Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Nova portaria do Exército sobre controle de armas restritas

#46 Mensagem por rodrigo » Seg Abr 05, 2010 4:52 pm

Se vc quiser acreditar que um major acordou de ovo virado e resolveu fazer isso, tudo bem.
Isso é coisa de TC! :lol:

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Fábio Nascimento » Seg Abr 05, 2010 5:57 pm

Tomara que a FAB não proiba os aeromodelos, caso contrario o que será do meu fim de semana!?!?

_______________________________________________.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#48 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 05, 2010 6:11 pm

Olha, marcador de paintball é arma, sim. "Não-letal", mas é arma. Semana passada eu joguei, tomei um tiro quase a queima roupa no ombro e ficou roxo e dolorido pra cacete. Isso porque era um marcador convencional, "só" com 200 de pressão. Os marcadores profissionais que são réplicas perfeitas de fuzis (tinha um cara lá com um XM-8 fantástico), têm mais de 300 de pressão. Por isso que os equipamentos de segurança são obrigatórios. Levar um desses no rosto, sem máscara, é cegueira na certa.

Então, sinceramente não compactuo da gritaria, como se fosse o maior dos absurdos esse controle. Pelo que eu entendi, a obrigação é do registro. Acho justo. Agora, se o EB não tem estrutura para atender com agilidade, isso é outra discussão.

Não é porque a PM não tem estrutura para combater a criminalidade que eu vou acabar com a PM. A lógica é a mesma. Se a estrutura é deficiente, eu melhoro a estrutura.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
DDNN
Avançado
Avançado

#49 Mensagem por DDNN » Seg Abr 05, 2010 6:36 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Olha, marcador de paintball é arma, sim. "Não-letal", mas é arma. Semana passada eu joguei, tomei um tiro quase a queima roupa no ombro e ficou roxo e dolorido pra cacete. Isso porque era um marcador convencional, "só" com 200 de pressão. Os marcadores profissionais que são réplicas perfeitas de fuzis (tinha um cara lá com um XM-8 fantástico), têm mais de 300 de pressão. Por isso que os equipamentos de segurança são obrigatórios. Levar um desses no rosto, sem máscara, é cegueira na certa.

Então, sinceramente não compactuo da gritaria, como se fosse o maior dos absurdos esse controle. Pelo que eu entendi, a obrigação é do registro. Acho justo. Agora, se o EB não tem estrutura para atender com agilidade, isso é outra discussão.

Não é porque a PM não tem estrutura para combater a criminalidade que eu vou acabar com a PM. A lógica é a mesma. Se a estrutura é deficiente, eu melhoro a estrutura.
Partindo deste principrio, vamos registrar primeiro as facas, que efetivamente MATA ....

Desde 1900 e bolinha EB controla armas dos CAC,
Se para controlar os 50000 (chutando) armas na mão de CAC (Colecionador, Atirador, Caçador) qualquer SFPC de qualquer RM demora uns 6 meses para concluir a transferencia, imagina com as quantidades de paintball, chumbinhos.......
Isso e uma proibição.
Voce espera 12 meses para ter "o registro de armas" so para jogar paintball?

DDNN
Avançado
Avançado

#50 Mensagem por DDNN » Seg Abr 05, 2010 6:39 pm

Na lista ainda temos: Arcos, Balestras que CEERTAMENTE e mais letal que uma arma de chumbinhos ou paintball.
Tem cacetette, atiradeiras, rolos de macarrão, moto, chave de roda maior que 300mm, ......

Haja estrutura.

Desejo que recursos de nosso EB seja aplicado em coisas mais util.....

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#51 Mensagem por Túlio » Seg Abr 05, 2010 6:48 pm

Bueno, eu não entendi essa de controlar arminha de chumbinho e de bolinha de tinta em nome da Segurança Nacional, tenho que dar razão ao DDNN, vamos tratar de registrar facas, machadinhas, martelos, tesouras, batedeiras (é o fim, como é que deixam as pessoas comprarem objetos tão letais? Para terem uma idéia, o número de homicídios praticados com batedeiras é CEM vezes maior do que o de homicídios praticados com armas de paintball e idêntico ao número de homicídios cometidos por porquinhos-da-índia criados em gaiolas, um absurdo isso)...

