TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38401 Mensagem por helio » Sex Abr 09, 2010 6:20 pm

Juliano Lisboa escreveu:Hélio, o que o Pepê disse é quem ofereceu, não disse que não tem capacidade para fazer. São coisas diferentes. Na proposta da SAAB consta isso? Não!
É isso que ele quis dizer.

Abraços.
Consta sim Juliano
Aliás não só na proposta da SAAB mas todas as 3 propostas.
É a famosa transferencia de tecnologia para construção e reparo de peças de material composto, a meu ver a parte que mais interessa à EMBRAER . Com isto a EMBRAER será capaz de fazer aviões maiores, com partes mais resistentes e mais leves.

Hélio

helio
Sênior
Sênior

#38402 Mensagem por helio » Sex Abr 09, 2010 6:30 pm

Pepê Rezende escreveu:
helio escreveu:Pois é Pepê
A SAAB oferece tão pouco que as asas e leme da linha Airbus são fabricados lá.
Fraquinhos eles não?

Abraços

Hélio
Negativo. Eles fazem apenas os bordos de ataque fixos, que depois são enviados para o País de Gales onde são montados nos caixões feitos pela Broughton. Além disso, não podem repassar a tecnologia do que possuem porque ela foi desenvolvida pela EADS. A melhor tecnologia civil que a SAAB dispõe é a do SAAB 2000. Triste, não?

O canto da sereia sueca pode ser lindo, mas é falso.

Pepê
Menos Pepê, menos... EU ESTIVE visitando a SAAB em Linköping com mais jornalistas especializados do Brasil e VI várias asas, estabilizadores e caudas quando demonstraram a técnica da fabricação do material composto(e não bordas de ataque).

Um abraço

Hélio

jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 47 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#38403 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Abr 09, 2010 6:31 pm

Pepê Rezende escreveu: Quem dirigiu a campanha foi o Merialdo (ex-adido militar da França no Brasil, que, aliás, fala um português maravilhoso), da sede da empresa em Brasília, que fica no Ed Morro Vermelho, no Setor Comercial Sul. A Dassault contratou a Companhia da Notícia, uma assessoria de imprensa de Sampa, a custo fixo. Além deles, há três ex-jaguares que prestam assessoria. Sou testemunha: ao contrário de Boeing e SAAB, os franceses NÃO FIZERAM LOBBY NO CONGRESSO. O Leonardo fez uma denúncia vazia.

Pepê

Certeza Pepê ?

Rolou até mesmo uma viagem à França com direito a regabofes variados.

Wellington
Intermediário
Intermediário

#38404 Mensagem por Wellington » Sex Abr 09, 2010 6:44 pm

SRs , tenho uma pergunta: Quando falam que o Brasil comprará o Rafale pelo mesmo preço que a França, apesar de ainda assim todos falarem o quanto é mais caro que os outros aviões, alguém ja lembrou de fazer as contas de quanto esses caças baixarão de preço quando começarem a ser montados e a ter partes fabricadas no Brasil e com custos em real??Deve baratear um pouquinho ,não???

Divino Alves
Intermediário
Intermediário

#38405 Mensagem por Divino Alves » Sex Abr 09, 2010 6:53 pm

helio escreveu:helio escreveu:
Não Pepê, a minha expectativa é que a partir da tecnologia adquirida do FX2 possamos projetar e construir novos produtos(civis ou militares), estes sim com forte apelo para exportação

Pepê escreveu
Pois é... Advinha qual o único país que ofereceu caixões de asa em compostos para o KC-390? Dou uma dica, é europeu e não é a Suécia... O Gripen oferece muito pouco para produtos civis, meu caro...

Pois é Pepê
A SAAB oferece tão pouco que as asas e leme da linha Airbus são fabricados lá.
Fraquinhos eles não?

