TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37276 Mensagem por Skyway » Qui Mar 25, 2010 9:06 am

rafafoz escreveu:Adoto o discurso do Lula nessa ocasião. Enquanto não provar nada, não digo nada. É fácil falar, o problema é provar. Eu vejo também como interesse da FAB essa propaganda da SAAB. E eu tenho minhas dúvidas, sobre a posição francesa. Porque aceitaram tão rapidamente os Rafales em setembro? Sem se quer consultar a FAB a maior interessada. É fácil falar da SAAB, mas tenho minhas dúvidas perante a Dassault também.
Certeza? Em Setembro a FAB já havia voado os aviões, feito todas as reuniões possíveis e imagináveis e já estava com uma avaliação preliminar pronta desde o final de Junho.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37277 Mensagem por Franz Luiz » Qui Mar 25, 2010 9:20 am

E não nops esqueçamos da reunião durante toda a noite no hotel, entre Min, Comte Saito e partes francesas, antes do anúncio.
Franz Luiz




hbfontes
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:31 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37278 Mensagem por hbfontes » Qui Mar 25, 2010 10:00 am

de verdade tomara que estes comentarios não represente a maior parte do Brasil, por que se representar estamos perdidos mesmo.




"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37279 Mensagem por ELSONDUARTE » Qui Mar 25, 2010 10:58 am

nveras escreveu:
ELSONDUARTE escreveu:Imagem

Do maior mau gosto essa imagem, Elson. Nada a ver.

Também acho, é uma imagem bonita graficamente, mas não queria ver a minha bandeira ai. Compreendo as intenções do Elson, não há nenhuma ponta de maldade, por isso não disse nada.

Eu acho que existe um limite difícil de medir, até onde se poderá mexer em símbolos de Estado, Bandeira, Hino, etc. Vocês no Brasil e nos EUA também, são mais permissivos em relação a esse assunto, acho que é uma questão de cultura.

[[]]'s

Gostei de ver a citação: não sei como é em Português de Portugal mas, como DESCENDENTE (neto, Aveiro), devo dizer que RELATIVIZAMOS kôzaz assim e ouso dizer que NÃO APRENDEMOS SOZINHOS, herdamos da Pátria-Mãe. Tenho imenso ORGULHO do que Portugal nos legou e seguramos, a seu exemplo. A meu ver - e admito que posso estar errado - andamos pelas sendas certas... :wink:

Mas, convenhamos, esculhambar a bandeira ou símbolos nacionais do Brasil ou de Portugal, Países-irmão é sodas, não?

Aguardando queixas. 8-]
[/quote]
Eu acho que a imagem só quer dizer "França de olho no Brasil". Não me parece ofensiva.[/quote]


E muito gratificante ver que finalmente estamos ficando PATRIOTAS !!!!

Sou do tempo em que se cantava o Hino Nacional na escola !!!

O qual me orgulho de ter cantato muitas vezes na Brigada Paraquedista.

Posso afirmar que não tive a menor intensão de macular nossa querida BANDEIRA NACIONAL.

A iamgem que postei foi no intuito de mostrar a parceria que estamos construindo com a FRANÇA.

Peço perdão aos que se sentiram ofendidos, mas quero que afirmar que AMO MEU BRASIL !!!!!!




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37280 Mensagem por DELTA22 » Qui Mar 25, 2010 11:03 am

hbfontes escreveu:de verdade tomara que estes comentarios não represente a maior parte do Brasil, por que se representar estamos perdidos mesmo.
Você deve, por favor, especificar a quais comentários se refere, dado que a generalização neste caso (e a falta de 'quote') causa problemas à todos. Todos são alvo de sua frase, até que se prove o contrário. :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Wellington
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Dez 16, 2009 3:20 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37281 Mensagem por Wellington » Qui Mar 25, 2010 11:06 am

