TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36226 Mensagem por Franz Luiz » Qua Mar 10, 2010 8:12 am

Bom dia aos amigos

Penso que o Min da Defesa não precisa de explicações pormenorizadas de cada vôo dada pelos pilotos.
Não deve ser subestimado este Sr. Basta-lhe ouvir dos pilotos o que pode ser abonador para sua decisão
e ter munição para rebater os que combatem algum modelo com insinuações sobre sua manutenção ou
características de vôo.
Afinal, ele poderá citar os próprios elogios do piloto da FAB como sendo opinião abalizada sobre seu escolhido.
Vejo o Min como pessoa que sabe bem o que e como faz e se arma de todos os argumentos e contra-provas
quando vai para o ringue, digo júri, digo CND, ou imprensa, ou Senado, Câmara ou outro.
Um abraço
Franz Luiz




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36227 Mensagem por Thor » Qua Mar 10, 2010 9:06 am

pauloguita escreveu:Até onde eu sei, cada piloto voou um caça diferente. Os pilotos enviados para testar os caças, não voaram todos os caças.
Então não entendo como eles podem tirar conclusões, e nem o NJ, pois se cada piloto pilotou somente um dos caças, o que ele pode dizer dos outros dois caças.
Este negocio de o NJ ouvir os pilotos de testes, não faz muito sentido não.
Estou enganado?

Abraços
É claro que uma avaliação conta também com critérios subjetivos, mas nesse caso houve um programa de avaliação, em que foram anotados parâmetros mensuráveis, além dos log-files dos voos que foram analisados posteriormente.
Pelo pouco que conheço de pilotos militares, tenho quase certeza que não sairia nada comprometedor ou contrário às conclusões escritas no relatório de avaliação da equipe. Ninguém seria doido. Nem consigo imaginar um Tenente Coronel dizendo algo do genero: "Ohh Ministro, embora nossa avaliação que está descrita nas 10000 páginas apontasse para o caça X, eu acho que o Y é muito melhor, e isso eu afirmo de cadeira... não sei porque os demais escreveram assim."
Sou bem amigo de alguns pilotos que testaram os bichos e nenhum deles disse que conversou direto com o Jobim. Vou até ratificar hoje mesmo, só para matar a minha curiosidade.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36228 Mensagem por Thor » Qua Mar 10, 2010 9:08 am

Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos

Penso que o Min da Defesa não precisa de explicações pormenorizadas de cada vôo dada pelos pilotos.
Não deve ser subestimado este Sr. Basta-lhe ouvir dos pilotos o que pode ser abonador para sua decisão
e ter munição para rebater os que combatem algum modelo com insinuações sobre sua manutenção ou
características de vôo.
Afinal, ele poderá citar os próprios elogios do piloto da FAB como sendo opinião abalizada sobre seu escolhido.
Vejo o Min como pessoa que sabe bem o que e como faz e se arma de todos os argumentos e contra-provas
quando vai para o ringue, digo júri, digo CND, ou imprensa, ou Senado, Câmara ou outro.
Um abraço
Franz Luiz
Acho que um dos problemas é o medo do TCU...




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36229 Mensagem por Marino » Qua Mar 10, 2010 9:39 am

Slip Junior escreveu:Marino, me desculpe, mas eu simplesmente discordo fortemente daquela mensagem sua tão comentada nas últimas mensagens.

Você deu a entender que os pilotos de ensaios em vôo, em conversa com o NJ, teriam afirmado que um determinado caça teria um desempenho superior aos demais. Desculpe, mas pela vivência que tenho com esse pessoal (que certamente não é muita, mas quando lidamos com pessoal dessa qualidade, é certamente marcante), eu tenho fortes motivos para não acreditar nessa sua afirmação.

A dinâmica do vôo é igual para todos (não importa o país, o piloto ou a pintura) e isso sempre me pareceu um sentimento muito forte entre esse pessoal ao ponto de nunca ter ouvido um piloto desses falar em aeronave A ser melhor que B (até mesmo me parece ser uma questão ética própria dos mesmos), mas sim em avaliar as características definidas pela própria relação estabelecida no projeto de cada uma.