Abraços

Hélio
Adivinhem qual empresa produz o caixão central do A-400?

http://www.denel.co.za/denel_aerostructures.html

helio
Sênior
Sênior

#38406 Mensagem por helio » Sex Abr 09, 2010 6:56 pm

Pepê Rezende escreveu:
helio escreveu:Todos os 3 candidatos tiveram as mesmas chances de negociar com as industrias brasileiras, se a França não foi competente não tenho culpa...
Pois é. A Dassault assinou com um concorrente do Sr. Jairo Cândido que, a partir daí, usou seu poder de diretor da FIESP para tentar inviabilizar os franceses. Isso, desculpe-me, é abuso.
O que é abuso em duas fábricas não governamentais concorrerem? Que eu saiba não estamos num regime totalitário. Que eu saiba são industrias do mesmo saco.
Então é abuso fazer isto, mas não é abuso a França não querer fornecer radar para a Suecia.
Somos capitalistas e neste ambiente não há nada de ilegal nisto.

helio escreveu:Da Dassault não sei de nada, vosê é que está dizendo, me referi a Alston, cujo suborno já foi detectado nas contas na Suiça dos corruptos.
Então não insinue. São duas empresas completamente diferentes.
Quem é que está insinuando? Lembre-se que voce começou com este papo de suborno, e não eu. Lembre-se que fui EU que disse que isto é um procedimento rotineiro quando envolve venda de grande vulto.
helio escreveu:Negativo: os Bufalos ainda poderiam voar por mais 10 anos, nada de falta de peças estruturais . Quem informou sobre o que escrevi anteriormente sobre os Bufalos foi o proprio chefe de manutenção dos Bufalos do PAMA , o Maj Sakuraji quando entrevistei em 2007 com a devida autorização do Ceconsaer.
Claro, mas vc não leu o que eu escrevi: as peças eram manufaturadas no PAMA artesanalmente a um custo absurdo. Os motores foram descontinuados. O trem de pouso também. Manter aviões assim é antieconômico. Por isso foram afastados. Sua substituição pelo C.295 foi mais uma prova de que o barato sai caro. Nas primeiras operações ficou claro que não podiam operar de pistas não asfaltadas. As hélices de composto sofreram sérios danos. Em outro aparelho, o piloto daniicou o trem de pouso, criando um contencioso entre a CASA e a FAB, um tentando culpar o outro...
Voce repetiu exatamente o que escrevi só trocando as palavras, entretanto não houve desativação por fabricação de peças ESTRUTURAIS como voce escreveu. Se as peças eram fabricadas no PAMA ou não, coincide exatamente o que escrevi: não haviam peças pois as disponiveis no mercado se referiam a versões modernizadas do Bufalo, atualizações que embora oferecidas à FAB, não foram feitas.
Quanto ao Amazonas, conforme vc citou, ficou provado que em muitas missões ele não conseguiu substituir o Bufalo.

helio escreveu:Esta é a meia verdade que sempre falo. Ele é 100% intercambiável somente e só com os franceses. Em caso de um problema diplomatico entre os 2 paises ficaremos 100% na mão.
É o mesmo para o NG, com um agravante: o que possue de peças comuns com a série atual é mínimo. Para facilitar seu raciocínio, coloco o que há de comum entre o C/D e o NG:

Ué? Não estão criticando o Gripen por possuir componentes de vários países? Mudou?
Leme vertical, cockpit e fuselagem dianteira...

Todo o resto, inclusive motor, é diferente. Para piorar as coisas, o F414 do NG é diferente do usado na série F/A-18E/F. Que comunabilidade é essa?
helio escreveu:Eu me referi ao indice de operacionalidade pois seus custos são mais reduzidos,proporcionando mais horas voadas. Voce insiste em dizer que seremos os unicos operadores quando a Suecia se compromete a utiliza-los. O engraçado é que nunguem fala que por enquanto além da França seremos os UNICOS OPERADORES do Rafale.

