TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- lobo_guara
- Sênior
- Agradeceram: 19 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Delmar,
Tudo bem que a concorrência ainda não tenha sido encerrada e que é de direito dos suecos tentar vender o seu produto, contudo essa concorrência deveria-se limitar as questões técnicas, industriais, econômico-financeiras, e até mesmo geopolíticas, agora tentar de ante-mão mobilizar instituições e a opinião pública contra uma decisão que ainda não foi tomada, caso essa seja contrária aos seus interesses, não me parece a forma mais honesta de concorrer. Não vemos, por exemplo, a Boeing agindo dessa forma e olha que os americanos costumam jogar pesado na defesa dos seus interesses[/quote]
Lobo Guará
Desculpe mas vc está equivocado. Os EUA também tentam (timidamente) convencer o povo. Quando o PA Carl Wilson estece no Rio a Globo foi convidada para participar em reportagens mostrando o SH, aparecendo por duas vezes, no program da Ana Maria Braga e no Caldeirão do Hulk.
A mobilização das instituições para mim é legítima, pois eles vão participar ativamente da construção do novo caça (empresários-FIESP e operários-CUT). A opinião pública pode e DEVE participar, pois somos um pais com governo democrático, e quanto maior for a participação popular, maior esclarecimento terão sobre a necessidade de aprimorar nossas FA.
No fundo no fundo, todo este contingenciamento sucessivo de verbas para as FA, vem do total desconhecimento do povo em relação ao papel das nossas FA.
Um abraço
Hélio[/quote]
Hélio,
Não é bem assim, penso que interpretastes de forma errada o que eu escrevi. Não sou contra que os concorrentes procurem meios de propagandear o seu produto, desde que limitem-se a enaltecer as qualidades técnicas, industriais, econômicas e financeiras, e até mesmo geopolíticas, o que no meu entendimento não cabe é tentar influir diretamente na decisão do processo mediante pressão exercida sobre o nosso governo através de instituições como o judiciário, ministério público, sindicatos, organizações empresariais, prefeituras, e até mesmo através da opinião pública (sobretudo considerando que estamos num ano eleitoral), ainda mais tomando por base a suposta existência de um relatório que vasou na imprensa (o que a meu ver isso sim deveria ser objeto de investigação do MPF, haja vista não ser desejável que relatórios de caráter reservado acerca de assuntos de importância estratégica para o país sejam discutidos pela imprensa).
Pois bem, agora se a SAAB deseja promover o seu caça, por que não traz o Gripen NG ao Brasil como fizeram os americanos, ou como pretendem fazer os franceses na próxima CRUZEX??? Oras por que como todo mundo sabe esse caça ainda não existe, sequer o demonstrador de conceito foi capaz de ir até a Índia para submeter-se aos testes obrigatórios daquela seleção. O Gripen NG é um projeto (o que a própria SAAB admite) é vá lá que tenha certas vantagens, mas não é isso que a FAB esta solicitando e aí é que esta o erro da FAB, qual seja, o de misturar duas coisas totalmente diferentes: um projeto de caça e dois caças operacionais que é o que realmente a FAB necessita nesse momento. Até por que se desejassemos um projeto, então teríamos muitos outros concorrentes, como o J10 chinês, o PAK-AF Russo, ou mesmo uma parceria com os Índianos ou sabe-se lá com quem até mesmo com os suecos..., mas não é esse o caso e aí temos o F-18 e o Rafale competindo de igual para igual com a participação de seus governos, com a apresentação de suas tecnologias e suas propostas comerciais, industriais, etc, mas sem a tentativa de colocar o nosso governo contra a parede através de manipulações da opinião pública com notícias plantadas, promessas de 28.000 empregos!, pechinchas sobre um preço que sequer pode estar fechado pelo simples fato de partes importantes do avião sequer existirem de fato (ou tu achas sinceramente que o radar AESA do Gripen NG fique pronto antes de 2014?), enfim pelo jeito que o processo esta tomando penso que duas coisas deverão ocorrer: 1º) o governo deverá postergar mais uma vez a decisão para depois das eleições, 2º) Tendo em vista a sua conduta a SAAB deverá perder a esperança de vender alguma coisa para o Brasil por um bom tempo, caso mantida a atual titularidade no MD.
