FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência
Moderador: Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
E os padres encapetados?
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
Marino escreveu:E os padres encapetados?
Estão por aí, viraram COMUNAZZZ (kôza do capeta, não?) e como tale andam comendo umas criancinhas, como sempre...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2755 vezes
- Agradeceram: 2436 vezes
Túlio escreveu:Marino escreveu:E os padres encapetados?
Estão por aí, viraram COMUNAZZZ (kôza do capeta, não?) e como tale andam comendo umas criancinhas, como sempre...
de onde se concluí que a igreja católica deve ser , na realidade, o Maior Partido Comunista do Mundo ...
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
Túlio escreveu:U-27 escreveu:
"A recusa da verdade não salva o homem" Cardeal Ratzinger
"VOSMEÇÊS são chatos de doer" - Véio Túlio
"Quado vos oiço a pregar, apetece-me ir arrancar dentes a sangue-frio, com um alicate. Doi menos" - P44
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Fé é um conceito amplo, se querem discutir ela, acho melhor primeiro definirem o que exatamente cada um chama de fé.
Como o Guerra bem falou, se o cara souber que não vai queimar o pé, ele cruza o tapete de brasas...a isso uma pessoa pode dar o nome de fé, já eu dou o nome de conhecimento, neste caso, científico.
Pois se o cara aprende que cinza é um excelente isolante térmico, e que em um tapete de brasa não revirado as brasas vão estar para baixo e as cinzas em cima, ele adquiri conhecimento científico suficiente pra entender o processo e confiar que pode passar. Pode-se chamar de fé também, cada um chama como quiser.
A frase citada, "Fé é não querer saber a verdade - Friedrich Nietzsche", pode também ser verdade, de tão amplo que é o conceito de fé. Por exemplo: Você está em um navio afundando e você é um religioso. Nada lhe impede de rezar para sua salvação. Mas e se você ao invés de rezar, estivesse procurando entender mais a situação e você mesmo se salvar, sem precisar recorrer a uma ajuda divina? Já tivemos casos de até mesmo acidentes aeronáuticos onde o piloto começou a rezar ao invés de tentar salvar o avião e as pessoas.
A pessoa acredita tanto que deus pode tudo, que ela prefere a segurança da força de algo maior do que suas próprias capacidades.
Então, o que vocês querem dizer com fé?
Como o Guerra bem falou, se o cara souber que não vai queimar o pé, ele cruza o tapete de brasas...a isso uma pessoa pode dar o nome de fé, já eu dou o nome de conhecimento, neste caso, científico.
Pois se o cara aprende que cinza é um excelente isolante térmico, e que em um tapete de brasa não revirado as brasas vão estar para baixo e as cinzas em cima, ele adquiri conhecimento científico suficiente pra entender o processo e confiar que pode passar. Pode-se chamar de fé também, cada um chama como quiser.
A frase citada, "Fé é não querer saber a verdade - Friedrich Nietzsche", pode também ser verdade, de tão amplo que é o conceito de fé. Por exemplo: Você está em um navio afundando e você é um religioso. Nada lhe impede de rezar para sua salvação. Mas e se você ao invés de rezar, estivesse procurando entender mais a situação e você mesmo se salvar, sem precisar recorrer a uma ajuda divina? Já tivemos casos de até mesmo acidentes aeronáuticos onde o piloto começou a rezar ao invés de tentar salvar o avião e as pessoas.
A pessoa acredita tanto que deus pode tudo, que ela prefere a segurança da força de algo maior do que suas próprias capacidades.
Então, o que vocês querem dizer com fé?
AD ASTRA PER ASPERA
- P44
- Sênior
Eu acho que "Fé" , ou se nasce com ela ou nada feito, não é coisa que se encontre no supermercado.
Acreditem que invejo quem tem tanta "Fé" em Deus ou em qualquer coisa "superior"...nunca tive essa "sorte" até hoje.
Acreditem que invejo quem tem tanta "Fé" em Deus ou em qualquer coisa "superior"...nunca tive essa "sorte" até hoje.
- U-27
- Sênior
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
primeiro
fé não é sentimento
fé é algo racional adquirido com o conhecimento da verdade.
o sentimento de "fé" é algo que vem depois, uma consequencia.
fé não é sentimento
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
As pessoas tem preconceito com a fé porque atualmente ela esta vinculada a ignorancia. Ter fé é ter medo da verdade. Ter fé é escoder a verdade. Mas que verdade é essa? A verde que dentro do nada teve uma explosão e tudo surgiu?Skyway escreveu: Então, o que vocês querem dizer com fé?
