TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55154
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36286 Mensagem por P44 » Qui Mar 11, 2010 2:56 pm

:twisted: :twisted: o feitiço se vira contra o feiticeiro...é com cada pirueta... 8-]




Triste sina ter nascido português 👎
Wellington
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Dez 16, 2009 3:20 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36287 Mensagem por Wellington » Qui Mar 11, 2010 3:16 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:
Wellington escreveu:novela americana...daquelas q n acaba nunca......10 anos e ainda tem gente torcendo pela mocinha ou pelo bandido.....me lembra aquela DALLAS, acho q foi mais de 10 anos.....mas nós queremos quer chegar no FX 3, pg 3000, 4000, 5000........tamo no rumo.
Alto lá! o Fx original começou em 1994, ou seja, essa idéia de fenix renascida das cinzas já data os incríveis 16 anos...tá mais pra novela mexicana..... :shock: :shock: :evil: É triste mas a conta é esta. Qd decidirmos qual será o nosso caça que vai estar operacional somente em 2014, as outras nações ja´estarão usando UAVs, como fizeram nesse mês a guarda nacional americana aposentando um esquadrão de caças F-16C que são sediados em New York. Pois é o futuro já chegou e ainda discutimos quarta geração plus e Uavs para a PF.
Marcos
Concordo com vc, nosso problema é tempo, principalmente o que já perdemos. Sem querer defender ou entrar no mérito da transferencia de tecnologia por qualquer dos competidores, mas a Dassault tem o NEURON..........




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36288 Mensagem por marcelo l. » Qui Mar 11, 2010 3:54 pm

vplemes escreveu:Já que falam tanto sobre as supostas propostas de transferencia técnologica, e sobre as "supostas" propostas dos fabricantes. Coloco aqui um post do Pepê em outro fórum, sobre as tais propostas.

"1. Boeing:
Direto: transferência dos códigos fonte necessários, fabricação brasileira das partes exteriores das asas, anel do canhão, derivas e lemes horizontais a partir da 2ª unidade.
Indireto: partes compostas para o KC-390 (não especificadas), túnel Mach 3 para o CTA e encomendas de serviços em institutos aeronáuticos brasileiros. Apoio na comercialização mundial do KC-390. Abertura para a particiação do Super Tucano nas concorrências internas do país

2. Dassault
Direto: montagem no Brasil a partir da 8ª unidade, transferência completa dos códigos fonte a partir da assinatura do contrato, transferência dos sistemas de controle do radar e da suite de guerra eletrônica, fabricação de asas e canards a partir da 36ª unidade, transferência gradual da célula a partir da 72ª até a construção completa no Brasil a partir da 90ª unidade.
Indireto: cooperação para construção de uma turbina brasileira multicombustível, transferência da tecnologia de material composto (inclusive caixões de asa para o KC-390) e repasse de tecnologias (hardware) empregadas no radar e suite eletrônica. Apoio na comercialização mundial e compra de 10 exemplares do KC-390.

3. SAAB
Direto: montagem no Brasil a partir da 10ª unidade, transferência completa dos códigos fonte de posse da SAAB a partir da assinatura do contrato, fabricação de asas e canards no Brasil a partir da 36ª unidade. Nosso país ficaria responsável pelo fornecimento dessas peças para todos os NGs
Indireto: transferência da tecnologia de material composto e repasse de tecnologias de software empregadas no radar. Abertura para a particiação do Super Tucano e KC-390 nas concorrências internas do país

Abraços

Pepê"

Ou seja, se quisermos fábricar alguma coisa do rafale, só num segundo lote. Se vocês ainda assim acham isso interessante, lavo minhas mãos.
Eu gostaria de entender sem paixões qual seria a melhor...acho que o Marinho atacou o problema, mas ainda algumas não estão claras pelas notícias antes informadas. Sobre a compra de mais de 36 aviões de caça desse lote, alguém acredita que passará de 70?




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8739
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36289 Mensagem por prp » Qui Mar 11, 2010 4:13 pm

Chegará a 150 unidades.




Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36290 Mensagem por GDA_Fear » Qui Mar 11, 2010 4:14 pm

prp escreveu:O pepe soltou que vai ser aproximadamente 150 rafales, os da FAB e mais para Marinha.
Sendo assim 60 Rafales serão construidos por completo aqui no BR.
Estas tres propostas estão muito próximas uma da outra com algunas sutilezas que fazem toda a diferença.
Quanto a compra dos ST pelos Steites, alguem acha, depois da sacanagem com a Airbus, que ainda temos chances?
1° de Abril antecipado [003] [003] [003], 120 Rafales,na FAB... :lol: :lol: :lol: :lol:
e o papai noel, coelhindo da páscoa também existe.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8739
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36291 Mensagem por prp » Qui Mar 11, 2010 4:21 pm

GDA, larga de ser chato, sonhar não custa nada.
Brincadeira. :D
Eu ainda acho que o Brasil daqui a 20 anos vai ser uma potencia e terá uma força de 120 caças e um projeto de 5ª G em andamento. Sem contar os 3 SUBNUC.
Alias, teremos também 200 ogivas Nucleares :twisted: :twisted:




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55154
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36292 Mensagem por P44 » Qui Mar 11, 2010 4:29 pm

GDA_Fear escreveu:
prp escreveu:O pepe soltou que vai ser aproximadamente 150 rafales, os da FAB e mais para Marinha.
Sendo assim 60 Rafales serão construidos por completo aqui no BR.
Estas tres propostas estão muito próximas uma da outra com algunas sutilezas que fazem toda a diferença.
Quanto a compra dos ST pelos Steites, alguem acha, depois da sacanagem com a Airbus, que ainda temos chances?
1° de Abril antecipado [003] [003] [003], 120 Rafales,na FAB... :lol: :lol: :lol: :lol:
e o papai noel, coelhindo da páscoa também existe.
e Gripen NG...idem :twisted: :twisted:




(sorry, não resisti...) :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36293 Mensagem por DELTA22 » Qui Mar 11, 2010 4:58 pm

P44 escreveu::twisted: :twisted: o feitiço se vira contra o feiticeiro...é com cada pirueta... 8-]
[003] [003] [003] Daiane dos Santos fica a ver navios perto das apresentações dos "malabaristas" daqui... :lol: :lol: :lol:




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36294 Mensagem por vplemes » Qui Mar 11, 2010 5:34 pm

Gente, pra que tanta agressividade? Parece que é só falar algo que não seja pró rafale e o pessoal já vai pegando os tacapes e as correntes para o espancamento! :( Primeiro de tudo, gostaria de deixar claro minha preferência pessoal, e o meu caça não está na short-list, o NJ disse que ele não servia para nós, fazer o que? Agora, na minha opinião esta proposta da Dassault é uma piada de mau gosto. Senão vejamos:

"2. Dassault
Direto: montagem no Brasil a partir da 8ª unidade, transferência completa dos códigos fonte a partir da assinatura do contrato (Só vamos poder montar algo a partir da 8ª unidade "montar", nada de fabricar.), transferência dos sistemas de controle do radar e da suite de guerra eletrônica, fabricação de asas e canards a partir da 36ª unidade (Quer dizer, se comprarmos apenas os 36 não vamos fabricar chongas, dinheiro jogado fora), transferência gradual da célula a partir da 72ª até a construção completa no Brasil a partir da 90ª unidade (De novo, é contar com o ovo no c.. da galinha, como alguém pode garantir que vá chegar a esta quantidade? Gastar alguns bilhões baseados nisso eu acho o fim da picada).




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36295 Mensagem por vplemes » Qui Mar 11, 2010 5:39 pm

Também gostaria de lembrar aos senhores, que quando terminarmos de receber a ultima das 36 células, provavelmente já teremos operacionais e voando caças do porte do F-35, PAK-FA, e algun xing ling de 5ª geração. Será que mesmo assim ainda vai compensar pagar o preço do rafale? Um caça de 4ª geração? Pessoalmente acredito que o caminho vá ser um vetor de 5ª geração (já que é para pagar o preço de uma Ferrari, pelo menos vamos ter uma, e não um Miura travestido.).




