TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36211 Mensagem por Túlio » Ter Mar 09, 2010 11:55 pm

Kirk: tem que respeitar, te admiro de monte só pela capacidade de atacar, tomar chumbo, dar a volta e atacar por outro lado. Rei do flanqueamento, CONGRATZ!

Temo que estejas lutando por uma causa perdida mas respeito tua capacidade de afundar com todos os canhões atirando...

AO KIRK E AO LIMA: que horas são aí agora? Aqui são 23:55...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36212 Mensagem por Slip Junior » Ter Mar 09, 2010 11:55 pm

alcmartin escreveu:Aqui, para gente, claro que piorou claramente na transição DAC/ANAC. O que torço é que a "sobra" do pessoal Ex-DAC, Ex-SERAC, etc ,venha em beneficio da parte operativa da força.

(...)

De qualquer forma, o que tento passar para o pessoal é que pelo tempo que estive por lá, a honestidade e o senso de dever com a naçào é sempre o que nortea.
Ohhh comandante que a gente pode conversar muito sobre isso, hein?! (apesar de eu saber que eu tenho muito a ler do que a escrever no caso... nevertheless...) :mrgreen: Não estou falando que discordo de alguma coisa que esteja citado acima, apenas que existem certas coisas que quando são colocadas como "preto e branco" podem passar uma noção (especialmente para aqueles menos familiarizados com o tema) bastante diferente da realidade que como sabemos é composto principalmente por diversos tons de cinza... Não vou me alongar para não acabar sequestrando o tópico (se bem que isso seja impossível em um tópico com tantas páginas) mas na hora que quiser discutir um pouco mais sobre o tema, sinta-se a vontade. :wink:

Obs.: da conversa sobre militarização/desmilitarização de ATC, eu quero distância! Dessa história, quanto mais eu leio, com mais dúvidas, eu fico...

Abraços




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36213 Mensagem por kirk » Qua Mar 10, 2010 12:00 am

Túlio escreveu:Kirk: tem que respeitar, te admiro de monte só pela capacidade de atacar, tomar chumbo, dar a volta e atacar por outro lado. Rei do flanqueamento, CONGRATZ!

Temo que estejas lutando por uma causa perdida mas respeito tua capacidade de afundar com todos os canhões atirando...

AO KIRK E AO LIMA: que horas são aí agora? Aqui são 23:55...
Gracias ... Túlio ... 23:59Hs ... sou brazuca, não desisto nunca ... o jogo só acaba quando termina .... :P

Grande abraço
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36214 Mensagem por alcmartin » Qua Mar 10, 2010 12:01 am

Aiaia, Slip... :mrgreen: Eu estava com medo que lesse a mensagem e teria que explicar direitinho... :mrgreen: mas tem razão: o objetivo meu não foi desmerecer o trabalho que tem sido feito, mas tào somente o "lado político"(chefia) da coisa.
Quanto a desmilitarização, deixa quieto... :mrgreen:

Abs!!!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36215 Mensagem por Túlio » Qua Mar 10, 2010 12:05 am

Desmilitarização: sou CONTRA! Não sou puxa-saco de fardado (aliás, uso farda também), mesmo tendo excelentes amigos no time, uns virtuais, outros reais mas acho besteira mexer em algo que sempre deu certo por causa de IDEOLOGICE ou seja lá o que for, POWS!!!




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36216 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mar 10, 2010 12:21 am

Muito bom. Ótimos posts.

Marino, conta logo o que os pilotos falaram pro NJ???

Você é o segundo que diz isso, mas ainda não sei os detalhes... :twisted:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36217 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 10, 2010 12:32 am

Ufa, cheguei até aqui afinal! :D
Ótimos posts, tantos em tão pouco tempo.

Mas eu tenho uma questão que me atormentou no trem de volta prá casa hoje à noite.

Quanto custa, o que gera de economia ou despesa o poder de dissuasão de um vetor?
Quanto se economiza ao evitar uma guerra por se ter uma força realmente capaz de inflingir danos ao inimigo de tal monta, que este desista antes mesmo de tentar?
O quanto mais dissuade um vetor se o operador tem completo domínio e autonomia sobre esse vetor e suas armas?

Muito mal exemplificando, apenas como caso, ou case, como gostam os azuis:

- Quanto o Chile dissuade com seus reluzentes F-16?
- Contra quem?

Num absurdo e impossível caso de guerra entre Brasil e Chile, o país andino poderia usar estes ótimos caças e suas armas contra nós?
Os EUA abririam mão da 5º economia do planeta e maior potência da região, o PIB que se somarmos todos os vizinhos, ainda é maior; uma das maiores reservas de petróleo do mundo, pelo Chile?

É uma hipótese, mas que guarda reais paralelos com o mundo em que vivemos e que nosso governo enxerga, a ver a END posturas mais recentes, como uma das possibilidades concretas.

Agora, um paralelo.

Armas nucleares são caríssimas, mas o que elas entregam em poder de dissuasão valem à pena?
O quanto saiu mais caro ao Iraque ter o país destruído e suas riquezas apossadas por extrangeiros, do que terminar umas ogivas nucleares? Cinco, por exemplo...

Quanto a Coréia do Norte está economizando por ter testado um traque de 0,5 Kt?

Óbvio que não estamos tratando de armas nucleares no nosso caso, mas serve como exemplo do que realmente representam para o país os caças e outros vetores até mais importantes, como o SSN, em termos de dissuasão.

O quanto a MB economizará ao Brasil por saberem que nossos SSNs vão poder caçar qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer hora????
Nenhuma marinha do mundo poderá navegar tranquila, nem na saída dos seus portos, no seu próprio mar territorial.

Olhando por esse prima, um SSN é caro ou uma pechincha?