Vendo tudo o que se publicou de ontem pra hoje aqui neste forum e noutros similares e na imprensa; o que eu acho, é que "talvez" nossas autoridades não sejam tão maus negociadores assim..... Se não vejamos:
Temos a Saab deixando "fazar" nova proposta direto para a Embraer, e ainda todo o esforço de mídia, com declaração reinterada mais uma vez, do quão melhor e mais barato é o pacote deles, temos o casal real fazendo pressão e nosso Presidente sendo mais diplomático que o normal, fazendo declarações de discurtir com a sociedade porque é ano de eleição e o assunto é muito importante , sem esquecer que mencinou os russos ,que nem estão na SL......Temos que o presidente francês perdeu nas últimas eleições então, deve estar deseperado por uma boa notícia para a combalida econõmia nacional e por isso já garantiu desconto e o mesmo preço que a França paga pelos caças , e por fim temos as noticias da EMBRAER falando de recordes de vendas na área de defesa e a participação maciça da industria brasileira na feira do Chile e agora cedo declaração de oferta para o Brasil participar do desenvolvimento , com transferência de tecnologia para PAK FA .....
Por incrível que pareça , toda essa enrolação do FX2 esta aumentando e melhorando muito as ofertas ......
Estou começando a ter esperança que pode até acabar saindo alguma coisa muito boa disso tudo!!




Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37282 Mensagem por ELSONDUARTE » Qui Mar 25, 2010 11:22 am

Cartada nuclear
Autor(es): Por Luiz Carlos Azedo , com Norma Moura
Correio Braziliense - 25/03/2010

Cartada nuclear

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai endurecer o jogo na 8ª Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), em maio, na sede da ONU, em Nova York, considerada decisiva. O Brasil aderiu ao tratado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, depois de 30 anos de resistência dos militares, que desenvolveram pesquisas para transformar o país numa potência nuclear. Lula concorda com a tese de militares e de diplomatas de que foi um erro assinar o tratado. E não pretende corroborar com o novo aditivo que está sendo proposto para a nova rodada de revisão do TNP.

» » »
Ligado à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o documento foi concluído em 1968, com a participação de mais de 130 países. A conferência do tratado ocorre a cada cinco anos. No encontro de 1995, o TNP foi prorrogado de forma indeterminada. Em 2000, foram estabelecidos 13 pontos para o desarmamento. Mas, durante o governo Bush, as negociações empacaram. A rodada de 2005 fracassou. Agora, para reforçar o tratado, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dimitri Medvedev, negociam um espetacular acordo de redução de mísseis nucleares. Mesmo assim, nos respectivos arsenais, manterão 1.500 mísseis nucleares cada.

» » »
O presidente Lula anda dizendo que os Estados Unidos e a Rússia não têm moral para impor restrições aos programas nucleares para fins pacíficos dos países emergentes. Opõe-se às retaliações aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã, por causa do programa nuclear do regime dos aiatolás. Mais do que o desejo de fornecer urânio enriquecido ao Irã, por trás dessa posição está a intenção de não permitir que novas restrições do TNP venham a prejudicar o programa nuclear brasileiro. O Brasil construirá seu submarino nuclear em parceria com a França, mas já domina todo o ciclo nuclear, inclusive a tecnologia para produzir a bomba. A Constituição de 1988, porém, veda esse objetivo.

Saia justa

Foi a maior saia justa, mas o presidente Lula conseguiu convencer o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, a rainha Silvia e toda a comitiva sueca de que o caça sueco Gripen NG, da SAAB, ainda está na disputa do programa FX-2 de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira. Saíram todos contentes do almoço no Palácio do Itamaraty, onde o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que ainda aguarda o documento com novos detalhes da proposta sueca para encaminhar uma posição final ao presidente Lula, que submeterá a decisão ao Conselho Nacional de Defesa. Também participam da concorrência a norte-americana Boeing, responsável pelo caça F-18 Super Hornet, e o consórcio Rafale International, liderado pela francesa Dassault.

Fonte: https://conteudoclippingmp.planejamento ... da-nuclear




Wellington
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Dez 16, 2009 3:20 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37283 Mensagem por Wellington » Qui Mar 25, 2010 11:28 am

25/03/2010 - 11:00
A licitação FX na reta final
Do Último Segundo
Coluna Econômica 25/03/2010
Pouco depois da Páscoa, deverá ser anunciado o vencedor da licitação FX da FAB, assim como assinado o contrato com os vencedores.

O jogo ficou assim.

