarkosy.

O prefeito critica a condução dada pelo ministro da Defesa Nelson Jobim ao processo de escolha que tem claros sinais de favorecimento ao modelo da França. “Acho que o ministro está equivocado nessa discussão ao indicar ao presidente Lula a compra do caça da França. Nem eu e nem ele somos especialistas em aviação. Portanto, devemos nos pautar em especialistas e, neste caso, é a FAB. Eu confio nela para fazer a defesa do gripen. Foi o único que até agora trouxe proposta de investimento no Brasil e, em particular, em São Bernardo”, finaliza.
Viu qt mais demorar a decisão desse troço de FX-2 , vamos ver opiniões imbecis e políticas como estas................. :roll: :roll: ..........lamentável......até que ponto vai o imediatismo e a imbecilidade humana.




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38797 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 13, 2010 8:14 pm

soultrain escreveu:Caros,

Realmente para mim foi uma surpresa, a Boeing fez as coisas bem, como deve ser. Pressão a quem de direito, Governo a Governo. Ao contrário da SAAB, que apenas se prestou a um papel miserável.

Estou a falar do que é publico, jogos de bastidores não sei.


Agora o resultado, aguardemos.


Hélio,

Ok, aceito mas reafirmo a FIESP é uma entidade de direito privado.

Ficaram por responder as seguintes perguntas:

Quem faz parte da Administração da FIESP representante do Governo? Nomes por favor!

Quem a FIESP defende? Os seus interesses ou o superior interesse da nação?

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Veja bem, na Boeing não existem "bonzinhos", mas eles sabem que em tempos de Airbus e Embraer eles tem muito mais a perder do que a SAAB se resolverem bagunçar a coisa...

Além do mais o Governo de Ribá não está querendo entrar em confusões desnecessárias e como são cobras criadas vão esperar o momento para dar o "bote" da melhor maneira possível.

Diria que a SAAB possui uma situação muito mais delicada que começa com o seu próprio Governo não se comprometendo com o NG pois eles não são bobos e sabem que enquanto a situação na Rússia não se definir (PAK/SU-35) eles não vão investir em caça que é praticamente igual ao que eles já possuem...

Eles fazem isso e o povo vai as ruas perguntar.... Porquê?
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38798 Mensagem por orestespf » Ter Abr 13, 2010 8:22 pm

Bem, prometi pra mim mesmo que não postaria o que penso até o anúncio definitivo do FX-2, mas não consigo deixar o benefício da dúvida quando apenas aguço os colegas e amigos.

O que estamos vendo é apenas um jogo político, motivado, apenas e tão somente, pelas campanhas à Presidência. O acordo firmado entre os governos dos EUA e Brasil tem ligação clara com o FX-2 sim, porém não se resume apenas a este ponto. A questão central é o distanciamento que está ocorrendo, por parte do Brasil, em relação à política americana, em particular, para AL. Todos estão vendo o novo papel e importância do Brasil no cenário internacional, os americanos também estão vendo, só que eles estão prestes a sentir na pele os reflexos de sua má política em relação ao Brasil. É bom que se diga que o único país, entre os BRICs, que sempre manteve relações umbilicais com os EUA é o Brasil, tal distanciamento crescente vai totalmente em desencontro com o desejado pela política americana, isto significa deixar os BRICs mais fortes, com um política global tal, que pode, inclusive, contrapor vários dos interesses americanos. Insisto, a "saída" americana ainda está na manutenção da estreita ligação com o Brasil, não há outras soluções, muito menos mágicas.

Este distanciamento já se iniciou faz tempo, não começou neste e com este governo, mas se intensificou recentemente, onde pode-se percebê-lo através das crises envolvendo bases militares na Colômbia, questão de Honduras, questão no Haiti, e como se fosse pouco, o "atrevimento" brasileiro de aproximação com o Irã, inclusive com forte e ampla defesa do direito deste país poder ter sua independência nuclear; mas deixando claro (Brasil) que se opõe veementemente à construção de artefatos bélicos nucleares, seja de nossa parte, seja da parte dos iranianos. O sinal de alerta ecoou por todo os EUA, algo precisava ser feito, visto o estrago já estar configurado.