Não quero fazer um texto longo sobre isso e espero que meu ponto já esteja suficientemente claro com essas poucas linhas; apenas quero dizer que, apesar de admitir poder estar errado, vejo com grandes ressalvas tal afirmação e inclusive tenho impressão que esse assunto já foi abordado por um de forista piloto em uma mensagem anterior.

Já sobre a outra afirmação sobre a relação de poder dos engenheiros na FAB, eu não conheço tão bem a história da FAB para falar com qualquer propriedade maior sobre o tema e o que eu falo a seguir fica apenas para registro, mas se quiser eu posso falar sobre a relação profissional que noto nos dias atuais entre essas "espécies humanas" (rs!) e pelo menos a impressão que eu tenho é muito melhor do que a você passou na sua mensagem.

Talvez tenhamos evoluídos ou talvez haja certo exagero nos relatos do passado; de qualquer forma, pela minha pouca vivência entre esses dois mundos (dos engenheiros e dos pilotos), tenha uma impressão muito diferente da sua.


Abraço

Obs.: Esse é um tópico que perdeu muito de meu interesse nos últimos tempos por se tornado mais um concurso de ironias, discursos com pouquissímo conteúdo e deboches do que um espaço para discussão séria, mas como existem algumas poucas pessoas que ainda fazem valer a pena, de vez em quando, eu dou uma "foleada" por essas páginas.

Como o Marino é um dos membros desse fórum que eu realmente considero que tenta agregar conteúdo e dinâmica saudável ao tópico (juntamente, especialmente, ao Thor e ao alcmartin) e que, portanto, tenho um grande respeito, escreveu uma mensagem a qual acredito possa tentar esclarecer algumas coisas, resolvi escrever uma tréplica aqui.
Slip, discordância é o que faz crescer nosso fórum.
Mas acredite, o NJ recebeu e ouviu os pilotos de teste que voaram os caças.
O Pepê chegou a noticiar isso em seu blog:
"Em setembro o ministro Nelson Jobim recebeu TODOS os pilotos que testaram os aviões e a opinião deles, em muitos pontos, não bate com a dos engenheiros da COPAC."
http://panoramaglobal-estrategia.blogspot.com/
O NJ falou isso em público, no Congresso Nacional.
Então, não há pq duvidar.
Sobre o que comentei anteriormente, e que parece ter trazido interesse ao fórum, deixo para quem viveu a época assuma os comentários.
Mas, em minha defesa, repeti fielmente o que ouvi de grandes companheiros da FAB, alguns Brigadeiros hoje.
Forte abraço




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Cesardpf
Júnior
Júnior
Mensagens: 99
Registrado em: Sáb Fev 07, 2009 11:30 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36230 Mensagem por Cesardpf » Qua Mar 10, 2010 9:52 am

Realmente, no dia a dia todas essas FABs sao o que nos motivam estarmos aqui ate tarde da noite (nao 'e o meu caso por conta do fuso horario) :) , debatendo apaixonadamente sobre o tema.

Acho que 'e importante as vezes separar o aspecto "operacional" do aspecto "politico" que fazem parte de qualquer organizacao tao complexa como a FAB 'e.

Infelizmente por um lado eu nao acho que a FAB faz de um modo geral um bom trabalho nessa area de "Comunicacao"... na boa... contrata uma meia-duzia de colegas aqui do DB que vai ter gente pulando os muros da BASC para tentar entrar na FAB :D !

E as vezes realmente esse e' o problema... ora bolas... isso acontece em qualquer profissao e na minha, por exemplo, comunicacao as vezes 'e mais importante do que o trabalho a ser feito... por incrivel que pareca, mas 'e a pura verdade.

Pois no fim das contas, sem comunicacao, como pode existir o proprio conhecimento do que ocorre? Como pode existir a nocao do passado? Como poderemos pautar conversas em fatos mais do que boatos?

E 'e isso por exemplo o que fazemos aqui todos os dias, concordando ou nao... O que fazemos e' montar quebra-cabeca extremamente complexo...nos "comunicando".