Tudo bem que a concorrência ainda não tenha sido encerrada e que é de direito dos suecos tentar vender o seu produto, contudo essa concorrência deveria-se limitar as questões técnicas, industriais, econômico-financeiras, e até mesmo geopolíticas, agora tentar de ante-mão mobilizar instituições e a opinião pública contra uma decisão que ainda não foi tomada, caso essa seja contrária aos seus interesses, não me parece a forma mais honesta de concorrer. Não vemos, por exemplo, a Boeing agindo dessa forma e olha que os americanos costumam jogar pesado na defesa dos seus interesses[/quote]
Lobo Guará
Desculpe mas vc está equivocado. Os EUA também tentam (timidamente) convencer o povo. Quando o PA Carl Wilson estece no Rio a Globo foi convidada para participar em reportagens mostrando o SH, aparecendo por duas vezes, no program da Ana Maria Braga e no Caldeirão do Hulk.
A mobilização das instituições para mim é legítima, pois eles vão participar ativamente da construção do novo caça (empresários-FIESP e operários-CUT). A opinião pública pode e DEVE participar, pois somos um pais com governo democrático, e quanto maior for a participação popular, maior esclarecimento terão sobre a necessidade de aprimorar nossas FA.
No fundo no fundo, todo este contingenciamento sucessivo de verbas para as FA, vem do total desconhecimento do povo em relação ao papel das nossas FA.
Um abraço
Hélio[/quote]
Hélio,
Não é bem assim, penso que interpretastes de forma errada o que eu escrevi. Não sou contra que os concorrentes procurem meios de propagandear o seu produto, desde que limitem-se a enaltecer as qualidades técnicas, industriais, econômicas e financeiras, e até mesmo geopolíticas, o que no meu entendimento não cabe é tentar influir diretamente na decisão do processo mediante pressão exercida sobre o nosso governo através de instituições como o judiciário, ministério público, sindicatos, organizações empresariais, prefeituras, e até mesmo através da opinião pública (sobretudo considerando que estamos num ano eleitoral), ainda mais tomando por base a suposta existência de um relatório que vasou na imprensa (o que a meu ver isso sim deveria ser objeto de investigação do MPF, haja vista não ser desejável que relatórios de caráter reservado acerca de assuntos de importância estratégica para o país sejam discutidos pela imprensa).
Pois bem, agora se a SAAB deseja promover o seu caça, por que não traz o Gripen NG ao Brasil como fizeram os americanos, ou como pretendem fazer os franceses na próxima CRUZEX??? Oras por que como todo mundo sabe esse caça ainda não existe, sequer o demonstrador de conceito foi capaz de ir até a Índia para submeter-se aos testes obrigatórios daquela seleção. O Gripen NG é um projeto (o que a própria SAAB admite) é vá lá que tenha certas vantagens, mas não é isso que a FAB esta solicitando e aí é que esta o erro da FAB, qual seja, o de misturar duas coisas totalmente diferentes: um projeto de caça e dois caças operacionais que é o que realmente a FAB necessita nesse momento. Até por que se desejassemos um projeto, então teríamos muitos outros concorrentes, como o J10 chinês, o PAK-AF Russo, ou mesmo uma parceria com os Índianos ou sabe-se lá com quem até mesmo com os suecos..., mas não é esse o caso e aí temos o F-18 e o Rafale competindo de igual para igual com a participação de seus governos, com a apresentação de suas tecnologias e suas propostas comerciais, industriais, etc, mas sem a tentativa de colocar o nosso governo contra a parede através de manipulações da opinião pública com notícias plantadas, promessas de 28.000 empregos!, pechinchas sobre um preço que sequer pode estar fechado pelo simples fato de partes importantes do avião sequer existirem de fato (ou tu achas sinceramente que o radar AESA do Gripen NG fique pronto antes de 2014?), enfim pelo jeito que o processo esta tomando penso que duas coisas deverão ocorrer: 1º) o governo deverá postergar mais uma vez a decisão para depois das eleições, 2º) Tendo em vista a sua conduta a SAAB deverá perder a esperança de vender alguma coisa para o Brasil por um bom tempo, caso mantida a atual titularidade no MD.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Jobim quebrou as pernas dos Americanos e Suecos no final...
"A escolha será a melhor. Se quiserem discutir, que façam. Mas venham armados, porque isso eu sei fazer."
"A escolha será a melhor para o Brasil".