Aliás, creio que teríamos de passar também os CRVAs e CHCs para o controle do EB, lembrem que o nosso trânsito é mais que um Vietnam por ano, isso sim é que é matar! :roll:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#52 Mensagem por tflash » Seg Abr 05, 2010 7:13 pm

Já alguém morreu com um marcador de paintball? Já andei mais de um ano com uma marca na mão, de um tiro duma dessas coisas mas nada do outro mundo. Alias, é mais fácil matar alguém com uma caneta bic do que com um marcador de paintball.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#53 Mensagem por Guerra » Seg Abr 05, 2010 8:54 pm

tflash escreveu:Já alguém morreu com um marcador de paintball? Já andei mais de um ano com uma marca na mão, de um tiro duma dessas coisas mas nada do outro mundo. Alias, é mais fácil matar alguém com uma caneta bic do que com um marcador de paintball.
Ninguém nunca morreu tb por registrar uma arma. Eu jogo direto, vale a pena enfrentar fila. De outra forma se a arma for de suma importancia para a segurança do camarada...

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Vitor
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por Vitor » Ter Abr 06, 2010 12:35 am

Túlio escreveu:Bueno, eu não entendi essa de controlar arminha de chumbinho e de bolinha de tinta em nome da Segurança Nacional, tenho que dar razão ao DDNN, vamos tratar de registrar facas, machadinhas, martelos, tesouras, batedeiras (é o fim, como é que deixam as pessoas comprarem objetos tão letais? Para terem uma idéia, o número de homicídios praticados com batedeiras é CEM vezes maior do que o de homicídios praticados com armas de paintball e idêntico ao número de homicídios cometidos por porquinhos-da-índia criados em gaiolas, um absurdo isso)...

Aliás, creio que teríamos de passar também os CRVAs e CHCs para o controle do EB, lembrem que o nosso trânsito é mais que um Vietnam por ano, isso sim é que é matar! :roll:
No Brasil é proibido qualquer publicidade de mamadeira, pq "desistimularia o aleitamento materno". Existe milhares de imbecilidades como essa para fazer uma sociedade "melhor".

NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#55 Mensagem por ninjanki » Ter Abr 06, 2010 1:51 am

Vinicius Pimenta escreveu:Olha, marcador de paintball é arma, sim. "Não-letal", mas é arma. Semana passada eu joguei, tomei um tiro quase a queima roupa no ombro e ficou roxo e dolorido pra cacete. Isso porque era um marcador convencional, "só" com 200 de pressão. Os marcadores profissionais que são réplicas perfeitas de fuzis (tinha um cara lá com um XM-8 fantástico), têm mais de 300 de pressão. Por isso que os equipamentos de segurança são obrigatórios. Levar um desses no rosto, sem máscara, é cegueira na certa.

Vinícius...
Um marcador não é arma, aliás, é menos arma que uma atiradeira(vulgo estilingue), um arco e flexa ou uma espingarda de chumbinho. Tomaste um tiro à queima roupa, e ficou roxo. Não passa disso. Dizer que é arma não letal é ridículo, porque nem incapacitante é. O risco de cegar uma pessoa é o mesmo se atirarmos uma pedra em alguém. Se o exército não registra todas as pedras...
Não tem isso de "arma de paintball profissional". Marcadoras são aceitáveis em torneios ou não, dependendo das regras. As mais capazes podem atirar com boa cadência e precisão, em modo automático, mas é isso. A velocidade máxima permitida é de 300 pés por segundo, dentro ou fora de torneios, que é a velocidade garantida para a proteção das máscaras. Ninguém morre se tomar um, ou vários tiros de uma rajada. Nem sofre impacto que seja incapacitante ou paralizante. De fato, o único perigo é atingir o olho de alguém. Francamente, não é desculpa para o exército exigir registro coisa alguma. O registro não vai servir para nada, exceto coibir a prática do jogo.

