Corrupção Policial

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
scyther
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Qui Mar 01, 2007 1:34 am
Localização: MG - Brasil

Re: Corrupção Policial

#31 Mensagem por scyther » Sáb Abr 03, 2010 11:30 pm

Caro amigo jp, nosso sistema jurídico é muito bem estruturado, se estudá-lo a fundo vai perceber. O problema é a prática, em que corrompem a lei em todas as esferas de atuação. Estranha essa afirmação, não? Mas dê uma estudada no nosso sistema jurídico e verá que a teoria é excelente, melhor que o sistema americano que se vale de leis como o Patriot Act.

Em todo sistema jurídico há a necessidade do bacharel em direito formalizar o ato persecutório, seja na fase administrativa ou na judicial. E precisamos mesmo da fase administrativa (inquérito), mover ação penal é um trauma grande para o cidadão e o procedimento preliminar é menos gravoso na definição de materialidade e autoria. Colocar o MP diretamente como titular de todo o procedimento fere nossos princípios constitucionais, elimina a paridade de armas da defesa, colocando a ação penal como regra e transferindo todo o ônus do sistema acusatório no cidadão, sem falar no brutal aumento de custos da ampla movimentação judiciária decorrente.

Logo após meu comentários virão os defensores da máxima de que os fins justicam os meios, e de que devemos abraçar a corrente da "Lei e ordem" para tirar de circulação esses "inimigos públicos", mas com isso todos pagam o preço, ou melhor os pobres sem condições de defesa pagam o preço. Porque todos aqui cometem crimes, todos. Na nossa ânsia de penalizar condutas existem um sem fim de condutas criminosas, e todos aqui praticam algumas, mas a persecução só recai sobre as parcelas mais pobres que cometem crimes contra o patrimônio principalmente.

jp, você demonstra certo desgosto para com os delegados, mas no que um agente com chefia e autoriadade policial iria diferir daqueles. Na carreira única a assenção se daria por indicação ou antiguidade. Observe os Tribunais de Justiça e veja como isso funciona maravilhosamente. :roll: Percebo que muitos agentes se ressentem de não desfrutar de reconhecimento da mídia. Isso é irrelevante, visto que trabalho focado em holofotes só segue para rumos pouco corretos. Nas ações com maior ovação da mídia é que aparecem os maiores erros de atuação, em face da empolgação e frenesi causado com a exposição midiática.

Para não desviar demais do assunto do tópico, a questão salarial é crucial para diminuir a corrupção. Vide o DPF, que depois de obter um aumento de salário digno diminui consideravelmente os casos (pelo menos os expostos) de corrupção. Não, dinheiro não é tudo, mas a servidores da PC e PM que passam chegam a passar "dificuldade" e situações limites são grandes facilitadoras do ilícito. "Fome" de dinheiro sempre vai existir, vemos corrupção até em extratos do serviço que gozam de salários bons, mas sempre há a vontade de ter mais (a maioria do pessoal do DPF que conheço acha pouco o salário que ganha). O que não pode persistir é essa situação famélica de alguns salários no setor da segurança pública. Quanto ao reconhecimento, esse vem com o tempo e a qualidade dos serviços prestados, não adianta cobrar reconhecimento da população se essa frequentemente desamparada, e não, não é só culpa da falta de recursos.

Temos um grande caminho a seguir no rumo de uma sociedade melhor. Hoje é melhor do que já foi há um tempo atrás e se seguirmos boas políticas a tendência é melhorar mais. Só não podemos cair na tentação de adotar essas medidas ditas "eficazes" mas que largam para trás todas nossas conquistas em direitos básicos. Realidade europeia e americana é por demais diferenciada da nossa. Temos que adotar soluções que se adequem ao nossos problemas. A estrutura americana parece funcionar melhor por causa da situação social de que gozam por lá, mas se olharmos direito aquela sociedade se degreda cada dia mais com perda de direitos. O que os "grandes pais fundadores" sonharam como nação está ficando muito distante da prática. Não devemos seguir esse mesmo caminho.

Empolguei e escrevei demais (nem corrigi e revisei, perdoem os erros e possíveis incoerências :lol: ).

[]'s




Avatar do usuário
Mazocam
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2008 3:39 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: Corrupção Policial

#32 Mensagem por Mazocam » Dom Abr 04, 2010 12:38 am

Colegas;

Imposto não tem nada haver com corrupção. Existe países que tem impostos muito mais pesados que o Brasil.