E a frase engraçadinha do presidente da comissão.
"Só espero que não venha armado com as forças armadas"
EDIT:
Jobim cortou na raiz.
"A escolha será a melhor. Se quiserem discutir, que façam. Mas venham armados, porque isso eu sei fazer."
"A escolha será a melhor para o Brasil".
E a frase engraçadinha do presidente da comissão.
"Só espero que não venha armado com as forças armadas"
EDIT:
Jobim cortou na raiz.
Editado pela última vez por jumentodonordeste em Qua Abr 07, 2010 3:06 pm, em um total de 1 vez.
Mais uma vez,sou obrigado a fazer o que eu fiz em dezenas de posts meus,e dizer que o min. Nelson Jobim foi o primeiro e unico Ministro da Defesa,que este pais já teve,duela a quien duela.
"Tão logo eu tenha a decisão eu deverei apresentar ao presidente,e vou comunicar ao sr. presidente da comissão,eu vou construir esta esposição de motivos fundamentada,e isso eu sei fazer!,quem quizer debater,vai ter que ter argumentos,por que eu vou vir armado."
min. NJ.
"Tão logo eu tenha a decisão eu deverei apresentar ao presidente,e vou comunicar ao sr. presidente da comissão,eu vou construir esta esposição de motivos fundamentada,e isso eu sei fazer!,quem quizer debater,vai ter que ter argumentos,por que eu vou vir armado."
min. NJ.
Editado pela última vez por Bender em Qua Abr 07, 2010 3:04 pm, em um total de 1 vez.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
A decisão é inquestionável. A única coisa que pode ser questionada é como se chegou nela, isto é, os solavancos do caminho, o tempo que levou, se precisava ser como foi, se é assim que tem que ser, se sempre será esse sufoco, o que aconteceu pra ser assim, etc.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
O evento não está mais em transmissão pela TV Câmara. Só vi o final. Se algum algum colega achar o vídeo pela net, quiçá Iu tubiu, agradeceria muitíssimo. Tenho q sair para estudar agora . [] a todos, até mais...
- marcelo l.
- Sênior
- Agradeceu: 138 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
É importante entender que apesar das posições do Genoino desde a CF, ele foi um dos políticos ligados a área de defesa, tanto que tinha excelente relação com um dos negociadores das Forças para resolver o texto na época em 1988, já falecido a quem eu conheci os filhos.prp escreveu:Genoino disse, é Rafale ou nada.
Ele é uma das pessoas mais importantes se o lobby contrário ao caça françes para mudar a cabeça do Lula e pela exposição do NJ dá para ver que não há tantas resistências assim como se levaria a crer de setores da oposição, ou seja o lado político do PT apoia o NJ, o PSDB paulista finge uma discordância, e assim caminha a escolha de um processo longo e tortuoso, mas apesar das negativas dele, o pensamento foi claro sobre quem venceu e os motivos.
Editado pela última vez por marcelo l. em Qua Abr 07, 2010 3:08 pm, em um total de 1 vez.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Lima,cb_lima escreveu:x200000000!Skyway escreveu:"A escolha vai ser a melhor, e se quiser discutir que venha armado, por que isso eu sei fazer."
Escrevam isso no epitáfio da Inês por favor.
Ele falou muita coisa boa... Jesus!! O cara 'e bom!
[]s
CB_Lima
não quero transparecer arrogância, mas....só não o conhecia quem não queria, já tive oportunidade de ver o ministro em diversas intervenções junto ao congresso, e, em todos as vezes ele demonstrou muita segurança e produndo conhecimento sobre o assunto, o nível era tal que não havia resquício de contraponto às suas argumentação.
abraços
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Vinicius Pimenta escreveu:Um doce pra quem descobrir qual é o país que o Jobim está falando.
Claro que é dos EUA! Manda meu doce pela FEDEX, pode ser pra PMO mesmo, eles botam na geladeira!
Sério agora, há um trecho que eu gostaria de comentar:
PRick escreveu:Quanto aos lobies, a SAAB contratou sim Brigadeiros aposentados para serem lobistas, ao que afirmei deveria haver uma lei contra isso, é o mesmo que contratar ex-ministros e presidentes do Banco Central para fazer parte de empresas que usam as informações deles para ter lucro. E aqui vale para todos os concorrentes.
