Olhem, eu estava à espera que alguem com conhecimento de causa explica-se, eu percebo muito pouco, mas vou tentar pela lógica e do pouco que conheço:Paisano escreveu:ciclope, eu acho bem razoável a quantidade de 3 (black shark/SM-39/scalp naval) por tubo.ciclope escreveu:Paisano eu itendi bem ou no projeto disem que ele tem 4 tubos lança torpedo e 12 armas variadas?
E impresão minha ou os SUBs atuais e modernosa estão ficando cada vez menos armados?
Antes, recarregar um tubo era impossível, ruidoso ou moroso e perigoso, hoje existem sistemas seguros e fiáveis.
Os tubos de lançamento, são das partes mais complexas, caras e frágeis do casco submarino, primeiro por fazerem o contacto entre o casco interior e exterior, e entre dois meios com pressões muito diferentes. Existem válvulas de equalização para equalizar a pressão no tubo de pressão e a do mar ambiente, existem válvulas para garantir a abertura das duas portas (interior e exterior), válvulas e bombas de pressão para criar pressão para expulsar os torpedos, à velocidade maior possível, além do que todos estes sistemas têm de garantir o menor ruído possível de operação, assim como uma fiabilidade extraordinária. Ainda têm de garantir o sistema de guiamento de alguns torpedos ou misseis.
Por isso são muito caros e críticos.
Assim, a vantagem não é ter muitos tubos de lançamento, mas um bom sistema de carregamento, espaço disponível para carregar as recargas e tubos que permitam lançar uma variedade de armas: Minas, torpedos, misseis etc.
Os actuais são menos armados? Acho que não.
Agradeço que quem saiba corrija, acrescente.
[[]]'s