TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38326 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Abr 08, 2010 11:50 am

Túlio escreveu:nEUROn, que eu saiba, não passa de demonstrador de tecnologia visando uma aeronave TRIPULADA, foi postado aqui mesmo, aquela viagem de Rafale vetorando nEUROn como a dupla ideal pode ser bonito de imaginar mas me parece tão real quanto o Tie Fighter... 8-]
Não. É uma versão que será operacional. A França, realmente, aposta nele. O demonstrador foi o Le Petit Duc, projetado e construído pelos engenheiros e técnicos da Dassault NOS FINS DE SEMANA!

Pepê




Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38327 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Abr 08, 2010 12:09 pm

helio escreveu: Olá Pepê
Antes de mais nada saiba que é também para mim uma satisfação tê-lo de volta.
Quanto ao AMX gostaria de esclarecer o seguinte:

- Assim como voce fui( e continuo sendo) um dos maiores criticos do AMX, um "caça" cego e banguela, cujos defensores tem sempre na ponta da lingua uma velha desculpa de que ele foi bom pois serviu para desenvolver o EMB-135/145 a partir da tecnolgia absorvida.
O que é pior é que a tecnologia do EMB-135/145 é derivada do Brasília, feito a partir da experiência ganha na construção de componentes para a Boeing.
helio escreveu:-Como afirmei para o Tulio, não tenho nenhuma expectativa do Brasil em exportar nenhum dos 3 concorrentes do FX2. O risco de virar um repeteco do FX2 para qquer um dos 3 é grande.
Nesse caso, é melhor fabricarmos peças para outros países, como está nas propostas do Rafale e da Boeing.
helio escreveu:Acho muito infantil por parte dos nossos governantes ter a coragem de alardear que a Dassault dará o mercado de exportação do Rafale na America Latina para nós. GRANDE BOSTA! Exportaremos para quem ? Pro Paraguai como fizemos com o Xavante e Tucano? Só se for pra doar como usualmente fazemos para a Bolivia , Equador e para o Paraguai. Ah! Poderiamos oferecer para o Chavez comprar , e em seguida doar para a Bolivia!
Não é bem isso que está na proposta. O que está escrito é que o Brasil se encarregará, ao lado da França, da comercialização do avião. EM QUALQUER PARTE DO MUNDO. Angola, por exemplo. Aí, ficaremos encarregados do trabalho de montagem e ganharemos uma comissão. A partir do 36º avião, componentes brasileiros seriam incorporados, gradativamente, dos dois lados do Atlântico.
helio escreveu:-Não posso levar em consideração a informações de que o Rafale seria o favorito para ser exportado nos paises que vc escreveu, principalmente a Suiça, que tem um histórico de contrato mal cumprido por parte da França quando montaram seus Mirages.
Não há nenhum contencioso entre França e Suiça. O contrato dos Mirage IIIS foi extremamente bem sucedido. A preferência pela Dassault já foi anunciada pela imprensa do país e pelo ministro da defesa.
helio escreveu:- O que posso afirmar com certeza é que o Rafale por enquanto não conseguiu exportar nenhum avião, e que o total produzido até hoje é baixissimo, tanto que os Mirage 2000 continuam bem operacionais, inclusive no Afganistão. Avião caro é um problema!
Dois países com ampla experiência na operação de aviões de combate ridicularizaram os números contidos na proposta da SAAB. Ao todo, já foram entregues 91 células para o Armée de l'Air e para a Marine Nationale. São 180 encomendas para a República Francesa já firmadas. O NG, que é um projeto congelado, do qual não teremos nenhuma participação real (a exemplo do AMX), não tem NENHUMA aeronave voando e nenhuma encomenda...

Abraços

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38328 Mensagem por marcelo l. » Qui Abr 08, 2010 12:17 pm

Pepê Rezende escreveu:
Santiago escreveu:Pepê,

A configuração do Neuron está mais para um mini B-2 não tripulado, assim como a atual leva de UCAVs em desenvolvimento nos EUA, Alemanha, Reino Unido, Rússia, etc.

A orientação dessa fornada de UCAV subsônicos é para missões de ataque ar-solo e ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance).

Para as missões ar-ar, os franceses dependerão durante muito tempo ainda do Rafale ou de um futuro caça tripulado ou de um futuro UCAV orientado a missões ar-ar (ainda há questões tecnológicas a serem superadas).

