Paraguai autoriza instalação de base militar dos EUA!!!!!!!

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Paraguai autoriza instalação de base militar dos EUA!!!!!!!

#1 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jul 04, 2005 7:56 pm

EUA no Paraguai

O governo de Assunção acaba de autorizar o estacionamento de tropas norte-americanas em seu território. Pela primeira vez teremos bases estrangeiras permanentes na América do Sul, na estratégica região da usina de Itaipu.

MAURO SANTAYANA
da Agência Carta Maior

Com os olhos em Roberto Jefferson, não estamos atentos ao que se passa ali, no Paraguai. O governo de Assunção acaba de autorizar o estacionamento de tropas norte-americanas em seu território. Pela primeira vez teremos bases estrangeiras permanentes na América do Sul, e em região estratégica continental. Nessa tríplice fronteira se encontra a maior represa do mundo, a de Itaipu, de cuja energia todo o território paraguaio e grande parte do território brasileiro dependem. A região é também das mais férteis do mundo e se encontra mais ou menos na eqüidistância dos dois oceanos.

Temos relações historicamente difíceis com o Paraguai, desde a guerra contra López. Os revisionistas procuram culpar o Brasil pelo conflito, mas a isso fomos levados pelo fechamento do Rio Paraguai aos nossos barcos e, em seguida, pela invasão de grande parte do território do Mato Grosso. Não coube ao Brasil a iniciativa da agressão. É certo que o genro do Imperador Pedro II foi particularmente cruel com a população derrotada e, talvez por isso, tenhamos cedido em tudo nas nossas relações com o país vizinho.

Não sabemos se o Paraguai nos comunicou essa decisão perigosa. É provável que não. A submissão paraguaia aos Estados Unidos é tão forte que este colunista, há quarenta anos, ao descer em Assunção, encontrou o aeroporto tomado por tropas formadas, ao lado de colegiais que agitavam bandeirolas norte-americanas. Procurou saber o que ocorria: o funcionário do Departamento de Estado que cuidava dos assuntos do Paraguai estava chegando em visita oficial a Assunção.

Conforme divulgou a revista Newsweek, logo depois de 11 de setembro, o sub-secretário da Defesa, Douglas Feith, sugeriu a Bush a invasão da tríplice Fronteira por tropas aerotransportadas, a fim de capturar membros da Al Qaeda e ocupar permanentemente a região. Alguém achou melhor a invasão do Iraque, mais viável politicamente. Tudo isso nos leva a pensar um pouco no que nos está ocorrendo. É bem provável que Washington tente retirar vantagens da crise interna. Um país dividido, conforme a velha advertência de Lincoln, é presa fácil para os seus adversários.

Como os Estados Unidos não podem viver sem guerras, e estando suas tropas escorraçadas do Iraque, não seria de admirar se viessem a nos agredir sob o pretexto da presença de muçulmanos em Foz do Iguaçu. Tudo isso deve convocar a nossa reflexão, a fim de esclarecer logo as denúncias que atingem o governo e o Partido dos Trabalhadores, a fim de que possamos nos organizar para a eventual defesa da soberania territorial do Brasil. Temos, ali, o exemplo histórico de provocações e de ocupação de nosso espaço soberano.

Os Estados Unidos, hoje, mais do que nunca, estão desrespeitando todas as regras de convívio internacional, a ponto de o mais submisso governante europeu, Sílvio Berlusconi, ver-se obrigado, na última sexta-feira (1º), a pedir explicações oficiais ao embaixador norte-americano pelo fato de a CIA ter seqüestrado um clérigo muçulmano em Milão e o haver transferido clandestinamente para fora do país. A Justiça italiana determinou a prisão dos 13 agentes da CIA envolvidos no episódio.

Se assim agem contra um país da União Européia com o qual têm as relações mais fraternas ao longo da História, que podemos deles esperar quando nos encontramos fragilizados pela crise, e pela entrega de setores estratégicos aos estrangeiros, durante o governo neoliberal de Fernando Henrique, quando disputamos com o Paraguai a vassalagem a Washington?

