No padrão descrito por você a polícia que tem algo que se aproxima mais é a PM/CE com as Toyota Hillux SW4 do Ronda do Quarteirão:Matheus escreveu:Compensar compensa, mas no Brasil segurança pública é gasto, não é investimento. Na minha opinião viatura ideal são os SUVs, maior espaço, lugar para transportar preso, visão mais elevada, resistência maior a buracos es desníveis. Gostaria de ver um Kia Sorento ou uma MMC Outlander, com motor V6 (+-250cv) a gasolina, câmbio manual e tração 4x4, ABS e airbags frontais, ESP, trio elétrico, ar analógico e direção hidráulica(demais equipamentos seriam retirados) Freios, embreagem e suspensão recalibradas. Blindagem frontal apenas (parabrisa, colunas dianteira e painel cortafogo). Giroflex, rádio digital, compartimento para preso, suporte para arma longa, suporte com recarregador para lanternas leds, farol de busca, quebra mato e estribo, palmtop para consultas.Algus escreveu:Gente, pensei que isso era o básico a se adicionar...
Ou seja, nem proteção balística tem... O carro não tem preparo para "segurar as pontas" num conflito armado, nem ao menos é capaz de lidar com perseguições... Mas o custo do veículo ainda é elevado (o preço de uma blazer, pelo menos, eu acho elevado).
Volto a perguntar: Não compensa? Não somente levando em conta os custos financeiros, mas toda a melhora na eficiência da política.
O Ronda do Quarteirão é uma Cia independente, pertencente a PM/CE, que trabalha dentro da filosofia da Polícia Comunitária.
O interessante neste projeto é que cada VTR fica responsável por um determinado bairro e os policiais que trabalham nestas VTRs prioritariamente moram no mesmo bairro. Cada residencia ou comércio dos bairros cobertos pelo Ronda do Quarteirão tem disponível a escala de serviço de todos os PMs que trabalham na área e o número de telefone da VTR responsável pela área, todas as VTRs do Ronda são equipadas com telefones! Outra coisa, tudo que ocorre dentro da VTR é monitorado e gravado pela Central de Operações, através de cameras rádios comunicadores digitais, inclusive com monitoramento por GPS, dando a localização exata de cada VTR.
Com essas medidas, o atendimento feito pelas VTRs do Ronda demoram em média 4 minutos, desde o momento em que a VTR é acionada até a chegada da mesma no local da ocorrencia!