Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#61 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 2:05 pm

delmar escreveu:Companheiro, existe outro aspecto nisto e que também ocorreu com as armas de fogo. O cidadão do Rio Grande do Sul que mora no interior de Bossoroca, Mato Leitão ou Esmeralda e tem uma arminha de pressão Rossi (ou tinha uma espingarda de caça marca Pomba, calibre 28) como vai fazer o registro? Vai gastar passagem, tempo e dinheiro para vir a Porto Alegre registrar sua arminha? A PF viu que este pessoal não iria registrar nada, alias pouquissimos proprietários de armas de fogo estavam recadastrando, então saiu a anistia e foram criadas várias facilidades para os proprietários. Da mesma maneira se o EB espera que alguém vá procura-los para cadastrar que espere sentado.
Ele foi até algum lugar pra comprar a arma, não foi? Então por que não pode ir para registrá-la?

De qualquer forma, casos específicos como esse merecem tratamentos específicos. Agora, o pessoal no Rio, São Paulo, etc, não pode ter essa desculpa. Inclusive, esse tipo de portaria não é voltada pro cidadão no interior de Bossoroca, Mato Leitão ou Esmeralda. É muito mais voltada para os problemas nas grandes cidades.

Em várias cidades do Brasil, as pessoas assaltam com armas de brinquedo. Nós sabemos diferenciá-las. O cidadão comum sabe? Então, acho interessante o registro. Quem tem uma arma tem que zelar por ela.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#62 Mensagem por ninjanki » Ter Abr 06, 2010 2:35 pm

tflash escreveu:Pus-me a puxar pelo tico e pelo teco, já que não pratico paintball à algum tempo e veio-me à memória que existiam na altura dois tipos de marcadores ou duas formas de carregar marcadores. Uma de ar comprimido e outra com um gás qualquer que não me lembro. Eles disseram-me que já aconteceram acidentes com pessoas que se atiraram para o chão e o reservatório rebentou causando ferimentos à pessoa que tinha o marcador.

Alguém sabe alguma coisa disso?
Não. Existem duas formas de alimentar uma marcadora com gás. Ou se usa CO2, ou se usa ar comprimido. Em nenhum caso, o disparo da marcadora pode ou deve causar qualquer tipo de explosão ou dano. O ar comprimido é preferível, pois se comporta de forma mais homogênea, garantindo maior precisão e confiabilidade nos disparos. O CO2 tende a congelar a arma, se entrar na forma líquida, estraga as vedações, e normalmente apresenta inconsistências de pressão.

O maior perigo de uma marcadora de paintball, além do tiro no olho sem máscara(motivo pelo qual existem regras de segurança), é o carregamento de um tanque de gas, principalmente o de ar comprimido. Os tanques devem estar sem danos e com a revisão em dia(teste hidrostático a cada 2 ou 5 anos, dependendo da norma do tanque). Há casos documentados de explosão de tanques de ar que causaram morte, geralmente por desobediência às regras de segurança, e pelo menos em um caso, por estupidez do usuário.(que bateu com um machado no tanque de 4500 psi carregado...)

Allan




ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#63 Mensagem por ninjanki » Ter Abr 06, 2010 2:44 pm

Vinicius,

Meu problema não é do tempo que leva o registro, para não falar do custo. Esses são apenas agravantes de um fato maior, que mais me incomoda: O Exército está controlando/limitando a prática de um esporte/jogo que não representa perigo real à vida das pessoas, unicamente porque tal esporte está estigmatizado como sendo do domínio de militares, policiais, bandidos e guerrilheiros. E digo estigmatizado mesmo, porque a maioria dos praticantes não pertence à nenhuma dessas classes, ainda que tenham vários políciais que jogam. Ou seja, o Exército está se desviando do seu papel, ou realizando-o de forma torta e inadequada, quaisquer que sejam seus motivos, e invadindo direitos da sociedade que ele, teóricamente, deveria defender. A função do Exército não é só defender a nação, a integridade territorial, ele deve também defender o nosso modo de vida, a nossa liberdade e os nossos direitos. Sempre que perdem isso de vista, a coisa desanda.

Allan




Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#64 Mensagem por tflash » Ter Abr 06, 2010 2:52 pm

ninjanki escreveu:
tflash escreveu:Pus-me a puxar pelo tico e pelo teco, já que não pratico paintball à algum tempo e veio-me à memória que existiam na altura dois tipos de marcadores ou duas formas de carregar marcadores. Uma de ar comprimido e outra com um gás qualquer que não me lembro. Eles disseram-me que já aconteceram acidentes com pessoas que se atiraram para o chão e o reservatório rebentou causando ferimentos à pessoa que tinha o marcador.