Mauro Santayana, jornalista, é colaborador do Jornal da Tarde e do Correio Braziliense. Foi secretário de redação do Última Hora (1959), correspondente do Jornal do Brasil na Tchecoslováquia (1968 a 1970) e na Alemanha (1970 a 1973) e diretor da sucursal da Folha de S. Paulo em Minas Gerais (1978 a 1982). Publicou, entre outros, "Mar Negro" (2002).

-------------------------------------------

Também cabe a musiquinha:
Ai, ai, ai, ai
Tá chegando a hora...


Senhores, eu sou de longe um dos menos paranóicos, mas essa notícia não me soa bem. Se antes não podíamos investir em Forças Armadas porque não tínhamos ameaças, esse já me parece ser um motivo bastante interessante para os governantes começarem a se mexer. Um base americana nos calcanhares de Itaipu, ai, ai... :!:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#2 Mensagem por talharim » Seg Jul 04, 2005 8:17 pm

Agora que já instalaram a a base não adianta chorar o leite derramado...

Se os EUA estão preocupados com a tríplice fronteira é porque EXISTE células terroristas naquela região..............

Se os EUA tem a preocupação em manter uma base no Paraguai é porque o BRASIL está sendo conivente com atividades terroristas,eu diria cúmplice mesmo :?

Então defendo totalmente a posição americana...........a casa da mãe Joana tem novo dono.




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#3 Mensagem por suntsé » Seg Jul 04, 2005 9:39 pm

talharim escreveu:Agora que já instalaram a a base não adianta chorar o leite derramado...

Se os EUA estão preocupados com a tríplice fronteira é porque EXISTE células terroristas naquela região..............

Se os EUA tem a preocupação em manter uma base no Paraguai é porque o BRASIL está sendo conivente com atividades terroristas,eu diria cúmplice mesmo :?

Então defendo totalmente a posição americana...........a casa da mãe Joana tem novo dono.


"Brasil conivente com terrorismo" " celulas terroristas em foz do iguaçu" esta foi a coisa mais ridicula que os eua inventou e a mais ridicula que eu poderia ouvir de um Brasileiro.

O Brasil nunca foi conivente com o terrorismo, na sua história o Brasil sempre defendeu a paz e sempre se esforçou para ter relações pacificas com todo e qulquer país (até demais), logo após os atentados de 11 de setembro varios arabés foram presos em foz do iguaçu tiveram suas vidas investigadas e nada absolutamente nada foi provado contra eles.

Mesmo apesar de o Brasil ser completamente omisso para com a propria segurança, eu jamais aplaudiria a decisão de um governo estrangeiro que respresentasse uma ameaça a nossa segurança nacional.

Você é um americanofabo radical.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#4 Mensagem por talharim » Seg Jul 04, 2005 10:14 pm

Você é um americanofabo radical.


De nada!




Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#5 Mensagem por Don Pascual » Seg Jul 04, 2005 10:20 pm

Que tropas os EUA vão colocar no Paraguai? Marines, Exercito, alguma escuadrilha aerea talvez?




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#6 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jul 05, 2005 12:22 am

A questão agora é:


O que fazer diante disso?!

Para responder à pergunta, é precisa antes saber uma questão fundamental: a Base citada já existe? Já é operacional?

Diante disso, existem duas possibilidades:

1- Se não for, é preciso um esforço diplomático hercúleo para dissuadir os EUA e principalmente o Paraguai à fazer isso!!!
2- Se for, então a coisa complica.

1- Se for esse o caso, o Brasil deve lançar mão de todos os recursos possíves. Nesse caso, devemos pressionar diplomáticamente tanto EUA quanto Paraguai.

Acho até que o Lula deveria "tirar o traseiro do banco" (nas suas próprias palavras) e ir até Washington colocar o dedo na cara do Bush! Afinal de contas o Braisl não é nenhum Kudumundistão!

Depois, viaja para o Paraguai, e pressiona esse peixinho pequeno (tá mais para girino).

Se tudo isso não der certo, a gente pode pressionar o Paraguai (e talvez até EUA) economicamente. Acho que o Paraguai cederia razoavelmente fácil, porque é bastante dependente do Brasil econômicamente!

2- Nesse segundo caso, eu compraria vários UAV's de Reconhecimento, e passaria à realizar missões sobre tal base, apenas como forma de provocação. E passaria à realizar exercícios militares, e aproximaria as forças da área! E manteria a pressão diplomática pelo abandono da base!