Falam que o Rafale está sendo oferecido para n paises, entretanto até agora não vi nenhum contrato assinado....
Que compromisso é esse? Comprar, em 2020, se o adquirirmos? Não há nenhuma garantia do Parlamento, que é quem manda no Reino da Suécia. Pelo contrário. Os deputados continuam investindo firme na modernização dos C/D. A França já financiou 180 células. A SAAB nem terminou o protótipo, que terá diferenças do Gripen Demo. Quem oferece mais garantias? A propósito, a compra de Rafale já foi submetida ao Legislativo do Kuweit que aprovou a aquisição.
E voce não acha que caso seja este a condição para o Brasil adquirir, o Parlamento não aprova a toque de caixa?
o Kuweit ainda não assinou o contrato, portanto te afrimo que até o momento (dia 9/04/2010 18:00hs - hora de Brasilia) o RAfale só exportou maquetes de brinde para adoçar brigadeiros.

helio escreveu:Beleza, tudo isso a FAB teve que engolir, e disponibilizar grande parte da verba para operar este "caça" maravilhoso. Agora aguarda ansiosamente por um upgrade meiasola que se bobear vai demorar mais do que o A-4( mesmo tendo solicitado antes)
Ao meu ver, é um programa imbecil. Deveriam promover uma padronização, equipá-los com GPS e fim de papo. Gastariam US$ 1 milha por aparelho, uma economia de US$ 7 milhas.
Eu promoveria upgrade em apnas um esquadrão.
helio escreveu:Taí o equivoco, se manter a atual extrutura é jogar dinheiro no lixo, como faremos até 2014 quando os FX2 virão? Como fazemos até 2012 quando os primeiros VBTP-MR serão incorporados? Os militares devem ir para suas casas, e aguardar pacientemente assistindo novela pela TV,pois serão chamados oportunamente? Se um páis quiser atacar o Brasil ,pedimos para ele aguardar até chegarem os novos equipamentos!

Como é que podemos ter um minimo de adestramento. Treinando 4 dias por semana é que não é.
É um ótimo governo este, sacrificar as FA para garantir a grana para fazer campanha politica
.
Em primeiro lugar, os cortes afetam os recrutas, não a estrutura fixa, que hoje corresponde a 70% dos efetivos. A atual estrutura das FFAA possue tudo quadruplicado. Quatro departamentos de pessoal, quatro centros de comunicação social, quatro serviços de inteligência. Isso será eliminado a partir da aprovação da END pelo Congresso. No momento, ela está no Senado. Preparo, inclusive, algumas emendas que permitam um maior controle da sociedade sobre as aquisições de material. Ano que vem, mais enxuto e com menos cargos de chefia, a coisa deve andar melhor. Quanto aos cortes, não ficaram apenas no MinDef. Atingiram TODOS OS MINISTÉRIOS, inclusive os das áreas sociais. Deve ser duro fazer campanha eleitoral assim...

A unica coisa que não afeta é o soldo deles, entretanto a operacionalização dos meios está mais do que comprometida. Não posso provar aqui no forum entretanto posso lhe garantir que é verdade.
Até os investimentos que vc disse que não foram comprometidos, na verdade foram, existem projetos importantes que estão atrasados em pelo menos um ano dentro do cronograma previsto. O dinheiro quando sai parece aquele resto de pasta dental que sai do tubo quando está no fim e usamos o cabo da escova dental para pressionar.

Abração!!!

PEPÊ
Abraço
Hélio

soultrain
Sênior
Sênior

#38407 Mensagem por soultrain » Sex Abr 09, 2010 6:57 pm

Hélio,

Você disse que esteve na Suécia, a convite da SAAB, esteve também em França e nos EUA?

Também já fui convidado a ir à Suécia, no ano passado tudo pago. Nada a ver com defesa, foi no ramo da minha actividade profissional, rejeitei.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#38408 Mensagem por Penguin » Sex Abr 09, 2010 7:05 pm

Pepê Rezende escreveu:
Santiago escreveu:Que história é essa? Comissão? Não era negociação entre Governos?
Se for verdade, 5% de comissão em cima do que? USD8-10bi?!! Isso daria a bagatela de USD400-500 milhões. Apenas.

Quem dirigiu a campanha foi o Merialdo (ex-adido militar da França no Brasil, que, aliás, fala um português maravilhoso), da sede da empresa em Brasília, que fica no Ed Morro Vermelho, no Setor Comercial Sul. A Dassault contratou a Companhia da Notícia, uma assessoria de imprensa de Sampa, a custo fixo. Além deles, há três ex-jaguares que prestam assessoria. Sou testemunha: ao contrário de Boeing e SAAB, os franceses NÃO FIZERAM LOBBY NO CONGRESSO. O Leonardo fez uma denúncia vazia.

