Bender escreveu:Respeito essa sua maneira de ver as posturas da Saab,Vinicius, durante o processo de escolha e as posturas do GF,mas discordo de ambas, aproveito e pego carona em um trecho do seu post,se me permite.
*Mas em uma coisa concordamos,não existem santos,e graças a Deus desta vez não fomos nós os únicos santos a virar joguetes inocentes e bonzinhos nas mãos dessa cambada.
Apesar de não ter em mãos aqui essa declaração que você cita vinda do ministério da defesa sobre ética para poder avaliar o sentido em que foi empregada ,vou levar ao pé da letra da maneira que você interpretou,e vou dar minha opinião a respeito.
Em sendo assim,o que seria ter ética na venda de armas? É possível existir essa “ética” quando a prática é vender a qualquer custo e se possível até a dois inimigos se o jeitinho permitir?
Na minha forma de ver,o governo com muita habilidade na figura do min. Nelson Jobim jogou o jogo que é habitual e prática comum de ser jogado por todos os vendedores de armas no mundo inteiro.
Usou como deveria os participantes e suas ambições para extrair o melhor negócio,se isso é ser anti-ético ou como muitos dizem por aqui,é tirar a credibilidade do processo,então fechem seus olhos e tapem seus ouvidos,pois esse tipo de mercado da morte,funciona na base do dedo no olho e do chute no saco,querer que o nosso governo se comporte como aluno do jardim da infância diante dessa gente é imaginar tempos passados quando recebíamos as jujubas e éramos só sorrisos e felicidades.
Eu não vi o GF usar dedo no olho e chute no saco até agora com ninguém,quais regras ou supostas “regras” foram quebradas até agora pelo GF? Ele fez as regras de negociação que achou mais convenientes e benéficas a ele e em decorrência ao país,e tem liberdade para usá-las como melhor lhe convir,isto não é pecado,e não os vendedores de armas como em outras épocas,usar as sua regras sejam quais forem ou nenhuma é um direito dele.
Isto só é pecaminoso e depõe contra ele somente na visão da FSP e da Veja,pois vai contra seus interesses individuais.
Quanto a atuação da Saab eu não esperava nem mais nem menos “coisa alguma” nem deles nem dos outros,pois é normal a canalhice neste ramo,agora forçar e empurrar o GF contra a parede as custas de acordos costurados com federações de industrias e 6 duzia de empresários mais a Embraer nas sombras,como parece cada vez mais claro,e aos 45 do segundo tempo ainda colocar anuncio na tv para vender a idéia de que no GF só tem safardana que escolhe o pior porque leva bola,(Está tudo isso implícito neste anuncio fajuto da Saab)não considero sinal de habilidade nem de competência,considero safadeza mesmo,dedo no olho e chute no saco,podem fazer isso?Tranquilamente é de praxe nesta seara,como é de praxe tomar de volta também.
Coisa que os outros dois não fizeram,seria mais natural ela ter trazido o NG para uns vôos por aqui como fizeram os norte americanos e seu Nae,o que foi singelo até demais para o estilo natural deles.
Aliás marketing de verdade e competente mesmo,seria o governo sueco ter comprado uma dúzia de NGs e de KC390 e se oferecido a ajudar no projeto,isto seria algo concreto e real que enalteceria e daria credibilidade maiúscula ao “projeto”.
A Saab não é vencedora de nada e ninguém até agora é,pois não existe anuncio oficial nenhum,nem documento oficial nenhum publicado até agora,só especulações movidas por interesses políticos que visam tumultuar e desestabilizar o GF nesta questão,como em outros FX anteriores a este,a Saab só está ai na fita até agora,pois virou fruto de um conluio de interesses empresariais via mídia,e apóia o pseudo valôr de seu equipamento que nem existe e de sua proposta,em mentiras insistentemente publicadas e republicadas por uma jornalista que tem a sua credibilidade seriamente ameaçada por essa insistência que está prestes a se desmanchar.
Quem não tem nada de concreto para apresentar e oferecer,ou para divulgar qualidades e benefícios concretos e reais,vai na base da desqualificação do GF, dos projetos mirabolantes,preço baratinho e das mentiras de independência plena e irrestrita,e segurança de operação,isso se chama 171,já que quem promete tudo isso, sequer é dono intelectual de muita coisa importante que oferece.
Se isto é considerado marketing,preciso rever meus pequenos e pobres conhecimentos da área,se estes “mascates” da Saab estivessem trabalhando para os franceses com esta técnica própria deles, não saberiam o que fazer,pois o avião francês existe.
O Brasil e seu governo tem autoridade e autonomia para comprar o que quiser e do jeito que quiser,fazendo as pressões,escolhas e negociações com quem quiser a hora que quiser como fez em 7 de Setembro,isso se dá o nome de exercer direitos e soberania,as empresas foram convidadas a participar da seleção,e veio disputar quem quis por sua conta,risco e ônus,ninguém veio obrigado ou a força,se o GF decidir encerrar o processo sem vencedor não deve satisfações a ninguém nem em SJC e muito menos na corte do rei Silva .
O governo e a FAB devem e darão satisfação a opinião pública e a sociedade em geral da sua escolha, é o que basta,e as contas e contratos serão monitorados pelo TCU,que é o órgão competente.
Sds.
Bender ótimo texto, prá variar.
É claro que neste mercado não existem santos, mas fico aqui me perguntando (sentindo até certa vergonha) se a SAAB já cometeu tamanha ousadia e abuso contra qualquer outro país em que ela tenha pretendido vender seus caças como cometeu com o governo do Brasil.
A estratégia, no meu entender, foi de uma falta de respeito sem precedentes ao tentar jogar a opinião pública contra o governo e publicamente colocar o governo contra a parede. Me pergunto: quem eles acham que são e o que eles acham que nosso país é? Será que eles pensam que no Brasil pode?
Se esta estratégia, que deveria envergonhar a todos os brasileiros, partiu de cabeças suecas foi de uma gigantesca falta de respeito a uma nação livre, democrática e soberana, mas se partiu de "estrategistas" brasileiros, creio, que na verdade, esses caras somente não se respeitam.