TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38416 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Abr 09, 2010 8:19 pm

helio escreveu:Consta sim Juliano
Aliás não só na proposta da SAAB mas todas as 3 propostas.

É a famosa transferencia de tecnologia para construção e reparo de peças de material composto, a meu ver a parte que mais interessa à EMBRAER . Com isto a EMBRAER será capaz de fazer aviões maiores, com partes mais resistentes e mais leves.

Hélio
A transferência de caixões de asa em compostos só consta da francesa. Suecos, por não terem, e norte-americanos, porque não podem, restringem-se a partes não-estruturais. Foi o que responderam diretamente à Embraer.

Abraços

Pepê




Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38417 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Abr 09, 2010 8:21 pm

Divino Alves escreveu:Adivinhem qual empresa produz o caixão central do A-400?

http://www.denel.co.za/denel_aerostructures.html
Não é tecnologia SAAB, mas EADS. Não pode repassar.

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38418 Mensagem por Penguin » Sex Abr 09, 2010 8:34 pm

Pepê Rezende escreveu:
helio escreveu:Consta sim Juliano
Aliás não só na proposta da SAAB mas todas as 3 propostas.

É a famosa transferencia de tecnologia para construção e reparo de peças de material composto, a meu ver a parte que mais interessa à EMBRAER . Com isto a EMBRAER será capaz de fazer aviões maiores, com partes mais resistentes e mais leves.

Hélio
A transferência de caixões de asa em compostos só consta da francesa. Suecos, por não terem, e norte-americanos, porque não podem, restringem-se a partes não-estruturais. Foi o que responderam diretamente à Embraer.

Abraços

Pepê
E a Embraer precisa ou quer os caixões das asas projetados pela Dassault?

Embraer quer fornecedores de cargueiro KC-390 definidos em 1 ano
22/03
Ainda que seja observadora do programa da FAB para a compra de novos caças, conhecido como FX-2, a Embraer já sabe, de antemão, que será beneficiada seja qual for o vencedor da licitação que envolve a francesa Dassault (favorita na disputa), a norte-americana Boeing e a sueca Saab.

Segundo Ferreira Neto, foram assinados memorandos de entendimentos com os três grupos que buscam o contrato bilionário do governo brasileiro para fornecer os caças.

"Houve oferta de repasses tecnológico e de conhecimento interessantes para a Embraer dentro do KC-390... Isso foi avaliado pelos proponentes (de caças à FAB) e colocado conosco", afirmou Ferreira Neto, sem entrar em detalhes.
http://br.reuters.com/article/businessN ... 0X20100322




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38419 Mensagem por midnight » Sex Abr 09, 2010 8:48 pm

Pepê Rezende escreveu:
Divino Alves escreveu:Adivinhem qual empresa produz o caixão central do A-400?

http://www.denel.co.za/denel_aerostructures.html
Não é tecnologia SAAB, mas EADS. Não pode repassar.

Pepê
Como é dito no Link a Denel produz o caixão pro A400M, só que a Africa do Sul participa do programa do avião A400M.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38420 Mensagem por Penguin » Sex Abr 09, 2010 9:31 pm

midnight escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Não é tecnologia SAAB, mas EADS. Não pode repassar.

Pepê
Como é dito no Link a Denel produz o caixão pro A400M, só que a Africa do Sul participa do programa do avião A400M.
E é parceira da Embraer no KC390 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38421 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Abr 09, 2010 9:37 pm

Santiago escreveu:E a Embraer precisa ou quer os caixões das asas projetados pela Dassault?
Pediu ESPECIFICAMENTE a cessão da tecnologia dos caixões, que diminui estupidamente o peso do avião.

Abraços

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38422 Mensagem por Penguin » Sex Abr 09, 2010 9:50 pm

Há um outro parceiro potencial, esse com larga experiência no projeto de aeronaves de transporte militar:

Nelson Jobim na Espanha:
Estamos seguros que la colaboración entre EADS Casa y Embraer en este proyecto es posible y ya hay conversaciones en este sentido.
http://infodefensa.com/esp/noticias/not ... nterno%94-

ENTREVISTA INFODEFENSA.COM: Nelson Jobim:
“Desde DCNS nos dijeron que la colaboración con Navantia la iban a gestionar ellos. Es un asunto interno”
Imagem
Por Arturo Cuervo 28/10/2009 (Infodefensa.com)
Madrid - La importancia que Nelson Jobim concede a España queda demostrada en que ha visitado su capital dos veces en los últimos cinco meses. Para el ministro de Defensa brasileño, las relaciones bilaterales en esta materia pasan por "muy buen momento", especialmente con las empresas e industrias españolas que en la actualidad tienen en el "gigante latinoamericano" a uno de sus mejores clientes fuera de Europa, y por el reciente acuerdo sobre cooperación de defensa alcanzado con la ministra Carme Chacón.