Olha o exemplo dos nossos papos ao redor desse F-X2, para escolher o aviao, olha o "spec", o Super-trunfo, verifica a tendencia politica do pais, olha o lado geo-politico, mistura com politica, verifica quanto isso vai custar, manda alguem ir la fazer o test-drive, ve se 'e bonitinho, manda perguntar se pode colocar lancador de foguete porque nenhum dos donos usa, pede autorizacao disso e daquilo, aonde vai montar, quem vai montar e por quanto, quem vai integrar a minha lista de coisas "Made in Brasil" , bota tudo no papel, o papel vai, vem, volta de novo, chama todo mundo para conversar, pede a melhor oferta, nao aceita, da uma esticada e ainda por cima fica recebendo telefonema de Macumbeiro, Presidente, Rei, Rainha, Ministro, Carpinteiro e curandeiro, todos eles dizendo o que "acham"... vai la abre o jornal e um fulano ou fulanda concordam e discordam de voce como se soubessem de uma verdade que 'e desconhecida para voce... dai voce vai olha no Wiki e na AF Monthly, e vem alguem ainda para azucrinar com a sua ja confusa cabeca e diz que tudo ta errado e o mundo acabou e tem o ToT, o TTT, Pc do B, JP, CB, CM, TpB a TPM e por ai vai...

Isso amigos... e muito mais...'e o que "NOS" estamos fazendo aqui todos os dias... estamos nos comunicando... cada um a sua maneira, se relacionando com muitas ou poucas ou todas as FABs... :) .

Nesse espacao... vejam so'... adorariamos divulgar o trabalho das mais diversas FABs (no dia-a-dia), mas temos que separar isso por bem ou por mal do lado mais "politizado" da coisa.

Mas isso 'e normal em qualquer lugar do mundo...

Eu aqui nos EUA vejo... se vou ao shopping de gente mais "humilde" sempre tem um Marine la de farda e bem vestido falando sobre como a vida l'a 'e "Boa"... vou ao cinema as propagandas me fazem querer dar pirueta com UAV... :) ... quando tive a oportunidade de visitar as Bases aqui... putz... mesmo em Mayport como o Padilha e Cia... nossa Mae... o nivel 'e bom.

Mas tem problemas? OH!! E como... Em Porta-avioes com toda aquela populacao, tem trafico de drogas e at'e estupros e prostituicao acreditem ou nao... Existe gente saindo a todo momento, gente usando para dar uns "estudos" e adquirir uma "profissao" e gente que vai achando que vai pilotar aviao e nao pilota. 'E normal e infelizmente... natural... mas eu s'o acho que no nosso caso tantas boas coisas sao feitas e ninguem fala sobre isso... e acho que eles deveriam comunicar isso melhor (mesmo que por meio do MD).

Veja so a importancia que 'e dada aos Herois nos EUA e no Brasil... olha la nos "Terrestes" a Historia do "Zero Uno" do PQD... Caramba... sempre quando vou ao Brasil vou ao Incaer e tento pegar um dia de reuniao do pessoal das antigas... para ouvir historias e aprender e ouvir e sorrir quando necessario... mas voce tem que ir la... pedir autorizacao para "Nossa Senhora das Canecas" :) para conseguir isso e por a'i vai... 'e um "clube" fechado... putz grilo... sera que a FAB nao poderia de vez em quando divulgar o seu rico passado? Ser'a que 'e tao secreto assim?

Eu entendo a "dita... dura" mas eita nossa... se alguem nao quebrar o gelo ninguem danca essa valsa!! :)

Aqui nos EUA, os caras tem como um dos principais feriados nacionais o Memorial Day... nao 'e nada mais nada menos do que um feriado "Milico"... nao importa de voce mora em estado de Maluqueiro (O meu por exemplo WA :) ) , ou em lugar ultra-milico, o pessoal respeita e fica ali lado a lado com os Herois... voce vai ao Museu da Boeing e tem la o maluco que projetou o A-4 Skyhawk contando historia de como o upgrade que eles fizeram para Cingapura foi uma coisa de doido (com aquela dupla cabine) ao lado do outro Marine que fazia do A-4 "bomb Truck" e por a'i vai... Putz... para quem gosta de aviacao (e mesmo quem nao gosta de americano... voce "filtra" o nacionalismo exagerado (e quem nao 'e? ) e o que voce tem 'e material para voce ficar doido com tanta historia.

