Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Bourne
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#16
Mensagem
por Bourne » Qui Mar 25, 2010 1:59 pm
Wellington escreveu:Bourne escreveu:Cancela essa m#$#$@$da e vamos voar de PAK.
Pelo menos a primeira parte parece que vinga, pois já é quase abril, a segunda já não sei
Precisa cancelar um p ter o outro???
Já tem gente falando que Tupi(pre sal) começa a produzir comercialmente em 2011..... Se for assim, teriamos condição de ja entrar no projeto de desenvolvimento do PaK Fa.....Vai sobrar dinheiro e como diz o Presidente, quem vai pagar é o próximo governo mesmo......
Na prática, a exploração do Pré sal já começou. Porém a plena operação só em idos de 2020. Ainda depende como será implementada a forma final de regulação e participação estatal. Está dada, mas até ser aprovada detalhes devem mudar.
Nunca sobra dinheiro. Se o dinheiro está sobrando é por que está faltando em outro lugar. Aliás, por que pagar uma montanha de dinheiro para comprar caças novos que logo estão obsolecentes mesmo antes das entregas finais. Quando se poderia partir direto para um caça de quinta geração e, talvez, utilizar um tampão para cobrir o gap de pouco menos de uma década. Por que não alguns Su não sei o que arrendados?
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Bourne
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#17
Mensagem
por Bourne » Qui Mar 25, 2010 2:00 pm
1maluquinho escreveu:O descarte do SU deveu-se em desagradar menos a Tion Sam so isso....Uma tremenda burrice...
Então por que não comprar alguns F16??? Se impôs a retirada do caça russo por que não impor a vitória de uma de suas empresas.
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jumentodonordeste
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#18
Mensagem
por jumentodonordeste » Qui Mar 25, 2010 2:02 pm
Isso não vai acontecer caras.
Lembrem que o FX-2 está ligado a coisas maiores.
Alguns aí dizem que é só a cereja.
Gauleses já venceram.
Ps. Sou SU-35 desde criança.
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#19
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por Bourne » Qui Mar 25, 2010 2:06 pm
Amigo, a corrida só termina depois da bandeirada final. Antes disso haja coração (by Galvão Bueno)
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#20
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por Wellington » Qui Mar 25, 2010 2:43 pm
Concordo que a corrida só acaba depois da bandeirada...... e volto a repetir , não acredito que vá faltar dinheiro para esses projetos de modernização, o nosso problema quando entramos em debate é que estamos sempre baseados em situaçôes passadas e não na perspectiva futura, o Brasil mudou de patamar , seremos 5ª Econcomia do Mundo ,e as desisgualdades sociais estao diminuindo a toque de caixa, por isso não teremos a desculpa de ter de escolher entre gastar com o social e/ou FAs.Acho que dá para entrar no projeto do PaK Fa e eainda manter o FX 2, serão opções diferentes.....temos de lembrar que a FAB fala em 120 avioes......tem espaço para os dois e ainda tem a capacitaçaõ tecnologica do parque industrial
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#21
Mensagem
por Bourne » Qui Mar 25, 2010 2:48 pm
Se fosse a uns 10 anos anos atrás até dava para concordar em ter caças de gerações diferentes. Hoje em dia é melhor olhar para o PAK e arranjar um caça para cobrir o gap. Por que não Mirage2000 do oriente médio? Assim, a questão é que se estará gastando uma montanha de dinheiro para adquirir um caça obsoleto quando poderia em investir em outros equipamentos ou em maior quantidade de caças de quinta geração.
Sobre o Brasil ser a quinta economia do mundo sugiro que dê uma olhada no Post desse belo homem chamado Bourne. É o cheio de gráficos.
viewtopic.php?f=4&t=13433&start=1410
Não vou dizer que o futuro é um mar de rosas por que o futuro é incerto e perigoso.
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#22
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Mar 25, 2010 2:53 pm
Olha... Por mim 'e o seguinte:
- Anuncia o Rafale... compra e assina o contrato do bicho e depois vamos sentar com os russos e bater um papo sobre o PAK.
Agora... na iminencia de finalmente termos uma aeronave descente para a FAB os Russos virem com essa e' colocar polvora na espingarda e apontar para o dedao do p'e.
A prioridade por la' 'e fazer os Mi-35 funcionar... esperar o F-X se resolver e depois se aproximar para o PAK.
Diferente disso 'e a boa ta'tica sueca que vejo tantos aqui criticarem.
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#23
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por Wellington » Qui Mar 25, 2010 2:54 pm
Mas a questão toda é que as tecnologias para desenvolvimento das geraçoes dos vetores não foram absorvidas pela nossa industria, e não vai adiantar saber fazer tecnologia de furtividade sem saber fazer o basico da 4ª geração, adquir essse conhecimento leva tempo e custa caro, acho que estaremos pulando algumas etapas mas estaremos recuperando o tempo perdido no conhecimento com o desenvolvimento da tecnologia, e não podemos esquecer que a FAB vai precisar dois dois tipos de avião
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#24
Mensagem
por Bourne » Qui Mar 25, 2010 2:59 pm
Por que a FAB precisa de dois tipos de aviões? Pelo menos nessa classe são substitutos e não complementares. Se fosse pensar em um super treinador ou que exercessem funções excludentes até que ia, mas não são.
