TAAG de Angola proíbida na UE

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54791
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

TAAG de Angola proíbida na UE

#1 Mensagem por P44 » Sex Jun 29, 2007 4:22 am

TAAG na "lista negra"


Orlando Castro

Aentrada da companhia de aviação angolana TAAG na "lista negra" da União Europeia por falta de normas de segurança, e da qual fazem parte todas as congéneres da Indonésia (51) e algumas russas e ucranianas, implica a suspensão de dez voos semanais para Lisboa, caso as directivas não sejam repostas durante a próxima semana.

O Conselho de Administração da Transportadora Aérea Angolana considera precipitada a decisão do Comité de Segurança Aérea da Comissão Europeia, embora admita a existência de uma ou outra falha que, contudo, "será corrigida antes da entrada em vigor da decisão agora anunciada", ou seja, quando for publicada no jornal oficial das comunidades, provavalmente na próxima semana.

Para além dos voos entre Luanda e Lisboa, a TAAG opera também para Paris e Londres, e tem aviões seus ao serviço da transportadora oficial são-tomense, a STP Airways.

Esta foi a quarta actualização da "lista negra" da aviação na Europa e foi divulgada no mesmo dia em que um avião da TAAG se despenhou em Mbanza Congo, norte de Angola, causando seis mortos (ver caixilho). Pela primeira vez figura nesta listagem uma companhia com voos regulares para Portugal.

Segundo o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC), a TAAG será informada das anomalias que deverá corrigir para que possa retomar o acesso ao espaço aéreo europeu.

A decisão das autoridades aeronáuticas europeias, tomada por unanimidade, fundamenta-se nos relatórios periódicos que os Estados-membros enviam para Bruxelas e nos quais analisam as transportadoras de países terceiros que operam nos diferentes aeroportos nacionais.

A "lista negra" da Comissão inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço aéreo europeu por não aplicarem as normas de segurança, estabelecidas internacionalmente, e constituírem um perigo para os passageiros.

Muitas das empresas visadas, sobretudo as que têm interesses comerciais na Europa, acabam por corrigir as anomalias podendo a qualquer momento voltar a operar.



http://jn.sapo.pt/2007/06/29/mundo/taag ... negra.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 29, 2007 6:52 am

UE proíbe TAAG de voar para aeroportos europeus

Imagem

ANA SUSPIRO e ARMANDO RAFAEL / http://dn.sapo.pt/2007/06/29/internacional/

Desastre impediu reacção angolana à decisão europeia

A companhia aérea angolana vai ser impedida de voar para a União Europeia. A decisão foi ontem anunciada em Bruxelas pela Comissão liderada por Durão Barroso e terá implicações directas em Portugal, suspendendo dez voos semanais operados pela TAAG entre Lisboa e Luanda.


O que, segundos fontes do Instituto Nacional da Aviação Civil, poderá significar menos três mil lugares disponíveis numa das rotas mais procuradas pelos passageiros da TAAG, que, nos primeiros cinco meses deste ano, transportou quase 9000 passageiros por semana.

A decisão da Comissão Europeia surge depois da TAAG ter sido incluída na "lista negra" das companhias aéreas que estão impedidas de voar para todos os aeroportos da UE e que abrange quase uma centena de transportadoras que são consideradas um risco por não aplicarem as normas de segurança mais adequadas para os passageiros.

Uma avaliação que abrange 51 companhias da Indonésia, incluindo a Garuda, e várias transportadoras da Rússia, Moldávia, Bulgária, para além ucraniana Volare, entre outras.

Segundo a Comissão, esta decisão, que assenta no parecer do Comité de Segurança Aérea da UE, deverá entrar em vigor "dentro de uma semana". Isto poderá significar que a TAAG, que neste momento, está a operar seis voos semanais directos entre Lisboa e Luanda - a que se juntam mais dois que estão a ser operadas para a transportadora de São Tomé e Príncipe e outros dois que escalam a capital portuguesa nas rotas para Londres e Paris - vai deixar de o poder fazer no início de Julho.

Numa altura em que a procura costuma ser muito superior à oferta, como sucede também no período de Natal, sem que a TAP pareça dispor de grande capacidade para se substituir à sua congénere angolana.

Uma hipótese que a companhia aérea portuguesa não exclui, mas que dependerá de uma solicitação de Luanda e da própria TAAG.