Obviamente o Brasil tem os seus limites e nao estou falando isso acusando o nosso pais de ser uma porcaria ou coisa parecida... muito pelo contrario, pois na frente dos Americanos Am-X 'e melhor do que F-15 "sob o meu mais puro ponto de vista nacionalista" :) ... mas e' aquela coisa... tem coisas que eles fazem que se fizessemos um pouquinho ajudaria bastante a atrair mais e mais admiradores e enriquecer ainda mais o nosso conhecimento alem de ajudar muito as FABs... mas esse sou eu :)

Um exemplo... leiam o Livro (se possivel) do 1/14... PQP Aquilo tinha que ter um ou outro capitulo por mes ou pedacos no site da FAB... e teriam que existir mais do que esses... do Arara, do Cardeal, do Puma, do Xexeu, do Senta a Pua, do Onca, do Escorpiao, do Adelphi, do Corsario, do Jaguar e por ai vai...

Como citei anteriormente, na minha profissao pelo menos em funcao do quao rapida 'e a vida 'pos internet' se fizer bonito e nao se comunicar, infelizmente voce nao tem lugar ao sol "mesmo" e nao pode criticar depois por mais que tenha feito um excelente trabalho... 'e como as coisas sao em tempos de iPod, Internet, alta-resolucao, twitter, DB, Blogs...

N'os fazemos isso o tempo todo quando 'damos a louca' e saio um dia e estamos na pagina 100 e depois de 8 horas estamos na 140... Eu olho e penso... rapaz, vai se comunicar assim aqui no DB!!! :) .

Sei la'desculpem pelo longo e "amalucado" post...

S'o um desabafo de um cara que gosta muito das nosssas FABs :)

[]s
CB_Lima[/quote]

GENIAL!!!!!!!! (Smilyes brindando que eu não sei fazer) :oops: :(
PARABÉNS CB! :mrgreen:
ABRAÇOS




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36231 Mensagem por Bender » Qua Mar 10, 2010 10:28 am

Realmente! :D X100!

Para brindar Cesar faça: [009.] sem o ponto depois do nove :mrgreen:

Abraços!




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36232 Mensagem por Marino » Qua Mar 10, 2010 10:36 am

