Que não seja novamente em 7 de Setembro...Vinicius Pimenta escreveu:Pois é. Não sei sobre a data da reunião, mas concordamos que o prazo é apertado. Não creio que haja data mais simbólica, mas acho que não ocorrerá. Uma pena, pois seria bem bacana.orestespf escreveu: Vinícius, ontem mesmo o NJ disse que precisa de mais uns 15 dias para entregar o relatório ao presidente Lula. Pois bem, 7 + 15 = 22, mas o presidente precisa de uma agenda com o CDN, depois precisa levar em consideração a opinião dos caras, o que leva mais alguns dias, para só aí oficializar o ato de forma pública. O tempo é muito apertado, tem que haver muita boa vontade e todo o CDN já no bolso para ser possível anunciar o vencedor no Dia da Caça. Concordo com você, acho muito complicado... O Lula também tem uma reunião para decidir a questão do aditivo do TNP, a cabeça dele deve estar centrada neste assunto, que é pra lá de polêmico. Aliás, quando ocorrerá a tal reunião???
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vinicius Pimenta escreveu:Falando sobre anúncio, acho que tempo hábil para anunciar no Dia da Caça até há, mas dificilmente será algo assim. Até porque ainda precisa de convocação do CDN. Mas torço para que enfim a novela acabe.
Jogo de cena... Está pronto e as negociações foram feitas. Falta assinar o contrato.orestespf escreveu:Vinícius, ontem mesmo o NJ disse que precisa de mais uns 15 dias para entregar o relatório ao presidente Lula. Pois bem, 7 + 15 = 22, mas o presidente precisa de uma agenda com o CDN, depois precisa levar em consideração a opinião dos caras, o que leva mais alguns dias, para só aí oficializar o ato de forma pública. O tempo é muito apertado, tem que haver muita boa vontade e todo o CDN já no bolso para ser possível anunciar o vencedor no Dia da Caça. Concordo com você, acho muito complicado... O Lula também tem uma reunião para decidir a questão do aditivo do TNP, a cabeça dele deve estar centrada neste assunto, que é pra lá de polêmico. Aliás, quando ocorrerá a tal reunião???
Abraços
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Concordo com sua tese, JP, mas não quero detalhar a minha opinião, pelo menos agora. Porém digo que este tratado tem mais cara de uma forma para vigiar o que faremos ao lado dos franceses daqui por diante; parece a sogra que confia na nora, mas faz questão de morar na mesma casa com o filho. Por outro lado, negar tal acordo-tratado é o mesmo que fragilizar ainda mais as relações entre os dois países, passando uma ideia equivocada; e como estamos com bastantes problemas em relação ao TNP...jp escreveu:Este próximo tratado que nos propôe os americanod já seria um desdobramento de meios das conseqüências do FX-2.
O que vocês acham?
Já seria uma forma de Washington tentar refrear a influência francesa e a "emancipação" brasileira.
Para mim é claríssimo que sim, agora é aproveitar ao máximo o que disto nos for útil.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Concordo contigo Soultrain.soultrain escreveu:Orestes, as coisas já estão feitas com antecedência já se sabe que vai passar, já houve negociações, agora é formalizar. Foi isso que foi feito desde 7 de Setembro.
É a minha opinião, é o normal.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
abraçoPepê Rezende escreveu:O Gripen NG é natimorto pela falta de compromisso da Suécia com o programa. Quando visitei a Ericson, eles trabalhavam em um radar revolucionário, o NORA, que foi abandonado POR FALTA DE APOIO DO NOVO GOVERNO, que era conservador. A propósito, não foi apenas a política francesa que atuou sobre o avião. O Governo dos EUA atuou junto à Raytheon e vedou a participação da ELTA no programa. O motor e o soft do FBW são norte-americanos. Há ou não um risco? Não há pois o radar RAVEN é também estadunidensehelio escreveu:Pronto Pepê, voce mostrou justamente a VARIÁVEL que citei e neste caso especificocausadas pela politica francesa que quer minar o avião.As modificações foram previstas para os três concorrentes: painel de bordo, computador de bordo, IFF e datalink. Até a Boeing teria de incorporá-las em seus aviões. O resto, meu caro, é propaganda barata, uma especialidade da SAAB nesse programa.helio escreveu:Difere bastante, pois a linha de montagem sairá daqui e o produto será especifico para o Brasil
Numa hora se fala que ninguém vai comprar o avião além do Brasil, ora se isso é verdade ele será feita com as especificações brasileiras. Grande parte dos componentes será fabricado aqui, e é por isto que a FIESP está interessada.