Pepê
O que foi isso então?
Lobby militar francês leva deputados a Paris
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 16 de Julho de 2009 10:54
Temer e outros 7 congressistas foram convidados pela França, que tenta vender 36 caças ao Brasil, para festejos da Queda da Bastilha Presidente da Câmara, que teve viagem e hospedagem pagas por seus anfitriões, afirma que "houve um lobby muito saudável e elegante".

Ana Carolina Dani

Oito deputados federais visitam Paris a convite do governo francês, que tenta vender 36 caças Rafale ao Brasil.

Eles foram convidados pelo Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional, em nome do governo da França, para participar das comemorações da festa nacional da Queda da Bastilha, em 14 de julho, e discutir a parceria militar com o Brasil.

Um dos deputados é o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). "Estão, na verdade, tentando nos sensibilizar. Esse convite foi um pouco para isso ", afirmou Temer.

Também foram a Paris o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), o líder do PT, Candido Vacarezza (SP), o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), o presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, Raul Jungmann (PPS-PE), a vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), e os deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Carlos Zarattini (PT-SP).

Segundo os próprios deputados, todas as despesas de viagem e hospedagem foram pagas pelos anfitriões. Eles estão no requintado hotel Lutetia, no turístico bairro de Saint Germain de Près, com diárias que vão de 192 a 535.

Temer disse que o tema dos caças Rafale foi abordado em diversas reuniões com representantes do Executivo e do Legislativo franceses.

O assunto apareceu sobretudo, afirmou o deputado, em reunião na manhã de ontem, no Palácio do Eliseu, com o almirante Edouard Guillaud, chefe do estado maior particular do presidente da República. A mensagem do governo francês é a de que a construção dos caças será feita com transferência total de tecnologia.

Assessores que acompanharam a reunião afirmaram, ainda, que Guillaud também comentou as vantagens do Rafale em relação a seus concorrentes, o F-18 Super Hornet, da americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab.

Questionado sobre o jogo de bastidores, Temer disse: ´´Houve um lobby muito saudável e elegante, porque é um interesse de ambas as partes´´.

Além das reuniões com representantes do Legislativo e Executivo, os deputados brasileiros também participaram de uma apresentação sobre o Rafale na sede da Dassault, empresa que fabrica os caças.
Para Jungmann, a parceria com a França na aérea de defesa é importante para o Brasil.

"É a possibilidade de acessar uma tecnologia de primeiro mundo, o que os americanos não fazem. Eles não liberam o código fonte, não liberam a plataforma, não aceitam o processo de desenvolvimento." Jungmann também confirmou que houve diversas discussões específicas sobre o Rafale, mas preferiu falar em "tentativa de sensibilizar" os brasileiros a citar o lobby francês. "Eles sabem que nós não temos nenhum poder de decisão. Mas evidentemente que querem mostrar que, ao lado do produto Rafale, a França está oferecendo tecnologia."

A ação dos deputados em relação às compras militares está ligada ao fato de que o dinheiro para isso sairia do Orçamento da União, que precisa ser aprovado no Congresso.

Na terça-feira, os deputados acompanharam o desfile militar da Queda da Bastilha na tribuna de honra, onde estavam o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Jobim está em Paris para negociar o financiamento de contratos para aquisição de equipamentos militares. Ele visita hoje a linha de montagem da Dassault e deve voar em um caça Rafale.

A missão dos deputados acaba hoje com a visita a uma base aérea nos arredores de Paris.

Fonte: Folha de São Paulo

Editado pela última vez por Penguin em Sex Abr 09, 2010 7:06 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6627 vezes
Agradeceram: 6962 vezes
Contato:

#38409 Mensagem por Túlio » Sex Abr 09, 2010 7:05 pm

Mas que josta mesmo, ninguém nunca ME convida para essas bocas-livres aí... :evil:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
helio
Sênior
Sênior

#38410 Mensagem por helio » Sex Abr 09, 2010 7:08 pm

soultrain escreveu:Hélio,

Você disse que esteve na Suécia, a convite da SAAB, esteve também em França e nos EUA?