O acordo travado entre Brasil e EUA tem a intenção primeira, atenuar o mal-estar gerado por várias décadas e intensificado nos últimos meses; tem a intenção de dar garantias, isto é, passar a credibilidade que já se perdeu (a tal desconfiança) e tem a intenção de dar algum espaço ao Brasil em questões internacionais. Só que americanos (e outros) não dão nada sem pedir algo em troca, então, por exemplo, a questão da aproximação com o Irã deve ter sido um dos pontos exigidos, como também deve ter sido "pedido" que assinássemos o protocolo adicional ao TNP.

Exigir que compremos F-18 SH não faz sentido, mesmo sendo muito ingênuo para acreditar nisso; pode-se fazer pressão das grandes, como a tal "contrapartida" (não vejo como uma) dos 200 ST e parceria nos KC-390. Isto, por si só, já é uma pressão das grandes, pois deixamos de vender os ST para a Venezuela, dizer que não venderia o mesmo produto e em quantidade 10 vezes maior é ter que possuir muita saliva para dar explicações, ainda mais em vésperas de eleições presidenciais.

Pressão é pressão e a Boeing e o governo americano estão fazendo seus papéis muito bem, não há nada de errado nisso; estão sabendo usar do momento (campanhas presidenciais) adequado; erro é do governo, que demorou muito para anunciar o vencedor, pelo menos que apareça com o contrato nas mãos e não apenas com o nome do escolhido, caso contrário este assunto ficará, em definitivo, nas pautas dos debates acalorados das campanhas, e quem perderá muito será o próprio governo, que já começará arranhando o próprio candidato que irá apoiar.

A SAAB segue a mesma linha, de incutir o desgaste político no governo, mas de forma distinta daquela adotada pela Boeing e governo americano. Se o jogo americano é oferecer algo como contrapartida, de forma tal que o não aceitamento por parte do governo brasileiro implicaria em tamanho desgaste político na campanha eleitoral, então o jogo sueco se reduz, apenas, à técnicas de partidos formais, desgastando o governo sem oferecer nenhuma contrapartida de forma explícita. Ela não tem escolhas; não faz diferença se é homicídio ou suicídio, o certo é que ela morrerá.

Sempre pensei que a short list nasceu para não permitir a vitória do Gripen NG, este não passa de um anão (sem trocadilhos) entre os gigantes americano e francês. Não pelos caças em si (F-18 e Rafale), mas pela enormidade das gigantes potências contra a qual lutava.

Vejo uma clara "política" internacional para impedir a venda dos Rafales, não apenas ao Brasil, mas a todos os possíveis e impossíveis interessados, uma espécie de enquadramento aos franceses. A tentativa não é de vender seus produtos, mas inviabilizar todo o projeto francês de ter seu próprio caça. Assim sendo, o "anão" sueco poderia vencer o processo de seleção do FX-2, não necessariamente pelos méritos (que são enormes), mas como solução "política" paliativa. Se eu fosse ligado a SAAB e o Gripen NG vencesse, não comemoraria de coração aberto, pois sempre haveria a sensação de ter sido escolhido porque o Rafale perdeu; isto caracterizaria um estigma. Gostem ou não, isto é fato. O mesmo não se aplica ao F/A-18 SH, se vencer, mereceu, ao menos de alguma forma.

Da short list pra cá fica claro que a disputa não foi feita para o Rafale vencer, como muitos imaginam e até dizem por aí. Parecer, parece sim, mas não da forma que se fala, ou seja, argumentando que as falas de alguns ministros e até do presidente sempre convergiram para o Rafale, sugerindo (que vergonha!!!) que há indícios de corrupção, etc. (mas sempre sem provas, apenas por excesso de contragosto mesmo). A partir da short list o que vejo (apenas opinião) é um movimento político (no melhor sentido da expressão), muito bem articulado, para garantir ao país a necessária segurança e soberania. É justamente este o ponto da discórdia, pois o gigante sempre esteve desprotegido, o leão nunca rugiu, enquanto em berço esplêndido nunca incomodava.