A compra do F-16 foi um dos maiores acertos da Força Aérea Holandesa e não houve acusações de corrupção no processo. Na época, a Dassault afirmou que seu Mirage F.1 era mais barato, mas seria o mesmo que comparar aparelhos de 4ª geração com os de 5ª. O caça da Lockheed era uma revolução. Isso não invalida os processos de corrupção, impostos pelos próprios governos, contra os milicos que compraram Gripen C/D em três dos quatro países compradores. Aliás, é preciso ressaltar que o leasing checo não prevê a compra dos aviões.helio escreveu:Se voce considerar que a Holanda(pais que junto com a Noruega vc considerou como sério) foi palco de corrupção na compra do F16, e a Argentina acusando a EMBRAER de pagar propina para a venda de E-190 para a Aerolineas, eu diria bem vindo a bordo! Ou voce acha que a França os EUA são santinhos? Vamos cair na real né Pepê...
Se foi ou não um acerto aqui não é relevante, o que estamos falando é do suborno que comprovadamente a realeza holandesa recebeu da Lockheed.
Como disse bem vindo ao clube, se a Alston francesa comprovadamente depositou propina para brasileiros, se a EMBRAER pagou "comissão" de 10% para os decisores da compra da Aerolineas, tudo faz parte do jogo. Atire a primeira pedra......
helio escreveu:O custo operacionais do Gripen é bem inferior aos demais, lembre-se que muitos componentes são compativeis com os modelos já fabricados.Pepê Rezende escreveu:Trata-se de uma versão que tem menos de 40% de peças comuns com a que nos foi oferecida. Quer a prova?
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Coloque isso num desenho e veja o que sobra...Para que isso fosse verdade, seria necessário um percentual mínimo de 70% de peças comuns, Hélio. Sua afirmativa é vazia. É o mesmo que dizer que operar F-18C/D ao lado de F/A-18E/F reduz os custos em função de peças comuns, o que não é verdade. Menos de 40% de peças comuns é muito pouco. Aliás, como as linhas do NG seriam reduzidas, seus custos ampliariam-se em proporção geométrica ao longo da vida útil. Daqui a 30 anos estaríamos construindo-as à mão, como ocorreu com os Bufalos, de saudosa memória. Não me preocupo porque o Gripen está fora do baralho e irá morrer daqui a alguns anos por falta de encomendas. Chegou no momento errado.helio escreveu:Isto prova que o Gripen não é um novo avião e virtual como muitos aqui acham, é apenas uma versão melhorada de um avião existente, e a comunidade de componentes representa redução de custo.
Primeiramente é necessário esclarecer que o Bufalo só foi aposentado por um erro da FAB. As sucessivas modernizações de componentes que sempre foram oferecidos pelo fabricante ao longo do 30 anos de carreira deste magnifico avião, nunca foi implementada. Chegou um ponto que a disponibilidade de peças cessou,pois as disponíveis se referiam aos aviões que sofreram as devidas modernizações ao longo tempo. Declaração da propria FAB.
40% de comunidade de componentes é um numero bem interessante. Muito mais do que do que necessidade de absorver 0% de comunidade com outros aviões do mercado como no Rafale, pois é m avião unico com poucas quantidades produzidas, caro de operar e utilizado somente por um país .
Pepê Rezende escreveu:Essa é uma das grandes mentiras. A Força Aérea da Noruega e a da Holanda, que são sérias, calculam que a hora-voo do NG estará por volta de US$ 10 mil por hora-voo, o mesmo do F/A-18E/F. A GBF-X2, que torce por ele, estabeleceu um valor de US$ 8 mil. A do Rafale é de € 9.800, cerca de US$ 2 mil a mais que o verificado nos concorentes por organizações militares com experiência de combate em aeronaves de alto-desempenho, O QUE NÃO TEMOS! Nossa última ação foi o bombardeio de um morro no Araguaia com napalm, usando T-6Gs. Da introdução do avião em serviço no Armée de l'Air e na Marine Nationale até hoje houve uma queda importante nos custos operacionais de, aproximadamente, 60%. Essa tendência se manterá à medida em que novas unidades entrem e serviço.Os dados oferecidos pela SAAB não foram apenas REJEITADOS por holandeses e noruegueses. Foram RIDICULARIZADOS. Se você não sabe, o custo operacional do F-16, considerado barato, é de US$ 10 mil. O do Rafale é compatível com o do F-15 e inferior ao do Typhoon, que chega a US$ 16 mil. Mesmo que aceitemos o valor de US$ 8 mil verificado pela GPF-X2, se olharmos a capacidade de carga e outras vantagens oferecidas pelo Rafale, a balança pende para o caça francês. Cito aqui um dado da COPAC: em configurações similares, o F/A-1E/F apresentou assinaturas 100% maiores que a do Rafale.helio escreveu:Não acredito no custo hora/voo apresentado pela forças que vc considerou "serias". Basta uma comparação simples: Não são os franceses que insistem em dizer que Gripen e Rafale são aviões de categoria diferente? (na verdade são) Pois um é bi e outro mono.