Apesar de a Comissão Europeia não ter justificado a inclusão da TAAG nesta quarta actualização da sua "lista negra", o DN apurou que a decisão poderá estar relacionada com algumas falhas detectadas nas inspecções periódicas a uma companhia está a renovar a frota, tendo adquirido já alguns Boeings 777 (rotas internacionais) e 737 (nacionais).

Um programa de aquisições que ainda não está concluído e que se insere numa lógica de expansão internacional da TAAG. Designadamente para a Lisboa, numa altura em que a TAP vai começar a operar o seu sétimo voo semanal para Luanda.

Com Fernando de Sousa, Bruxelas


Imagem




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#3 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 29, 2007 6:58 am

2007-06-29 - 00:00:00

Aviação : Português sobrevive a queda de Boeing 737
Companhia aérea angolana proibida de voar na Europa


Pedro Magalhães/Lusa
http://www.correiomanha.pt/noticia
Imagem
A companhia aérea angolana não poderá sobrevoar espaço aéreo da Uniáo Europeia


A União Europeia (UE) vai banir a TAAG do seu espaço aéreo. A actualização da lista negra de operadoras de voo pelos 27, por motivos de falta de segurança, foi anunciada precisamente no dia em que um avião da transportadora aérea angolana (TAAG), com 85 pessoas a bordo, se despenhou no Norte de Angola.

No acidente morreram pelo menos seis pessoas. Entre os sobreviventes está um cidadão português, Ricardo Silva, engenheiro a trabalhar há sete anos em Angola.

O aparelho, um Boeing 737, com 78 passageiros e sete tripulantes a bordo, partira do aeroporto de Luanda com destino ao Huíje, tendo-se despenhado na cidade de M’Banza Congo, província do Zaire, no Norte do país, onde fez escala.

De acordo com a agência noticiosa angolana, ANGOP, os pilotos perderam o controlo da aeronave quando tentavam fazer uma aterragem de emergência, iniciada a meio da pista, embatendo em duas casas e três veículos. Desconhecia-se ontem quais as causas do acidente.

Apesar da violência do embate – o avião partiu-se ao meio –, grande parte dos passageiros conseguiram escapar com vida. Entre eles está Ricardo Silva, que conseguiu fugir do avião com um ligeiro ferimento na cabeça. “Estava tudo a correr normalmente e, quando o avião se fez à pista, ouvimos um enorme estrondo, e numa fracção de segundo foi a destruição” – narrou Ricardo Silva – que é natural de Vila Verde, distrito de Braga, e trabalha para a empresa Petroassist –, ao jornal electrónico Portugal Diário.

A família de Ricardo Silva parece estar protegida. “É incrível, mas não é a primeira vez que isto acontece na nossa família. O meu pai conta que também sobreviveu a um acidente aéreo em Angola com ligeiros ferimentos” – afirmou um irmão de Ricardo Silva ao mesmo jornal.

Além das pelo menos seis vítimas mortais, havia ainda registo de numerosos feridos, vários deles com gravidade. Entre os mortos está o administrador municipal de M’Banza Congo, Manuel Cristóvão ‘Paciência’, e o padre católico italiano George Zulanelo, superior dos frades capuchinhos.

LISTA NEGRA

O acidente com o avião da TAAG ocorreu horas depois da divulgação, pela Comissão Europeia, da proibição da TAAG de voar no espaço aéreo da UE. Foram igualmente banidas as 51 operadoras aéreas indonésias, incluindo a companhia nacional – Garuda –, e ainda a linha aérea ucraniana Volare Aviation Enterprise. A medida deverá vigorar a partir do dia 6 do próximo mês de Julho.

A decisão foi tomada na sequência de uma série de acidentes aéreos na Indonésia e de informações sobre a deterioração dos níveis de segurança desde a liberalização do sector da viação naquele país no final da década de 90.

A entrada da TAAG na lista negra da UE implica a suspensão de dez voos semanais da transportadora angolana para Lisboa, segundo fonte do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC).

Paulo Madeira/ Com agências




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54791
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

#4 Mensagem por P44 » Ter Jul 03, 2007 12:07 pm

governo tuga, BAIXA ÁS CALÇAS! O ZÉ DU ASSIM O ORDENA!

2007-07-03 13:29

Angola

Voos da TAP podem ser suspensos

Transportadora terá sido notificada de que pode sofrer «reciprocidade», caso se confirme a interdição da TAAG na UE.