[]s
A aposta francesa é clara: Rafales e Neurons pelos próximos 40 anos. Tentarão diminuir a assinatura do caça na versão F.4 para capacitá-lo a sobreviver num ambiente de 5ª geração. Quanto ao UCAV da Dassault, tenho a honra de ser amigo de um ex-piloto de provas do Armée de l'Air e da empresa. Vou colocar sua experiência de voar o "Le Petit Duc" exatamente como me falou:

"Pepê, é um novo universo. Vc pode fazer manobras em 20G sem qualquer problema. A manobrabilidade é terrível, nada pode superá-lo no ar."

Eu vira o protótipo do "Le Petit Duc", antecessor do Neuron, e ficara encantado com ele. Brincando com meu amigo, um pouco antes, disse-lhe que iriam empalhá-lo para colocar no Musée de l'Air, como o último piloto de provas francês... Ele concordou.

Ao meu ver, é uma aposta de altíssimo risco. As dificuldades de controle não podem ser minimizadas, mas os ganhos podem ser sensacionais.

Abraços

Pepê
Para nós, melhor que os franceses fiquem os 40 anos com o Rafale, já que com isso os custos devem cair.


Agora em termos de absorção de Tecnologia para área comercial há diferenças significativas entre os participantes?




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38329 Mensagem por rcolistete » Qui Abr 08, 2010 12:26 pm

Skyway escreveu:
Skyway escreveu:Jobim fala sobre FX-2 na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Qua, 07 de Abril de 2010 18:26


Ministro diz que a decisão será a melhor para o Brasil, "e quem quiser discutir que venha armado, porque isso eu sei fazer".

Leonardo Jones
Jobim recomendará escolha do Rafale
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Qua, 07 de Abril de 2010 23:05


Ministro da Defesa prepara relatório para ser entregue ao Presidente Lula na próxima semana e sinaliza que caça francês será o indicado.

Vinicius Pimenta
Parabéns a vocês dois e a toda equipe do DB pelas excelentes matérias !




Editado pela última vez por rcolistete em Qui Abr 08, 2010 12:27 pm, em um total de 2 vezes.
helio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38330 Mensagem por helio » Qui Abr 08, 2010 12:26 pm

Pepê Rezende escreveu:
helio escreveu:Tulio, qualquer produto industrial antes de ser projetado por CAD passa por um acurado estudo de viabilidade técnica e de mercado. Ele sai da prencheta para o Mock up ou até o protótipo precificado com previsão de custo. É claro que pode existir variação, entretanto a variação do preço é uma constante também para produtos prontos. Portanto a SAAB sabe qual o custo do avião.

Pelo lobby que o Marinho está fazendo provavelmente uma parte dela seria em são Bernardo do Campo
Não sabe. O desenvolvimento do radar não estava na previsão original. Está nas mãos da Selex, que perdeu a dianteira no desenvolvimento tecnológico e foi a QUARTA OPÇÃO da SAAB, depois da Raytheon, Thales e ELTA.

Pronto Pepê, voce mostrou justamente a VARIÁVEL que citei e neste caso especificocausadas pela politica francesa que quer minar o avião
helio escreveu:A grande diferença Tulio, que por ser um avião novo , será construido no Brasil a partir do avião nº1, e não a partir do 30º ou 37º como dos outros concorrentes, que simplesmente montarão os aviões como se faz hoje na Helibrás. Absorção de tenologia das industrias será reduzida, por um bom tempo. Se houver postergamento de compra de novas encomendas do caça,vai ser prejudicial tanto para o Rafale ou Gripen ou Super Hornet. Este preludio de um "AMX II , o Retorno " pode acontecer em qquer dos caças escolhidos.

Pergunto também: O que o CTA vai fazer quando receber montanhas de especificações de tecnologias transferidas? Como vai fazer com que as industrias absorvam este conhecimento, se não tem aplicação pois não existem perspecitvas de produzindo nada de novo? Vai arquivar para se tornar obsoleto? No caso do Gripen, como vai ser produzido , e não montado como os concorrentes desde o primeiro momento, dando oxigenio para as pequenas industrias.
Não se iluda em pensar que qualquer um dos concorrentes ,mesmo sendo integralmente fabricado no Brasil terá quaisquer chance de ser exportado. Poderemos isto sim ter ótimas oportunidades de exportar novos aviões militares ou civis projetadas e construidas à partir da tecnologia absorvida.
Hélio, vc está equivocado. A proposta sueca é clara: MONTAGEM E FABRICAÇÃO NA SUÉCIA ATÉ A 10ª CÉLULA. A partir desse ponto, MONTAGEM NO BRASIL ATÉ A 36ª CÉLULA. Só a partir desse ponto começa a fabricação no Brasil. Cá entre nós, difere muito pouco das outras.
Difere bastante, pois a linha de montagem sairá daqui e o produto será especifico para o Brasil
helio escreveu:Tulio,me surpreendeu ver um pais asiatico adquirir o Gripen, tanto quanto ver um país africano. Estatisticamente a exportação de Gripen está dando de goleada nos Rafale.
Será por coincidência que militares checos, sul-africanos e tailandeses respondem por processos de corrupção?
Se voce considerar que a Holanda(pais que junto com a Noruega vc considerou como sério) foi palco de corrupção na compra do F16, e a Argentina acusando a EMBRAER de pagar propina para a venda de E-190 para a Aerolineas, eu diria bem vindo a bordo! Ou voce acha que a França os EUA são santinhos? Vamos cair na real né Pepê.....
helio escreveu:O custo operacionais do Gripen é bem inferior aos demais, lembre-se que muitos componentes são compativeis com os modelos já fabricados.
Trata-se de uma versão que tem menos de 40% de peças comuns com a que nos foi oferecida. Quer a prova?