A ciência sobrevive da duvida. Quanto maior a duvida maior a resposta. Já a fé vai muito além da lógica. É uma convicção. Cristo falava da necessidade da fé. Para ele a fé era um processo de interiorização. É uma trajetória de vida clandestina, fora da logica. A fé esta acima do mundo material. E a ciência não tem como estuda-la, porque ela é pessoal. Ela vem da experiência pessoal. Por isso é tão frustante para a ciência. Eo que mais irrita a c iência é que Cristo era um pensador. Cristo não discorria da fé sem inteligência. Ele falava sobre crer de forma incondicional, e ao mesmo tempo dava espaço para reflexão. Estamos falando aqui de uma epoca que as pessoas ficavam presas intelectualmente. As pessoas não pensavam e não compreendiam nem a si msmas. Cristo abriu as portas da inteligencia para a humanidade atraves da fé. A fé do imaterial. A fé espiritual. Ele libertou o espirito humano que estava preso no corpo material. Ele fez as pessoas pensarem atraves da duvida.
Cristo era filho de Deus? Ele fez milgares? Multiplicou a matéria? Essas duvidas são da ciência. E a ciência não pode responder isso (de onde veio a matéria?). Muito menos pode explicar a fé, porque para isso teria que entrar na mente dos bilhões de cristãos, sem contar os outros bilhões que tem outros tipos de crença.
Quando a humanidade vacilou novamente na fé e o espirito humano foi aprisonado. Foi a fé que o libertou novamente. Hoje nós vemos a ciência tentando libertar a inteligencia humana. Algo que já foi feito a mais de 2 mil anos atras. É capaz que novamente o espirito humano seja aprisionado, e novamente a ciência vai perder para fé.
Editado pela última vez por Guerra em Sáb Mar 20, 2010 11:06 am, em um total de 1 vez.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
U-27 escreveu:primeiro
fé não é sentimento
Exatamente. A fé vem da reflexão. Depois sim, vem o crer sem a duvida.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Amém!!!Guerra escreveu:U-27 escreveu:primeiro
fé não é sentimento
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
Guerra escreveu:U-27 escreveu:primeiro
fé não é sentimento
Desculpem mas discordo frontalmente: FÉ e CONHECIMENTO são termos auto-excludentes. Não se pode ter FÉ em algo que se SABE! Guerra, SABES por estudar e praticar que um FAL descarregado NÃO ATIRA! Não tens FÉ nisso, não é METAFÍSICO, é simples lógica aplicada: se a arma não tem munição, não atira e fim.
Por outro lado, nenhum de nós SABE se vai estar vivo amanhã. Não há como SABER. Mas temos FÉ que sim, vivemos em função disso (ou todos iríamos hoje a todas as lojas e bancos que encontrássemos, compraríamos a crédito tudo o que quiséssemos, tomaríamos todos os empréstimos que nos concedessem e viveríamos um apoteótico último dia, inclusive enchendo de chumbo aquele cara chato que vive torrando a gente mas nada se pode fazer - tipo quebrar-lhe a cara - porque está muito acima na hierarquia e a cadeia para isso - matar o infeliz - é ardida).
Assim, FÉ jamais poderia derivar do CONHECIMENTO ou ser equivalente a ele. Não tenho FÉ de que arma descarregada não atira, SEI disso; mas tenho FÉ em acordar amanhã vivo, então SEI que é melhor manter minha arma municiada, as contas em dia e deixar vivo o chato aquele...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- U-27
- Sênior
A Fé é uma virtude intelectual. É em nosso intelecto que aceitamos as verdades que Deus nos revelou, e as aceitamos intelectualmente com o assentimento da vontade. Sem a fé não podemos amar. Sem Fé não há caridade. Ninguém pode amar o que não conhece. Só amamos o que antes conhecemos. Por isso, só podemos amar com caridade (que é amar a Deus e ao próximo por causa de Deus. Só existe caridade com base na Fé.
A Fé é como os pilares que sustentam o telhado de uma casa. Se não há pilares, o telhado não pode existir. Sem Fé, não há caridade.
A Fé é como os pilares que sustentam o telhado de uma casa. Se não há pilares, o telhado não pode existir. Sem Fé, não há caridade.
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
Túlio, isso que você está falando não é fé, é fanatismo, fé irracional.
- U-27
- Sênior
exato cm
eu tenho fé que Deus existe por que eu sei que ele existe
tenho fé na Igreja por que sei que ela é certa
e assim vai
não se tem como se ter fé em algo sem conhecer o algo.
eu tenho fé que Deus existe por que eu sei que ele existe
tenho fé na Igreja por que sei que ela é certa
e assim vai
não se tem como se ter fé em algo sem conhecer o algo.