Quando mencionei os orientais estava me referindo aos automóveis (eles já estão trabalhando pesado nisso), e não a veículos militares. Nesta área não tenho notícias sobre os desenvolvimentos, embora ache que a tecnologia também teria uma boa aplicação.WalterGaudério escreveu: Caro Doutor L G Card, não sei se o pinto vai sair do ovo lá no oriente não. Pode ser que saia lá na Suíça, com o pessoal da MOWAG(fabricante da série Piranha de APCs/IFVs), eles estavam mais adiantados em 2004. Mas como e tratava de projeto com financiamento militar, então a coisa parou por aí. Até 2008 um engenheiro da MOWAG, trabalhando como consultor para a IVECO em MG, deu algumas aulas na pos-graduação do IME e realizou alguns trabalhos para a AVIBRAS, não sei exatamente em que área. Esse cidadão estava exatamente(na Suíça e na MOWAG) trabalhando nesse motores eixo-acoplados.
Qto. a evolução Leandro, acho que ainda veremos alguma evolução nos motores de combustão nos próximos 15/20 anos. Acho que ainda existe espaço para melhoras no rendimento dessas máquinas.
Leandro G. Card