1. Entradas de ar
2. Canards
3. Asas e suportes de motores

Coloque isso num desenho e veja o que sobra...

Isto prova que o Gripen não é um novo avião e virtual como muitos aqui acham, é apenas uma versão melhorada de um avião existente, e a comunidade de componentes representa redução de custo.

helio escreveu:O Gripen NG será operado também pelos suecos.
SE COMPRARMOS E A PARTIR DE 2020! Isso não é sério! Atitude séria foi a da Rússia que, ao mesmo tempo que colocou o Su35BM à venda, adquiriu 48 unidades...
helio escreveu:A França tem um problema serio em conseguir baixar o custo operacional do Rafale, onus que a França paga por ter um produto inteiramente frances. Entretanto eles são conscientes disto, enquanto nós pelos parcos recursos destinados as FA e ainda por cima contingenciados, teremos que virar a bolsinha para poder pagar!!!!
Essa é uma das grandes mentiras. A Força Aérea da Noruega e a da Holanda, que são sérias, calculam que a hora-voo do NG estará por volta de US$ 10 mil por hora-voo, o mesmo do F/A-18E/F. A GBF-X2, que torce por ele, estabeleceu um valor de US$ 8 mil. A do Rafale é de € 9.800, cerca de US$ 2 mil a mais que o verificado nos concorentes por organizações militares com experiência de combate em aeronaves de alto-desempenho, O QUE NÃO TEMOS! Nossa última ação foi o bombardeio de um morro no Araguaia com napalm, usando T-6Gs. Da introdução do avião em serviço no Armée de l'Air e na Marine Nationale até hoje houve uma queda importante nos custos operacionais de, aproximadamente, 60%. Essa tendência se manterá à medida em que novas unidades entrem e serviço.
Não acredito no custo hora/voo apresentado pela forças que vc considerou "serias". Basta uma comparação simples: Não são os franceses que insistem em dizer que Gripen e Rafale são aviões de categoria diferente? (na verdade são) Pois um é bi e outro mono.
Não há como contestar que o custo operacional do motor de um caça representa 40% de um custo total. Compare um SH e um Gripen que tem o mesmo motor só que o SH tem em dobro . Como um custo operacional de um bi pode ser igual a um mono?
Houve queda no custo operacional dos franceses, entretanto não o suficiente para ser competitivo neste quesito com os concorrentes. A razão? Baixa quantidade produzida, e nenhuma compatibilidade de seus componentes com outros aviões no mercado.

Abração!!!

PEPÊ
Outro!!!
Hélio




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38331 Mensagem por DELTA22 » Qui Abr 08, 2010 12:30 pm

jp escreveu:Este próximo tratado que nos propôe os americanod já seria um desdobramento de meios das conseqüências do FX-2.
O que vocês acham?
Já seria uma forma de Washington tentar refrear a influência francesa e a "emancipação" brasileira.
Para mim é claríssimo que sim, agora é aproveitar ao máximo o que disto nos for útil.
Se água que corre cá (topico F-X2) corre lá (Geopolitica), pelo pouco que se sabe a respeito, me parece um acordo bastante genérico, sem nenhum aprofundamento. Segundo do MRE as áres de cooperação se dariam em: a) visitas de delegações de alto nível, b) contatos em nível técnico, c) encontros entre instituições de defesa, d) troca de estudantes, instrutores e pessoal de treinamento, e) eventos de treinamento e aperfeiçoamento, f) visitas de navios, g) eventos esportivos e culturais, h) iniciativas comerciais relacionadas à defesa, e i) programas e projetos de tecnologia de defesa.

Em uma leitura bastante superficial, dado (eu) não ter mais informações, não passaria de uma regulamentação de caráter mais juridico principalmente, distante ainda de uma parceria em termos mais "estratégicos"*.

