FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
Opus Dei são modernistas com pé no freio
tem seu lado bom mas não gosto deles.
e pouco interessa o papel deles na historia nacional, eles tambem atrapalharam a igreja de agir, marques de pombal, maçom, expulsou os jesuitas do Brasil, deixando claro seu anticlericarismo, tipico dos maçons.
posso citar tambem casos do governo de Dom Pedro II, que impediu a igreja de punir um padre que defendeu a maçonaria e queria escolher os bispos em um regime de cesaropapismo.
tem seu lado bom mas não gosto deles.
e pouco interessa o papel deles na historia nacional, eles tambem atrapalharam a igreja de agir, marques de pombal, maçom, expulsou os jesuitas do Brasil, deixando claro seu anticlericarismo, tipico dos maçons.
posso citar tambem casos do governo de Dom Pedro II, que impediu a igreja de punir um padre que defendeu a maçonaria e queria escolher os bispos em um regime de cesaropapismo.
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
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- Paisano
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
Você e o PT.P44 escreveu:Paisano escreveu:A maçonaria foi decisiva para a independência do Brasil.
Todos os principais personagens, inclusive Dom Pedro I, eram maçons.
ah, quer dizer que tb tenho de os CULPAR por isso...
- P44
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
credo estou-me metamorfoseando
Triste sina ter nascido português
- Paisano
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
A Maçonaria no Brasil
Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/ ... codigo=247
Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/ ... codigo=247
INTRODUÇÃO
Desde a crise do Antigo Sistema Colonial, a maçonaria está presente em nossa história, destacando-se inicialmente, entre alguns revolucionários da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana no final do século XVIII. Nesse período que antecede a Independência, a maçonaria assumiu uma posição avançada, representando um importante centro de atividade política, para difusão dos ideais do liberalismo anticolonialista.
Sua influência cresceu consideravelmente durante o processo de formação do Estado Brasileiro, onde apareceu como uma das mais importantes instituições de apoio à independência, permanecendo atuante ao longo de todo período monárquico no século XIX. Nesse processo, a história do Brasil Império é também a história da maçonaria, que vem atuando na política nacional desde os primeiros movimentos de independência, passando pelos irmãos Andradas no Primeiro Reinado, até as mais importantes lideranças do Segundo Império, no final do século XIX.
O QUE É A MAÇONARIA ?
Trata-se de uma associação semi-secreta, difundida no mundo todo, que adota os princípios de fraternidade e da filantropia entre seus membros. A maçonaria discrimina as mulheres, sendo composta principalmente por profissionais liberais, que se iniciam através de rituais incluindo juramentos de fidelidade e uma série de simbolismos, onde a moral, a fraternidade e a retidão são representadas pelo livro sagrado, pelo compasso e pelo quadrado. No cotidiano os maçons se comunicam através de sinais secretos, senhas e cumprimentos especiais.
A maçonaria não é uma seita religiosa, embora o único obstáculo para aceitação de um novo membro seja o ateísmo, já que os maçons professam a crença em um ser supremo. Ela é supra-religiosa, pois são aceitos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e qualquer homem de fé.
HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS
Em meados do século XV na Inglaterra as lojas medievais de free masons ("pedreiros livres"), inicialmente reservadas somente a profissionais ligados a esse ofício (arquitetos e engenheiros), abriram-se para membros da nobreza, da burguesia e do clero. Durante os séculos XVI e XVII, crescia cada vez mais o número desses maçons aceitos que conservaram os ritos e os símbolos da maçonaria tradicional de pedreiros, arquitetos e engenheiros, apegando-se contudo às suas próprias interpretações no tocante a questões filosóficas, científicas e espirituais.
No início do século XVIII aparece a franco-maçonaria moderna, com orientação interna baseada no Livro das Constituições publicado em 1723 por James Anderson, que exerceu influência internacional no pensamento das sociedades modernas, difundindo-se principalmente, nos países anglo-saxônicos.