En la entrevista que concedió a Infodefensa.com, Jobim apuesta, decididamente, por intensificar las relaciones no sólo desde el punto de vista industrial, sino también militar. Considera que sería "un éxito" plantearse despliegues conjuntos España-Brasil en Operaciones de Paz, algo que ya ha ocurrido por ejemplo con El Salvador o próximamente Colombia, e incluso una mayor intensidad en el capítulo de maniobras y ejercicios conjuntos. El único tema por el que pasa de "puntillas" es la reciente adquisición de submarinos Scorpene que ha firmado con DCNS, a pesar de que es un programa conjunto con la empresa española Navantia, quien, por otra parte, tener oportunidades importantes en los nuevos programas para fragatas y buques de proyección que busca la Armada brasileña. (Ver la entrevista sobre Brasil y temas latinoamericanos). (Ver la entrevista sobre Brasil y temas latinoamericanos)

P.- ¿Qué significado tiene el nuevo acuerdo en materia de Defensa entre Brasil y España?

R.- La cooperación entre España y Brasil en materia de Defensa pasa por muy buen momento. Solo hay que pensar en colaboraciones de carácter industrial como el Programa P-3 de EADS-CASA. Se trata de un proyecto muy importante para nosotros donde la transferencia de tecnología ha sido absoluta, y queremos que siga siendo así. Este acuerdo con el Gobierno español es muy importante para ambas partes y vamos a trabajar para que sea un éxito.

P.- ¿En que ámbitos concretos pueden ampliar su colaboración España y Brasil en temas de Defensa? España ha realizado despliegues con tropas de Colombia o El Salvador, ¿podría hacerlo también con tropas brasileñas?

R.- Por supuesto que si. Nuestra nueva estrategia de Defensa, aprobada por el presidente Lula, pasa por la participación de nuestro país en determinadas Operaciones de Paz. En concreto, estamos muy interesados en las operaciones desarrolladas en la zona africana del Atlántico Sur y las líneas marítimas comerciales de Brasil con África. El hecho de que España participe en varias de estas operaciones hace posible que ambos países realicemos despliegues conjuntos, que sin duda serían un éxito.

P.- Pero hasta ahora ha habido pocas relaciones militar-militar entre Brasil y España, ¿son posibles más maniobras y ejercicios entre ambas FAS a corto plazo?

R.- Claro que si. En el marco del Consejo de Defensa de Suramérica se están estudiando distintas opciones para realizar maniobras conjuntas de diversos países de la región en la zona del Amazonas. Se trata de una opción real, que permitiría a ambos países trabajar juntos. En estos momentos se está estudiando esa posibilidad, pero seguro que en el futuro habrá más opciones en este sentido.

P.- Brasil ha adquirido submarinos Scorpene a DCNS, pero no se ha hablado de la participación de Navantia en la operación. ¿Finalmente va a haber participación española en este programa?

R.- Insisto en que nuestra política no es la de adquirir armamento, sino desarrollar una industria en Brasil en colaboración con compañías de nuestros países aliados. Sobre la participación de España en este programa no le puedo decir nada, porque se trata de asuntos internos entre dos compañías. Desde DCNS nos dijeron que la colaboración con Navantia la iban a gestionar ellos, y nosotros no tenemos mucho más que decir en este asunto. Nuestro interlocutor en este caso es DCNS, y nuestro principal objetivo es que esta compañía nos garantice la transferencia de tecnología de todo el proyecto. A partir de ahí, si Navantia colabora en el programa con esas condiciones, nosotros encantados.

P.- La Armada brasileña está considerando la construcción de nuevos buques, entiendo que fragatas y buques de proyección estratégica. ¿Están en conversaciones con Navantia como posible candidato a estos programas?