Havia uma clara preferência brasileira pelos equipamentos franceses, o Rafale da Dassault, devido às possibilidades de transferência de tecnologia. Mas o preço pedido era alto, somando-se a aquisição e o custo de manutenção.

Em sua visita ao Brasil, em setembro, o presidente francês Nicolas Sarkozys prometeu que os preços seriam razoáveis, competitivos e similares àqueles oferecidos às Forças Armadas francesas.

O Ministro da Defesa Nelson Jobim incumbiu a Secretaria de Assuntos Internacionais de verificar se a Dassault tinha cumprido a promessa de redução.

Foi constituído, então, um grupo de trabalho para negociar diretamente com os franceses. Tinha dois representantes do Ministério da Fazenda, dois da Defesa e o Brigadeiro Juino Saito, Comandante da Aeronáutica.

Constatou-se uma certa esperteza da empresa, que aplicou o percentual de redução em partes do avião, não no preço final. Resultava daí um desconto ínfimo, de pouco mais de um por cento.

***


No final do ano, Jobim esteve em Paris em conversa com o secretário-geral do Palácio (o correspondente ao Chefe da Casa Civil no Brasil) Claude Guéant para confirmar os termos da proposta. Recebeu carta assinada, comprometendo-se com a redução de 10% no preço final do avião. Desta vez, a promessa veio quantificada e por escrito.

***

Em seguida, Jobim enviou o projeto para a Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) do Ministério da Defesa analisar as capacitações tecnológicas internas, capazes de absorver a transferência de tecnologia. E outro para o Copac (comissão que coordena o processo FX) para analisar aspectos dos três candidatos – Rafale, o sueco Grippen e o americano F-18.

O relatório concluiu que os três candidatos atendiam às especificações requeridas. Mas a maior pontuação foi para o Rafale porque, segundo Jobim, seria o que melhor atendia às necessidades do país, consubstanciadas na Estratégia de Defesa Nacional – pelo alcance (importante em país continental) e transferência de tecnologia.

De acordo com o documento, as Forças Armadas deveriam ser mais enxutas, mais aparelhadas e capazes de incursões rápidas em qualquer ponto do território nacional.

Munido de três pareceres – da Copac, Selom e do grupo de trabalho -, o passo seguinte foi encaminhar o processo para Departamento Jurídico do Ministério analisar todos os aspectos legais.

***

Depois do parecer jurídico, o próximo passo será o próprio Ministro da Defesa apresentar ao Presidente da República uma exposição de motivos justificando a escolha do avião. Isso deverá acontecer logo depois da Páscioa. Ou seja, tira-se a batata quente do Presidente.

O Presidente, então, levará a proposta para o Conselho Nacional de Defesa, que analisará a posição do Ministério da Defesa e fará sua manifestação. Aprovando, encerra-se a novela FX.

Autor: luizhenriquemendes - Categoria(s): Coluna Econômica, Defesa, Economia

Tags: caças, Dassault, FAB, Nelson Jobim, Rafale
Nenhum comentário Comentar Link permanente Compartilhar:




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37284 Mensagem por marcelo l. » Qui Mar 25, 2010 11:29 am

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/ ... more-52974

A licitação FX na reta final

Do Último Segundo

Coluna Econômica 25/03/2010

Pouco depois da Páscoa, deverá ser anunciado o vencedor da licitação FX da FAB, assim como assinado o contrato com os vencedores.

O jogo ficou assim.

Havia uma clara preferência brasileira pelos equipamentos franceses, o Rafale da Dassault, devido às possibilidades de transferência de tecnologia. Mas o preço pedido era alto, somando-se a aquisição e o custo de manutenção.

Em sua visita ao Brasil, em setembro, o presidente francês Nicolas Sarkozys prometeu que os preços seriam razoáveis, competitivos e similares àqueles oferecidos às Forças Armadas francesas.

O Ministro da Defesa Nelson Jobim incumbiu a Secretaria de Assuntos Internacionais de verificar se a Dassault tinha cumprido a promessa de redução.

Foi constituído, então, um grupo de trabalho para negociar diretamente com os franceses. Tinha dois representantes do Ministério da Fazenda, dois da Defesa e o Brigadeiro Juino Saito, Comandante da Aeronáutica.