Não tenho palavras suficientemente vigorosas para exprimir meu REPÚDIO a práticas assim, além de me parecer IMORAL, creio ser também IMPATRIÓTICO e deveria ser, ao menos a meu ver, ILEGAL!
Vamos analisar: temos aqui um homem que jurou fidelidade a uma bandeira e que cobrou este juramento de muitos outros ao longo de sua carreira, que vestiu uma farda e comprometeu-se a morrer se necessário em sua defesa. Então, este homem um dia despe esta farda e passa a defender interesses estrangeiros perante sua própria Pátria, a mesma que jurou defender. Não vou acusá-lo de Judas, que vende a Pátria por trinta dinheiros, ele pode apenas estar defendendo uma opinião que realmente tem e mesmo já tinha, ou seja, de que determinada proposta seja melhor do que as outras. Se ainda lhe pagam para fazer isso, que mal há?
APENAS TODO O MAL DO MUNDO!!!
Um Militar, Oficial-General, passa a ver como prioritários os interesses de uma potência estrangeira e não os da sua Pátria, que o viu nascer e o encarregou de defendê-la. Isso me é tão natural quanto ver um Argentino afirmando que as Malvinas são INGLESAS! Ou um Palestino se alistando no Exército Israelense!
Claro que, como toda questão Moral, sempre pode ser relativizada com alguns argumentos bem elaborados mas também sempre se poderá demonstrar que não passam de belos SOFISMAS! Um homem que jurou defender sua Pátria e passa a defender a dos outros não é mais do que MERCENÁRIO!
É o que penso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Uma coisa me deixa satisfeito que é a percepção unânime das nossas forças políticas das necessidades de se investir nas Forças Armadas. A participação do Jobim na Comissão já demonstra isso. Parlamentares de todos os partidos com o mesmo discurso em prol da Defesa. Mesmo que cada um com seu ponto de vista, a visão da necessidade de tratar o tema como sendo de Estado me deixa bastante satisfeito.
Não vi perguntas idiotas dos deputados. Vi respeito com a figura do Ministro e respeito pelas instituições Forças Armadas.
Não vi perguntas idiotas dos deputados. Vi respeito com a figura do Ministro e respeito pelas instituições Forças Armadas.
Vinicius Pimenta
- soultrain
- Sênior
Relatório sobre caças indicará modelo francês,diz Jobim
Valor Online
BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que o relatório técnico
a ser entregue na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva
apontar o caça francês Rafale como "o mais interessante para o Brasil". A
decisão final, no entanto, só será tomada após parecer da Comissão de Defesa
Nacional sobre o relatório.
De acordo com o ministro, o Comando da Aeronáutica informa, no relatório, que
"pelos aspectos técnicos, todas as três propostas satisfazem", mas que o caça
Rafale é o que mais corresponde à Estratégia Nacional de Defesa. As três
aeronaves concorrentes são o Super Hornet F-18, da americana Boeing; o
Gripen NG, da sueca Saab e o Rafale, da empresa francesa Dassault.
"A Secretaria de Logística apontou que o Rafale seria o mais interessante para
o Brasil porque é o que mais corresponde à Estratégia de Defesa Nacional",
disse o ministro hoje, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da
Câmara dos Deputados.
O ministro, no entanto, ressalta que a proposta final apresentada pela empresa
francesa não corresponde ao que havia sido afirmado pelo presidente francês,
Nicolas Sarkozy.
"A proposta final não corresponde à afirmação francesa (de que baixaria em
10% o preço do caça). Na comparação chegamos à conclusão de que o preço
total ficou reduzido em apenas 1,8% e que os 10% prometidos durante as
negociações ficaram restritos apenas à parte do avião", disse Jobim, que, junto
com os relatórios, sugerir á a Lula alguns parâmetros para as negociações.
O projeto para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com a compra de 36
novos aviões de combate se arrasta desde 1998.
(Agência Brasil)
Valor Online
BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que o relatório técnico
a ser entregue na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva
apontar o caça francês Rafale como "o mais interessante para o Brasil". A
decisão final, no entanto, só será tomada após parecer da Comissão de Defesa
Nacional sobre o relatório.
De acordo com o ministro, o Comando da Aeronáutica informa, no relatório, que
"pelos aspectos técnicos, todas as três propostas satisfazem", mas que o caça
Rafale é o que mais corresponde à Estratégia Nacional de Defesa. As três
aeronaves concorrentes são o Super Hornet F-18, da americana Boeing; o
Gripen NG, da sueca Saab e o Rafale, da empresa francesa Dassault.