R.- Si. Estamos viendo diversas posibilidades en este sentido. Básicamente estamos hablando con los italianos y con los españoles a través de la Marina, pero aún no hemos contactado directamente con Navantia. Nosotros tenemos interés en dos tipos de buques de patrulla: costeros y oceánicos, y trabajaremos con quien nos ayude a construirlos en Brasil, siempre con la condición de que haya transferencia de tecnología.

P.- Brasil y EADS-CASA tiene una buena y larga relación. ¿Están satisfechos con los productos y servicios suministrados por la empresa española (P-3 y C-235)? ¿Hay posibilidad de nuevos contratos a corto plazo? ¿Van a seguir apostando a través de Embraer por el desarrollo de la Guerra Antisubmarina?

R.- Estamos muy satisfechos de nuestra colaboración con España a través del Programa P-3 de EADS-CASA. En estos momentos estamos elaborando un programa de articulación de las Fuerzas Armadas de aquí en 25 años y nos encontramos con el problema de que nuestro país es muy grande. Tenemos nada menos que 8,5 millones de Km2 de territorio y 4,5 millones de Km2 inmersos. A partir de estos datos, la estrategia brasileña de Defensa para este período se divide en tres puntos principales. Por una parte está la monitorización y control, por otra la movilidad, y finalmente la presencia. La monitorización pasa por los aviones patrullas, por los UAV y por los satélites, ya que es la única manera de estar presentes en todo el territorio. La movilidad pasa por los aviones de transporte, para lo que los aviones C-235 de EADS-CASA, que nosotros llamamos "Amazonas" son muy útiles sobre, todo en la zona amazónica. Sin embargo, Embraer está desarrollando un proyecto que durará 6 años, consistente en la construcción de un avión de transporte de 19 toneladas, tipo Hércules, que se llamará KC-390, y que tendrá una necesidad de pista de 1.300 metros. Estamos seguros que la colaboración entre EADS Casa y Embraer en este proyecto es posible y ya hay conversaciones en este sentido.

P.- ¿Qué relación, en el ámbito de la Defensa, le gustaría tener a Brasil con la Unión Europea y la OTAN en su conjunto?

R.- El próximo 11 de Noviembre voy a viajar a Bruselas para explorar posibilidades de cooperación. Pero después viajaré a China, donde los responsables de la Armada de aquel país están interesados en la formación de su gente y seguramente lleguemos a un acuerdo para que soldados chinos vayan a Brasil a hacer instrucción. Esto quiere decir que estamos interesados en cooperar con todo el mundo, aunque a corto plazo no existe ningún proyecto de colaboración concreto con la OTAN.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38423 Mensagem por Penguin » Sex Abr 09, 2010 10:22 pm

O que seria a 6a geração...
Ares
A Defense Technology Blog


What to Expect From Sixth Gen Combat Aircraft
Posted by David A. Fulghum at 4/9/2010 8:17 AM CDT

For Sixth-Generation warplanes, stealthy data connectivity is going to be as important as stealthy aircraft. A low-observable aircraft – operating inside the enemy’s ring of anti-aircraft defense – must be able to transmit data to standoff forces without giving away its position.

“Making sure you have connectivity is key, says Maj. Gen. Tom Andersen, Air Combat command’s director of requirements. “If you are stealthy -- and within a denied or anti-access area -- you don’t want to emit energy that will [give away your location]. So we have to concentrate on low probability of intercept or detection [LPI, LPD] type wave forms. Then we have to get it out of that environment so that it can help the follow on forces and support jammers like the non-stealthy Growler. That’s going to be a challenge.”

Improved fifth- and new sixth-generation manned and unmanned aircraft also are being planned to carry wide-area optical and electronic surveillance, explosive and non-explosive weapons and offer an intricate view of the surrounding networks that might affect them.

Also part of the advanced fight formula will be communications, including command and control, that can function even when under network attack.

“We’ve stood up a Sixth Gen Fighter office here, and we’re starting to figure out what those attributes should be,” Andersen says. “Survivability will be huge, so how do you do that – with speed, stealth or some combination? Affordability is critical because $500 million per air vehicle doesn’t do much good [in a tough budget environment].

“If we start right now, 2030 is about the time you get a sixth gen fighter on the line,” Andersen say. “That’s about the time all the F-15s, F-15Es, F-16s and A-10s are programmed to be out of the inventory. At that point all you have is the F-35. I think [Sixth Gen] will have to be capable being [optionally] manned. The cost margin between manned and unmanned is now only about 3-5% delta. We have to be prepared to go either way.”