Constatou-se uma certa esperteza da empresa, que aplicou o percentual de redução em partes do avião, não no preço final. Resultava daí um desconto ínfimo, de pouco mais de um por cento.

***


No final do ano, Jobim esteve em Paris em conversa com o secretário-geral do Palácio (o correspondente ao Chefe da Casa Civil no Brasil) Claude Guéant para confirmar os termos da proposta. Recebeu carta assinada, comprometendo-se com a redução de 10% no preço final do avião. Desta vez, a promessa veio quantificada e por escrito.

***

Em seguida, Jobim enviou o projeto para a Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) do Ministério da Defesa analisar as capacitações tecnológicas internas, capazes de absorver a transferência de tecnologia. E outro para o Copac (comissão que coordena o processo FX) para analisar aspectos dos três candidatos – Rafale, o sueco Grippen e o americano F-18.

O relatório concluiu que os três candidatos atendiam às especificações requeridas. Mas a maior pontuação foi para o Rafale porque, segundo Jobim, seria o que melhor atendia às necessidades do país, consubstanciadas na Estratégia de Defesa Nacional – pelo alcance (importante em país continental) e transferência de tecnologia.

De acordo com o documento, as Forças Armadas deveriam ser mais enxutas, mais aparelhadas e capazes de incursões rápidas em qualquer ponto do território nacional.

Munido de três pareceres – da Copac, Selom e do grupo de trabalho -, o passo seguinte foi encaminhar o processo para Departamento Jurídico do Ministério analisar todos os aspectos legais.

***

Depois do parecer jurídico, o próximo passo será o próprio Ministro da Defesa apresentar ao Presidente da República uma exposição de motivos justificando a escolha do avião. Isso deverá acontecer logo depois da Páscioa. Ou seja, tira-se a batata quente do Presidente.

O Presidente, então, levará a proposta para o Conselho Nacional de Defesa, que analisará a posição do Ministério da Defesa e fará sua manifestação. Aprovando, encerra-se a novela FX.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37285 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 25, 2010 4:35 pm

Pouco depois da Pascoa... vixi

Não iria ser hoje? :|




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Antonio Alvarenga
Júnior
Júnior
Mensagens: 66
Registrado em: Sáb Set 27, 2008 11:33 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37286 Mensagem por Antonio Alvarenga » Qui Mar 25, 2010 5:08 pm

marcelo l. escreveu:http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/ ... more-52974

A licitação FX na reta final

Do Último Segundo

Coluna Econômica 25/03/2010

Pouco depois da Páscoa, deverá ser anunciado o vencedor da licitação FX da FAB, assim como assinado o contrato com os vencedores.

O jogo ficou assim.

Havia uma clara preferência brasileira pelos equipamentos franceses, o Rafale da Dassault, devido às possibilidades de transferência de tecnologia. Mas o preço pedido era alto, somando-se a aquisição e o custo de manutenção.

Em sua visita ao Brasil, em setembro, o presidente francês Nicolas Sarkozys prometeu que os preços seriam razoáveis, competitivos e similares àqueles oferecidos às Forças Armadas francesas.

O Ministro da Defesa Nelson Jobim incumbiu a Secretaria de Assuntos Internacionais de verificar se a Dassault tinha cumprido a promessa de redução.

Foi constituído, então, um grupo de trabalho para negociar diretamente com os franceses. Tinha dois representantes do Ministério da Fazenda, dois da Defesa e o Brigadeiro Juino Saito, Comandante da Aeronáutica.

Constatou-se uma certa esperteza da empresa, que aplicou o percentual de redução em partes do avião, não no preço final. Resultava daí um desconto ínfimo, de pouco mais de um por cento.

***


No final do ano, Jobim esteve em Paris em conversa com o secretário-geral do Palácio (o correspondente ao Chefe da Casa Civil no Brasil) Claude Guéant para confirmar os termos da proposta. Recebeu carta assinada, comprometendo-se com a redução de 10% no preço final do avião. Desta vez, a promessa veio quantificada e por escrito.