[ Última actualização às 13:29 do dia 03/07/2007 ]

Os voos da TAP para Angola podem vir a ser suspensos. A Transportadora Aérea Portuguesa foi notificada «verbalmente» de que, juntamente com outras companhias aéreas europeias, poderá não ser autorizada a aterrar ou levantar voo de pistas angolanas, caso se confirme a interdição da entrada de aviões da TAAG no espaço aéreo da União Europeia.

«Na eventualidade de Bruxelas sancionar a recomendação dos peritos (do Comité de Segurança Aérea, na quarta-feira), Angola deverá aplicar a partir de sexta-feira uma medida idêntica que vai atingir sobremaneira a TAP, que efectua 7 voos por semana para Luanda», escreve esta terça-feira o Jornal de Angola.

Para as autoridades angolanas trata-se de um acto de «reciprocidade» e não de «retaliação».

Em Angola, a primeira companhia aérea a sofrer as consequências foi a British Airways, cuja licença de exploração da linha Luanda-Londres foi suspensa sexta-feira. Em causa está o facto da companhia britânica ter sido a primeira a aplicar a recomendação dos técnicos da União Europeia, mesmo antes da data recomendada para a interdição dos voos da TAAG no espaço europeu.

Contactada pela TVI, a TAP disse desconhecer qualquer notificação sobre o assunto. Mas uma fonte oficial angolana, citada pelo Jornal de Angola, afirma que o INAVIC, Instituto Nacional de Aviação Civil, já notificou «verbalmente» a transportadora portuguesa.





TVI




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37942
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2616 vezes

#5 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 03, 2007 12:12 pm

Eles é que ficam a perder...e de que maneira! :shock:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54791
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

#6 Mensagem por P44 » Ter Jul 03, 2007 12:15 pm

cabeça de martelo escreveu:Eles é que ficam a perder...e de que maneira! :shock:


Já é altura é de mandar esses gajos lamber sabão e não baixar as calças (que é o que vai acontecer) :evil:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#7 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 03, 2007 2:51 pm

Esses 747-300 da TAAG vem umas quatro vezes por mês aqui em São José.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: TAAG de Angola proíbida na UE

#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Nov 13, 2008 2:01 pm

Angola anuncia "refundação" da TAAG

00h30m / http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/

Imagem

O Conselho de Ministros de Angola anunciou, esta quarta-feira, a demissão do Conselho de Administração da TAAG, por não ter conseguido resolver os problemas que afectam a empresa, nomeadamente a sua presença na "lista negra" da União europeia.

O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, após a reunião ordinária do Conselho de Ministros, explicou aos jornalistas que a saída do actual CA da TAAG coincide com uma "refundação da empresa".

Esta decisão surge porque, explicou o governante, o CA "não logrou liderar uma evolução da empresa que resolvesse de forma incontroversa os obstáculos operativos e de segurança ligados à exclusão da TAAG do espaço aéreo europeu, que devia ter sido uma das suas principais funções".

Como forma de realçar a necessidade de uma intervenção, indicou que no "ranking" das companhias mundiais de aviação, das 124 que constam, a TAAG encontra-se em 122º. Entretanto, o porta-voz da Lufthansa, Boris Ogursky, disse, ontem, à agência Lusa, que a transportadora aérea alemã está a examinar "possibilidades de cooperação em diversos domínios" com a angolana TAAG ou a companhia que lhe sucederá, incluindo a nível técnico.




Imagem
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: TAAG de Angola proíbida na UE

#9 Mensagem por Valdemort » Sáb Nov 15, 2008 4:38 pm

Mas eles estão voando pra Europa usando outra bandeira ...
Tenho amigos voando na TAAG




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: TAAG de Angola proíbida na UE

#10 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jul 09, 2009 10:03 am

São da SAA (África do Sul).
UE/Aviação: Bruxelas admite saída de várias companhias aéreas da "lista negra" europeia "nos próximos dias"

12h03m / http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.

Bruxelas, 09 Jul (Lusa) - O comissário europeu dos Transportes, Antonio Tajani, disse hoje em Bruxelas esperar que várias companhias aéreas sejam retiradas, nos "próximos dias", da "lista negra" de companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu por motivos de segurança.

O "optimismo" de Tajani, que disse esperar para "daqui a alguns dias sinais positivos" sobre o aumento da segurança aérea e a redução do número de companhias impedidas de voar para a Europa, ocorre numa altura em que é esperada a actualização da "lista negra" da UE, da qual a companhia aérea angolana TAAG conta sair, dois anos após a sua inclusão.