Agora, vamos trazer esse raciocínio para o FX-2 e, de posse desta visão mais ampliada, avaliar o quanto custará realmente cada vetor.
Tenho certeza que o barato sairá caro. :wink:

Flush, please!
Descarga, por favor !!!!! :mrgreen:

PS: Aos amigos portugueses, meus sinceros abraços e cumprimentos!!!!! :)




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36218 Mensagem por PRick » Qua Mar 10, 2010 12:56 am

kirk escreveu:
PRick escreveu: Isso não é propaganda, gera compromisso, afinal, a proposta tem que ser igual a promessa. O NJ é um dos melhores juristas do país, tem completa capacidade de análise.

Porém, a proposta dos EUA ou promessas ou propagandas não fala isso, diz ToT necessárias. E o Suecos não podem prometer isso, porque tem ToT dos EUA.

[]´s
Wolfgang escreveu:Caraca, tem gente com falta de neurônioo aqui. Existe uma absoluta diferença nas três propostas entre o que se propõe e o que se vai fazer. Ninguém é trouxa.
Há de se analisar com um pouco mais de perspicácia, os gauleses prometem ToT "irrestrita" só não mencionam para QUANDO ... na proposta (segundo entrevista dos próprios franceses) isso ocorrerá após a 37ª célula, refiro-me ao último BAFO oficial (out/2009) após essa data alteraram um pouco o discurso com 6 fabricados e montados na França e a partir da 7ª célula passam a transferir (a conta gotas) até chegar a 50% na 36ª célula ... se o Brasil quizer ir além disso TUDO será transferido ... ou seja daqui a 8/10 anos "poderemos" estar aptos a fabricar 50% do Rafale ... que 50% é esse? Certamente não será da tecno sensível ...

Acham isso pelo menos "parecido" com os folders da propaganda ? ... não né? ... então ...

Sds
kirk
Kirk,

Isso não é ToT, você está falando de montagem local e índice de nacionalização, a ToT´s ou tecnologias a serem repassadas podem até não ter haver diretamente com o caça do FX-2.

[]´s




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36219 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Qua Mar 10, 2010 1:11 am

Apesar do início, o dia termina proveitoso para todos. Parabéns e obrigado a todos que brilhantemente fazem o DB.

Moderação...[100]

Uma boa noite e um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36220 Mensagem por Enlil » Qua Mar 10, 2010 1:35 am

Bender, orestespf, Thor, cb_lima, alcmartin [009] parabéns, excelentes posts [100]. Wolfgang, obrigado por não atrapalhar :mrgreen:

Um [] a todos, sigo Imagem...




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36221 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 10, 2010 3:04 am

Túlio escreveu:Kirk: tem que respeitar, te admiro de monte só pela capacidade de atacar, tomar chumbo, dar a volta e atacar por outro lado. Rei do flanqueamento, CONGRATZ!

Temo que estejas lutando por uma causa perdida mas respeito tua capacidade de afundar com todos os canhões atirando...

AO KIRK E AO LIMA: que horas são aí agora? Aqui são 23:55...
No momento do seu post eram 18:55 :)

Sai para jantar e cheguei agora :)

[]s e excelentes posts!
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36222 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Mar 10, 2010 6:42 am

O DIA 09/03/2010 DEVERIA VIRAR O DIA DA POSTAGEM DE QUALIDADE, PELAS AULAS QUE TIVEMOS DE TANTOS MESTRES AQUI. DÁ ORGULHO PARTICIPAR E APRENDER NO DB!

DESCULPEM O "GRITO", MAS É DE GRATA SATISFAÇÃO!

PARABÉNS E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!




Avatar do usuário
pauloguita
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 7:21 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36223 Mensagem por pauloguita » Qua Mar 10, 2010 7:08 am

Até onde eu sei, cada piloto voou um caça diferente. Os pilotos enviados para testar os caças, não voaram todos os caças.
Então não entendo como eles podem tirar conclusões, e nem o NJ, pois se cada piloto pilotou somente um dos caças, o que ele pode dizer dos outros dois caças.
Este negocio de o NJ ouvir os pilotos de testes, não faz muito sentido não.
Estou enganado?

Abraços




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36224 Mensagem por Booz » Qua Mar 10, 2010 7:13 am

Caro Rodrigo, coaduno-me com você com insistência.
O DB reitera com brilhantismo a máxima dos bons vinhos, quanto mais o tempo passa mais qualidade e alma.
Ainda bem que os fugazes abalos, que se acometem vez ou outra, não logram ofuscar o brilho desta plêiade de patriotas esclarecidos.
Por eles, os que nos dão o prazer da leitura, estamos todos de parabéns.
[009]




Imagem
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36225 Mensagem por Booz » Qua Mar 10, 2010 7:19 am

pauloguita escreveu:Até onde eu sei, cada piloto voou um caça diferente. Os pilotos enviados para testar os caças, não voaram todos os caças.
Então não entendo como eles podem tirar conclusões, e nem o NJ, pois se cada piloto pilotou somente um dos caças, o que ele pode dizer dos outros dois caças.
Este negocio de o NJ ouvir os pilotos de testes, não faz muito sentido não.
Estou enganado?

Abraços

Sem dúvida há lógica em sua ilação, caro Paulo.
Fica difícil dissociar o "gosto" pessoal quando se faz uma avaliação, einda que esta seja eminentemente técnica. Pior situação fica quem irá colher das opiniões, pois terá a julgar somente uma fonte para determinado equipamento.
Realmente o ideal seria que dois ou mais realizassem os testes, daí seriam cruzados os dados e aqueles constantes na documentação técnica.
Penso, no entanto, que deve ter havido um contorno a ser desviar da tendência natural em ser ter uma opinião cooptada pelo gosto pessoal.




Imagem
Responder