Não há como contestar que o custo operacional do motor de um caça representa 40% de um custo total. Compare um SH e um Gripen que tem o mesmo motor só que o SH tem em dobro. Como um custo operacional de um bi pode ser igual a um mono?
Houve queda no custo operacional dos franceses, entretanto não o suficiente para ser competitivo neste quesito com os concorrentes. A razão? Baixa quantidade produzida, e nenhuma compatibilidade de seus componentes com outros aviões no mercado.
Reafirmo, a inferioridade do Gripen comparado com os 2 outros concorrentes é superado pela maior operacionalidade do vetor, fator primordial para a FAB
Seu cálculo de hora-vôo inclui apenas o consumo dos motores. O M88 é muito mais econômico que o F414. É menor e bem mais leve que o concorrente norte-americano. Quanto à especificidade dos componentes, pouco haverá de comum entre o NG e as versões anteriores do Gripen. Internacional, apenas a turbina. O radar, então, será único...
Mesmo usando seus argumentos, eles não sustentam a plataforma sueca. Com a falta de empenho do governo conservador no processo, corremos o risco de ser os únicos operadores. Vale à pena?
Em minha opinião, não! Foi mais uma das insistências burras da engenheirada da FAB, que phuderam a operacionalidade da força por 30 anos.
Desculpe ,mas será culpa exclusiva da FAB se tiveram que engolir os AMX? Será que foi culpa exclusiva da FAB se por contingenciamento de verbas grande parte da frota ficou no chão?Será que só a FAB contribuiu para phuder nestes 30 anos?
Aliás me lembro bem quando há anos vc gostava de criticar o governo FHC por cortar a verba a ponto dos militares fazerem meio periodo às sextas-feiras para economizar o rancho.
O que vc tem a dizer do governo Lula que já por 2 anos seguidos em razão do contingenciamento de verbas não só impôs meio periodo na sexta mas às segundas feiras também?
Abração!!!
PEPÊ
Hélio
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Orestes se me permite palpitar,nós já avisamos e eles estão sabendo que não vamos assinar nada mais.
Reveja o NJ respondendo quando arguido pelo Julgmam;"isso se fosse no gov anterior do Bush,agora as coisas são diferentes" (algo assim )
A pressão vai se concentrar sobre nós ,na questão do Irã.
Sds.
Reveja o NJ respondendo quando arguido pelo Julgmam;"isso se fosse no gov anterior do Bush,agora as coisas são diferentes" (algo assim )
A pressão vai se concentrar sobre nós ,na questão do Irã.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olá Mestre!!orestespf escreveu:Concordo com sua tese, JP, mas não quero detalhar a minha opinião, pelo menos agora. Porém digo que este tratado tem mais cara de uma forma para vigiar o que faremos ao lado dos franceses daqui por diante; parece a sogra que confia na nora, mas faz questão de morar na mesma casa com o filho. Por outro lado, negar tal acordo-tratado é o mesmo que fragilizar ainda mais as relações entre os dois países, passando uma ideia equivocada; e como estamos com bastantes problemas em relação ao TNP...jp escreveu:Este próximo tratado que nos propôe os americanod já seria um desdobramento de meios das conseqüências do FX-2.
O que vocês acham?
Já seria uma forma de Washington tentar refrear a influência francesa e a "emancipação" brasileira.
Para mim é claríssimo que sim, agora é aproveitar ao máximo o que disto nos for útil.
Creio (sinônimo de ingenuidade mesmo, falo sério!) que este acordo é um mero formalismo. Me parece mais um papel bem diagramado, porém sem "substância" efetiva. Sei lá... minha impressão inicial e superficial!