*Não subestimando as capacidades "maquiavélicas" do "Tio" nestes assuntos. :|

[]'s!




Editado pela última vez por DELTA22 em Qui Abr 08, 2010 12:31 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38332 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 08, 2010 12:30 pm

Falando sobre anúncio, acho que tempo hábil para anunciar no Dia da Caça até há, mas dificilmente será algo assim. Até porque ainda precisa de convocação do CDN. Mas torço para que enfim a novela acabe.




Vinicius Pimenta

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38333 Mensagem por helio » Qui Abr 08, 2010 12:45 pm

Pepê Rezende escreveu:
helio escreveu: Olá Pepê
Antes de mais nada saiba que é também para mim uma satisfação tê-lo de volta.
Quanto ao AMX gostaria de esclarecer o seguinte:

- Assim como voce fui( e continuo sendo) um dos maiores criticos do AMX, um "caça" cego e banguela, cujos defensores tem sempre na ponta da lingua uma velha desculpa de que ele foi bom pois serviu para desenvolver o EMB-135/145 a partir da tecnolgia absorvida.
O que é pior é que a tecnologia do EMB-135/145 é derivada do Brasília, feito a partir da experiência ganha na construção de componentes para a Boeing.
helio escreveu:-Como afirmei para o Tulio, não tenho nenhuma expectativa do Brasil em exportar nenhum dos 3 concorrentes do FX2. O risco de virar um repeteco do FX2 para qquer um dos 3 é grande.
Nesse caso, é melhor fabricarmos peças para outros países, como está nas propostas do Rafale e da Boeing.
Não Pepê, a minha expectativa é que a partir da tecnologia adquirida do FX2 possamos projetar e construir novos produtos(civis ou militares), estes sim com forte apelo para exportação
helio escreveu:Acho muito infantil por parte dos nossos governantes ter a coragem de alardear que a Dassault dará o mercado de exportação do Rafale na America Latina para nós. GRANDE BOSTA! Exportaremos para quem ? Pro Paraguai como fizemos com o Xavante e Tucano? Só se for pra doar como usualmente fazemos para a Bolivia , Equador e para o Paraguai. Ah! Poderiamos oferecer para o Chavez comprar , e em seguida doar para a Bolivia!
Não é bem isso que está na proposta. O que está escrito é que o Brasil se encarregará, ao lado da França, da comercialização do avião. EM QUALQUER PARTE DO MUNDO. Angola, por exemplo. Aí, ficaremos encarregados do trabalho de montagem e ganharemos uma comissão. A partir do 36º avião, componentes brasileiros seriam incorporados, gradativamente, dos dois lados do Atlântico.
Não foi isto que o Nelson Jobim falou na comissão de tecnologia e Defesa ontem. Ele falou exatamente da reserva do mercado latinoamericano
helio escreveu:-Não posso levar em consideração a informações de que o Rafale seria o favorito para ser exportado nos paises que vc escreveu, principalmente a Suiça, que tem um histórico de contrato mal cumprido por parte da França quando montaram seus Mirages.
Não há nenhum contencioso entre França e Suiça. O contrato dos Mirage IIIS foi extremamente bem sucedido. A preferência pela Dassault já foi anunciada pela imprensa do país e pelo ministro da defesa.
Não momento não tenho fontes, entretanto houve sim problemas consideráveis com a montagem dos Mirage .
helio escreveu:- O que posso afirmar com certeza é que o Rafale por enquanto não conseguiu exportar nenhum avião, e que o total produzido até hoje é baixissimo, tanto que os Mirage 2000 continuam bem operacionais, inclusive no Afganistão. Avião caro é um problema!
Dois países com ampla experiência na operação de aviões de combate ridicularizaram os números contidos na proposta da SAAB. Ao todo, já foram entregues 91 células para o Armée de l'Air e para a Marine Nationale. São 180 encomendas para a República Francesa já firmadas. O NG, que é um projeto congelado, do qual não teremos nenhuma participação real (a exemplo do AMX), não tem NENHUMA aeronave voando e nenhuma encomenda...
Pergunto : Se voces costumam somar os Rafale F.1,F2,F3 como total produzido ,por que não consideram também o total geral dos Gripen produzidos?
Compare também um país neutro, que não faz parte da OTAN e sem pretensões de enviar aviões de combate em intervenções externas com um país da OTAN que participa ativamente nas forças de paz e de coalizão, com grande força naval inclusive um PA nuclear,quem requer mais aviões de combate?
O Gripen NG não tem nenhuma venda pois está em fase de concepção, enquanto o Rafale existe Há quanto tempo e continua na lanterna em vendas?