The new designs will undoubtedly be stealthy for penetrating enemy air defenses. And as long as they are close to key targets, “you would hate not to have an ISR capability,” Andersen say. Moreover, these aircraft need to be linked so they always know where they are in reference to each other and to any enemy threat all the time.

The advanced architecture for connectivity is called the Joint Aerial Layered Network (JLAN). It creates a mosaic for the battlefield with space, airborne and surface layers. And within those layers, the denied and anti-access areas are detailed along with where everybody else can operate.

The equipment on these new aircraft designs will also be innovative. It will, for example, exploit new segments of the electromagnetic spectrum. Also increasingly important will be a translator that transforms an LPI signal to a waveform that can be widely distributed by Link 16. That would avoid compromising stealth and also generate digital information that everyone can immediately use.

Electronic attack, network invasion and generation of high power microwave pulses as weapons will also be part of the formula.

“We’re working the CHAMP joint project demonstration which is a high power microwave [device] in a cruise missiles [at Kirtland],” says Brig. Gen. Dave Goldfein, ACC’s director of air and space operations (A3). “We’re probably about three years from where we will have to transition it from the [joint demonstration program].”




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38424 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Abr 09, 2010 10:40 pm

helio escreveu:
Flávio Rocha Vieira escreveu: Essa informação do Pepê Rezende desmascara mais uma "opção patriótica", expondo as verdadeiras razões da aguerrida opção da FIESP pelo avião sueco. A cada nova informação a podridão da estratégia da SAAB e de certos brasileiros vem à tona, e para mim fica cada vez mais claro que o GF tomou a decisão correta, a que verdadeiramente visa o favorecimento do País.

Um fraternal abraço,
Flavio
Todos os 3 fabricantes tiveram as mesmas oportunidades de oferecer parceria com as industrias nacionais.
Me diga uma coisa : se a AKAER tivesse assinado com a França seria uma "decisão patriótica", ou também seria consequencia de um lobby "podre" da Dassault?
A comissão de defesa da FIESP é formada por industrias que fabricam ou tem interesse no segmento bélico. Só porque a diretor desta comissão é o dono da AKAER, ela estava impedida de assinar acordos?
Se fosse imoral, ilegal, o que a SAAB fez com a AKAER, por que a AKAER não omitiu o fato, ao contrário enviou press-releases para todas as midias?
Devo lembrar que as empresas da FIESP são privadas, podem ter capital do GF mas em forma de ações sem direito a voto pois são sociedades anonimas. Eles NãO TEM OBRIGAÇÃO nenhuma de ter seus rabos presos com o governo, e contribuem de forma significativa ao governo recolhendo pesados impostos.

Um abraço

Hélio
Boa noite Hélio,

Desculpe-me pela demora em respondê-lo.
Hélio a questão maior não foi a SAAB ter assinado um contrato com empresa A, B ou C, ou a quem pertence essas empresas. Todo os três fabricantes que participaram da escolha de uma forma ou de outra, e digo que para o bem da indústria nacional, terão ou teriam que fazer o mesmo. O problema foi a campanha na mídia comum empreendida pela SAAB em conjunto com a FIESP, CIESP, sindicatos, jornais e repórteres, prefeito, etc onde o destaque era: Ou o GF fecharia com a SAAB ou cometeria um crime de quase Lesa-Pátria. O problema não foi o contrato, o problema foi a campanha torpe em tentar pressionar o GF e colocá-lo contra a parede ao tentar de forma inescrupulosa jogar a opinião pública brasileira contra o governo de seu próprio país. E focando o quê? O bem do País? Ou seus interesses pessoais e comerciais. E ainda, o problema não é querer ter lucros comerciais, intenção normalmente correta e necessária, o problema foi empeender campanha travestida de patriótica, quando na verdade, mancomunados na propagação de inverdades ou meias verdades, só miravam o próprio bolso, e que se dane a Nação.