Valor
Rei sueco usará visita para "vender" jato
Assis Moreira, de Estocolmo
Depois de presidentes e ministros, agora é o rei da Suécia que estará no Brasil, dentro de duas semanas, defendendo os interesses da indústria aeronáutica de seu país para obter o contrato bilionário de fornecimento de jatos de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Orei Gustaf XVI afirmou ontem que ficará "extremamente orgulhoso e feliz" se o jato sueco Gripen for o escolhido na competição da qual também participam o francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18, da Boeing,para fornecer 36 caças para a FAB. A declaração, durante entrevista a jornalistas brasileiros no Palácio Real, foi feita em um tom quase empresarial, apesar da neutralidade da monarquia especialmente quando se trata de negócios.
Depois de ressalvar que sua posição não é de fazer negociação, o monarca sueco disse esperar que o Brasil "faça a escolha certa", ao ser indagado se ha verá algum problema se o Brasil escolher o Rafale, contrariando a preferência da comissão técnica militar que listou o Gripen como favorito. Completando a resposta do rei, a rainha Silvia, de origem brasileira, considerou que seria "maravilhosa" a cooperação entre a Saab, que produz o Gripen, e a Embraer, destacando a "qualidade" dos produtos suecos e a "excelência" do construtor aeronáutico brasileiro.
Os monarcas suecos começam no dia 23, em Brasília, uma visita oficial de quatro dias, coincidindo com a aproximação da data para o governo Lula escolher definitivamente qual aeronave será escolhida para renovar a FAB.
A convite do ministro da Defesa, Nelson Jobim, o rei visitará, na Amazônia, a base militar de São Gabriel da Cachoeira e o projeto de cooperação dos militares com populações locais, incluindo indígenas. "Não estávamos planejando fazer essa visita, pois já fomos várias vezes à Amazônia,mas o ministro nos convidou", disse o monarca.
"Somo suma pequena economia e temos de ser muito precisos", afirmou ele, sobre a tecnologia sueca e a disputa pelo contrato com a FAB, ao mesmo tempo em que lembrou a antiga relação bilateral e a presença da indústria sueca em São Paulo. São mais de 200 subsidiárias no país empregando 50mil pessoas, "maior do que uma cidade na Suécia".
Ele se declarou "muito orgulhoso de ainda estar na negociação, com outros grandes competidores de grandes nações". E reiterou que "os produtos (suecos) são muito bons, mas também muito eficientes em termos de economia", numa alusão indireta ao preço dos concorrentes, a começar pelo francês, que seria duas vezes mais caro que o sueco.
Amoderna monarquia sueca mais e mais encabeça delegações empresariais do país na busca de negócios no exterior, ainda mais que a economia sueca continua em recessão. Como o rei disse ontem, "dependemos também de exportações".
A visão em setores do governo de Estocolmo é que o Brasil vai economizar e participar diretamente do desenvolvimento técnico do Gripen. E que não vale gastar demais na aquisição de um Ferrari, que seria o caso do francês Dassault, quando se pode ter um Volvo, que seria o Gripen, oferecendo segurança e qualidade com preço menor.
O casal real visitará também projetos ecológicos e sociais, o que levou à indagação sobre o que pensam sobre o fato de um país, que tem uma dívida social tão grande como o Brasil, investir até R$ 10 bilhões na compra de jatos de guerra. "É uma questão muito difícil de ser respondida. Eu penso que o Brasil está fazendo um grande trabalho de apoio na área social. Não quero entrar em política, então encerro por aqui (a resposta)."
Orei Gustaf enfatizou a importância de cooperação tecnológica bilateral,citando especificamente a área de etanol. Os suecos acham que dá para desenvolver junto com o Brasil tecnologia para utilização plena da cana-de-açúcar, na segunda geração de produção de etanol.
A Suécia importa boa quantidade de etanol brasileiro. Para isso, recebe autorização especial da União Europeia para importar quase sem cobrar tarifa de importação, quando os outros países europeus impõem uma dura taxação sobre o produto.
Orei observou o desenvolvimento "muito grande" da produção offshore de petróleo brasileiro, mas considerou que isso também depende do preço do petróleo. "Talvez para desenvolver esses recursos, o preço (do barril)precisasse ficar em US$ 70". Acima de US$ 100, ele vê incentivos para outras tecnologias.
Na entrevista, o rei manteve sua tradicional prudência nas declarações.Disse que preferia não comentar o apoio do Brasil ao governo do Irã na questão nuclear, mas observou que o tema devia ser tratado "com muito cuidado". "Não sabemos exatamente a ideia do projeto (dos iranianos), o que eles têm em mente", afirmou.
O repórter viajou a convite do governo da Suécia




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36233 Mensagem por Marino » Qua Mar 10, 2010 10:48 am