Abraços

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38334 Mensagem por orestespf » Qui Abr 08, 2010 1:04 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Falando sobre anúncio, acho que tempo hábil para anunciar no Dia da Caça até há, mas dificilmente será algo assim. Até porque ainda precisa de convocação do CDN. Mas torço para que enfim a novela acabe.
Vinícius, ontem mesmo o NJ disse que precisa de mais uns 15 dias para entregar o relatório ao presidente Lula. Pois bem, 7 + 15 = 22, mas o presidente precisa de uma agenda com o CDN, depois precisa levar em consideração a opinião dos caras, o que leva mais alguns dias, para só aí oficializar o ato de forma pública. O tempo é muito apertado, tem que haver muita boa vontade e todo o CDN já no bolso para ser possível anunciar o vencedor no Dia da Caça. Concordo com você, acho muito complicado... O Lula também tem uma reunião para decidir a questão do aditivo do TNP, a cabeça dele deve estar centrada neste assunto, que é pra lá de polêmico. Aliás, quando ocorrerá a tal reunião???




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38335 Mensagem por soultrain » Qui Abr 08, 2010 1:10 pm

Orestes, as coisas já estão feitas com antecedência já se sabe que vai passar, já houve negociações, agora é formalizar. Foi isso que foi feito desde 7 de Setembro.

É a minha opinião, é o normal.

[[]]'s





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38336 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Abr 08, 2010 1:19 pm

helio escreveu:Pronto Pepê, voce mostrou justamente a VARIÁVEL que citei e neste caso especificocausadas pela politica francesa que quer minar o avião.
O Gripen NG é natimorto pela falta de compromisso da Suécia com o programa. Quando visitei a Ericson, eles trabalhavam em um radar revolucionário, o NORA, que foi abandonado POR FALTA DE APOIO DO NOVO GOVERNO, que era conservador. A propósito, não foi apenas a política francesa que atuou sobre o avião. O Governo dos EUA atuou junto à Raytheon e vedou a participação da ELTA no programa. O motor e o soft do FBW são norte-americanos. Há ou não um risco?
helio escreveu:Difere bastante, pois a linha de montagem sairá daqui e o produto será especifico para o Brasil
As modificações foram previstas para os três concorrentes: painel de bordo, computador de bordo, IFF e datalink. Até a Boeing teria de incorporá-las em seus aviões. O resto, meu caro, é propaganda barata, uma especialidade da SAAB nesse programa.
helio escreveu:Se voce considerar que a Holanda(pais que junto com a Noruega vc considerou como sério) foi palco de corrupção na compra do F16, e a Argentina acusando a EMBRAER de pagar propina para a venda de E-190 para a Aerolineas, eu diria bem vindo a bordo! Ou voce acha que a França os EUA são santinhos? Vamos cair na real né Pepê...
A compra do F-16 foi um dos maiores acertos da Força Aérea Holandesa e não houve acusações de corrupção no processo. Na época, a Dassault afirmou que seu Mirage F.1 era mais barato, mas seria o mesmo que comparar aparelhos de 4ª geração com os de 5ª. O caça da Lockheed era uma revolução. Isso não invalida os processos de corrupção, impostos pelos próprios governos, contra os milicos que compraram Gripen C/D em três dos quatro países compradores. Aliás, é preciso ressaltar que o leasing checo não prevê a compra dos aviões.
helio escreveu:O custo operacionais do Gripen é bem inferior aos demais, lembre-se que muitos componentes são compativeis com os modelos já fabricados.
Pepê Rezende escreveu:Trata-se de uma versão que tem menos de 40% de peças comuns com a que nos foi oferecida. Quer a prova?