Caro Hélio, na sua opinião este texto abaixo de autoria da CIESP e endereçado ao povo brasileiro pode ser considerado ético e respeitoso com o Governo do Brasil? No meu entendimento campanha barata e descabida e patrocinada pelos interesses da SAAB e de outros e uma afronta a um Governo democraticamente eleito e que naquele momento agia dentro de todas as suas prerrogativas constitucionais.
carta da ciesp aberta à nação
O governo brasileiro está na iminência de decidir qual a melhor alternativa para equipar a FAB - Força Aérea Brasileira com 36 aeronaves de caça supersônicas (Programa F-X2). Por que este assunto vem levantando tanto interesse da mídia dos paísesdesenvolvidos e em desenvolvimento do globo? Por que um “simples” reequipamento da FAB vem levando os presidentes e principais autoridades das nações participantes desta concorrência a se envolverem diretamente?
O objetivo desta carta é esclarecer a população brasileira da real importância deste processo e como o mesmo irá influenciar as nossas vidas.
Em todas as Forças Militares do mundo, e o Brasil não é uma exceção, a aquisição de material bélico tem que obedecer
inicialmente às necessidades estratégicas militares, seguidas de seus custos e benefícios econômicos para a nação e por fim
geopolítica, sendo esta última baseada nos interesses do país em se posicionar soberanamente.
A FAB escolheu o caça sueco Gripen devido às características tecnológicas, econômicas e de desempenho
apresentadas por esta aeronave.

Porém, segundo dados divulgados pela imprensa, a empresa concorrente Dassault, francesa, com o avião Rafale, teria um
custo de US$ 6,2 bilhões e um valor de manutenção de US$ 4 bilhões, totalizando US$ 10,2 bilhões. Já a concorrente Boeing, americana, com o avião F-18, teria um custo de US$ 5,7 bilhões, com um valor de manutenção de US$ 2 bilhões, totalizando US$ 7,7 bilhões. Por sua vez, a concorrente Saab, sueca, com o avião Gripen NG, teria um custo de US$ 4,5 bilhões, com um custo de manutenção de US$ 1,5 bilhões, totalizando um valor de US$ 6 bilhões. Além disso, o caça francês, preferido pelo Governo Federal, gerará em nosso país menos de 10% dos empregos que seu concorrente Gripen.
Por fim, o Brasil ficará extremamente dependente de uma única nação como fornecedora de material bélico, já que firmou com o governo francês compromisso de compra de cinco submarinos, na ordem de R$ 11,5 bilhões, e de 50 helicópteros, por mais de R$ 4,7 bilhões, o que estrategicamente é um erro absoluto para uma nação que pretende se tornar soberana.
Um governo é o representante legal do povo que o elege, portanto, deve ter como principal compromisso usar com
responsabilidade e sabedoria todos os recursos arrecadados com os impostos pagos pelos contribuintes.

O que motivou o governo brasileiro a declarar sua preferência por uma aeronave mais cara e que nos trará menos benefícios?
A FAB é real sabedora do que ela necessita, pois com sua competência e capacitação deu suporte para construir a terceira maior indústria aeronáutica do planeta.
Portanto, qual o motivo de negligenciar a escolha da FAB e seus especialistas?
Este é um momento único, pois o Brasil desponta como uma das candidatas à potência global, levando os governos de todos
os países participantes desta concorrência a se envolver diretamente. Portanto, em situação igual, qualquer negociante com a mínima competência conquistaria vantagens para sua organização. No entanto, o governo, segundo reportagens recentes, vem buscando contrariar a lógica da racionalidade, ao preferir um produto que absorverá de nosso tesouro além do necessário para defender nosso espaço aéreo.
O caça francês, se escolhido, será uma derrota para todo o povo brasileiro, pois perderemos a oportunidade de nos tornarmos soberanos e independentes como nação e como potência.
Em consequência disso, a diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) Regional de São José dos Campos, que congrega cerca de 60% das empresas do setor aeroespacial e de defesa brasileiro, está preocupada com a finalização deste processo, no qual se discute que o trabalho meticuloso, sério e profissional, desenvolvido pelo Comando da Aeronáutica, pudesse ser desconsiderado.
A Diretoria do CIESP – Regional de São José dos Campos vem a público declarar que considera de vital importância para
o futuro da indústria de defesa brasileira que, com relação ao F-X2, o processo de seleção conduzido pelo Comando da
Aeronáutica, suas conclusões e recomendações sejam acatados e respeitados pelo governo federal.

São José dos Campos, 10 de fevereiro de 2010
Almir Fernandes
Diretor
Ney Pasqualini Bevacqua
Nerino Pinho Junior
Vice-Diretores
CIESP – Regional de São José dos Campos
Caro Hélio, você considera ético a SAAB ter levado às TV's comuns e ao público leigo as imagens contidas no link abaixo? Que proposta patriótica e essa que feita em manchetes de jornais altamente duvidosas e parciais e que de forma dissimulada tinham o claro intuito de iludir nosso povo e colocar o GF e o FX-2 na vala comum dos negócios escusos a qual, infelizmente, já estamos mais do que acostumados a ver no nosso dia-a-dia.