Sei lá! O que acham os companheiros?!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#7 Mensagem por Don Pascual » Ter Jul 05, 2005 12:37 am

Acho que seria mais facil pro Lula ir pra Washington e dar uma oferta maior pro Bush instalar essa base aqui no Brasil :roll:
E ainda tem brasileiro besta que lambe as botas do Tio Sam... :?




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Paisano » Ter Jul 05, 2005 12:37 am

Por que não estou surpreso com essa notícia? :?




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Paisano » Ter Jul 05, 2005 12:44 am

Paraguai recebe militares dos EUA com garantia de imunidade

Fonte: http://agenciacartamaior.uol.com.br

Ministra das Relações Exteriores do Paraguai, Leila Rachid, abre território nacional para tropas americanas e garante imunidade e status diplomático a soldados. Decisão pode viabilizar base militar americana na região da Tríplice Fronteira, principal alvo dos EUA na América do Sul.

São Paulo – Havia sido marcada para esta sexta (1º) a chegada ao Paraguai dos primeiros 400 militares americanos de um contingente ilimitado de marines que foi autorizado pelo Congresso a fazer manobras e treinamentos no país. A decisão de permitir a entrada e de outorgar aos soldados dos EUA imunidade total e status diplomático foi tomada no final de maio, e prevê a permanência dos americanos até final de 2006, prazo que pode ser automaticamente prorrogado.

À época da assinatura do acordo, a ministra das relações exteriores, Leila Rachid, afirmou que “os soldados [americanos] terão as mesmas prerrogativas que os funcionários técnicos ou administrativos de delegações diplomáticas que capacitam nossos compatriotas”, e que a imunidade total só seria dada àqueles “que trabalharem com causas humanitárias”. Isso significa que, em caso de delitos cometidos pelos soldados, eles não poderão ser punidos nem levados à Corte Penal internacional, à qual o Paraguai aderiu.

As negociações com os EUA também garantem a entrada e saída livre das tropas, transporte de armas e medicamentos, e a liberdade total para operar em qualquer ponto do território, segundo matéria do jornal argentino Clarín.

Segundo o jornalista argentino Luis Bilbao, correspondente do jornal francês Le Monde Diplomatique, a decisão do Congresso paraguaio se deu logo após a queda do presidente boliviano Carlos Mesa e da exigência americana na OEA (Organização dos Estados Americanos) – não aceita – de que se criasse um “observatório das democracias” no organismo. Também acontece no momento em que o governo paraguaio trava uma batalha com movimentos sociais e oposição, contrários às privatizações em curso no país, e com movimentos camponeses em luta por terras.

“Washington deve formalizar agora uma base militar no Paraguai (onde, há anos, os EUA já mantém uma aeroporto semi-clandestino em Mariscal Estigarribia, povoado na regia do Chaco, perto da fronteira com a Bolívia, onde se pode aterrissar aviões B-52 e Galaxys, capazes de transportar grandes quantidades de tropas e armamentos) e crava aí um alicerce estratégico para controlar os movimentos de convergência sul-americanos”, avalia Bilbao.

Neste mesmo sentido, ONGs argentinas denunciam que o principal alvo dos militares norte-americanos será a região da Tríplice Fronteira (divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai), que, segundo avaliação do jornal mexicano La Jornada, é o ponto chave dos projetos geoestratégicos americanos para controlar, com tropas de rápida mobilização, os países fronteiriços e implementar a “Guerra de Baixa Intensidade” contra os inexistentes terroristas supostamente entrincheirados na região.

Para preparar terreno, o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, já garantiu que promoverá, em setembro próximo, um seminário de planejamento se segurança integral nacional com especialistas do Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa, órgão ligado diretamente ao Pantágono. Mas já nesta sexta, o embaixador americano no Paraguai, John Keane, anunciou uma ajuda financeira vultuosa ao país “para o combate ao tráfico de drogas, ao terrorismo, à lavagem de dinheiro e à corrupção”.

Brasil ameaçado?

Ter tropas americanas atuantes em dois flancos – no norte pela Colômbia e no sul pelo Paraguai – não deixa o Brasil em uma situação confortável. A análise é do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), ex-presidente da Comissão Parlamentar do Mercosul. “A militarização das fronteiras é muito perigosa, estamos começando a ficar imprensados, e acredito que isto seja uma ameaça à nossa segurança”, afirma.