Se as informações estão corretas, este acordo se arrasta em negociações desde o época do Bush, mas como tivemos alguns "arranca-rabos" (por causa das bases na Col.), o assunto se perdeu...
[]'s!!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Orestes, eu posso estar errado, mas não me parece que o caso do TNP vá guardar muita relação com o resultado do F-X2 porque ambos os casos já são de conhecimento do mundo. O mundo inteiro sabe que vamos comprar 36 Rafale e o mundo inteiro sabe que não vamos assinar o protocolo adicional do jeito que está. Mas sei lá, posso não estar observando o tabuleiro direito.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Faz tempo que não entro no DB, alguém poderia fazer um resumo dos últimos capítulos dessa novela?
Parei na parte que a FAB informou que encerrou a análise dos candidatos e encaminhou para o MD, vazando a suposta preferência da FAB pelo Gripen NG. Além disso, a poucos dias atrás vi propagadanda do Gripen na Globo em horário nobre...Pelos últimos posts, parece que o MD quer por quer o Rafale... a galera da Marinha também deve estar fazendo lobby para o Rafale...
Quais os últimos boatos?
Parei na parte que a FAB informou que encerrou a análise dos candidatos e encaminhou para o MD, vazando a suposta preferência da FAB pelo Gripen NG. Além disso, a poucos dias atrás vi propagadanda do Gripen na Globo em horário nobre...Pelos últimos posts, parece que o MD quer por quer o Rafale... a galera da Marinha também deve estar fazendo lobby para o Rafale...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
www.defesabrasil.comtrabuco escreveu:Faz tempo que não entro no DB, alguém poderia fazer um resumo dos últimos capítulos dessa novela?
Parei na parte que a FAB informou que encerrou a análise dos candidatos e encaminhou para o MD, vazando a suposta preferência da FAB pelo Gripen NG. Além disso, a poucos dias atrás vi propagadanda do Gripen na Globo em horário nobre...Pelos últimos posts, parece que o MD quer por quer o Rafale... a galera da Marinha também deve estar fazendo lobby para o Rafale...
Quais os últimos boatos?
Leia as últimas notícias que você vai ter uma noção do estágio atual.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Na minha opinião a coisa não é tão simples, Bender. O assunto, por si só, já é muito delicado, tanto que não gosto de tratá-lo abertamente no fórum, vejo as coisas sob uma ótica bem crítica. Não é um assunto que você chega e diz que não vai aderir, corre-se o risco do mundo virar as costas e você ficar isolado. Mas deixo claro que sou totalmente favorável a não assinatura do aditivo (já virou apelido) do TNP, porém deixando o que já foi assinado de forma intacta (não é o momento para implicar com as vespas, toquemos apenas no vespeiro).Bender escreveu:Orestes se me permite palpitar,nós já avisamos e eles estão sabendo que não vamos assinar nada mais.
Reveja o NJ respondendo quando arguido pelo Julgmam;"isso se fosse no gov anterior do Bush,agora as coisas são diferentes" (algo assim )
A pressão vai se concentrar sobre nós ,na questão do Irã.
Sds.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
helio escreveu:Outro!!!Pepê Rezende escreveu: Não sabe. O desenvolvimento do radar não estava na previsão original. Está nas mãos da Selex, que perdeu a dianteira no desenvolvimento tecnológico e foi a QUARTA OPÇÃO da SAAB, depois da Raytheon, Thales e ELTA.
Pronto Pepê, voce mostrou justamente a VARIÁVEL que citei e neste caso especificocausadas pela politica francesa que quer minar o avião
Hélio, vc está equivocado. A proposta sueca é clara: MONTAGEM E FABRICAÇÃO NA SUÉCIA ATÉ A 10ª CÉLULA. A partir desse ponto, MONTAGEM NO BRASIL ATÉ A 36ª CÉLULA. Só a partir desse ponto começa a fabricação no Brasil. Cá entre nós, difere muito pouco das outras.
Difere bastante, pois a linha de montagem sairá daqui e o produto será especifico para o Brasil
Será por coincidência que militares checos, sul-africanos e tailandeses respondem por processos de corrupção?
Se voce considerar que a Holanda(pais que junto com a Noruega vc considerou como sério) foi palco de corrupção na compra do F16, e a Argentina acusando a EMBRAER de pagar propina para a venda de E-190 para a Aerolineas, eu diria bem vindo a bordo! Ou voce acha que a França os EUA são santinhos? Vamos cair na real né Pepê.....