Em: http://www.gripen.com/pt/MediaRelations ... pen_NG.htm

Hélio, na minha opinião o problema não está nos acordos comerciais, mas o que foi feito depois pela SAAB, pelos poderosos da FIESP e pela imprensa nacional para atingir seus objetivos a partir de certo momento no decorrer do FX-2, atitudes essas, creio, nem imaginadas pelos outros dois participantes, e que aos poucos vão aparecendo e jogando por terra posturas, atitudes e opiniões aparentemente patrióticas.

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38425 Mensagem por Cesardpf » Sex Abr 09, 2010 10:43 pm

:shock:
Bender escreveu:
Pepê Rezende escreveu: A bem da verdade, a única força que realmente compreendeu o alcance da END foi a Marinha, que usará o incremento de pessoal para formar a 2ª Esquadra e a 2ª Divisão Anfíbia, além de reforçar a proteção das fronteiras e dos rios da Amazônia. O aumento de pessoal da FAB será absorvido pelo controle de vôo. A meta de 120 caças é completamente incompatível com as necessidades futuras do país. Deveríamos pensar num efetivo de, no mínimo, 200 aviões de combate. Haveria lugar para uma aviação de patrulha de longo raio de ação, por exemplo, equipada com aviões de capacidade similar ao Su34.

Abraços

Pepê
Pois é eu sou mais um que faz uso regular de alucinógenos e cachaça em e demasia,como voces dois, :shock: vejam meus olhOs arregalados :shock: e para aqueles que me considerarem um pourralouca iludido e sonhador,reforço as palavras do escriba Tulio"vamos precisar de MAIS!", precisar não quer dizer que IRÁ se realizar,pois depende da responsabilidade dos políticos enxergarem isso,mas continuamos a maioria de nós subestimando as necessidades futuras das FAs e do país,está na hora de nós que somos esta minoria que se preocupa com as questões da defesa,pararmos com essa histórinha ideológica e recalcada movida a escasses de verbas de sempre das FAs,e independente de acreditarmos que os políticos nunca irão fazer a parte deles,começarmos a falar aqui em alto e bom som,que "PRECISAMOS DE MUITO MAIS!O PÁIS JÁ É GRANDE E IMPORTANTE DAMAIS!E SERÁ AINDA MAIS" e começarmos a nos unir em torno da questão de que isto que está ai é muito pouco,uma migalha,para quem sabe lá fora as pessoas sintam essa união de pensamentos e comecem também a acreditar nesta "nescessidade" irrevogável do País,pois ai os políticos terão obrigação e ao mesmo tempo respaldo para agir,mesmo que a contra gosto.

Go to mangue.

Sds.

(Pra variar, tô tentando acompanhar o pique do DB!! RAPAZ!!! :shock:
Mas gostei do pique BENDER, o negócio é pensar de acordo com o que a gente já encherga do nosso país.
Estamos em fase de mudança, em fase de transição. Essa é a hora de pensar projetando pra nova fase!
Se tudo der certo, amanhã estaremos muito diferente de hoje. Quem tem essa coragem???
Vaamo lá minha gente!!!
Abraços
Cesar




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38426 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 10, 2010 3:12 am

Santiago escreveu:
Túlio escreveu:Mas que josta mesmo, ninguém nunca ME convida para essas bocas-livres aí... :evil:
[009]

Por que eles sé levam certas pessoas, como deputados e assemelhados? Por que será???!!!
Por uma questão de justiça, deveriam levar alguns "entusiastas" como o Prick por exemplo :lol:

[]s
Bom...
Eu não posso reclamar disso... 8-] :lol:

[100] [009]

Gostei muito do que vi e não tenho dúvidas que estaremos muuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem servidos :)

No mais... hehehe... é só aguardar 8-]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38427 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 10, 2010 3:20 am

Bom... depois daquelas palestras e a aula que o NJ deu no congresso... fiquei ponderando sobre algumas coisas...

Segundo a SAAB a FAB teria que negociar transferência de tecnologia com cada 'bandeira' do Gripen em separado...