Segundo o deputado, mesmo desconhecendo qualquer legislação que impeça o Paraguai de abrir seu território a forças externa, deveria ter havido uma discussão da questão no âmbito do Mercosul. “Os EUA ganharam a queda de braço contra a resistência de sua presença na Tríplice Fronteira. Não sei como foi o acordo com o Paraguai. Mas com a Colômbia aconteceu que se restringiu a entrada de militares e permitiu-se o acesso livre de civis norte-americanos. Esse civis são todos mercenários, empresas privadas de segurança. Se isso se repetir no Paraguai, as coisas se complicam”.

Já a assessoria do Itamaraty afirmou que, oficialmente, o Brasil não se manifestara sobre o assunto, porque “seria ingerência em assuntos internos de outro país. Nós mesmos temos acordos de exercícios militares conjuntos com os EUA, e do ponto de vista do Itamaraty não há nada a ser comentado”.




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#10 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jul 05, 2005 12:54 am

Sera que vao liberar a Rabiola pros americanos tambem?
Nao duvido muito, e aposto que a proxima é no chile.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#11 Mensagem por Don Pascual » Ter Jul 05, 2005 1:03 am

Ah. gente... sera que isso tem a ver com o aquifero Guarani :?: :?: :?: Pensem bem, eles ja controlam (direta e indiretamente) grande parte das reservas de petroleo (Iraque, Árabia Saudita), Afeganistão (gás), agora eles presisam colocar tropas em regiões estrategicas para garantirem o controle de grandes reservas de água potavel, pra quando a situação começar a pioar...
Não sei se faz algum sentido, mas isso me passou pela cabeça... desculpem a ingenuidade...




Luiz Padilha

#12 Mensagem por Luiz Padilha » Ter Jul 05, 2005 1:24 am

Uma vez um Capitão-de-Mar-e-Guerra estudioso da Escola de Guerra Naval me disse que nós, apesar da aparente obsolescência de equipamentos, tinhamos algumas cartas na manga para no caso de sermos ameaçados ou desafiados, reagir. Citando inclusive que os EUA no passado já ficaram até mesmo sem uma marinha. Porém, uma vez desafiados cresceram e hoje são uma potência, por que seus dirigentes tomaram uma posição.
Nós brasileiros precisamos de um "inimigo", para podermos crescer militarmente(abrir de vez a cabeça dos politicos). Ou como o militar me disse: Ser desafiados.
Criar na população a mentalidade de SOBERANIA e constituir meios para a defesa da mesma, mas isso sem demagogia. Não é para atacar os EUA, apenas para mostrar que não será de graça.
Após este episódio, talvez no futuro algum país resolva explorar petróleo na Bacia de Campos, afinal ela está a 60 milhas da costa e muitos paises só tem reconhecido 12 milhas. As nossas 200 milhas não são reconhecidas e ai "José", com essa o que faremos?
Acham hipotético demais? Eu também achava essa estória de Marines no Paraguai, e de repente, olha o que aconteceu!
Vamos abrir os olhos e tentar abrir os olhos dos demais.
A nossa soberania está em jogo.
[]'s
Padilha




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 05, 2005 1:49 am

Nunca fui um radical. Mas nesse eu tenho que aderir ao coro: FORA EUA!!

E agora, Lula? Vai se calar? Se esconder? Que palhaçada é essa de o Itamaraty não se pronunciar? Ingerência? Então é legal ficar inerte diante de uma coisa que pode ser uma ameaça ao país? Pior que não estou vendo uma luz no fim do túnel. :?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#14 Mensagem por alex » Ter Jul 05, 2005 2:40 am

Fiquem frios até o final do ano teremos os Mirage 2000 C para nossa proteção :D :D :D :D




Avatar do usuário
Spetznaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1130
Registrado em: Sáb Mai 17, 2003 8:27 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

#15 Mensagem por Spetznaz » Ter Jul 05, 2005 8:45 am

O Lula pode falar o que quiser meu amigo.......
Chorar, gritar......
Ninguém para os EUA não.......nem adianta!




Imagem

"O Lenin dizia que socialismo é igual a ferro mais energia. Hoje é educação mais educação."

Cristovam Buarque
Responder