1. Entradas de ar
2. Canards
3. Asas e suportes de motores

Coloque isso num desenho e veja o que sobra...
helio escreveu:Isto prova que o Gripen não é um novo avião e virtual como muitos aqui acham, é apenas uma versão melhorada de um avião existente, e a comunidade de componentes representa redução de custo.
Para que isso fosse verdade, seria necessário um percentual mínimo de 70% de peças comuns, Hélio. Sua afirmativa é vazia. É o mesmo que dizer que operar F-18C/D ao lado de F/A-18E/F reduz os custos em função de peças comuns, o que não é verdade. Menos de 40% de peças comuns é muito pouco. Aliás, como as linhas do NG seriam reduzidas, seus custos ampliariam-se em proporção geométrica ao longo da vida útil. Daqui a 30 anos estaríamos construindo-as à mão, como ocorreu com os Bufalos, de saudosa memória. Não me preocupo porque o Gripen está fora do baralho e irá morrer daqui a alguns anos por falta de encomendas. Chegou no momento errado.
Pepê Rezende escreveu:Essa é uma das grandes mentiras. A Força Aérea da Noruega e a da Holanda, que são sérias, calculam que a hora-voo do NG estará por volta de US$ 10 mil por hora-voo, o mesmo do F/A-18E/F. A GBF-X2, que torce por ele, estabeleceu um valor de US$ 8 mil. A do Rafale é de € 9.800, cerca de US$ 2 mil a mais que o verificado nos concorentes por organizações militares com experiência de combate em aeronaves de alto-desempenho, O QUE NÃO TEMOS! Nossa última ação foi o bombardeio de um morro no Araguaia com napalm, usando T-6Gs. Da introdução do avião em serviço no Armée de l'Air e na Marine Nationale até hoje houve uma queda importante nos custos operacionais de, aproximadamente, 60%. Essa tendência se manterá à medida em que novas unidades entrem e serviço.
helio escreveu:Não acredito no custo hora/voo apresentado pela forças que vc considerou "serias". Basta uma comparação simples: Não são os franceses que insistem em dizer que Gripen e Rafale são aviões de categoria diferente? (na verdade são) Pois um é bi e outro mono.

Não há como contestar que o custo operacional do motor de um caça representa 40% de um custo total. Compare um SH e um Gripen que tem o mesmo motor só que o SH tem em dobro. Como um custo operacional de um bi pode ser igual a um mono?

Houve queda no custo operacional dos franceses, entretanto não o suficiente para ser competitivo neste quesito com os concorrentes. A razão? Baixa quantidade produzida, e nenhuma compatibilidade de seus componentes com outros aviões no mercado.
Os dados oferecidos pela SAAB não foram apenas REJEITADOS por holandeses e noruegueses. Foram RIDICULARIZADOS. Se você não sabe, o custo operacional do F-16, considerado barato, é de US$ 10 mil. O do Rafale é compatível com o do F-15 e inferior ao do Typhoon, que chega a US$ 16 mil. Mesmo que aceitemos o valor de US$ 8 mil verificado pela GPF-X2, se olharmos a capacidade de carga e outras vantagens oferecidas pelo Rafale, a balança pende para o caça francês. Cito aqui um dado da COPAC: em configurações similares, o F/A-1E/F apresentou assinaturas 100% maiores que a do Rafale.

Seu cálculo de hora-vôo inclui apenas o consumo dos motores. O M88 é muito mais econômico que o F414. É menor e bem mais leve que o concorrente norte-americano. Quanto à especificidade dos componentes, pouco haverá de comum entre o NG e as versões anteriores do Gripen. Internacional, apenas a turbina. O radar, então, será único...

Mesmo usando seus argumentos, eles não sustentam a plataforma sueca. Com a falta de empenho do governo conservador no processo, corremos o risco de ser os únicos operadores. Vale à pena?

Em minha opinião, não! Foi mais uma das insistências burras da engenheirada da FAB, que phuderam a operacionalidade da força por 30 anos.

Abração!!!

PEPÊ




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38337 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 08, 2010 1:40 pm

orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Falando sobre anúncio, acho que tempo hábil para anunciar no Dia da Caça até há, mas dificilmente será algo assim. Até porque ainda precisa de convocação do CDN. Mas torço para que enfim a novela acabe.
Vinícius, ontem mesmo o NJ disse que precisa de mais uns 15 dias para entregar o relatório ao presidente Lula. Pois bem, 7 + 15 = 22, mas o presidente precisa de uma agenda com o CDN, depois precisa levar em consideração a opinião dos caras, o que leva mais alguns dias, para só aí oficializar o ato de forma pública. O tempo é muito apertado, tem que haver muita boa vontade e todo o CDN já no bolso para ser possível anunciar o vencedor no Dia da Caça. Concordo com você, acho muito complicado... O Lula também tem uma reunião para decidir a questão do aditivo do TNP, a cabeça dele deve estar centrada neste assunto, que é pra lá de polêmico. Aliás, quando ocorrerá a tal reunião???
Pois é. Não sei sobre a data da reunião, mas concordamos que o prazo é apertado. Não creio que haja data mais simbólica, mas acho que não ocorrerá. Uma pena, pois seria bem bacana.