A hierarquia para iniciação maçônica possui três níveis (aprendiz, companheiro e mestre), que são desenvolvidos em lojas ou oficinas. Do quarto grau até o décimo quarto o maçom se desenvolve em lojas de perfeição, depois, do décimo quinto ao décimo oitavo, em capítulos, e do décimo nono ao trigésimo em areópagos. A partir do trigésimo grau até o trigésimo terceiro e último, a iniciação é realizada por conselhos que administram os quatro grupos precedentes.
A simbologia da maçonaria é composta por elementos de uma linguagem coerente e complexa. Apesar de não possuir definição político-partidária ou religiosa, a maçonaria sempre atuou no campo político-ideológico.
No Brasil, a maçonaria distanciou-se dos interesses populares, passando a representar a aristocracia rural, estendendo-se no máximo às classes médias emergentes.
A MAÇONARIA NO BRASIL
Apesar da maçonaria estar presente no Brasil desde a Inconfidência Mineira no final do século XVIII, a primeira loja maçônica brasileira surgiu filiada ao Grande Oriente da França, sendo instalada em 1801 no contexto da Conjuração Baiana. A partir de 1809 foram fundadas várias lojas no Rio de Janeiro e Pernambuco e em 1813 foi criado o primeiro Grande Oriente Brasileiro sob a direção de Antonio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva.
A lusofobia tão presente nos movimentos de emancipação, também caracterizava a maçonaria brasileira, que desde seus primórdios não aceitava se submeter ao Grande Oriente de Lisboa.
Como em toda América Latina, no Brasil a maçonaria também se constituiu num importante veículo de divulgação dos ideais de independência, sendo que em maio de 1822 se instalou no Rio de Janeiro o Grande Oriente Brasiliano ou Grande Oriente do Brasil, que nomeou José Bonifácio de Andrada e Silva o primeiro grão-mestre da maçonaria do país.
Com D. Pedro I no poder, o Grande Oriente do Brasil foi fechado, ressurgindo apenas com a abdicação do imperador em 1831, tendo novamente José Bonifácio como grão-mestre. Nesse mesmo ano ocorre a primeira cisão na maçonaria brasileira, quando o senador Vergueiro funda o Grande Oriente Brasileiro do Passeio, nome referente à rua do Passeio, no Rio de Janeiro.
A divisão enfraqueceu a maçonaria, que começou a perder influência no quadro político do Império brasileiro. Essa situação agravou-se em 1864, quando o papa Pio XI, através da bula Syllabus, proibiu qualquer ligação da Igreja com essa sociedade.
No contexto de crise do Império brasileiro, esse quadro tornou-se mais crítico em 1872, quando durante uma festa em comemoração à lei do Ventre-Livre, o padre Almeida Martins negou-se a abandonar a maçonaria, sendo suspenso de sua atividade religiosa pelo bispo do Rio de Janeiro. Essa punição tinha sido antecedida por um discurso feito pelo padre Almeida Martins na loja maçônica Grande Oriente, no qual o religioso exaltou a figura do visconde do Rio Branco, que, além de primeiro-ministro, era grão-mestre da maçonaria.
Neste processo, o bispo de Olinda, D. Vital e o de Belém, D. Macedo determinam o fechamento de todas irmandades que não quiseram excluir seus associados maçons. A reação do governo foi rápida e enérgica, quando em 1874, o primeiro-ministro, visconde do Rio Branco, determinou a prisão dos bispos seguida de condenação a quatro anos de reclusão com trabalhos forçados. Apesar da anistia concedida no ano seguinte pelo novo primeiro-ministro duque de Caxias, a ferida não foi cicatrizada e o Império decadente junto com a maçonaria que o sustentava, perdiam o apoio do clero e da população, constituindo-se num importante fator para queda do obsoleto regime monárquico e para separação do mesmo com a Igreja.