"A Secretaria de Logística apontou que o Rafale seria o mais interessante para
o Brasil porque é o que mais corresponde à Estratégia de Defesa Nacional",
disse o ministro hoje, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da
Câmara dos Deputados.
O ministro, no entanto, ressalta que a proposta final apresentada pela empresa
francesa não corresponde ao que havia sido afirmado pelo presidente francês,
Nicolas Sarkozy.
"A proposta final não corresponde à afirmação francesa (de que baixaria em
10% o preço do caça). Na comparação chegamos à conclusão de que o preço
total ficou reduzido em apenas 1,8% e que os 10% prometidos durante as
negociações ficaram restritos apenas à parte do avião", disse Jobim, que, junto
com os relatórios, sugerir á a Lula alguns parâmetros para as negociações.
O projeto para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com a compra de 36
novos aviões de combate se arrasta desde 1998.
(Agência Brasil)
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Eu sei das tuas reticências ao processo,mas diante das circunstâncias que sempre envolveram este assunto,eu e voce sabemos de cór o que significa FX,tá tudo ótimo até agora,e o min. Nelson Jobim é realmente um cidadão que vai sempre merecer meu respeito e admiração.Vinicius Pimenta escreveu:A decisão é inquestionável. A única coisa que pode ser questionada é como se chegou nela, isto é, os solavancos do caminho, o tempo que levou, se precisava ser como foi, se é assim que tem que ser, se sempre será esse sufoco, o que aconteceu pra ser assim, etc.
O senão do FX2,é uma análise feita pelo Orestes(como sempre )quando ele aponta de forma precisa,(e o ministro tocou exatamente nas palavras ditas pelo Orestes) que a FAB iniciou e tocou o processo como sempre fez e como fez no FX1,e na metade do caminho se viu sendo enquadrada pelas circunstâncias determinadas pela END,este fato gerou incompreenções e insatisfações, e foi para mim o unico "estresse" na caminhada.
No mais,o que se vê,é com toda especulação e ataques e disputas feitas através da midia,o Min. Jobim ficou impassível e continuou tocando com mão de ferro a coisa adiante.
O Brasil terá caças novos.
Sds.
-
- Intermediário
Concordo,o BRASIL terá caças novos, e pelo andar da carroagem virão embrulhados em papel selofane e com lacinho vermelho, azul sei lá.......mas virão!!!
A questão q o colega Soultrain colocou do Valor Online esta errada o proprio NJ disse que foi detectado essa diferença e que ele mandou ser discutido isso na França e que eles abaixaram os preços, Ficaram realmente 10% abaixo da proposta inicial....
A questão q o colega Soultrain colocou do Valor Online esta errada o proprio NJ disse que foi detectado essa diferença e que ele mandou ser discutido isso na França e que eles abaixaram os preços, Ficaram realmente 10% abaixo da proposta inicial....
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Jobim diz que caça francês é mais compatível com estratégia de defesa nacional
MÁRCIO FALCÃO
da Sucursal de Brasília
Em audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou que deve concluir e apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana seu relatório sobre a compra de 36 aviões caças para reforça a frota da Força Aérea Brasileira.
Segundo o ministro, a aprovação de um dos três concorrentes não vai significar a compra da aeronave. "Vou sugerir uma opção e também parâmetros da negociação opção de negociar não significa que vai chegar a um negócio ao final, mas que haverá uma série de transações", disse.
Jobim confirmou que o relatório final com a avaliação técnica da FAB (Força Aérea Brasileira) sobre os três concorrentes aponta que as aeronaves F-18 Super Hornet, da americana Boeing, Gripen NG, da sueca Saab e o Rafale da francesa Dassault, são tecnicamente compatíveis.
O ministro afirmou, no entanto, que o Comando da Aeronáutica apontou que o Rafale é mais "consistente" com a estratégia de defesa nacional traçada pelo governo Lula.