Trata-se de uma versão que tem menos de 40% de peças comuns com a que nos foi oferecida. Quer a prova?
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Isto prova que o Gripen não é um novo avião e virtual como muitos aqui acham, é apenas uma versão melhorada de um avião existente, e a comunidade de componentes representa redução de custo.
SE COMPRARMOS E A PARTIR DE 2020! Isso não é sério! Atitude séria foi a da Rússia que, ao mesmo tempo que colocou o Su35BM à venda, adquiriu 48 unidades...
Essa é uma das grandes mentiras. A Força Aérea da Noruega e a da Holanda, que são sérias, calculam que a hora-voo do NG estará por volta de US$ 10 mil por hora-voo, o mesmo do F/A-18E/F. A GBF-X2, que torce por ele, estabeleceu um valor de US$ 8 mil. A do Rafale é de € 9.800, cerca de US$ 2 mil a mais que o verificado nos concorentes por organizações militares com experiência de combate em aeronaves de alto-desempenho, O QUE NÃO TEMOS! Nossa última ação foi o bombardeio de um morro no Araguaia com napalm, usando T-6Gs. Da introdução do avião em serviço no Armée de l'Air e na Marine Nationale até hoje houve uma queda importante nos custos operacionais de, aproximadamente, 60%. Essa tendência se manterá à medida em que novas unidades entrem e serviço.
Não acredito no custo hora/voo apresentado pela forças que vc considerou "serias". Basta uma comparação simples: Não são os franceses que insistem em dizer que Gripen e Rafale são aviões de categoria diferente? (na verdade são) Pois um é bi e outro mono.
Não há como contestar que o custo operacional do motor de um caça representa 40% de um custo total. Compare um SH e um Gripen que tem o mesmo motor só que o SH tem em dobro . Como um custo operacional de um bi pode ser igual a um mono?
Houve queda no custo operacional dos franceses, entretanto não o suficiente para ser competitivo neste quesito com os concorrentes. A razão? Baixa quantidade produzida, e nenhuma compatibilidade de seus componentes com outros aviões no mercado.
Abração!!!
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Hélio, essas suas respostas me parecem racionalizações. Sabe né, justificar o injustificável.
Abraço
Cesar
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Veja, são duas coisas complemente distintas, mas que caminham paralelamente. A compra do Rafale já é vista, por alguns, como uma afronta; se não fosse, não veríamos movimentos para impedi-la. A questão do TNP é extremamente complexa, já se ventila a hipótese do Brasil cancelá-lo (duvido!!!!), portanto a pressão. Além do mais, o Brasil diz que já cumpre as determinações do tal "aditivo". Ora, se já cumpre, perguntariam, que mal há em assiná-lo? Sacou?Vinicius Pimenta escreveu:Orestes, eu posso estar errado, mas não me parece que o caso do TNP vá guardar muita relação com o resultado do F-X2 porque ambos os casos já são de conhecimento do mundo. O mundo inteiro sabe que vamos comprar 36 Rafale e o mundo inteiro sabe que não vamos assinar o protocolo adicional do jeito que está. Mas sei lá, posso não estar observando o tabuleiro direito.
O problema não está em assinar ou não o protocolo adicional, até porque já cumprimos mesmo, a coisa está em "marcar presença" (= força real). Esta disposição é que tem um custo, mas defendo que devemos pagar por ele. A importância, vejo, não está na decisão de não assinar o protocolo adicional, mas em conseguir apoios importantes de países que estejam ao nosso lado no que diz respeito a esta decisão, assim penso. Em suma, nunca se marca presença de forma solitária, isto é sinônimo de isolamento, é preciso ver, justamente nestas horas, quem realmente está ou não ao seu lado. Por isso dou tamanha importância ao tema; não pela não assinatura, mas pelas "companhias".
Por exemplo, quero ver a posição dos EUA, França, Suécia, Rússia e também Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, incluindo Índia, China, Japão e até a África do Sul, quando nos posicionarmos contrários a assinatura ao protocolo adicional. Digamos que agora é o momento da verdade. Ou aqueles que estão fazendo acordos e tratados conosco é só da boca pra fora?
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
No caso, Orestes, isso tem endereço certo aos nossos parceiros estratégicos.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vinicius Pimenta escreveu:No caso, Orestes, isso tem endereço certo aos nossos parceiros estratégicos.