Vinicius Pimenta

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Pepê Rezende
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38338 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Abr 08, 2010 1:41 pm

helio escreveu:Não Pepê, a minha expectativa é que a partir da tecnologia adquirida do FX2 possamos projetar e construir novos produtos(civis ou militares), estes sim com forte apelo para exportação
Pois é... Advinha qual o único país que ofereceu caixões de asa em compostos para o KC-390? Dou uma dica, é europeu e não é a Suécia... O Gripen oferece muito pouco para produtos civis, meu caro...
helio escreveu:Não foi isto que o Nelson Jobim falou na comissão de tecnologia e Defesa ontem. Ele falou exatamente da reserva do mercado latinoamericano

ALÉM DA RESERVA, COMERCIALIZAREMOS O AVIÃO ONDE TIVERMOS MERCADOS FORTES. Está na proposta.
helio escreveu:Não momento não tenho fontes, entretanto houve sim problemas consideráveis com a montagem dos Mirage.
Não só foi bem-sucedida, como chegaram a propor modificações que permitiram ao avião sobreviver por quase 40 anos. Os canard, por exemplo.
helio escreveu:- O que posso afirmar com certeza é que o Rafale por enquanto não conseguiu exportar nenhum avião, e que o total produzido até hoje é baixissimo, tanto que os Mirage 2000 continuam bem operacionais, inclusive no Afganistão. Avião caro é um problema!
Pepê Rezende escreveu:Dois países com ampla experiência na operação de aviões de combate ridicularizaram os números contidos na proposta da SAAB. Ao todo, já foram entregues 91 células para o Armée de l'Air e para a Marine Nationale. São 180 encomendas para a República Francesa já firmadas. O NG, que é um projeto congelado, do qual não teremos nenhuma participação real (a exemplo do AMX), não tem NENHUMA aeronave voando e nenhuma encomenda...
helio escreveu:Pergunto: Se voces costumam somar os Rafale F.1,F2,F3 como total produzido ,por que não consideram também o total geral dos Gripen produzidos?
Porque compartilham 99% das partes estruturais. É um processo similar ao das séries A/B/C/D do Gripen, que sempre é contabilizada pelos gripeiros ao lado do NG, o que, nesse caso, não é verdadeiro. Com relação à substituição dos Mirage 2000, que esqueci de comentar, está ocorrendo a um ritmo de 12 aviões por ano. A linha de montagem do Gripen C/D, hoje, é inferior a sete por ano e apenas UM vai para a Flygvapnet...

Tem mais, a partir DESTE ano, os Rafale saem com o DAMOCLES incorporado. A partir daí sua presença será mais presente no Afeganistão.
helio escreveu:Compare também um país neutro, que não faz parte da OTAN e sem pretensões de enviar aviões de combate em intervenções externas com um país da OTAN que participa ativamente nas forças de paz e de coalizão, com grande força naval inclusive um PA nuclear, quem requer mais aviões de combate?[/color]
Mais uma razão a favor do caça francês: compromisso do governo com os fabricantes... Eu até consideraria um avião virtual se o Parlamento em Estocolmo comprasse AGORA 20 aparelhos.
helio escreveu:O Gripen NG não tem nenhuma venda pois está em fase de concepção, enquanto o Rafale existe Há quanto tempo e continua na lanterna em vendas? [/color]
[/quote]

O NG só teve atenção no Brasil. Das concorrências que participou, várias tinham cartas marcadas, como Coréia e Cingapura. Na Líbia, deu a lógica. Se houver um mínimo de responsabilidade dos administradores, ninguém bate os russos. No Marrocos, pressionaram para levar tudo e perderam os caças (emplacaram helicópteros, navios e equipamentos terrestres). Por acaso, a aquisição do Typhoon está sob investigação de corrupção.

Abraços

Pepê




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Qui Abr 08, 2010 1:45 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38339 Mensagem por orestespf » Qui Abr 08, 2010 1:42 pm

soultrain escreveu:Orestes, as coisas já estão feitas com antecedência já se sabe que vai passar, já houve negociações, agora é formalizar. Foi isso que foi feito desde 7 de Setembro.

É a minha opinião, é o normal.

[[]]'s
Concordo em parte, Soultrain. Explico, realmente a oposição está junto com a situação, como pôde ser confirmado na audiência de ontem. Isto é positivo, mostra que não haverá problemas no CDN (já imagino uma unanimidade). Por outro lado, um dos pontos delicados e abordado pelo NJ (ontem) é a questão do aditivo do TNP. Pode parecer duas coisas distintas, ou seja, caças e o termo extra do TNP, mas o fato é que caminham juntos, pois ambos são estratégicos. Não consigo vislumbrar o anúncio dos caças antes que as coisas já estejam "azeitadas" em relação a condução do assunto relacionado ao TNP. Veja, negociação com os franceses envolvem os subs nucleares, a escolha do Rafale implica em peito de aço (acredito que muitos dirão que se trata de um afronta), imagina formalizar o anúncio dos Rafales e logo em seguida dizer que não vai ser assinado o tal aditivo. Será uma bomba!!! Dirão que o Brasil está seguindo o caminho do Irã e da Coréia do Norte!!! Isto tem que ser pensado, planejado, ajustado e previamente combinado com outros atores globais, assim penso. Maquiavel nos ensina, notícias boas se dá em doses homeopáticas, notícias fortes/ruins se dá em dose única. Então...