O que vejo o Brasil buscando é justamente o que a França construiu depois da 2ªGM, as ideias preconizadas pelo general Charles André Joseph Marie de Gaulle: procurar a independência das influências norte-americana e britânica. Independência das influências (insisto neste último verbete) em sentido lato, ou seja, em tudo. Observem que independência das influências não significa rompimento, ruptura, opor a tudo, nada disso, isto significa a busca da própria soberania; não há nenhum mal nisto, não é ofensa, não é afronta, é crer que é possível conseguir tal coisa. Pois bem, diante do falado, vejo o Rafale como o símbolo de tudo isso.

Se tivesse que olhar apenas um novo caça pra FAB, minha ordem de preferência seria F/A-18 SH, Rafale e por fim o Gripen NG. Se fosse tomar como parâmetro as limitações orçamentárias das FFAA (e não necessariamente do país), a ordem seria F-16 Blc 50/52 ou Gripen C/D. Se o parâmetro fosse apenas opinião deste entusiasta sobre o que mais gostaria de ver nas cores da FAB a ordem seria: SU-35 BM. Mas como estou olhando o parâmetro "independência das influências", então a minha ordem de preferência é: Rafale!!!


Saudações a todos!


PS: para quem não entendeu: "distanciamento" = "independência das influências". :wink:




Editado pela última vez por orestespf em Ter Abr 13, 2010 8:24 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38799 Mensagem por Zepa » Ter Abr 13, 2010 8:23 pm

Bender escreveu:Eu não deveria falar isto aqui,mas me parece que o silêncio russo sobre a marmelada da desclassificação da proposta deles do SU35BM, antes que pudessem garantir oficialmente suas propostas de transferência de Tots,e o aparente conformismo e passividade com o fato da FAB e governo terem deixado os outros 3 candidatos atualizarem N vezes as suas propostas conforme os ventos sopravam,sendo que eles foram barrados na porta da frente,tem uma razão especial de ser.

Estão silenciosos mas não estão mortos, enquanto a bola rola,trabalham já pensando na copa do mundo de 2014.

Parem de pensar no caixão F18,os próprios americanos já pararam de pensar nele faz tempo.

Sds.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38800 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 13, 2010 8:34 pm

Caramba Orestes...

Como diria o CM... voadora nos bagos!

[100] [009] [009]

[]s Mestre
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38801 Mensagem por PRick » Ter Abr 13, 2010 8:35 pm

Divino Alves escreveu:PORTAL REPÓRTER DIÁRIO - RD ONLINE

Públicado em 12 de abril de 2010.

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Marinho assina autorização para rebaixamento da Lions
.................

O prefeito critica a condução dada pelo ministro da Defesa Nelson Jobim ao processo de escolha que tem claros sinais de favorecimento ao modelo da França. “Acho que o ministro está equivocado nessa discussão ao indicar ao presidente Lula a compra do caça da França. Nem eu e nem ele somos especialistas em aviação. Portanto, devemos nos pautar em especialistas e, neste caso, é a FAB. Eu confio nela para fazer a defesa do gripen. Foi o único que até agora trouxe proposta de investimento no Brasil e, em particular, em São Bernardo”, finaliza.
Não é engraçado que esse argumento graceja por aqui também! O Ministro da Defesa deve apenas homologar o parecer dos técnicos, desde que, os técnicos sejam favoráveis a minha decisão política de apoiar determinado concorrente, tudo isso por interesses próprios, pelo menos ele teve coragem de dizer tudo, e não apenas se esconder usando os técnicos, vou repetir.