No período republicano a maçonaria conseguiu crescer e diversificar suas atividades pelo país, apesar de ter perdido o poder de influência no Estado brasileiro. Nesse final de século, a maçonaria permanece como uma associação, que apesar de defender os princípios de fraternidade e filantropia, exclui, mesmo que de forma não assumida, a participação das camadas sociais menos abastadas entre seus membros.
- cabeça de martelo
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
E já não é a primeira vez que vocês os dois concordam...acho que o fim está próximo!
- U-27
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
Todo maçom se encontra em estado de pecado grave, e portanto não pode comungar, estando portanto excomungado enquanto pertencer à esta sociedade secreta.
O senhor pergunta porque a Igreja condena a maçonaria, e respondemos com alguns textos do papa Leão XIII, da encíclica Humanum Genus, promulgada no dia 20 de abril de 1884. Tal condenação é, conforme palavras do próprio Cardeal Ratzinger, válida ainda hoje.
Em primeiro lugar, a Igreja condena a maçonaria porque esta, desde seu nascimento, conspira contra a Igreja:
"Na nossa época, os fautores do mal parecem haver-se coligado num imenso esforço, sob o impulso e com o auxílio de uma Sociedade difundida em grande número de lugares e fortemente organizada, a Sociedade dos mações. Estes, com efeito, já não se dão o trabalho de dissimular as suas intenções, e rivalizam entre si em audácia contra a augusta majestade de Deus. É publicamente, a céu aberto, que empreendem arruinar a Santa Igreja, a fim de, se possível fosse, chegarem a despojar completamente as nações cristãs dos benefícios de que são devedoras ao Salvador Jesus Cristo." (Papa Leão XIII, A sociedade dos mações, Carta Encíclica Humanum Genus, 2, o negrito é meu.)
Esta encíclica de Leão XIII é o ponto culminante de uma série de encíclicas de vários papas que, desde o inicio da maçonaria, condenam esta seita:
"Nossos predecessores bem depressa reconheceram esse inimigo capital no momento em que, saindo das trevas de uma conspiração oculta, se lançava ao assalto em pleno dia. Sabendo o que ele era, o que queria, e lendo por assim dizer no futuro, eles deram aos príncipes e aos povos o sinal de alarma, e os alertaram contra os embustes e os artifícios preparados par a surpreendê-los." (Papa Leão XIII, Exortações dos Romanos Pontífices, Carta Encíclica Humanum Genus, 4). E o papa Leão XIII cita encíclicas dos papas Clemente XII, Bento XIV, Pio, Leão XII, Pio VIII, Gregório XVI e Pio IX .
A maçonaria, segundo Leão XIII, mantém mistérios e objetivos secretos que são vedados à revelação pública por seus adeptos, alguns dos quais sendo passíveis de punição com a morte dos que violarem seus segredos, e também acusa-a de disfarçar suas ações ilícitas através da filantropia e de um pretenso cultivo das ciências:
"Existe no mundo um certo número de seitas que, embora difiram umas das outras pelo nome, pelos ritos, pela forma, pela origem, se assemelham e estão de acordo entre si pela analogia da finalidade e dos princípios essenciais. De fato, elas são idênticas à Maçonaria, que é para todas as outras como que o ponto central de onde elas procedem e para o qual convergem. E, se bem que no presente elas tenham a aparência de não gostarem de ficar ocultas, se bem que façam reuniões em pleno dia e sob as vistas de todos, se bem que publiquem seus jornais, todavia, se se for ao fundo das coisas, pode-se ver que elas pertencem à família das Sociedades clandestinas e que lhes conservam os usos. Com efeito, há nelas espécies de mistérios que a sua constituição proíbe com o maior cuidado serem divulgados não somente às pessoas de fora, porém mesmo a bom número de seus adeptos. A esta categoria pertencem os Conselhos íntimos e supremos, os nomes dos chefes principais, certas reuniões mais ocultas e interiores, bem como as decisões tomadas, com os meios e os agentes de execução. Para esta lei do segredo