Charme real na briga pelos caças
Monarcas recebem brasileiros e reforçam campanha pelo Gripen na concorrência da FAB
# Samanta Sallum
Enviada especial
Estocolmo — Nunca na sua história a Suécia precisou tanto do carisma de sua rainha
“brasileira”. A simpatia, a elegância e o português fluente da rainha Silvia podem aproximar ainda mais a
relação comercial com o Brasil. Nascida na Alemanha, mas criada em São Paulo, a esposa do rei Carl
XVI Gustaf é um importante reforço na tentativa de convencer o governo brasileiro de que a proposta da
empresa sueca Saab para venda e produção conjunta dos caças Gripen é a melhor na licitação de 36
novos aviões para a Força Aérea Brasileira (FAB). Neste momento em que o contrato bilionário
representa o maior interesse comercial da Suécia que o casal real desembarcará no Brasil, no próximo
dia 22. Oficialmente, as autoridades suecas afirmam que foi apenas coincidência, pois não cabe aos
monarcas estar à frente das negociações. Mas é inegável que a visita real ajuda.
A rainha Silvia marcou posição ao reunir no mesmo elogio os dois países, especialmente a
indústria aeronáutica. “Nós nos conhecemos bem. A indústria sueca está no Brasil há mais de 100 anos.
O Brasil sabe da qualidade do que nós oferecemos e a Suécia sabe como a Embraer é excelente. A
Suécia tem ampla relação com o Brasil. Seria maravilhosa a cooperação entre nossas companhias (a
sueca Saab produz o Gripen), porque a Embraer tambem é excelente. O Brasil conhece a maneira como
a Suécia pensa na hora de fazer negócios e nós sabemos o mesmo a respeito do Brasil”, afirmou a
rainha, durante entrevista a um pequeno grupo de jornalistas brasileiros.
O casal recebeu os visitantes em um dos 600 aposentos do palácio real, para uma prévia da
visita que fará ao país. Ao ser questionado se havia um motivo especial para a viagem, já que a última
visita oficial foi há 25 anos, o rei respondeu que näo. Explicou que serão tratados diversos assuntos.
“Teremos muitos encontros com autoridades do governo e empresários. Vamos tratar de diversos
assuntos. Não cabe a mim, como rei, tratar especificamente dessa questão, mas ficarei feliz se ajudar de
alguma forma”, despistou. Foi quando a rainha fez questão de completar a resposta, de forma delicada,
porém afirmativa.
Apesar de oficialmente o governo sueco evitar a associação direta entre a visita e a decisão do
governo brasileiro sobre os caças, a programação da viagem mostra o interesse no setor. O rei e a
rainha visitarão a Embraer, em São José dos Campos (SP), com uma delegação de empresários. Quem
também andou recentemente na Embraer procurando um avião particular foi outra celebridade sueca: o
cantor e compositor Björn Ulvaleus, um dos que integraram o quarteto pop Abba, nos anos 1970 e 1980.
A licitação dos caças tornou-se uma acirrada disputa entre suecos, franceses e americanos, com
direito a diferenças expostas no governo brasileiro. Em seu relatório técnico, a FAB indicou preferência
pelo Gripen. Àquela altura, porém, o presidente Lula já tinha afirmado publicamente sua opção pelo
concorrente francês, o Rafale, em declaração conjunta firmada durante a visita a Brasília do colega
Nicolas Sarkozy, em setembro passado. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, vem tentando contornar a
situação, afirmando que a posição da Aeronáutica não seria conclusiva. Não existe prazo fixado para o
anúncio da proposta vencedora
“Essas coisas acontecem. É difícil quando se tem três boas opções. Esperamos que o Brasil faça
escolha certa. Se formos os escolhidos, entre três grandes competidores, ficaremos muito orgulhosos”,
ponderou o rei, diplomaticamente, sem criticar os adversários do Gripen. O casal chega ao Brasil depois
de aceitar convite do presidente Lula, que os visitou em outubro passado, por ocasião da cúpula anual
entre Brasil e União Europeia (UE). Na ocasião, a Suécia exercia a presidência rotativa do bloco.
Autoridades do governo, entre eles o ministro do Comércio, integram a comitiva, que inclui numerosos
empresários. Na agenda, uma visita à Amazônia com o ministro Nelson Jobim. “Nós já conhecemos, mas
ele nos convidou. Quer mostrar a cooperação entre militares e índios, será interessante”, adiantou o rei.
“Não cabe a mim, como rei, tratar dessa questão, mas ficarei feliz se ajudar de alguma
forma”
Carl XVI Gustav, rei da Suécia
“O Brasil sabe da qualidade do que nós oferecemos e a Suécia sabe que a Embraer é
excelente”
Silvia, rainha da Suécia
A repórter viajou a convite do governo sueco




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36234 Mensagem por Marino » Qua Mar 10, 2010 10:53 am

Editado.




Editado pela última vez por Marino em Qua Mar 10, 2010 11:01 am, em um total de 1 vez.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
hbfontes
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:31 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36235 Mensagem por hbfontes » Qua Mar 10, 2010 10:59 am

Eh vai dar Gripen mesmo, eu o recebo de braços abertos e vocês?.