Compras nas FA`s são sempre políticas, ninguém faz compras técnicas.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38802 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Abr 13, 2010 8:36 pm

Acordo militar pode ajudar Embraer a vencer disputa na Força Aérea americana

Por Valor Econômico - SP 13/04/2010

O acordo militar assinado ontem entre o Brasil e os Estados Unidos ajuda a Embraer na disputa para a venda de até 200 aviões Super Tucano para a Força Aérea americana, informou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Esse é o primeiro acordo militar entre os dois países desde 1977, quando o entendimento anterior, assinado ainda na Guerra Fria, foi rompido pelo então presidente Ernesto Geisel. Sua existência permite que a empresa brasileira participe com alguns privilégios na seleção feita pelo governo americano.

"Existe a possibilidade de os Estados Unidos dispensarem a licitação para a compra de aviões se o país tiver um acordo militar", disse ontem Jobim, que participou da cerimônia de assinatura do acordo militar com o seu colega americano, Robert Gates. Jobim integra a comitiva do presidente Lula que participa da reunião de cúpula de segurança nuclear, que termina hoje em Washington.

A Força Aérea americana abriu um processo de escolha para a compra de cem aviões turboélice de ataque, que pode ser estendida para outras cem unidades. A Embraer já apresentou uma proposta que, se aprovada, representará a maior venda de Super Tucanos já feita pela companhia. Uma versão básica deste avião custa entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões, o que significa que o valor do contrato chega a casa dos bilhões.

Os americanos querem aviões que possam atuar em operações antiguerrilha na Colômbia. O principal concorrente brasileiro é o suíço Pilates PC-9. "O Super Tucano é muito superior ao Pilates", disse Jobim. "O Pilates é bom para passear por aí, para ir à praia." Se a empresa brasileira vencer a disputa, terá que abrir uma fábrica nos Estados Unidos.

Jobim disse que essa disputa não tem nada a ver com o processo de escolha, pelo Brasil, dos caças que vão equipar a Força Aérea Brasileira (FAB). A americana Boeing se candidatou a fornecer os jatos num projeto de modernização da FAB, cuja primeira fase, composta de um lote de 36 unidades, tem um valor estimado em US$ 2 bilhões. O governo americano tem feito lobby aberto em favor da Boeing. "Não queremos vincular uma coisa a outra", disse Jobim.


Ontem, foi assinado o que se chama de acordo-quadro entre Brasil e Estados Unidos. Sob ele, serão abrigados outros acordos entre os dois países, alguns já em vigor, como a cooperação tecnológica e o treinamento de militares. Não há nenhuma previsão, disse, de instalação de base americana no Brasil. "Esquece isso", disse Jobim. "É um acordo-quadro, como a gente tem com vários países", disse o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim. "Não tem base americana." Segundo o ministério, o Brasil tem acordos semelhantes com quase três dezenas de países, incluindo a Rússia.

O acordo militar entre o Brasil e os EUA representa uma distensão na relação entre os dois países na área, após o incidente da instalação de nova base americana na Colômbia no ano passado e dos desentendimentos na ação de resgate após o terremoto no Haiti no início do ano. O incidente da base na Colômbia levou à assinatura, dentro da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), de um documento que diz que acordos militares com países de fora da região, caso dos Estados Unidos, deverão respeitar a soberania dos países e inviolabilidade dos territórios dos Estados e não interferir nos assuntos internos de cada país.

O Brasil, disse Amorim, informou previamente aos países da Unasul sobre "os termos do acordo". No acordo com os Estados Unidos, foi inserida uma cláusula que trata do respeito à soberania e integridade territorial dos países.
Calma gente, Inêz não ressucitou e nem ressucitará. Creio que continua Rafale ou nada, e o nada é a unica opção que me preocupa, pois a única pressão que pode ter sucesso será pela melação do processo.