concorrem maravilhosamente: a divisão, feita entre os associados, dos direitos, ofícios e cargos; a distinção hierárquica, sabiamente organizada, das ordens e graus; e a disciplina severa a que todos são sujeitos. Na maioria das vezes, os que solicitam a iniciação devem promete, muito mais, devem fazer juramento solene de nunca revelar a ninguém, em momento nenhum, de maneira alguma, os nomes dos associados, as notas características e as doutrinas da sociedade. É assim que, sob aparências mentirosas, e fazendo da dissimulação uma constante regra de conduta, como outrora os maniqueus, os mações não poupam esforço algum para se ocultarem e só aos seus cúmplices terem por testemunhas. – Sendo o seu grande interesse não parecerem o que são, eles fingem de amigos das letras ou de filósofos reunidos para cultivar as ciências. Só falam do seu zelo pelos progressos da civilização, do seu amor ao pobre povo. A lhes dar crédito, o seu único intuito é melhorar a sorte da multidão e estender a maior número de homens as vantagens da sociedade civil. Mas, suposto fossem sinceras, estariam essas intenções longe de lhes esgotar todos os desígnios. Com efeito, os que são filiados devem prometer obedecer cegamente e sem discussão às injunções dos chefes; manter-se sempre prontos, à menor notificação, ao mais leve sinal, para executar as ordens dadas, votando-se de antemão, em caso contrário, aos tratamentos mais rigorosos e mesmo à morte. De fato, não é raro que a pena do último suplício seja infligida aos drente eles que são convencidos ou de haverem entregue a disciplina secreta, ou de haverem resistido às ordens dos chefes; e isso se pratica com tal destreza que, na maioria das vezes, o executor dessas sentenças de morte escapa à justiça estabelecida para velar sobre os crimes e vingá-los. – Ora, viver na dissimulação é querer ser envolvido de trevas; acorrentar a si pelos laços mais estreitos, e sem lhes haver feito previamente conhecer a que é que se comprometem, homens assim reduzidos ao estado de escravos; empregar em toda sorte de atentados esses instrumentos passivos de uma vontade estranhas; armar para o morticínio mãos com cujo auxílio é assegurada a impunidade do crime; aí estão práticas monstruosas condenadas pela própria natureza. A razão e a verdade bastam, pois, para provar que a Sociedade de que falamos está em oposição formal com a justiça e a moral naturais." (Papa Leão XIII, Conspiração de diversas seitas, Carta Encíclica Humanum Genus, 8. O negrito é meu)
O senhor alega que a maçonaria é uma fraternidade que pratica o bem para a Humanidade que promove as virtudes e combate os vícios, porém, guardadas as devidas proporções, o Nazismo e o Comunismo soviético, segundo sua ideologia, acreditava fazer as mesmas coisas, e o resultado prático final é que milhões de pessoas foram mortas.
Espero assim ter esclarecido suas dúvidas.
Sancte Michael Archangele, defende nos in praelio
Paulo Sérgio R. Pedrosa
O senhor pergunta porque a Igreja condena a maçonaria, e respondemos com alguns textos do papa Leão XIII, da encíclica Humanum Genus, promulgada no dia 20 de abril de 1884. Tal condenação é, conforme palavras do próprio Cardeal Ratzinger, válida ainda hoje.
Em primeiro lugar, a Igreja condena a maçonaria porque esta, desde seu nascimento, conspira contra a Igreja:
"Na nossa época, os fautores do mal parecem haver-se coligado num imenso esforço, sob o impulso e com o auxílio de uma Sociedade difundida em grande número de lugares e fortemente organizada, a Sociedade dos mações. Estes, com efeito, já não se dão o trabalho de dissimular as suas intenções, e rivalizam entre si em audácia contra a augusta majestade de Deus. É publicamente, a céu aberto, que empreendem arruinar a Santa Igreja, a fim de, se possível fosse, chegarem a despojar completamente as nações cristãs dos benefícios de que são devedoras ao Salvador Jesus Cristo." (Papa Leão XIII, A sociedade dos mações, Carta Encíclica Humanum Genus, 2, o negrito é meu.)