***

Em seguida, Jobim enviou o projeto para a Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) do Ministério da Defesa analisar as capacitações tecnológicas internas, capazes de absorver a transferência de tecnologia. E outro para o Copac (comissão que coordena o processo FX) para analisar aspectos dos três candidatos – Rafale, o sueco Grippen e o americano F-18.

O relatório concluiu que os três candidatos atendiam às especificações requeridas. Mas a maior pontuação foi para o Rafale porque, segundo Jobim, seria o que melhor atendia às necessidades do país, consubstanciadas na Estratégia de Defesa Nacional – pelo alcance (importante em país continental) e transferência de tecnologia.

De acordo com o documento, as Forças Armadas deveriam ser mais enxutas, mais aparelhadas e capazes de incursões rápidas em qualquer ponto do território nacional.

Munido de três pareceres – da Copac, Selom e do grupo de trabalho -, o passo seguinte foi encaminhar o processo para Departamento Jurídico do Ministério analisar todos os aspectos legais.

***

Depois do parecer jurídico, o próximo passo será o próprio Ministro da Defesa apresentar ao Presidente da República uma exposição de motivos justificando a escolha do avião. Isso deverá acontecer logo depois da Páscioa. Ou seja, tira-se a batata quente do Presidente.

O Presidente, então, levará a proposta para o Conselho Nacional de Defesa, que analisará a posição do Ministério da Defesa e fará sua manifestação. Aprovando, encerra-se a novela FX.

Isto quer dizer que... o Jobim pegou o relatório da FAB preparado durante mais de dois anos e por centenas de pessoas e acrescentou os pareceres de tres áreas internas do ministério totalmente sob controle dele e considerará o resultado desses quatro pareceres.
Interessante...




Divino Alves
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 1:03 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37287 Mensagem por Divino Alves » Qui Mar 25, 2010 5:15 pm

Postado pelo Orestes:

não sou o Marino, nem falo por ele, por mim mesmo. Vamos lá: claramente você está tentando justificar o injustificável (técnica habitual -- e rejeitada maciçamente -- pelos defensores do caça sueco), ao tentar usar uma figura pública, do mesmo partido político do presidente, para "confundir" e não explicar.

Vamos direto ao ponto: não passou pela sua cabeça que, em política, é essencial ter a figura do advogado do diabo sempre? Não basta uma coisa ser séria, é preciso que se mostre séria! Pois bem, o citado político está fazendo seu papel como prefeito, algo que não poderia ser diferente, caso contrário, seria objeto de questionamento popular (entre outras coisas), ele está lá para defender os cidadãos de seu município. Outra, ao agir assim, passa-se a ideia que não se trata de uma posição fechada de um partido político, algo que a oposição tentou bater, mas que não colou; de forma tal que fica caracterizado que não há unanimidade em torno do caça francês em um partido político que ocupa o poder. Mais uma, pontos de vistas quase isolados, não atrapalham o governo, o ajuda até dizer chega! Este prefeito (e outros, procure!) não está ajudando em nada ao caça sueco, só está atrapalhando e muito, pois todos os políticos sabem muito bem que ele fala para seu público interno (município) e jamais para peitar o governo federal (até porque já esteve lá).

O que tenho observado: quem torce contra os suecos, deve estar esperando por mais declarações do citado prefeito, isto só tem ajudado (E MUITO) aos franceses, pois isto ajuda na transparência e na credibilidade no processo, principalmente no que tange a decisão política.

Sobre este assunto, mais um enorme tiro no pé, daqui a pouco tem gente que não conseguirá andar mais... :lol: :lol: :lol:


Abraços!!

Orestes, parece que o prefeito insiste em querer ajudar os franceses. E haja tiros nos pés dos suecos!



Interessada em atrair uma fábrica, base de Lula sai em defesa do Gripen

Marli Olmos

Com o olhar fixo numa miniatura do Gripen sobre a mesa do gabinete, em São Bernardo do Campo, Luiz Marinho toma fôlego para sair em defesa do caça sueco. À primeira vista, a cena parece não fazer sentido: o prefeito da cidade do automóvel sonha com aviões e o modelo preferido é diferente do que já foi manifestado pelo seu velho amigo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na reta final do processo de escolha dos novos caças para a Força Aérea Brasileira, a Saab, uma das três finalistas, ganhou um aliado importante.