Wellington
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Dez 16, 2009 3:20 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36296 Mensagem por Wellington » Qui Mar 11, 2010 5:54 pm

Não acredito que o país não ira reaparelhar completamente a força, os 36 serão apenas a primeira parte do volume necessário .Apesar de todas as críticas com relação ao montante de dinheiro que deixou de ser repassado para a modernização das FAs, não acredito que isso ocorrera nos governos futuros , independente de quem vier a ganhar as próximas eleições, não gosto do estilo PT de governar , mas n posso deixar de concordar e admirar o que estão fazendo agora.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36297 Mensagem por PRick » Qui Mar 11, 2010 5:56 pm

vplemes escreveu:Gente, pra que tanta agressividade? Parece que é só falar algo que não seja pró rafale e o pessoal já vai pegando os tacapes e as correntes para o espancamento! :( Primeiro de tudo, gostaria de deixar claro minha preferência pessoal, e o meu caça não está na short-list, o NJ disse que ele não servia para nós, fazer o que? Agora, na minha opinião esta proposta da Dassault é uma piada de mau gosto. Senão vejamos:

"2. Dassault
Direto: montagem no Brasil a partir da 8ª unidade, transferência completa dos códigos fonte a partir da assinatura do contrato (Só vamos poder montar algo a partir da 8ª unidade "montar", nada de fabricar.), transferência dos sistemas de controle do radar e da suite de guerra eletrônica, fabricação de asas e canards a partir da 36ª unidade (Quer dizer, se comprarmos apenas os 36 não vamos fabricar chongas, dinheiro jogado fora), transferência gradual da célula a partir da 72ª até a construção completa no Brasil a partir da 90ª unidade (De novo, é contar com o ovo no c.. da galinha, como alguém pode garantir que vá chegar a esta quantidade? Gastar alguns bilhões baseados nisso eu acho o fim da picada).
As outras propostas são piores, e não tem ToT´s irrestritas, é simples assim. :wink:

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36298 Mensagem por PRick » Qui Mar 11, 2010 5:58 pm

vplemes escreveu:Também gostaria de lembrar aos senhores, que quando terminarmos de receber a ultima das 36 células, provavelmente já teremos operacionais e voando caças do porte do F-35, PAK-FA, e algun xing ling de 5ª geração. Será que mesmo assim ainda vai compensar pagar o preço do rafale? Um caça de 4ª geração? Pessoalmente acredito que o caminho vá ser um vetor de 5ª geração (já que é para pagar o preço de uma Ferrari, pelo menos vamos ter uma, e não um Miura travestido.).

Isso vai ocorrer com qualquer dos caças do FX-2. Porém, creio que as coisas não são tão fáceis para os 5ª geração, o F-35 está sendo adiado seguidas vezes.

[]´s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36299 Mensagem por soultrain » Qui Mar 11, 2010 6:02 pm

Piada é isto:

3. SAAB
Direto: montagem no Brasil a partir da 10ª unidade(Só vamos poder montar algo a partir da 10ª unidade "montar", nada de fabricar.), transferência completa dos códigos fonte de posse da SAAB a partir da assinatura do contrato, fabricação de asas e canards no Brasil a partir da 36ª unidade(Quer dizer, se comprarmos apenas os 36 não vamos fabricar chongas, dinheiro jogado fora). Nosso país ficaria responsável pelo fornecimento dessas peças para todos os NGs
Indireto: transferência da tecnologia de material composto e repasse de tecnologias de software empregadas no radar. Abertura para a participação do Super Tucano e KC-390 nas concorrências internas do país????e não pode sempre?

Fabricação total, independência, os Suecos são os maiores, gostava de compra um pelo que vale e vender pelo que ele pensa que vale.

Ps: fui xenófobo sem razão, eles até são gente séria, já alguns que trabalham para eles...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8739
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36300 Mensagem por prp » Qui Mar 11, 2010 6:46 pm

Pelo menos os franceses irão transferir tudo daqui a mil anos, quanto as outras propostas daqui a mil anos só as necessárias. :shock:




Responder