"Tendo em vista algumas circunstâncias, o comando da Aeronáutica indicou que o Rafale era mais consistente com a política estratégica. Estou elaborando exposição de motivos que será apresentada ao presidente. Disse ao presidente que não cabe mais nós adotarmos o modelo antigo. No modelo antigo, se levava ao presidente cinco alternativas para ele escolher. Eu disse que achava que o Ministério da Defesa tinha o dever de fazer uma opção. Devo terminar esse trabalho semana que vem", afirmou.
Depois de receber o documento de Jobim, o presidente Lula vai convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir a compra --embora tenha autonomia para escolher o modelo a ser comprado pelo Brasil.
O MPDF (Ministério Público Federal no Distrito Federal) instaurou inquérito para investigar a compra de 36 aviões. O procurador da República José Alfredo de Paula instaurou procedimento, no dia 30 de março, para apurar a preferência do governo brasileiro pelos caças Rafale, da França. Ele argumenta que os outros países ofereceram preços mais baixos ao governo brasileiro.
Na portaria que instaura o inquérito, o procurador afirma que vai apurar o 'relato de que o governo brasileiro, por critério de política externa, decidiu escolher o caça francês Rafale, desprezando os concorrentes Gripen/Sueco e o Super Hornet/norte-americano, cujas propostas tinham preços menores'.
Segundo a portaria, há indícios de 'ofensa ao princípio da economicidade' na futura operação de compra do governo brasileiro. O procurador lembra que, pela Constituição Federal, o Ministério Público tem poderes para promover inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses coletivos.
Segundo reportagem da Folha, o governo decidiu politicamente comprar o Rafale em um pacote de 36 aviões com manutenção por 30 anos na casa dos US$ 10 bilhões.
O F-18 Super Hornet, da americana Boeing, foi oferecido por US$ 7,7 bilhões. O modelo preferido na avaliação técnica da FAB (Força Aérea Brasileira), o sueco Gripen NG, da sueca Saab, por US$ 6 bilhões. Os três aviões são os finalistas da concorrência dos caças, que se arrasta há quase uma década.
Fonte: Folha Online
Ainda não conformam, chega a dar raiva ler isso...Um Jornal brasileiro sendo vendido por qualquer coisa... tentando iludibriar a população.
Aposto qualquer coisa em que a FAB nunca deixaria vazar um relatório desses, mas a maioria da população lê isso e ja sai falando:
_Ai, ta vendo? O Lula gasta 10 bilhões com 36 tecos tecos, e a temos filas nos hospitais aqui de Conceição das Alagoas de 1km.
e outros bla bla bla
MÁRCIO FALCÃO
da Sucursal de Brasília
Em audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou que deve concluir e apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana seu relatório sobre a compra de 36 aviões caças para reforça a frota da Força Aérea Brasileira.
Segundo o ministro, a aprovação de um dos três concorrentes não vai significar a compra da aeronave. "Vou sugerir uma opção e também parâmetros da negociação opção de negociar não significa que vai chegar a um negócio ao final, mas que haverá uma série de transações", disse.
Jobim confirmou que o relatório final com a avaliação técnica da FAB (Força Aérea Brasileira) sobre os três concorrentes aponta que as aeronaves F-18 Super Hornet, da americana Boeing, Gripen NG, da sueca Saab e o Rafale da francesa Dassault, são tecnicamente compatíveis.
O ministro afirmou, no entanto, que o Comando da Aeronáutica apontou que o Rafale é mais "consistente" com a estratégia de defesa nacional traçada pelo governo Lula.
"Tendo em vista algumas circunstâncias, o comando da Aeronáutica indicou que o Rafale era mais consistente com a política estratégica. Estou elaborando exposição de motivos que será apresentada ao presidente. Disse ao presidente que não cabe mais nós adotarmos o modelo antigo. No modelo antigo, se levava ao presidente cinco alternativas para ele escolher. Eu disse que achava que o Ministério da Defesa tinha o dever de fazer uma opção. Devo terminar esse trabalho semana que vem", afirmou.
Depois de receber o documento de Jobim, o presidente Lula vai convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir a compra --embora tenha autonomia para escolher o modelo a ser comprado pelo Brasil.
O MPDF (Ministério Público Federal no Distrito Federal) instaurou inquérito para investigar a compra de 36 aviões. O procurador da República José Alfredo de Paula instaurou procedimento, no dia 30 de março, para apurar a preferência do governo brasileiro pelos caças Rafale, da França. Ele argumenta que os outros países ofereceram preços mais baixos ao governo brasileiro.