Um fraternal abraço




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38803 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Abr 13, 2010 8:49 pm

Brasil e EUA estão ampliando o diálogo, diz embaixador

Valor Econômico/ Sergio Leo, de Brasília
Ter, 13 de Abril de 2010

Brasil e Estados Unidos assinaram ontem um acordo de cooperação na área de defesa que ajudará os aviões Super Tucano da Embraer a concorrerem para fornecimento às Forças Armadas dos Estados Unidos, informou ontem o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon. O acordo facilita troca de informações e ações conjuntas dos dois países, o que também facilita uma melhoria na oferta da Boeing para fornecer caças à Força Aérea Brasileira (FAB). Mas o propósito do novo entendimento não é comercial. Vai muito além disso, ressaltou Shannon.
"O propósito é ampliar e avançar as relações entre Brasil e EUA e modernizar a capacidade das Forças Armadas no Brasil, com cooperação dos Estados Unidos", explicou. Para o embaixador americano, a assinatura do acordo, o sexto instrumento de cooperação assinado entre os dois países nos últimos dois meses, "mostra o interesse e capacidade do Brasil de avançar relações bilaterais". Ele lembrou que, nos últimos meses, nas visitas de altos funcionários, entre eles a secretária de Defesa, Hillary Clinton, foram assinados memorandos de entendimento também em áreas como educação, igualdade racial, mudança climática e trabalho conjunto em outros países.
"Há mais pontos de entendimento que pontos de desentendimento", enfatizou Shannon, esforçando-se para minimizar os atritos recentes entre os dois governos, em áreas como as possíveis sanções ao Irã ou a reação ao golpe de Estado em Honduras. "Estamos construindo ferramentas de diálogo que não são pontuais, mas amplas, vão ter um impacto em áreas grandes e importantes na relação bilateral."
Com o novo acordo, por exemplo, seria facilitada a coordenação entre as Forças Armadas dos dois países e não teria ocorrido o mal-estar entre os dois governos quando tropas americanas desembarcaram para ajudar vítimas do terremoto no Haiti, país onde a segurança está a cargo de forças de paz das Nações Unidas coordenadas pelo Brasil. Shannon lembrou que, no acordo, há, além de trocas de materiais e trocas de experiências, tecnologias e programas de treinamento, intercâmbio de conhecimento sobre operações das missões de paz.
"O Brasil mostra claramente no Haiti ter capacidade de não somente manter ordem pública, mas usar a segurança para promover o desenvolvimento", elogiou o embaixador. "Há poucos países que mostram esse entendimento."
O acordo assinado pelos dois países estava em negociação há sete anos e praticamente pronto há pelo menos um e meio. O momento da assinatura foi decidido pelo ministro da Justiça, Nelson Jobim, que firmou o documento, com o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, ontem em Washington . Diferentemente de outros acordos do gênero, não prevê manutenção de tropas americanas no território brasileiro nem dá imunidade a militares de nenhum dos dois países.
Shannon aproveitou para esclarecer a notícia de que EUA e Brasil montariam no Rio de Janeiro uma base binacional de combate ao terrorismo e tráfico de drogas. Os EUA fornecem informações e apoio para que a Polícia federal monte, no Rio, um "centro de inteligência" coordenando todos os órgãos envolvidos nessas operações, a exemplo da que os americanos têm em Key West, na Flórida. Esse centro terá ações coordenadas com agências dos EUA e de outros países.




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Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
orestespf
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38804 Mensagem por orestespf » Ter Abr 13, 2010 9:04 pm

cb_lima escreveu:Caramba Orestes...

Como diria o CM... voadora nos bagos!

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[]s Mestre
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:lol: :lol: :lol: :lol:

:wink: :wink:




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38805 Mensagem por Bender » Ter Abr 13, 2010 9:07 pm

cb_lima escreveu:Caramba Orestes...

Como diria o CM... voadora nos bagos!

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CB_Lima
A verdade doi amigo Lima 8-] E nos bagos a dor é intensa e seguida de um HÙÙ! :shock: e depois de lagrimas insistentes nos olhos :mrgreen:

Abraços!




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