Para quem gosta de negociar bandeirinhas lembremos do TP2000

Legal que os Suecos devolveram o $$$$$$$$, mas no fim jogou o programa de torpedos da MB la' em 1900 e Tigershark.

Supondo o mesmo acontece com o NG e temos que substituir algo de "qualidade" por um equivalente "mais ou menos" por conta de uma bandeirinha mal negociada ou se recusando a passar a tecnologia...

Resultado:

Bem-vindos ao programa AM-X 2.0

S'o para refletir...

O problema 'e "supostamente" participar do "desenvolvimento" de uma aeronave "hoje" que no final das contas ser'a 'amanha' o que os outros 2 concorrentes ja sao e em alguns aspectos sao at'e melhores.

Nao 'e a toa que o proprio governo sueco nao est'a caindo nessa.

Eles precisam de algo l'a para fazer uma certa oposicao aos PAK e Su-35 e eles sabem que a "diferenca" que o NG traria em relacao aos atuais "C/D" nao 'e l'a essas coisas todas...

Vale assim esperar e arrumar alguem que "segure" o tranco da SAAB enquanto eles esperam para ver o que acontece de outro lado do Baltico.

Eu vejo hoje em dia o NG mais como um F-20 do que qualquer outra coisa...

O F-20 era tido como "otimo", avancado, excelente, e at'e era... mas nao possuia o "respaldo" necessario para fazer o programa se tornar realidade...

Ou seja, sem pai nem mae e essa 'e a realidade dos fatos, nao 'e uma "critica" e 'e isso que as vezes as pessoas nao gostam, mas na verdade 'e s'o a realidade... na Suecia eles acabaram de liberar uma "grana" para fazer upgrades no C/D, pois essas aeronaves fazem parte de um plano, e da estrategia de defesa deles...

O que a compra do NG agrega por aquelas bandas? Um radar Aesa? Mais 4 Cabides? Voa mais longe? E aonde est'a algo que faria a diferenca por aquele lado que nao poderia ser feito no C/D?

Nao 'e a toa que os reis voltaram e nao tentaram vender a aeronave por la' como tentaram vender em terras tupiniquins...

Infelizmente 'e mais um F-20... e isso digo de uma pessoa que sempre adorou o Gripen at'e a versao "C/D"... por mim era uma aeronave que fazia sentido, estava com respaldo e oferecia muitas coisas interessantes... o NG nao agrega muito em cima disso que o SH ou o Rafale ja nao facam "Hoje" e at'e bem.

Agora se o problema sao "custos", entao 'e como o Ministro falou... "faz leilao" pega o menor prec'o (provavelmente o F-16 ou o J-10 ou o Mig-29) e fim de papo.

Enfim... meus 2 cents

(retirado de alguns posts que fiz no outro fórum) :)
[]s
CB_Lima




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Flávio Rocha Vieira
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38428 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Abr 10, 2010 8:50 am

Concordo em praticamente tudo cb_lima, a excessão fica por conta do último parágrafo pela possível associação com vaga idéia de que seria o Gripen NG o caça com menores custos. Vá saber o o custo final dessa miscelânia de bandeirinhas no longo prazo, sendo a nossa querida terra brazilis o único e exclusivo operador mundial dessa trapizomba, risco mais do que possível e até provável, pois se essa futura cria multifacetada provalvelmente já nascerá órfã de pai e mãe e até quem sabe da própria parteira, e então quem seria suficientemente tolo de querer adotar conosco e assumir o papel de pai desse Frankestein alado e abandonado, pois o papel de mãe já estaria garantido com louvores ao Brasil, a quem caberia manter ressucitado pelos próximos 30/40 anos esse natimorto de nome Gripen NG.

O que esse verdadeiro partido político verde e amarelo de ocasião formado pela SAAB, FIESP e grandes jornais tentaram foi nos empurrar um filho feio goela abaixo, pois a eles confortavelmente caberiam somente os lucros financeiros originados nos trabalhos de parto do rebento sueco.

Graças às boas intenções e atitudes do GF em buscar a melhor opção para o País certamente optaremos pela melhor e consistente oferta, o caça francês Rafale.
Quanto ao caça sueco esse voltará para de onde nunca saiu, de uma folha de papel, e quanto ao partido político verde e amarelo de ocasião irá sumindo aos poucos, pois tendo acabado o milho também acabará a pipoca.