Na portaria que instaura o inquérito, o procurador afirma que vai apurar o 'relato de que o governo brasileiro, por critério de política externa, decidiu escolher o caça francês Rafale, desprezando os concorrentes Gripen/Sueco e o Super Hornet/norte-americano, cujas propostas tinham preços menores'.
Segundo a portaria, há indícios de 'ofensa ao princípio da economicidade' na futura operação de compra do governo brasileiro. O procurador lembra que, pela Constituição Federal, o Ministério Público tem poderes para promover inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses coletivos.
Segundo reportagem da Folha, o governo decidiu politicamente comprar o Rafale em um pacote de 36 aviões com manutenção por 30 anos na casa dos US$ 10 bilhões.
O F-18 Super Hornet, da americana Boeing, foi oferecido por US$ 7,7 bilhões. O modelo preferido na avaliação técnica da FAB (Força Aérea Brasileira), o sueco Gripen NG, da sueca Saab, por US$ 6 bilhões. Os três aviões são os finalistas da concorrência dos caças, que se arrasta há quase uma década.
Fonte: Folha Online
Ainda não conformam, chega a dar raiva ler isso...Um Jornal brasileiro sendo vendido por qualquer coisa... tentando iludibriar a população.
Aposto qualquer coisa em que a FAB nunca deixaria vazar um relatório desses, mas a maioria da população lê isso e ja sai falando:
_Ai, ta vendo? O Lula gasta 10 bilhões com 36 tecos tecos, e a temos filas nos hospitais aqui de Conceição das Alagoas de 1km.
e outros bla bla bla
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Túlio escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Um doce pra quem descobrir qual é o país que o Jobim está falando.
Claro que é dos EUA! Manda meu doce pela FEDEX, pode ser pra PMO mesmo, eles botam na geladeira!
Antes deixa eu comentar.Sério agora, há um trecho que eu gostaria de comentar:
PRick escreveu:Quanto aos lobies, a SAAB contratou sim Brigadeiros aposentados para serem lobistas, ao que afirmei deveria haver uma lei contra isso, é o mesmo que contratar ex-ministros e presidentes do Banco Central para fazer parte de empresas que usam as informações deles para ter lucro. E aqui vale para todos os concorrentes.
A Dassault TAMBÉM fez o mesmo. Não foi só um não. Há pelos menos TRÊS brigadeiros contratados. Basta pesquisar nos arquivos do site DB, aquela coletiva da Dassault que nós cobrimos via Twitter, os três estavam lá. Não vi os da Boeing, mas duvido que a empresa não tenha feio o mesmo.
Lobista é uma profissão regulamentada nos EUA, por exemplo, desde o início do século XX. No Brasil assumiu uma conotação mais negativa do que é. Não é o lobby que está errado, mas sim as práticas do lobista. Se o cara suborna, se comete irregularidades, etc, isso é errado. Se ele presta consultoria, se ele faz o trabalho normal, não é errado no mundo civilizado.Não tenho palavras suficientemente vigorosas para exprimir meu REPÚDIO a práticas assim, além de me parecer IMORAL, creio ser também IMPATRIÓTICO e deveria ser, ao menos a meu ver, ILEGAL!
Acredito que o Lima que mora nos EUA possa confirmar isso.
Ah, na minha opinião eu também acho questionável o ex-oficial general ser lobbista depois. Prestar consultoria eu já não sou contra, a princípio.
Vinicius Pimenta
Incrível!
No atual, e final, estágio do campeonato ainda insistem os marujos da nau dos deseperados em apelar até para artigos paleolíticos e ectoplásmicos.
Determinado site de assuntos de defesa desenterrou, das vísceras pútridas do clube dos lobistas desemparados, um artigo de um cara que é (atenção leitores de Melville e fãs do capitão Ahab), (sic) "professor do alto comando da Marinha."
Demais! Tudo por uma esmeralda.
No atual, e final, estágio do campeonato ainda insistem os marujos da nau dos deseperados em apelar até para artigos paleolíticos e ectoplásmicos.
Determinado site de assuntos de defesa desenterrou, das vísceras pútridas do clube dos lobistas desemparados, um artigo de um cara que é (atenção leitores de Melville e fãs do capitão Ahab), (sic) "professor do alto comando da Marinha."
Demais! Tudo por uma esmeralda.