Grande abraço!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#38340 Mensagem por PQD » Qui Abr 08, 2010 1:42 pm

Brasil-EUA

Parceria militar vai excluir bases

Ministro Nelson Jobim admite, porém, que soldados americanos poderão vir para “intercâmbio”

Isabel Fleck



O acordo entre Brasil e Estados Unidos na área de defesa, que será assinado na próxima segunda-feira, em Washington, não permitirá a construção de bases militares americanas aqui nem o uso de nossas bases pelos americanos, garantiu o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele admite, porém, a possibilidade de que militares dos EUA venham ao Brasil em programas de intercâmbio. O texto, que vem sendo discutido desde o governo de George W. Bush, será assinado na reta final da concorrência para compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), da qual faz parte a empresa americana Boeing. Também coincide com divergências públicas entre os dois países em temas políticos — como o programa nuclear do Irã — e econômicos — com decisões de retaliação no comércio bilateral.

A previsão era de que o secretário de Defesa americano, Robert Gates, viesse a Brasília na terça-feira para assinar o acordo. Com a ida de Jobim a Washington, para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula de Segurança Nuclear, a visita de Gates foi cancelada. Em audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, ontem, Jobim falou de forma bastante vaga sobre o acordo. “É um guarda-chuva, é um acordo genérico, que viabiliza uma série de possibilidades em termos de negociações futuras”, disse.

Segundo o ministro, o tratado é “igual aos acordos que o Brasil já tem com a Argentina e com outros países”. “Não envolve bases nem nada disso”, assegurou. O Ministério da Defesa esclareceu ainda que o acordo nada tem a ver com o centro de controle de informações que foi anunciado na semana passada, quando o general Douglas Fraser, chefe do Comando Sul do Exército dos EUA, visitava o país, o que alimentou especulações de que se tratava de uma base americana para combater o narcotráfico.

Jobim também afirmou que o acordo não prevê compra de equipamento militar. Nesse ponto, os franceses então saem em vantagem, já que o Plano de Ação Estratégica, assinado durante a visita do presidente Nicolas Sarkozy ao Brasil, em dezembro de 2008, prevê que os dois países serão “parceiros privilegiados na área da defesa”. Este será o primeiro acordo desse tipo assinado entre Brasil e Estados Unidos desde 1977, quando o Brasil cancelou um acordo militar com os Estados Unidos datado de 1952.



Favoritismo

Mais uma vez, Jobim deixou clara a vantagem do caça francês Rafale diante dos dois concorrentes — o americano F-18 Super Hornet e o sueco Gripen NG — na concorrência F-X2. “A Secretaria de Logística apontou que o Rafale seria o mais interessante para o Brasil porque é o que mais corresponde à Estratégia de Defesa Nacional”, disse o ministro. Ele ainda revelou que a Dassault primeiro havia reduzido o preço em apenas 1,8%, mas depois chegou a 10% de redução. Jobim, contudo, tentou tirar do foco a questão dos preços. “Tem uma questão que é fundamental: interessa um preço ‘x’ com capacitação nacional ou um preço ‘x-1’ sem capacitação nacional?”, questionou.

O ministro anunciou que o relatório que ele está preparando pode ser entregue ao presidente na próxima semana, e garantiu que a decisão será tomada ainda este ano. Ele ainda deu a entender que, mesmo após a “escolha”, será possível ao governo brasileiro voltar atrás. “Agora, não existe decisão final, mas uma decisão de que poderá haver o início das negociações com determinada empresa. Se essas negociações vão ser bem-sucedidas, depende do que acontecer depois.”



Não ao protocolo adicional

A cinco dias da Cúpula de Segurança Nuclear, da qual o Brasil participará, em Washington, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou a posição do governo de não aceitar o protocolo adicional ao Tratado de Não Proliferação (TNP). “Sempre sustentamos que tudo aquilo que está no protocolo adicional já estava preenchido pela ABACC (Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares), o acordo entre Brasil, Argentina e AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica”, disse. Segundo Jobim, o ponto mais controverso do protocolo adicional é o fato de distinguir os países com armas nucleares dos que não tem arsenal. “Ou é todo mundo igual ou não assinaremos.”




Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
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