Alguém sabe alguma coisa disso?
Não. Existem duas formas de alimentar uma marcadora com gás. Ou se usa CO2, ou se usa ar comprimido. Em nenhum caso, o disparo da marcadora pode ou deve causar qualquer tipo de explosão ou dano. O ar comprimido é preferível, pois se comporta de forma mais homogênea, garantindo maior precisão e confiabilidade nos disparos. O CO2 tende a congelar a arma, se entrar na forma líquida, estraga as vedações, e normalmente apresenta inconsistências de pressão.

O maior perigo de uma marcadora de paintball, além do tiro no olho sem máscara(motivo pelo qual existem regras de segurança), é o carregamento de um tanque de gas, principalmente o de ar comprimido. Os tanques devem estar sem danos e com a revisão em dia(teste hidrostático a cada 2 ou 5 anos, dependendo da norma do tanque). Há casos documentados de explosão de tanques de ar que causaram morte, geralmente por desobediência às regras de segurança, e pelo menos em um caso, por estupidez do usuário.(que bateu com um machado no tanque de 4500 psi carregado...)

Allan
Obrigado Allan, era exactamente isso que eles me disseram no briefing antes dos combates. Avisavam para termos cuidado com os embates violentos no depósito de ar comprimido e lembra-me de frisarem para nunca encostar o marcador à cabeça de alguém e disparar porque tinha havido um fulano que fez isso e mandou o outro para o hospital

:D :D :D




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Carlos Mathias

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#65 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 06, 2010 2:53 pm

Olha, eu pensei que fosse morrer velho antes de ler isso, controle de armas de chumbinho e gente defendedo!? :shock:
E gente ligada a defesa, que sabe que chumbinho mal fura a pele de uma pessoa, achando que realmente é muito perigoso!!!!! :shock: .

Ah, mas se pegar no olho... :roll: :roll: :roll: :roll:
Hoje conversei com um velhinho que ficou cego pintando parede, caiu cal no olho dele.

Alô EB! Vamos pedir registro prá saco de cal!!!!!!

Gente, parem prá pensar, para, paaaaaaaaraaaaa pelo amor de Deus, é arma de chumbinho!!!!!!!

Tô fudido, tenho uma URKO III aqui em casa.
A merda vai ser escrever com caneta um número nela e levar ao arsenal de guerra para análises explosoiológicas.

Engraçado que são os mesmos que reclamam da imprensa falando de míssil anti-tanque e anti-aéreo, pistola 45 milímetros...




Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#66 Mensagem por tflash » Ter Abr 06, 2010 3:42 pm

Enquanto isso os norte americanos queixam-se das AR 15 que eles tem em casa, não poderem disparar em rajada por imposição governamental.

:roll: :roll: :roll:




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#67 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 4:57 pm

Acho que vocês estão comparando culturas diferentes.

Ok, libera geral. Deixa o povo comprar AR-15.

As brigas de trânsito seriam cada vez mais legais.

Pra que Playstation? Melhor que Call Of Duty.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#68 Mensagem por DDNN » Ter Abr 06, 2010 5:04 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Acho que vocês estão comparando culturas diferentes.

Ok, libera geral. Deixa o povo comprar AR-15.

As brigas de trânsito seriam cada vez mais legais.

Pra que Playstation? Melhor que Call Of Duty.
Estamos falando de ARMAS DE PRESSÃO, CHUMBINHOS....

Ninguem defende que AR15 seja liberado para qualquer um que aparecer por ali




DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#69 Mensagem por DDNN » Ter Abr 06, 2010 5:10 pm

Vinicius Pimenta escreveu:DDNN, acho sua comparação com carro não muito adequada. Seja como for, seria questão de ajustar o tempo. Antigamente você levava semanas ou meses para fazer o que hoje se praticamente em tempo real. Hoje você se aposenta em 30 minutos. Para manter em relação ao carro, você faz a vistoria e recebe seu documento na hora. Para manter exemplo em serviços, hoje você paga um DUDA para renovação de carteira e a recebe em 3 dias úteis. É questão de gestão.

Hoje esse tipo de coisa é responsabilidade do EB. Se é a instituição mais adequada ou não pra fazer isso, não sei, mas é outra discussão. Se a instituição é incapaz de gerenciar esses registros com agilidade, isso precisa ser revisto.
Letalidade:
Carro mata / Chumbinhos Talvez

Mal uso:
idem, ponto para carro que mata mais - se um bebado se enfiar num ponto de onibus, facil facil mata uns 4-5 como ja aconteceu.

Não e de primeira necessidade:
Td bem, ninguem morre se não tiver armas de chumbinho, como ninguem morre se não tiver seu proprio carro. (ue, porque não usa onibus ou transporte coletivo? ahhh, ta dotado? Mas e meramente questão de ajustar o tempo....)