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38429 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 10, 2010 11:15 am

A coisa está ficando grave. Alguém mentiu/está mentindo...e isso pode ter conseqüências sérias...


09/04/2010 - GRIPEN
GRIPEN PROMETE POLO AERONÁUTICO PARA SÃO BERNARDO
Por: Redação (pauta@abcdmaior.com.br)

Caça pode trazer polo aeronáutico para o ABCD.

Em nota, fábrica sueca indica que caças supersônicos serão fabricados no Brasil

A Saab deverá produzir os caças supersônicos para a FAB (Força Aérea Brasileira) em solo brasileiro, caso o modelo sueco Gripen seja escolhido na licitação do governo federal para a compra de 36 aeronaves. Em nota reproduzida neste fim de semana em revistas de circulação nacional, a empresa se compromete a produzir os principais segmentos da estrutura do caça no “futuro polo aeronáutico de São Bernardo.”

A empresa sueca garante também a transferência total e irrestrita da tecnologia do caça Gripen NG,
caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defina a Saab como a fornecedora. “A Saab Gripen está comprometida em envolver a indústria aeroespacial brasileira em todos os níveis do desenvolvimento do Gripen NG, assim como em sua produção e manutenção”, indica a nota.

Nos próximos dias, o presidente Lula receberá de representantes do ABCD o apoio da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD, do sindicato dos metalúrgicos sueco, o IF Metall, e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, à escolha do Gripen. A produção do caça no País deverá gerar 1.200 novos empregos na Região. A expectativa é que seis mil postos de trabalho e 22 mil indiretos sejam criados no País.

A etapa final do processo de escolha dos caças já dura seis meses. Se o governo federal optar pelo modelo sueco, R$ 336,4 milhões serão investidos em São Bernardo.

Confira na íntegra a nota da Saab:

“É com grande respeito às autoridades envolvidas no processo de seleção do F-X2 aos nossos parceiros industriais e tecnológicos no Brasil, e ao povo brasileiro, que a Saab Gripen vem ao público esclarecer determinadas informações incorretas que recentemente ganharam destaque na mídia.

Com relação ao tema Transferência de Tecnologia, a Saab Gripen ofertou e garantiu ao governo brasileiro, em sua proposta à Força Aérea Brasileira (FAB), a transferência total e irrestrita da tecnologia do caça Gripen NG.

Em sua proposta, a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil.

A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado, preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de risco econômico para o governo brasileiro.

A Saab Gripen está comprometida em envolver a indústria aeroespacial brasileira em todos os níveis do desenvolvimento do Gripen NG, assim como em sua produção e manutenção.

Com relação ao desenvolvimento do Gripen NG, equipes de engenheiros brasileiros já estão trabalhando ativamento no projeto, tanto em instalações suecas como brasileiras, concentradas em São José dos Campos (SP).

O direito de propriedade intelectual de tais desenvolvimentos será compartilhado entre o Brasil e a Suécia

No que diz respeito à produção, todas as 36 aeronaves da FAB serão produzidas no Brasil. Os principais segmentos da estrutura do Gripen NG serão feitos no futuro pólo aeronáutico de São Bernardo do Campo (SP), de forma exclusiva, e serão fornecidos às linhas de produção do Brasil, da Suécia e para todas as aeronaves Gripen NG a serem comercializadas em todo o mundo.

Todas as aeronaves serão montadas em Gavião Peixoto (SP). Dessa forma, o Brasil será o primeiro país do hemisfério sul a produzir e exportar caças supersônicos.

Estima-se que, com o projeto do Gripen NG, serão criados no Brasil aproximadamente 6 mil empregos na cadeia de produção e 22 mil na área de tecnologia.

Os softwares, códigos-fonte e os sistemas de armas da versão brasileira do Gripen NG também serão totalmente desenvolvidos e testados no Brasil. Isso proporcionará à FAB e às empresas brasileiras total capacidade para operar, manter e integrar sistemas, armamentos e sensores de forma independente e autônoma.

A Saab Gripen entende e apoia a Estratégia Nacional de Defesa, e se compromete a oferecer ao Brasil todos os conhecimentos necessários para dar origem às futuras gerações de aviões de caça.

Saab Gripen"




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Abr 10, 2010 11:25 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38430 Mensagem por czarccc » Sáb Abr 10, 2010 11:25 am

Perderam a linha mais ainda... :?




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