"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36236 Mensagem por Marino » Qua Mar 10, 2010 11:02 am

hbfontes escreveu:Eh vai dar Gripen mesmo, eu o recebo de braços abertos e vocês?.
Vc acha? :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55154
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36237 Mensagem por P44 » Qua Mar 10, 2010 11:30 am

os Reis são vendedores porta a porta tb???? :lol:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36238 Mensagem por DELTA22 » Qua Mar 10, 2010 11:34 am

Tá! Me engana que eu gosto... :roll: [082]
-----------------------------------------------------------------------
Caças: Boeing confirma oferta de pagamento de multa

WILSON TOSTA - Agencia Estado

RIO - Fabricante dos caças F-18 Super Hornet, que disputam a concorrência FX-2 para fornecer os novos caças de ataque da Força Aérea Brasileira (FAB), a Boeing Company, dos EUA, confirmou hoje que se ofereceu ao governo do Brasil para pagar uma multa pelo não-cumprimento de eventuais obrigações contratuais.

A empresa ressaltou, porém, que o oferecimento foi feito apenas como "demonstração de confiança", não por incerteza do cumprimento de qualquer item que venha a ser contratado. Em nota, a empresa afirmou ainda não acreditar que a FAB vá pedir a penalidade e fez um breve histórico de sua atuação na transferência de tecnologia. O maior temor do País é que, no futuro, o governo ou o Congresso americano vetem a cessão de itens tecnológicos aos brasileiros.

"A Boeing tem um registro excelente em seus programas de transferência de tecnologia no mundo. Já completamos mais de R$ 60 bilhões em programas de participação industrial, todos cumpridos integralmente antes ou dentro do prazo estipulado. É este histórico que faz a Boeing confiante de que executaremos todas as obrigações de transferência de tecnologia que fizemos no Brasil como parte da concorrência pelo programa FX-2. A Boeing não acredita que a FAB irá requerer uma penalidade financeira para obrigações não satisfeitas. No entanto, ofereceu a penalidade como demonstração de confiança, e não por incerteza do não cumprimento de qualquer obrigação", diz o texto.

A nota foi uma reação a declarações do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Na última sexta-feira, ele afirmou que a empresa oferecera, por carta, um seguro de 5% do valor da tecnologia a ser transferida (caso não ocorra a transferência) e disse que a oferta gerara no governo a percepção de que nem a Boeing tinha segurança sobre a possibilidade de transferência. Os americanos disputam a concorrência, de US$ 10 bilhões, contra o Rafale-C, da francesa Dassault - que tem a preferência do governo - e contra o Grippen NG, da sueca Saab.

Os EUA iniciaram recentemente uma ofensiva para tentar vencer a concorrência. O porta-aviões USS Carl Vinson, com Super Hornets a bordo, esteve no Rio. E vieram ao País autoridades americanas, como a secretária de Estado, Hillary Clinton, e o secretário de Comércio, Gary Locke.

http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 1834,0.htm




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36239 Mensagem por Túlio » Qua Mar 10, 2010 11:35 am

Senhores. algumas considerações:


:arrow: Tenho sérias dúvidas sobre alguma das equipes ter considerado INSUFICIENTE algum dos três caças da Short List em suas características técnicas e operacionais: eles não foram parar ali por acaso, creio. Reservas até poderiam haver em relação ao Gripen, eis que NÃO era o modelo oferecido e sim, salvo engano, o Demo. Mas, em sendo um D melhorado, queixa certamente não houve além de 'mas não é esse que estão oferecendo'. Deve voar e combater bem demais, nasceu de um caça feito para segurar Flanker e Fulcrum e isso estando em minoria, falar mal deste caça ou é zoação ou desconhecimento. Idem o Super Hornet, pode-se zoar como 'tortinho', 'super bug' & quetales mas convenhamos, seriam os índios da USN tão ingênuos que confiariam a defesa de um Nimitz apenas à Flak, por terem caças inconfiáveis/fracotes/meros carregadores de bombas? Brabo...

:arrow: Me parece já inquestionável que vá dar Rafale. Não é meu preferido (a ordem seria essa: Flanker > Gripen C/D > Super Hornet) mas é, como qualquer dos integrantes da lista original, um caça a ser respeitado. MUITO respeitado. Como integrante de um Sistema de Armas composto por GCI, AEW&C, BVRs & quetales, tenho certeza de que vai nos deixar muito melhor defendidos do que em qualquer outra época. Não lutamos mais à moda antiga, GCI (se disponível) + radar orgânico do caça, hoje nosso negócio é NCW, é a soma dos componentes que produz o resultado. Isso me fez enjoar de Super Trunfo. Nossa capacidade defensiva/ofensiva não pode mais ser considerada dependente apenas do caça. É trabalho de equipe...