A onde não esta adequada?




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#70 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 5:11 pm

DDNN escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Acho que vocês estão comparando culturas diferentes.

Ok, libera geral. Deixa o povo comprar AR-15.

As brigas de trânsito seriam cada vez mais legais.

Pra que Playstation? Melhor que Call Of Duty.
Estamos falando de ARMAS DE PRESSÃO, CHUMBINHOS....

Ninguem defende que AR15 seja liberado para qualquer um que aparecer por ali
Ah, menos mal.

Então, na opinião de vocês, tais equipamentos não precisam de nenhum controle?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#71 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 5:12 pm

DDNN escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:DDNN, acho sua comparação com carro não muito adequada. Seja como for, seria questão de ajustar o tempo. Antigamente você levava semanas ou meses para fazer o que hoje se praticamente em tempo real. Hoje você se aposenta em 30 minutos. Para manter em relação ao carro, você faz a vistoria e recebe seu documento na hora. Para manter exemplo em serviços, hoje você paga um DUDA para renovação de carteira e a recebe em 3 dias úteis. É questão de gestão.

Hoje esse tipo de coisa é responsabilidade do EB. Se é a instituição mais adequada ou não pra fazer isso, não sei, mas é outra discussão. Se a instituição é incapaz de gerenciar esses registros com agilidade, isso precisa ser revisto.
Letalidade:
Carro mata / Chumbinhos Talvez

Mal uso:
idem, ponto para carro que mata mais - se um bebado se enfiar num ponto de onibus, facil facil mata uns 4-5 como ja aconteceu.

Não e de primeira necessidade:
Td bem, ninguem morre se não tiver armas de chumbinho, como ninguem morre se não tiver seu proprio carro. (ue, porque não usa onibus ou transporte coletivo? ahhh, ta dotado? Mas e meramente questão de ajustar o tempo....)

A onde não esta adequada?
Aff... :roll:

Está ok, considere adequada. Contraponha os argumentos seguintes.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#72 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 06, 2010 5:20 pm

Vinícius, armas de pressão JÁ TEM CONTROLE, e rigoroso.
O RIDÍCULO é dar a elas a mesma categoria de controle das armas de fogo.

Isso é uma piada, uma pa-lha-ça-da !!!!!!




DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#73 Mensagem por DDNN » Ter Abr 06, 2010 5:30 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
DDNN escreveu: Estamos falando de ARMAS DE PRESSÃO, CHUMBINHOS....

Ninguem defende que AR15 seja liberado para qualquer um que aparecer por ali
Ah, menos mal.

Então, na opinião de vocês, tais equipamentos não precisam de nenhum controle?
Armas de pressão.
Pela atual legislação (antes da portaria):

A nivel de importador ou fabricante
Tem seu controle na entrada / saida do pais (importação, exportação) e no saida da fabrica.
Ou seja, EB sabe muito bem para quem que vai.

Nas lojas,
Art. 12. O comerciante recolherá do adquirente cópia da carteira de identidade e o
comprovante de residência ou cópia do cartão de CNPJ, no caso de pessoas jurídicas, mantendo-os à disposição da fiscalização pelo prazo de 5 anos.
Ou seja, EB sabe para quem que vai.

Agora me diz uma coisa, para um objeto com tal letalidade como armas de pressão, isso não e suficiente?

so para efeito de comparação, armas de pressão ultra power, magnum, flash ...seja que fosse, geralmente tem energia de boca la pelas 32 joules.

uma .22LR gera 5x mais de energia,
uma 9x19 440 joules de energia
uma 5,56x45 (M193) que muitos militares e policiais acham "franquinha" gera "apenas" 1600 joules

Alem que armas de chumbinhos, igual que arcos e bestas não tem (ou tem limitada) capacidade de repetição, mesmo aqueles que tem carregador.
São dificil de dissimular, por tanto dificulta para pratica de crime. Ja imaginou um criminoso com uma CBC Montenegro nas esquinas esperando algum carro parar para ser assaltado?

A pergunta continua, alem da ideologia, tem algum motivo pratico ou efetivo que obriga EB a emitir registro (por tanto, investir seus recursos) em armas de pressão




Carlos Mathias

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#74 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 06, 2010 5:38 pm

Cara, não tem explicação nenhuma convicente sobre isso a não ser a sana reguladora anti-comunista dos anos 50 e os 100 reais anuais que vai-se ter de pagar prá dar tiro de chumbinho em lata.

E o que mais me impresssiona é ter gente que defenda isso! :shock:




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#75 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 5:41 pm

Então já tem controle, e na prática só vai haver a discriminação que a arma 00010012 é do Fulano da Silva. É isso?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder