Bender escreveu:SantiagoÉ claro que eu sei que a Dassault não é verticalizada a ponto de fabricar do lolypop ao radar,item por item,pecinha por pecinha,não coloquei a questão sobre este parâmetro,coloquei sob o parâmetro da detenção da propriedade intelectual,daquilo que se projeta e encomenda a um fornecedor extra empresa,a propriedade intelectual é de quem projeta,encomenda e compra o item,ele faz parte de seu acervo de dominio independente da contratada,pois o dominio é adquirido junto ao item encomendado,eu eu aqui não estou tratando de Itar ou coisa desse escopo,a questão é que o grupo de empresa francesas "sócias"no projeto,provocam um "verticalização" mais abrangente,no que se refere a tecnologia do país,França.Bender,
Grande variedade de fornecedores os 3 possuem.
Os fornecedores são empresas e cada empresa detem certas tecnologias.
Para ter acesso a cada tecnologia, de variadas empresas, será necessário negociar com cada uma e fazer contratos específicos. A Dassault é uma integradora, assim como a Embraer, a Saab e a Boeing. Elas não podem repassar a terceiros tecnologias de outras empresas que não lhes pertencem.
A diferença é que no caso do Rafale, há uma preponderancia de fornecedores francesas, da UE. Mas há tb muitos fornecedores de fora da França, americanos, canadenses, suiços, alemães, britânicos, etc.
Integradoras, todas as principais empresas produtoras de bem duráveis são hoje no mundo inteiro,e seus fornecedores só produzem itens idênticos para terceiros concorrentes ou para reposição no varejo do acervo de projeto,de propriedade da contratante,se esta estiver em concordância,salvo casos em que a própria contratada desenvolve novos padrões por própria conta e os coloca as grandes integradoras para um possível uso de terceiros em seus projetos abertos.
Caso da GE por exemplo.
Portanto quando cito a quantidade e variedade de fornecedores do projeto GripenNG,não critico a qualidade do projeto,mas o fato mais que batido,que o propulsor tem um dono intelectual,o prato do radar outro,a motorização do mesmo outra e por ai vai.
A verticalização é muito menor,do que a feita no projeto Dassault e suas "sócias" tecnológicas dentro d própria França,e portanto passíveis de influência unica e exclusiva do governo frances e de mais nenhum outro.
Espero ter me explicado,são apenas pontos de vista não teses de convencimento.
Um abraço!
Prezado Bender,
Não sabemos o que é propriedade intelectual do fabricante ou dos fornecedores. Isso vale para os 3. Vamos evitar suposições e chutes.
O Rafale possui uma longa lista de fornecedores. Tal como qualquer outro caça:
Aérospatiale Matra (EADS)
Aerotech Herman Nelson, Inc.
Air Liquide
Aircelle
Ateliers De La Hte. Garonne
Auxilec
Avibank Mfg. Inc.
Bronzavia
Chelton
Crouzet
Ducommun Technologies, Inc.
EADS Test & Services
Eaton Aerospace Phelps Valve
ECE
EROS
Goodrich Sensors & Integrated Systems
Hexcel Composites
HiRel Connectors, Inc.
Hispano Suiza
Ho-Ho-Kus, Inc.
Honeywell
L’Hotellier
Labinal
LASELEC SA
Le Bozec Filtration et Systemes
Le Creneau Industriel
Liebherr-Aerospace Lindenberg GmbH
Magnolia Plastics, Inc.
Martin Baker Aircraft
Messier-Bugatti
Messier-Dowty
Microturbo S.A.
MIDSCO
Moog Controls (UK)
NEC
Olaer
Omega Technologies, Inc.
Orelube Corporation
Precimecan - Caromar Group
Quinson
Rexnord Aerospace
Rexnord Cartriseal
RUAG Aerospace
Sagem Défense Sécurité
Saint-Gobain Sully
Sarma
SNECMA Moteurs
Socrat
STRUCTIL
TEAM
Tecalemit
Technofan
Thales Airborne Systems
Thales Optronics (Bury St Edmunds) Limited
TITAL GmbH
TRW
[]s