:arrow: Comparações tipo "meu radar tem mais alcance e modos que o teu", "meu caça voa mais longe que o teu" e por aí vai, Vmax, razão de subida, raio de curva, taxa de giro instantâneo e pitch, kôzaz assim, têm um valor cada vez menor em NCW, mais do que nunca a guerra aérea de nossos dias não é mais do que um grande jogo de xadrez tridimensional, onde o gerenciador global da missão move suas 'peças' para 'comerem' as outras sem perdas, ou minimizando-as num nível que jamais tivemos. Lutamos hoje como gente grande, não como os garotos que éramos. Muito mal se fala do F-5 mas foi o modo pelo qual ingressamos no seleto grupo de quem luta no céu da forma mais eficiente e letal que existe. Mesmo de F-5 + AMX não temos rivais na AS, nem mesmo os Flankers da Venezuela: só ganham no Super Trunfo, na vida real o E99 os detectaria muito antes de eles poderem detectar os nossos aviões de combate, daí selecionaria e vetoraria nossos caças para atacarem por algum ponto 'cego' ao radar Russo e aí, meus amigos, não adianta ter R-77 e fazer Cobra e Bell, isso só funciona quando se sabe de onde vem o ataque. Aliás, tem que saber que há um ataque em andamento. É fato sabido que, ao contrário dos filmes que abundam por aí, a grande maioria dos aviadores abatidos em conflitos reais nem sabia que estava sob ataque. Ver primeiro (seja com os olhos humanos, seja com os 'olhos eletrônicos') e manobrar de acordo, em todos os tempos, sempre foi fator primordial para abater o inimigo. Caças Me-109 foram abatidos por míseros PZLs Poloneses apenas porque estes VIRAM primeiro e agiram como deveriam. No Super Trunfo dizer que um PZL poderia abater um Me-109 seria motivo de piada. Bueno, os pilotos Alemães abatidos não devem ter achado graça...

:arrow: Desenvolver junto, fazer sob licença: para mim o valor disso é interessante APENAS EM TEMPOS DE PAZ, em tempos de guerra (falo em termos de estarmos nos defendendo contra o inimigo que mais se tem visto por aí, uma Coalizão. Se a integrarmos e estivermos interessados em surrar alguém para que se preocupar com indústria? Estaremos mesmo a cabresto de uma grande potência que nos fornecerá a hora e a tempo tudo o que precisarmos. Vivemos isso na 2GM, lembram?) isso não interessa. A 1GM durou uns 4 anos, a 2GM uns 6, hoje em dia são uns 6 meses de preparação/desdobramento de forças, se tanto, e uns poucos dias ou no máximo semanas de hostilidades. É o que se tem visto. Assim, o que importa é o que se tem no momento da eclosão dos combates, que terão altíssima intensidade. Importa é se dominar o ciclo de manutenção das peças de maior atrito, fabricando-as. Em seis meses dá para fazer um belo estoque e a produção não pararia, mantendo as aeronaves não abatidas em perfeitas condições de cumprirem suas missões. Não vai dar tempo de fazer mais mil caças, sejam quais forem. Diria que, da maneira como eles são complexos, o tempo entre a primeira dobra de chapa e a entrega do avião pronto para combate excederia de muito o fim do conflito. E, num caso desses, alguém aí acredita que a EMBRAER não tomaria uma das primeiras chuvas de Tomahawks ou equivalentes? Não, são as fábricas menores, que fazem pneus, pastilhas de freio, palhetas de turbina, combustíveis, lubrificantes, fluidos, TRMs, armas, munições & quetales que terão que levar a guerra aérea nas costas, não a EMBRAER como fabricante de aviões. A chave para um conflito assim, na parte aérea, é a capacidade de MANUTENÇÃO das aeronaves e não a de sua FABRICAÇÃO...

É a minha opinião. 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36240 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 10, 2010 11:35 am

Se for isso mesmo, idem. :)
Mas acho que teus braços vão abraçar algo maior... :wink:




Responder