Sem nunca especificar casos específicos, o comissário europeu, que falava numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do Conselho da Organização de Aviação Internacional Civil Internacional, Roberto Kobeh González, voltou a defender a proposta de se alargar à escala global as "regras rígidas" existentes na Europa, incluindo uma "lista negra" mundial.
_______________________________________

UE/Aviação: Bruxelas quer alargar ao resto do Mundo "regras rígidas" em matéria de segurança


Bruxelas, 09 Jul (Lusa) - A Comissão Europeia pretende ver alargada ao resto do Mundo as "regras rígidas" já existentes na Europa em matéria de segurança área, incluindo uma "lista negra" mundial, disse hoje em Bruxelas o comissário europeu dos Transportes.

Antonio Tajani indicou hoje que a Comissão Europeia vai elaborar um documento com uma proposta para uma estratégia mundial, com vista ao reforço das garantias de segurança para os passageiros, a ser apresentada na conferência mundial sobre segurança aérea agendada para Março de 2010.

O comissário europeu, que falava numa conferência de imprensa após uma reunião em Bruxelas com o presidente do Conselho da Organização de Aviação Internacional Civil Internacional, Roberto Kobeh González, sublinhou que essa estratégia não se resume à elaboração de uma "lista negra" mundial, à semelhança daquela já elaborada pela União Europeia, compreendendo também um maior trabalho de cooperação entre companhias de aviação e países de todo o Mundo, incluindo por exemplo a formação de pilotos e técnicos em África.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54791
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: TAAG de Angola proíbida na UE

#11 Mensagem por P44 » Ter Mar 30, 2010 10:22 am

já pode voar de novo na UE! Tragam os capacetes!
TAAG já pode voar para toda a Europa
Por Redacção

A companhia aérea angolana TAAG vai passar a poder voar para todos os destinos da União Europeia (UE) «sob determinadas condições estritas e com aeronaves específicas». O anúncio foi feito esta terça-feira pela Comissão Europeia, tendo actualizado a “lista negra” das companhias aéreas proibidas de voas no espaço da UE.

Até agora, a TAAG apenas voava para Lisboa. A actualização da lista mantém as transportadoras angolanas proibidas de voas no espaço dos 27, mas a TAAG vê as suas restrições serem «parcialmente levantadas sob determinadas condições».

«A autoridade de aviação civil de Angola é convidada a intensificar a fiscalização sobre todas as transportadoras e continuar o processo de voltar a certificar as outras transportadoras aéreas angolanas que continuam proibidas de operar na UE», lê-se num comunicado, citado pelo Jornal de Notícias.
12:38 - 30-03-2010
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=199249




Triste sina ter nascido português 👎
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: TAAG de Angola proíbida na UE

#12 Mensagem por WalterGaudério » Seg Abr 05, 2010 7:07 pm

P44 escreveu:já pode voar de novo na UE! Tragam os capacetes!
TAAG já pode voar para toda a Europa
Por Redacção

A companhia aérea angolana TAAG vai passar a poder voar para todos os destinos da União Europeia (UE) «sob determinadas condições estritas e com aeronaves específicas». O anúncio foi feito esta terça-feira pela Comissão Europeia, tendo actualizado a “lista negra” das companhias aéreas proibidas de voas no espaço da UE.

Até agora, a TAAG apenas voava para Lisboa. A actualização da lista mantém as transportadoras angolanas proibidas de voas no espaço dos 27, mas a TAAG vê as suas restrições serem «parcialmente levantadas sob determinadas condições».

«A autoridade de aviação civil de Angola é convidada a intensificar a fiscalização sobre todas as transportadoras e continuar o processo de voltar a certificar as outras transportadoras aéreas angolanas que continuam proibidas de operar na UE», lê-se num comunicado, citado pelo Jornal de Notícias.
12:38 - 30-03-2010
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=199249
A TAAG opera Boeing 777?, báh! então está resolvido. Mas por mim , a seleção de Portugal deve ir a copa do Mundo pela TAP mesmo...




Editado pela última vez por WalterGaudério em Ter Abr 06, 2010 8:05 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54791
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: TAAG de Angola proíbida na UE

#13 Mensagem por P44 » Ter Abr 06, 2010 10:10 am

pelos vistos opera

TAAG Angola Airlines Fleet Aeronave Total Passageiros Rotas
Boeing 737-200 2 130 Domestico
Boeing 737-700 4 120 Domestico e Regional
Boeing 747-300 2 270 Longa distância
Boeing 777-200ER 3 255 Longa distância
Total 11

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linhas_A%C ... gola#Frota




Triste sina ter nascido português 👎
Responder