Allan

ps. Normalmente, as marcadoras mais usadas em torneios se parecem com brinquedos, e não com armas de verdade. Jogos de selva é que usam essas que parecem armas reais, mas é só na aparência que elas se destacam, porque a performance é bem inferior à das armas de torneio.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#56 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 12:19 pm

Repito, isso é problema de estrutura e burocracia. Vejo que a maior preocupação de vocês é com a lentidão. Se esse é o maior problema, é isso que tem que ser combatido.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#57 Mensagem por tflash » Ter Abr 06, 2010 12:39 pm

Pus-me a puxar pelo tico e pelo teco, já que não pratico paintball à algum tempo e veio-me à memória que existiam na altura dois tipos de marcadores ou duas formas de carregar marcadores. Uma de ar comprimido e outra com um gás qualquer que não me lembro. Eles disseram-me que já aconteceram acidentes com pessoas que se atiraram para o chão e o reservatório rebentou causando ferimentos à pessoa que tinha o marcador.

Alguém sabe alguma coisa disso?

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
DDNN
Avançado
Avançado

#58 Mensagem por DDNN » Ter Abr 06, 2010 1:13 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Repito, isso é problema de estrutura e burocracia. Vejo que a maior preocupação de vocês é com a lentidão. Se esse é o maior problema, é isso que tem que ser combatido.
Não e, isso e problema de direito do cidadão.
Se um dia alguem vier te falar que seu carro e muito perigoso, que e uma arma, que precisa ser registrado no EB, porem "apenas" precisa esperar 3 meses para sair o registro e vc precisa renovar a cada 2 ano, apresentando todos os certidões....
Mas "um dia" nos iremos melhorar a estrutura. 8-]

Não sou contra o controle de materiais de perigosidade, que alias, armas de fogo tem que ter controle. Sou contra de EB investir seus recursos neste tipo de controle besta que não chega a lugar nenhum.
Como citei no post anterior, arma por arma, tem muito mais artigos no topo de lista de letais do que as de chumbinhos.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#59 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 1:37 pm

DDNN, acho sua comparação com carro não muito adequada. Seja como for, seria questão de ajustar o tempo. Antigamente você levava semanas ou meses para fazer o que hoje se praticamente em tempo real. Hoje você se aposenta em 30 minutos. Para manter em relação ao carro, você faz a vistoria e recebe seu documento na hora. Para manter exemplo em serviços, hoje você paga um DUDA para renovação de carteira e a recebe em 3 dias úteis. É questão de gestão.

Hoje esse tipo de coisa é responsabilidade do EB. Se é a instituição mais adequada ou não pra fazer isso, não sei, mas é outra discussão. Se a instituição é incapaz de gerenciar esses registros com agilidade, isso precisa ser revisto.

Vinicius Pimenta

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#60 Mensagem por delmar » Ter Abr 06, 2010 1:48 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Repito, isso é problema de estrutura e burocracia. Vejo que a maior preocupação de vocês é com a lentidão. Se esse é o maior problema, é isso que tem que ser combatido.
Companheiro, existe outro aspecto nisto e que também ocorreu com as armas de fogo. O cidadão do Rio Grande do Sul que mora no interior de Bossoroca, Mato Leitão ou Esmeralda e tem uma arminha de pressão Rossi (ou tinha uma espingarda de caça marca Pomba, calibre 28) como vai fazer o registro? Vai gastar passagem, tempo e dinheiro para vir a Porto Alegre registrar sua arminha? A PF viu que este pessoal não iria registrar nada, alias pouquissimos proprietários de armas de fogo estavam recadastrando, então saiu a anistia e foram criadas várias facilidades para os proprietários. Da mesma maneira se o EB espera que alguém vá procura-los para cadastrar que espere sentado.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Responder