Esta encíclica de Leão XIII é o ponto culminante de uma série de encíclicas de vários papas que, desde o inicio da maçonaria, condenam esta seita:
"Nossos predecessores bem depressa reconheceram esse inimigo capital no momento em que, saindo das trevas de uma conspiração oculta, se lançava ao assalto em pleno dia. Sabendo o que ele era, o que queria, e lendo por assim dizer no futuro, eles deram aos príncipes e aos povos o sinal de alarma, e os alertaram contra os embustes e os artifícios preparados par a surpreendê-los." (Papa Leão XIII, Exortações dos Romanos Pontífices, Carta Encíclica Humanum Genus, 4). E o papa Leão XIII cita encíclicas dos papas Clemente XII, Bento XIV, Pio, Leão XII, Pio VIII, Gregório XVI e Pio IX .
A maçonaria, segundo Leão XIII, mantém mistérios e objetivos secretos que são vedados à revelação pública por seus adeptos, alguns dos quais sendo passíveis de punição com a morte dos que violarem seus segredos, e também acusa-a de disfarçar suas ações ilícitas através da filantropia e de um pretenso cultivo das ciências:
"Existe no mundo um certo número de seitas que, embora difiram umas das outras pelo nome, pelos ritos, pela forma, pela origem, se assemelham e estão de acordo entre si pela analogia da finalidade e dos princípios essenciais. De fato, elas são idênticas à Maçonaria, que é para todas as outras como que o ponto central de onde elas procedem e para o qual convergem. E, se bem que no presente elas tenham a aparência de não gostarem de ficar ocultas, se bem que façam reuniões em pleno dia e sob as vistas de todos, se bem que publiquem seus jornais, todavia, se se for ao fundo das coisas, pode-se ver que elas pertencem à família das Sociedades clandestinas e que lhes conservam os usos. Com efeito, há nelas espécies de mistérios que a sua constituição proíbe com o maior cuidado serem divulgados não somente às pessoas de fora, porém mesmo a bom número de seus adeptos. A esta categoria pertencem os Conselhos íntimos e supremos, os nomes dos chefes principais, certas reuniões mais ocultas e interiores, bem como as decisões tomadas, com os meios e os agentes de execução. Para esta lei do segredo concorrem maravilhosamente: a divisão, feita entre os associados, dos direitos, ofícios e cargos; a distinção hierárquica, sabiamente organizada, das ordens e graus; e a disciplina severa a que todos são sujeitos. Na maioria das vezes, os que solicitam a iniciação devem promete, muito mais, devem fazer juramento solene de nunca revelar a ninguém, em momento nenhum, de maneira alguma, os nomes dos associados, as notas características e as doutrinas da sociedade. É assim que, sob aparências mentirosas, e fazendo da dissimulação uma constante regra de conduta, como outrora os maniqueus, os mações não poupam esforço algum para se ocultarem e só aos seus cúmplices terem por testemunhas. – Sendo o seu grande interesse não parecerem o que são, eles fingem de amigos das letras ou de filósofos reunidos para cultivar as ciências. Só falam do seu zelo pelos progressos da civilização, do seu amor ao pobre povo. A lhes dar crédito, o seu único intuito é melhorar a sorte da multidão e estender a maior número de homens as vantagens da sociedade civil. Mas, suposto fossem sinceras, estariam essas intenções longe de lhes esgotar todos os desígnios. Com efeito, os que são filiados devem prometer obedecer cegamente e sem discussão às injunções dos chefes; manter-se sempre prontos, à menor notificação, ao mais leve sinal, para executar as ordens dadas, votando-se de antemão, em caso contrário, aos tratamentos mais rigorosos e mesmo à morte. De fato, não é raro que a pena do último suplício seja infligida aos drente eles que são convencidos ou de haverem entregue a disciplina secreta, ou de haverem resistido às ordens dos chefes; e isso se pratica com tal