não sei qual sua fé ^^LeandroGCard escreveu:Permita-me por favor responder esta, pois este ponto foi muito discutido com meu pai em minha infância. Se eu estiver errado em minhas lembranças, o U-27 pode me corrigir.GustavoB escreveu: Me digam uma coisa: alguém aqui acredita que os índios, os esquimós ou caboclos vão arder no inferno ou ficam em algum tipo de éter só porque não foram batizados?
A crença católica é de que os indivíduos que jamais receberam a palavra de Deus (ou seja, nunca sequer ouviram falar da bíblia ou de Cristo, como nos casos que você citou), não são condenados diretamente ao inferno, pois a ignorância não é pecado. Eles podem ser salvos por suas obras ou seja, se forem bons e não incorrerem em pecados graves estarão automaticamente salvos. E na visão católica isto é uma grande desvantagem para eles, pois caso incorram em algum pecado não terão a chance do arrependimento e da salvação dada por Cristo. Portanto, um bom católico tem o dever de levar a "palavra de Deus" a estes gentios, para que eles possam buscar o perdão de Deus mesmo se incorrerem em pecado. Daí o forte componente proselitista que os católicos (na verdade os cristãos em geral) sempre mostraram ao longo da história. O batismo seria somente a "prova" da aceitação da palavra de Deus pelo convertido. Já o batismo de bebês filhos de pais católicos seria um "excesso de zêlo", (e que portanto não aceitaram coisa nenhuma) não seria válido para a salvação sem a posterior crisma. Já ouvi católicos dizendo que sem batismo a pessoa, seja pagão ignorante ou criança, só iria até o purgatório, o céu seria apenas para os batizados. Mas um frei com quem conversei sobre o assunto me disse que esta versão era incorreta.
Algumas denominações evangélicas não concordam com este ponto, e pregam que qualquer homem (ou mulher, é claro), está já condenado desde o nascimento pelo pecado de Eva e Adão, e apenas após a conversão ao cristianismo poderia ser perdoado e ter acesso aos céus. Nestes casos ateus, agnósticos e índios ignorantes teriam o mesmo destino. E eles também não acreditam em inferno, a pena para a falta de conversão seria a eliminação total no dia do juízo final. Nestas igrejas o batismo só é feito após uma idade em que a criança tem a compreensão do seu significado.
Um grande abraço,
Leandro G. Card
mas é exatamente isto que você disse.
e eu percebo uma incrivel agressividade comigo, não aguentam ? haha
de qualquer forma, existem documentos da igreja comprovados do ano 70
o rito mais antigo de missa é o rito de são tiago, que data do ano 60, epoca que os apostolos eram vivos, e é o rito mais complexo de todos.
a igreja tem documentação da existencia de papas desde São Pedro.
durante o periodo da lei do arcano, aigerja evitava fazer documentação escrita, pois isto poderia facilitar os perseguidores a caçarem os catolicos, até por isso, a biblia falta partes da doutrina que s´ose encontram na tradiçao. até nas missas, os não batizados eram retirados apos a primeira parte da missa, para que não vissem a consagração e não revelacem o maior misterio da fé.