Carlos Mathias escreveu: Ao lixo com o TNP.
Meu caro colega, você é um forista que eu respeito.
Eu particularmente acho que não pe o momento de nos retirarmos do TNP.
Antes de nos retirarmos do TNP, o Brasil tem muito que se desenvolver. O que quero dizer que o Brasil tem que desenvolver as proprias capacidades militares convencionais, antes de pensar em tal coisa (Reconstruir e ampliar a forças armadas, fortaceler e desenvolver a industria de defesa, meios de emprego da guerra eletrônica, desenvolver tecnologias sensiveis, levar a sério o proprio programa aero espacial)
O vocês acham que um país que não tem tecnologia para desenvolver satelites para emprego militar poderá rechaçar as forças armadas de uma potencia militar?
Veja o caso do iran, se eles tiverem mesmo a intensão de ter a bomba atomica, eles estão buscando tela sem romper com o TNP, veja que nem o Iran que tem a Russia e a China ali perto deles para dar suporte economico e tecnico-militar ousou romper de vez com o TNP. Porque se tivesem feito isto a guerra teria aclodido a muito tempo.
No caso do Brasil a situação seria muito mais delicada, Não temos infra-estrutura militar para bancar nossa propria defesa e também não há nenhuma potencia poderosa (opositora aos EUA) para nos dar suporte economico e nem militar, aqui no sul todos os governos que nos cercão estão no bolso dos EUA.
O Brasil só pode pensar e romper com o TNP quando for uma potencia militar convencional e da ciencia e tecnologia....ou quando o império dos EUA entrar em franca decadencia (coisa que não acontecerá tão cedo).
Eu sou contra o Brasil assinar a clausula Adicional ao TNP. E abandonar de vez o Tratado nos traria consequencias extremamente graves.
Saudaçõea Cordiais.