É claro que se pode partir para um caça de quinta geração. Pois o conhecimento básico ainda estará no projeto e os russos dominam. Um projeto de caça de quinta geração não é só tecnologia furtiva. O que foi aprendido em projetos passados está presente. E, dada os termos da cooperação, deve ser repassado.
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#25
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por Bourne » Qui Mar 25, 2010 3:01 pm
cb_lima escreveu:Olha... Por mim 'e o seguinte:
- Anuncia o Rafale... compra e assina o contrato do bicho e depois vamos sentar com os russos e bater um papo sobre o PAK.
Agora... na iminencia de finalmente termos uma aeronave descente para a FAB os Russos virem com essa e' colocar polvora na espingarda e apontar para o dedao do p'e.
A prioridade por la' 'e fazer os Mi-35 funcionar... esperar o F-X se resolver e depois se aproximar para o PAK.
Diferente disso 'e a boa ta'tica sueca que vejo tantos aqui criticarem.
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Ao contrário, a enrrolação do FX está abrindo margem a propostas de terceiros lograrem exito. Se ficar esperando perde o trem e não pega mais. Vai que a FAB resolve ficar com uns 120 rafales. Dai o negócio já era.
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#26
Mensagem
por Bourne » Qui Mar 25, 2010 3:02 pm
Cadê os russófilos?
Só eu estou combatendo bravamente pelo Pakão
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#27
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Mar 25, 2010 3:08 pm
Bourne escreveu:cb_lima escreveu:Olha... Por mim 'e o seguinte:
- Anuncia o Rafale... compra e assina o contrato do bicho e depois vamos sentar com os russos e bater um papo sobre o PAK.
Agora... na iminencia de finalmente termos uma aeronave descente para a FAB os Russos virem com essa e' colocar polvora na espingarda e apontar para o dedao do p'e.
A prioridade por la' 'e fazer os Mi-35 funcionar... esperar o F-X se resolver e depois se aproximar para o PAK.
Diferente disso 'e a boa ta'tica sueca que vejo tantos aqui criticarem.
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Ao contrário, a enrrolação do FX está abrindo margem a propostas de terceiros lograrem exito. Se ficar esperando perde o trem e não pega mais. Vai que a FAB resolve ficar com uns 120 rafales. Dai o negócio já era.
Entao quer dizer que nao existiria problema da LM amanha oferecer novamente o F-35 para n'os?
Afinal de contas, assim como o PAK esse tambem ja voou...
Sei nao amigo... nao arrumamos nem a casa direito estamos fazendo reforma em F-5 da Jordania, os nossos M2k s'o tem mais 4/5 anos de uso e olhe la' e algo tao complexo quanto um programa de parceria desse teria que ser discutido e definido por pelo menos 1 ou 2 anos isso s'o para nos entendermos, depois vem assinatura de contratos e tal e sera' mesmo que a FAB pode esperar?
Por mim, solucionamos o problema atual... depois pensamos no futuro.
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#28
Mensagem
por Bourne » Qui Mar 25, 2010 3:13 pm
O problema é que a solução atual pode virar o problema futuro ao jogar a FAB na adolescência ao usar uma aeronave conceitualmente ultrapassada em relação as outras forças aéreas top-line. Não seria uma novidade, mas não é tão atrativo. Para resolver o problema atual caças de segunda mão como os Mirage2000 da EAU poderiam servir.
A LM pode e provavelmente está pensando a mesma coisa que os russos. Daqui a pouco estoura a noticia que a LM vende ao Brasil o F-35 com entrega em tal data. Ambos, Lm e russos, estão vendo a oportunidade surgir e, quem sabe, está lá.
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#29
Mensagem
por Franz Luiz » Qui Mar 25, 2010 3:31 pm
Penso como o Cb.
Qualquer entendimento demora pelo menos dois anos e pode, depois de tanto tempo, dar em nada.
Aí teremos que correr atrás do prejuizo.
Então fecha com o Rafa já, que é um moderníssimo 4g e partamos dentro em breve
para o entendimento com os Russos. Isto se os franceses ou suecos não aparecerem
com uma boa proposta de 5G em parceria.
Quanto à LM, acho que jamais seríamos parceiros, apenas compradores.
Abraço
Franz
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#30
Mensagem
por Wellington » Qui Mar 25, 2010 3:34 pm
Olha , continuo achando que existe espaço para os dois...... fecha o FX 2 e entra no programa de desenvolvimento, os 36 ja terão sido produzidos e entregues(2014),até a conclusão da fase de projeto e produção do PAK FA,teremos dominio do desenvolvimento de 50% dos rafalle só la para produção do 100º avião, ai ja deu tempo do projeto e amadurecimento do PaK, iniciando a produção da alguma coisa por aqui....Pensem no desenvolvimento p EMBRAER e empresas do parque tecnologico AEROESPACIAL brasileiro....seria a realização de sonho de qualquer um