O problema é como ele é aplicado pelo Estado. :wink:

É cultural o problema de corrupção... O brasileiro não tem uma identidade cultural como vários países mundo afora. É um pouco daqui, um pouco dali. Isso facilita para aceitarmos diferenças, mas não para pensar no coletivo. :| :| :|

Logo, pensamos mais em si mesmos.

A Solução a curto prazo;

- Aumento de salário;
- Aplicação de leis contra corrupção mais rígidas dentro da corporação.

Ambos são incentivos contra a corrupção em si.

A longo prazo;

- Educação.

Simples... O problema a longo prazo tem essa solução... Só essa...

A ditadura escolheu focar-se na educação superior, e assim se faz até hoje... É hora de mudar o foco...

Por que aceitar de forma branda como a sociedade aceita casos de corrupção, é ignorância...




Avatar do usuário
vitor freitas
Júnior
Júnior
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 11:23 am

Re: Corrupção Policial

#33 Mensagem por vitor freitas » Dom Abr 04, 2010 1:37 am

Mazocam escreveu:Colegas;

Imposto não tem nada haver com corrupção. Existe países que tem impostos muito mais pesados que o Brasil.

O problema é como ele é aplicado pelo Estado. :wink:

É cultural o problema de corrupção... O brasileiro não tem uma identidade cultural como vários países mundo afora. É um pouco daqui, um pouco dali. Isso facilita para aceitarmos diferenças, mas não para pensar no coletivo. :| :| :|

Logo, pensamos mais em si mesmos.

A Solução a curto prazo;

- Aumento de salário;
- Aplicação de leis contra corrupção mais rígidas dentro da corporação.

Ambos são incentivos contra a corrupção em si.

A longo prazo;

- Educação.

Simples... O problema a longo prazo tem essa solução... Só essa...

A ditadura escolheu focar-se na educação superior, e assim se faz até hoje... É hora de mudar o foco...

Por que aceitar de forma branda como a sociedade aceita casos de corrupção, é ignorância...
Concordo Plenamente.

Olha a parte 4 do video que postei.





Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Corrupção Policial

#34 Mensagem por Booz » Dom Abr 04, 2010 8:25 am

Prezado Scyther.

Apesar de discordar, ponto por ponto de suas colocações (algumas delas até tangenciais ao real enfoque que pretendi assestar), asseguro que mesmo idéias divergentes, e com este alto patamar de ponderações, impedem-me ser defeso a reflexões. No caso, e principalmente, quando são postuladas com alicerces de um pensamento encadeado e robustecido com postulada lógica.
No entanto, torno a erigir minhas ponderações em torno da inutilidade da polarização excessíva de poder e da obscuridade paleolitica do inquérito. Porém, ressalto, minhas afirmações nem de longe buscam trazer o vício egocentrico dos holofotes fazendo-o espargir em uma metástese aos outros cargos. Ao contrário, a instituição policial deve ser refratária - como um todo - aos afagos e cantos de sereia de veículos de comunicação.

Em adendo, reafirmo que uma instituição policial deve ser estruturada em começo meio e fim. Os degraus devem ser alçados por mérito e títulos: com acesso pleno a todos. Fica difícil assistir um assalto de "paraquedistas" que levam anos para aprender a trocar os cueiros mas já querem mandar.
Também, necessário que eu frize, não tenho ressentimentos nem para cima quanto para baixo. Minhas opções foram definidas por mim mesmo, assim como continuo achando o sistema - como hoje se apresenta - vulnerável à corrupção e tão fresco e lépido como o direito canônico. Em confronto a outros países sofremos de um pesado lastro de um sistema ultrapassado e visceralmente eivado por vícios e trincas, onde destas se permeiam corrupção e inocuidades.

Contudo, ratifico, esgrimar idéias com pessoas de elevados conhecimentos, nítida boa verve e educação, ainda que com posicionamentos contrários aos nossos, é motivo de intenso prazer intelectual (não tome, por favor, "intelectual" como presunção ou afetamento). O certo é, que defrontar meus pensamentos com pessoas de elevado nível, como o seu, me dão a certeza que estou em um bom lgar e com ótimas pessoas.

Obs.: Não se desculpe por - hipotética e inexistente - imperfeição em sua lavra. Eu, meio "cegueta" do olho esquerdo devido a um disparo em uma tentativa de assalto, pouco antes de me aposentar, já ando digitando catraca de canhão no lugar de congnac de alcatrão. :mrgreen:

Fraterno abraço.

JP




Imagem
Responder