Também já fui convidado a ir à Suécia, no ano passado tudo pago. Nada a ver com defesa, foi no ramo da minha actividade profissional, rejeitei.

[[]]'s
Soultrain
Eu tive muita sorte, visitei a Boeing em Saint Louis , a base Aeronaval de Oceana em Norfolk;
a SAAB em Linköping e simuladores em Estocolmo
a Dassault em Paris e Bordeaux e a Base Aérea 113 Saint Exupery em Saint Dizier.
todas realizadas no ano passado.

Abraços

Hélio

soultrain
Sênior
Sênior

#38411 Mensagem por soultrain » Sex Abr 09, 2010 7:21 pm

helio escreveu:
soultrain escreveu:Hélio,

[[]]'s
Soultrain
Eu tive muita sorte, visitei a Boeing em Saint Louis , a base Aeronaval de Oceana em Norfolk;
a SAAB em Linköping e simuladores em Estocolmo
a Dassault em Paris e Bordeaux e a Base Aérea 113 Saint Exupery em Saint Dizier.
todas realizadas no ano passado.

Abraços

Hélio

Ok muita sorte mesmo, se eu tivesse o convite igual de todos os fabricantes tinha aceitado, mas como tive só de um...

E quais as suas impressões dos três?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#38412 Mensagem por Bourne » Sex Abr 09, 2010 7:26 pm

Túlio escreveu:Mas que josta mesmo, ninguém nunca ME convida para essas bocas-livres aí... :evil:
Os franceses da Total me convidaram para ir a Paris e apresentar um trabalho. Tudo na faixa e de primeira. Porém os desgraçados me cortaram no final. :cry: :cry: :cry:

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#38413 Mensagem por Penguin » Sex Abr 09, 2010 7:31 pm

Túlio escreveu:Mas que josta mesmo, ninguém nunca ME convida para essas bocas-livres aí... :evil:
[009]

Por que eles só levam certas pessoas, como deputados e assemelhados? Por que será???!!!
Por uma questão de justiça, deveriam levar alguns "entusiastas" como o Prick por exemplo :lol:

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Abr 10, 2010 7:39 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#38414 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Abr 09, 2010 8:08 pm

helio escreveu: Menos Pepê, menos... EU ESTIVE visitando a SAAB em Linköping com mais jornalistas especializados do Brasil e VI várias asas, estabilizadores e caudas quando demonstraram a técnica da fabricação do material composto(e não bordas de ataque).

Um abraço

Hélio
Eu visitei a mesma fábrica e conheço a força e a fraqueza da SAAB. A informação que eu tenho é a mais recente. Na mensagem original tinha colocado até os links, mas houve um tilt no fórum e perdi os dados escritos. A propriedade intelectual é da EADS. Ou seja: xongas de transferência de tecnologia. A empresa sueca opera como subcontratada da BAE. Os suecos deveriam ter apresentado o C/D em lugar do NG, que não oferece nenhuma garantia e pouco acrescenta de vantagem sobre seu antecessor. Se a proposta fosse boa, seria levada a sério pela Noruega e Holanda.

Abraços

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#38415 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Abr 09, 2010 8:16 pm

jumentodonordeste escreveu:Certeza Pepê ?

Rolou até mesmo uma viagem à França com direito a regabofes variados.
A viagem à França reuniu um grupo pequeno de parlamentares. Boeing e SAAB promoveram viagens com mais senadores e deputados do que os levados à Paris pela Governo da República Francesa e não foram acusadas de fazer lobby ilegal, como ocorreu com a Dassault. Além disso, vieram diversas vezes ao Congresso. De julho de 2009 para cá, não teve um mês que não houvesse uma visita de representantes - ministros, parlamentares e empresários - suecos e norte-americanos. Os franceses só fizeram uma visita. Era para ser fechada, foi transformada em aberta e foram claramente prejudicados com isso. A idéia era falar apenas para os parlamentares, abrindo todas as informações sigilosas do projeto. Não tinham powerpoint nem filmetes...

Abraços

Pepê

Responder