Recém chegado da Suécia, onde foi visitar a fábrica do Gripen, a convite da Saab, Marinho explica porque ele, prefeito de uma cidade distante do polo da indústria Aeronáutica (no Vale do Paraíba) decidiu dar palpite no processo de seleção. Segundo diz, o grupo Inbrafiltros, uma empresa brasileira sediada na cidade vizinha Mauá, poderá expandir investimentos e construir uma fábrica em São Bernardo do Campo para fornecer peças para o caça sueco. O grupo Inbra, como é conhecido, atuano setor de segurança à vida, fornecendo componentes para o setor automotivo e aeronáutico. O presidente da empresa estava viajando ontem e, por isso, não pôde comentar o assunto.

O surgimento de um novo personagem no enredo dessa compra bilionária a poucos dias de o governo concluir um processo que se arrasta há mais de15 anos, pode não alterar tendências. Mas serve, no mínimo, para movimentar uma história que até aqui se desenvolvia apenas ao sabor das indicações de que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mantém preferência pelo Rafale, com o qual a francesa Dassault participa da concorrência.

"O ministro Jobim deveria ir à Suécia conhecer também este avião", disse Marinho, ao lembrar que o ministro da Defesa já foi à França conhecer a Dassault. Marinho esteve na Suécia entre os dias 15 e 18. O prefeito visitou as instalações da Saab em Linköping, posou para fotos que foram utilizadas no site institucional da Saab e também voou a bordo do caça."Eu pude ver que o supersônico proposto pela Suécia é real, não tem nada de "avião de papel"", diz.

"Não sou especialista em aviação e muito menos em defesa, mas tiro minhas conclusões com base no relatório da FAB", afirma, ao lembrar que Jobim também não é especialista no tema. O relatório anterior da FAB sobre a compra dos caças declarou preferência pelo Gripen.

Marinho, que antes de ser ministro do Trabalho e dirigente sindical, trabalhou na linha de produção da Volkswagen,armou-se de dados para defender o caça sueco. Segundo ele, se o governo brasileiro fizer a opção pelo Gripen, toda a indústria do país vai ganhar. "Será uma produção em parceria", destaca. Ele se baseia na informação da Saab de que caberá ao Brasil a produção de até 8% da estrutura mecânica da aeronave e 40% da área de engenharia de projeto.

Segundo diz Marinho, os prováveis fornecedores do Gripen tendem a investir em São Bernardo independentemente do resultado do processo de escolha para equipar as Forças Armadas. "Mas os volumes de investimento serão muito mais elevados se a empresa sueca vencer", afirma. "Acredito tratar-sede uma oportunidade única para uma real transferência de tecnologia para o Brasil e de ampla geração de empregos voltados à alta tecnologia", completa.

O prefeito de São Bernardo também diz que não se importa que a sua decisão seja diferente da de Lula. Em setembro de 2009, o presidente anunciou que o Brasil compraria os caças da francesa Dassault. Jobim e Lula defendem o negócio com a França porque o país é um "parceiro estratégico", com o qual o Brasil assinou um grande acordo militar em 2009. Marinho diz que não vai se intrometer na questão política. "Eu falo sobre o que é melhor para a indústria brasileira, para abrir mais empregos; mas não vou falar sobre coisas que eu não sei". Ele lembra que existe um cenário político internacional. "E nisso eu não ouso palpitar".

Abraços!!!




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37288 Mensagem por DELTA22 » Qui Mar 25, 2010 5:25 pm

Vixe!! A "base" do Presidente é UM(01) prefeito??? :shock:
Tá mal de "base" heim, companheiro Lula!!! :lol: :lol: :lol:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37289 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Mar 25, 2010 5:28 pm

Bolovo escreveu:Pouco depois da Pascoa... vixi

Não iria ser hoje? :|
Falaram que seria na semana do dia 05 de abril.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#37290 Mensagem por Skyway » Qui Mar 25, 2010 5:32 pm

Qual é a data comemorativa que temos em Abril, e que tem tudo a ver com o tema, heim? :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Responder