destreza que, na maioria das vezes, o executor dessas sentenças de morte escapa à justiça estabelecida para velar sobre os crimes e vingá-los. – Ora, viver na dissimulação é querer ser envolvido de trevas; acorrentar a si pelos laços mais estreitos, e sem lhes haver feito previamente conhecer a que é que se comprometem, homens assim reduzidos ao estado de escravos; empregar em toda sorte de atentados esses instrumentos passivos de uma vontade estranhas; armar para o morticínio mãos com cujo auxílio é assegurada a impunidade do crime; aí estão práticas monstruosas condenadas pela própria natureza. A razão e a verdade bastam, pois, para provar que a Sociedade de que falamos está em oposição formal com a justiça e a moral naturais." (Papa Leão XIII, Conspiração de diversas seitas, Carta Encíclica Humanum Genus, 8. O negrito é meu)
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
cabeça de martelo escreveu:E já não é a primeira vez que vocês os dois concordam...acho que o fim está próximo!
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
dois quem? eu e o pzito?
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
acho que é eu e o pt
alguma vez eu concordaria com um Taliban? eu, hein???!!!!
alguma vez eu concordaria com um Taliban? eu, hein???!!!!
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
cabeça de martelo escreveu:E já não é a primeira vez que vocês os dois concordam...acho que o fim está próximo!
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
heauheuaheuaheuahea xD
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
A historia do catolicismo esta cheia de exemplos de acusação de possessão por padres. A origem, eu acho que vem do seculo XIII quando os franciscanos foram preseguidos pelos dominicanos. As idéias franciscanas inspiraram o movimento dos pseudo-apostolos, liderados por um cara chamado Geraldo Segarelli (dizem que era filho de um padre). Eram radicais que pregavam a pobreza. Saqueavam e incediavam mosteiros. O filme O nome da Rosa mostra esse movimento e como ele foi combatido dentro da igreja. E sim, muita gente aproveitou desses movimentos para entrar na igreja catolica e muitos eram adeptos a magia negra. Os pseudo-apostolos continuaram existindo. A guerra de canudos e contestado tem suas origens nesses moviemntos.U-27 escreveu:infelizmente cardeais e bispos envolvidos com satanistas são fatos conhecidos mesmo, infelizmente, existem pessoas assim na santa Igreja, o Papa tem tomado atitudes dignas para deter isto, e tem obtido sucesso.
alem do que, é fato que o diabo esta em guerra com a igreja, atualmente, os ataques seguidos a Santa Igreja são claramente pois em breve o papa tomara uma atitude muito importante para o rumo desta, e isso irrita os inimigos, como a maçonaria, os protesatntes e afins.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
Só me explique uma coisa a respeito deste teu post...você está falando que a visão de "inimizade" parte da igreja católica ou da maçonaria?U-27 escreveu:a maçonaria é o maior inimigo da igreja, sempre foi e sempre será ^^
sempre toma atitudes visando desestabilizar ou destruir ela, e a seculos os papas afirmam que a maçonaria é uma seita e qualquer catolico que toma parte dela é automaticamente excomungado.
não são correntes da igreja, são os papas que falam isto
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
por parte da maçonaria, pois esta defende ideias contrarias a santa igreja e por isso a combate.
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Re: Exorcista-chefe da Igreja Católica diz que há bispos...
Ta...então acho melhor parar de ver filmes.U-27 escreveu:por parte da maçonaria, pois esta defende ideias contrarias a santa igreja e por isso a combate.
Sério cara, isso não existe, acredite.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA