TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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orestespf
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36196 Mensagem por orestespf » Ter Mar 09, 2010 10:50 pm

Skyway escreveu:Um piloto de A-1 passou um tempo no CECOMSAER enquanto esperava um simulador de Legacy...foi quando recebi o melhor tratamento da FAB. Alem do cara ser super gente boa, ele compreendeu perfeitamente o que nós queríamos e nos deu total apoio em tudo.

Agora...sobre o que o Orestes falou no fim do post dele, infelizmente é verdade...e tem um caso na BACG assim...o jovem serve lá, é responsável pela limpeza do prédio principal, e volta e meia a mãe do rapaz pergunta para o comandante quando o filho dela vai ser piloto.

Quando o próprio comandante nos contou isso, confesso que fiquei com um nó gigante na garganta.
Contaram o mesmo caso pra gente, Leonardo, estou convencido disso (agora). :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abração!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36197 Mensagem por GDA_Fear » Ter Mar 09, 2010 10:54 pm

PRick escreveu:
kirk escreveu:

Alguém ... algum dia ... tenho esperança ... que "algum iluminado" vai conseguir lhe explicar a diferença abissal entre um PROPAGANDA e uma PROPOSTA !!!

Tenho fé !

Sds
kirk
Isso não é propaganda, gera compromisso, afinal, a proposta tem que ser igual a promessa. O NJ é um dos melhores juristas do país, tem completa capacidade de análise.

Porém, a proposta dos EUA ou promessas ou propagandas não fala isso, diz ToT necessárias. E o Suecos não podem prometer isso, porque tem ToT dos EUA.

[]´s

Neste irrestrita não adianta nos transferir coisas que sabemos, aí fica só no enrolation, agora se o necessárias forem tecnologias que não dominamos o necessárias acaba se tornando mais atraente, não to dizendo que é o caso pois eu, nem vc, nem nínguem deste forúm sabe do conteúdo, item por item das propostas. :wink:




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36198 Mensagem por Bender » Ter Mar 09, 2010 10:55 pm

Thor escreveu:A turma extrapolou na qualidade dos posts recentes e perdi minha capacidade de tecer comentários sobre a Força Aérea, uma que eu não conhecia.
O que eu penso é que a "Aeronáutica" possui muitos ramos de atividades, importantes, e enquanto ninguém adquire competência técnica, e até mesmo moral, para assumir essas atividades extras, para o bem do Brasil é melhor que fique a cargo do COMAER.
Nunca tinha ouvido essa estória de engenheiros, nem parado para pensar sobre o assunto. Sempre vi a FAB com seus grandes comandos, cada qual com sua necessidade, todos trabalhando para que o Brasil seja atendido em todas as áreas de atuação da Aeronáutica.
Alguns podem até achar que é simples, mas acabar com sistemas que nasceram assim é muito difícil.
Quem me dera que tivessemos alguma organização honesta capaz de assumir todo o controle do espaço aéreo civil, por exemplo, sem greves, sem corrupção. Se tivéssemos incentivo para que a indústria desenvolvesse sozinha armamentos e sistemas militares. Que nossos políticos tivessem a ombridade de reconhecer que o GTE não deveria ser a prioridade número 01 de uma FA, em detrimento dos Esquadrões de caça.
Se todo o efetivo e recursos fossem voltados unicamente para o emprego operacional, poderíamos até pensar como os americanos e sair em busca de aventuras militares...
Mas uma coisa é certa, basta a necessidade surgir que mudanças de prioridades ocorrerão. A FAB tem uma capacidade extraordinária, guardadas as devidas proporções, em vários campos. Basta fazermos um retrospecto para nos lembrarmos de destaques em várias áreas graças a boa atuação da FAB.
Abraços
Acrescentou mais uma porção de valôr ao debate,veja quantas questões relevantes trouxe a mesa,são muitas e suas implicações maiores ainda em um momento em que tudo se coloca em cheque,tudo é reavaliado,o presente é julgado em busca do futuro,em que novas "maneiras" de operar e agir e integrar são propostas, para as treis forças militares.

Quais ramos deverão efetivamente ficar sob o contrôle da força aérea e quais deverão simplesmente contar com seu olho atento e supervisão?

Qual serão as prioridades da FAB e como ela será daqui a dez anos? Que fardos exclusivos e patrioticamente carregados poderão ser deixados no caminho, para que os civis os conduzam em pról de que ela se fóque prioritariamente na sua função primária da defesa aérea e de prover mobilidade das treis forças?

Será simples abrir mão ou transferir atribuições que nâo tem haver diretamente as questões de combate, que traz com ela desde sempre?

Serão questões complexas para serem avaliadas e efetivadas,e já se mostram hoje politicamente delicadas,mas sem dúvida terão que ocorrer,pelo bem da própria força.

Qual serão os caminhos e a formatação futura dos centros de excelência tecnológica da aeronáutica frente ao impacto das compras e transferências tecnológicas que se avisinham,que nivel de maior de integração e responsabilidades poderá ser alcançado junto a iniciativa privada,além do eixo de SJC,extrapolando para os centros de excelência e inteligência em universidades existentes em todo territótio nacional,para o fomento mais amplo possível destes conhecimentos preciosos,pelo país.

A transferência de atribuições do contrôle do espaço aéreo no que concerne aos vôos civis,conseguirá ser transferido ou privatizado? Isto é viável ou possível? Outros países provam que sim,aqui será?

Serão possiveis operações de asa fixa por parte da Marinha do Brasil,partindo de terra em áreas litorâneas adjacentes as bases navais e seus complexos operacionais,como se dará a integração com a FAB dessas operações e as atribuições pertinentes a elas?

Qual o tamanho a tipificação e a real necessidade da força de helicópteros para um país do tamanho do Brasil?É gigantesca e portanto estamos muito aquem do minimo,tratá-se de outro desafio insano.

Qual será o futuro das caronas a políticos? Culpa da FAB? Sabemos que não,de onde virá a racionalização deste tipo de "operação cívil" da força aérea,para que fique restrito exclusivamente aos cargos dos altos mandatários e aqueles relacionados a defesa e integração nacional?Este é um daqueles óbices intransponíveis?

Essa proximidade com o poder gerada por estes beneficios perenes sempre a mão dos políticos,na minha opinião é uma coisa nociva e que tem que ser extirpada para o bem da força aérea.

Os políticos e seus apaniguados terão vergonha na cara,e aceitarão abrir mão da "passagem" livre?

Qual será o impacto doutrinário e operacional de operar caças de ponta depois de tantos anos?

Como isso se refletirá,na formação futura dos cadetes?

Mais uma lembrança!seria possível imaginar por parte da Fab,a transferência da atribuição da patrulha maritima,para a Marinha do Brasil? A quem na minha opinião cabe este tipo de missão?

São muitas questões e possivelmente não lembrei de todas.

Não tenho dúvidas,que iniciamos um período de mudanças e transição,não existem milagres imediatos,muitas questões demandarão tempo e paciência,mas a capacidade da força aérea é comprovadamente notável,que este momento que se descortina,possa trazer a reflexão e o planejamento profissional,para que a força aérea seja,mais do que tudo principalmente o que ela tem que ser,guerreira e aquela que transporta em suas asas todos os guerreiros de todas as treis forças para onde for necessário e preciso.

Eu tenho certeza,que não possuo capacidade sufciente para avaliar e vislumbrar o que terá e poderá ser feito,dado o tamanho da empreitada,mas confio que muitas e valorosas cabeças na força aérea e fora dela terão sdq esta capacidade de pensar e realizar,resta acreditarmos que a classe política tenha realmente despertado de seu egoismo e provenha de forma garantida em lei,definitivamente recursos necessários para que as FAs,possam cumprir suas missões.

Abraços.




Editado pela última vez por Bender em Ter Mar 09, 2010 11:10 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36199 Mensagem por Skyway » Ter Mar 09, 2010 10:56 pm

Thor escreveu:
Skyway escreveu:Um piloto de A-1 passou um tempo no CECOMSAER enquanto esperava um simulador de Legacy...foi quando recebi o melhor tratamento da FAB. Alem do cara ser super gente boa, ele compreendeu perfeitamente o que nós queríamos e nos deu total apoio em tudo.

Agora...sobre o que o Orestes falou no fim do post dele, infelizmente é verdade...e tem um caso na BACG assim...o jovem serve lá, é responsável pela limpeza do prédio principal, e volta e meia a mãe do rapaz pergunta para o comandante quando o filho dela vai ser piloto.

Quando o próprio comandante nos contou isso, confesso que fiquei com um nó gigante na garganta.
Eu sei de vários casos assim, pois normalmente nossos pais tendem a fantasiar sobre o que fazemos. Lembro-me logo que comecei a trabalhar, precisar dar uma duras na minha mãe para ela parar de "pagar mistério" sobre o que eu fazia. Na visão dela eu era quase um super-herói, e o pior é que contava para todo mundo, quem quer que seja. Agora imagine vindo de pessoas humildes que não tem acesso, por vezes, a informação.
Não entendi direito sobre o seu encontro com alguém do CECOMSAER, mas é comum alguns pilotos servirem lá. Já tivemos comandantes de esquadrões de caça, pilotos das mais variadas aviações, da esquadrilha da fumaça, etc. Aliás existe até uma especialização de alguns para comunicação social em combate, guerra psicológica, etc... Isso costuma ser exercitado em operações, em ambiente interno normalmente.
Abraços
Foi o representante do CECOMSAER na RAT 09. Abriu todas as portas da operação para nós, excelente tratamento.

Juro que seria uma maravilha se a FAB sempre tratasse nós, repórteres, do jeito que ele nos tratou.

Um abraço!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36200 Mensagem por Skyway » Ter Mar 09, 2010 10:57 pm

orestespf escreveu:
Skyway escreveu:Um piloto de A-1 passou um tempo no CECOMSAER enquanto esperava um simulador de Legacy...foi quando recebi o melhor tratamento da FAB. Alem do cara ser super gente boa, ele compreendeu perfeitamente o que nós queríamos e nos deu total apoio em tudo.

Agora...sobre o que o Orestes falou no fim do post dele, infelizmente é verdade...e tem um caso na BACG assim...o jovem serve lá, é responsável pela limpeza do prédio principal, e volta e meia a mãe do rapaz pergunta para o comandante quando o filho dela vai ser piloto.

Quando o próprio comandante nos contou isso, confesso que fiquei com um nó gigante na garganta.
Contaram o mesmo caso pra gente, Leonardo, estou convencido disso (agora). :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abração!!!
Pois é, muito triste isso... queria que fosse boato, mas... :?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36201 Mensagem por soultrain » Ter Mar 09, 2010 11:01 pm

Thor,

Talvez por estar de fora, percebo que não há opostos aqui, simplesmente estão a falar de coisas diferentes.

A FAB é primeiro mundo em muita coisa, menos na sua vertente de combate. O que eu julgo quererem dizer, tomando o exemplo da Embraer, é que foi um feito fantástico, de uma visão sem limites, mas naquele tempo.

Naquele tempo era necessário a FAB ter esse comportamento, ser o driver nos mercados que competem aos civis, agora o tempo é outro, a FAB precisa orientar, ajudar, mas já não pode ser quem faz.

Repare, a Embraer, entre outros, é um caso de sucesso, porque outra coisa qualquer seria tomada por corruptos e salafrários?

Se para manter o GTE, é necessário sacrificar a força de combate, eu pergunto-lhe: Que raio de força de combate a FAB tem, que se equipara em custo a meia dúzia de aeronaves civis?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36202 Mensagem por Thor » Ter Mar 09, 2010 11:05 pm

orestespf escreveu:Thor, penso (eu) assim, não tem que mudar nada (na FAB), apenas é razoável que se tire esta ideia que existem várias FABs, é preciso mostrar que tudo isso que ela (FAB) faz é "uno", não deve haver dúvida sobre o que a FAB é de fato (papel, missão, ações, etc.). Enquanto houver várias FABs haverá espaço para muita bobagem sendo dita por aí.

Porém, se me permite, esta parte que destaco abaixo, foi infeliz de sua parte:
Mas quanto a Comunicação, talvez pudesse ser melhor explorada. Quem sabe se nós tirássemos uns 20 oficiais aviadores dos esquadrões operacionais e colocássemos no CECOMSAER o serviço seria melhor desempenhado.
Precisa tirar algum oficial aviador de sua função ou a FAB precisa saber como terceirizar serviços? Se não terceiriza, então não confia, daí... Não sei responder, não tenho solução, mas daí tirar oficial-aviador para o CECOMSAER... Dá no que tem dado: nada! (Queria usar outro termo, mas seria feio e não diria nada mais do que disse).

Entendo as propagandas usando meios de combate para divulgar dada Força, mas não falo de propaga televisionada apenas, falo no geral. Por exemplo, o site da FAB continua com a mesma "propaganda"... Divulgar o papel de uma dada Força é uma coisa, mostrar algo inacessível (ao cidadão comum) é outra coisa. Sei que me entende... Não reclamo do que temos (a divulgação), apenas acho que é possível aprimorar e modernizar a coisa.


Abração!!!
Você deve ter percebido que tenho esse defeito, de exagerar alguma coisa para que possamos abrir os olhos para algum problema, e peco por usar ironia para reforçar idéia.
Mas contratação de pessoal não é tão simples, o TCU libera raríssimas exceções. Você não tem idéia como tem organizações fazendo química para poder contratar especialistas para suprir suas necessidades e que por vezes chegam a comprometer o dia-a-dia se não deixam renovar um contrato, por exemplo.
Se dissermos que o CECOMSAER é primordial, temos que colocar oficiais de carreira lá, que nasceu nos berços da FAB e que tem um compromisso com a mesma. É claro que oficiais temporários ajudam e muito, mas será que são eles teriam condições de conhecer a FAB e ditar a politica de Com Social com apenas 1 ou 2 anos de serviço.
Já vi até gente falando do jornalista que tem lá naquele órgão. Eu sei que ele é muito gente boa e tem ótimas idéias, mas é muito diferente conversar de força aérea com um aviador, que já lançou bombas, voou em missões de risco e trabalha lá agora nessa função. Um completa o outro, certamente.
Abraços




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36203 Mensagem por alcmartin » Ter Mar 09, 2010 11:06 pm

Thor escreveu:A turma extrapolou na qualidade dos posts recentes e perdi minha capacidade de tecer comentários sobre a Força Aérea, uma que eu não conhecia.
O que eu penso é que a "Aeronáutica" possui muitos ramos de atividades, importantes, e enquanto ninguém adquire competência técnica, e até mesmo moral, para assumir essas atividades extras, para o bem do Brasil é melhor que fique a cargo do COMAER.
Nunca tinha ouvido essa estória de engenheiros, nem parado para pensar sobre o assunto. Sempre vi a FAB com seus grandes comandos, cada qual com sua necessidade, todos trabalhando para que o Brasil seja atendido em todas as áreas de atuação da Aeronáutica.
Alguns podem até achar que é simples, mas acabar com sistemas que nasceram assim é muito difícil.
Quem me dera que tivessemos alguma organização honesta capaz de assumir todo o controle do espaço aéreo civil, por exemplo, sem greves, sem corrupção. Se tivéssemos incentivo para que a indústria desenvolvesse sozinha armamentos e sistemas militares. Que nossos políticos tivessem a ombridade de reconhecer que o GTE não deveria ser a prioridade número 01 de uma FA, em detrimento dos Esquadrões de caça.
Se todo o efetivo e recursos fossem voltados unicamente para o emprego operacional, poderíamos até pensar como os americanos e sair em busca de aventuras militares...
Mas uma coisa é certa, basta a necessidade surgir que mudanças de prioridades ocorrerão. A FAB tem uma capacidade extraordinária, guardadas as devidas proporções, em vários campos. Basta fazermos um retrospecto para nos lembrarmos de destaques em várias áreas graças a boa atuação da FAB.
Abraços
Tá pensando o que, ala? O povo daqui não é mole, nào... :twisted: :mrgreen:
Mas, falando sério, de vez em quando sai uns assuntos em que o pessoal tende a comparar aqui ao que acontece lá fora e só remexendo na historia para entender a força.
Outras vezes temo que só aprendendo pelo pior jeito. Sobretudo no que falou sobre a seriedade de determinado setores.O caso da aviaçào civil é um exemplo. MINHA opinião é que apesar da força perder, aparentemente, espaço no curto prazo, a longo prazo, ela ganha. Porque justamente ela sai do balaio de gatos e os políticos, avidos pelo $$, voam em cima, mas na hora do pepino correm do pau... :evil: Então, deixa greve, literalmente, FOD...!! :twisted:

Aqui, para gente, claro que piorou claramente na transição DAC/ANAC. O que torço é que a "sobra" do pessoal Ex-DAC, Ex-SERAC, etc ,venha em beneficio da parte operativa da força. Mas, cá entre nós, ela podia botar a boca no mundo, cobrar mesmo. A INFRAERO, p.ex., cobra taxas de uso de radio auxilo de todas empresas. Que ela absorveu da antiga TASA. O galho é que a maioria desses auxilios não funciona!!! :shock: :evil: O que toca mesmo o controle ATC são os auxilios da DEPV, de grátis, by FAB... :? :evil: :evil:

De qualquer forma, o que tento passar para o pessoal é que pelo tempo que estive por lá, a honestidade e o senso de dever com a naçào é sempre o que nortea.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36204 Mensagem por Thor » Ter Mar 09, 2010 11:17 pm

soultrain escreveu:Thor,

Talvez por estar de fora, percebo que não há opostos aqui, simplesmente estão a falar de coisas diferentes.

A FAB é primeiro mundo em muita coisa, menos na sua vertente de combate. O que eu julgo quererem dizer, tomando o exemplo da Embraer, é que foi um feito fantástico, de uma visão sem limites, mas naquele tempo.

Naquele tempo era necessário a FAB ter esse comportamento, ser o driver nos mercados que competem aos civis, agora o tempo é outro, a FAB precisa orientar, ajudar, mas já não pode ser quem faz.

Repare, a Embraer, entre outros, é um caso de sucesso, porque outra coisa qualquer seria tomada por corruptos e salafrários?

Se para manter o GTE, é necessário sacrificar a força de combate, eu pergunto-lhe: Que raio de força de combate a FAB tem, que se equipara em custo a meia dúzia de aeronaves civis?

[[]]'s
Soultrain, sem querer desmerecer, mas tem coisas que só quem vive no Brasil sabe. E sobre o GTE não são meia dúzia de aeronaves. Só nos últimos 3-4 anos já receberam uma meia dúzia de Legacy, no mais alto estilo (interior refinado de madeira, satcom, internet, luxo puro); 2 helicópteros EC-735 (ou algo do genero), 1 super puma VIP, 2 Embraer 190 todo modificado ao gosto do nosso cmt supremo, 1 Airbus com tudo o que há de mais luxuoso e moderno, e já estão na lista mais alguns Phenom. Quanto a corrupção, venha passar uma temporada de uns 3 meses e verá algumas coisas que o povo brasileiro até já se acostumou e nem liga mais.
Abraços




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36205 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mar 09, 2010 11:26 pm

alcmartin escreveu:
Thor escreveu:A turma extrapolou na qualidade dos posts recentes e perdi minha capacidade de tecer comentários sobre a Força Aérea, uma que eu não conhecia.
O que eu penso é que a "Aeronáutica" possui muitos ramos de atividades, importantes, e enquanto ninguém adquire competência técnica, e até mesmo moral, para assumir essas atividades extras, para o bem do Brasil é melhor que fique a cargo do COMAER.
Nunca tinha ouvido essa estória de engenheiros, nem parado para pensar sobre o assunto. Sempre vi a FAB com seus grandes comandos, cada qual com sua necessidade, todos trabalhando para que o Brasil seja atendido em todas as áreas de atuação da Aeronáutica.
Alguns podem até achar que é simples, mas acabar com sistemas que nasceram assim é muito difícil.
Quem me dera que tivessemos alguma organização honesta capaz de assumir todo o controle do espaço aéreo civil, por exemplo, sem greves, sem corrupção. Se tivéssemos incentivo para que a indústria desenvolvesse sozinha armamentos e sistemas militares. Que nossos políticos tivessem a ombridade de reconhecer que o GTE não deveria ser a prioridade número 01 de uma FA, em detrimento dos Esquadrões de caça.
Se todo o efetivo e recursos fossem voltados unicamente para o emprego operacional, poderíamos até pensar como os americanos e sair em busca de aventuras militares...
Mas uma coisa é certa, basta a necessidade surgir que mudanças de prioridades ocorrerão. A FAB tem uma capacidade extraordinária, guardadas as devidas proporções, em vários campos. Basta fazermos um retrospecto para nos lembrarmos de destaques em várias áreas graças a boa atuação da FAB.
Abraços
Tá pensando o que, ala? O povo daqui não é mole, nào... :twisted: :mrgreen:
Mas, falando sério, de vez em quando sai uns assuntos em que o pessoal tende a comparar aqui ao que acontece lá fora e só remexendo na historia para entender a força.
Outras vezes temo que só aprendendo pelo pior jeito. Sobretudo no que falou sobre a seriedade de determinado setores.O caso da aviaçào civil é um exemplo. MINHA opinião é que apesar da força perder, aparentemente, espaço no curto prazo, a longo prazo, ela ganha. Porque justamente ela sai do balaio de gatos e os políticos, avidos pelo $$, voam em cima, mas na hora do pepino correm do pau... :evil: Então, deixa greve, literalmente, FOD...!! :twisted:

Aqui, para gente, claro que piorou claramente na transição DAC/ANAC. O que torço é que a "sobra" do pessoal Ex-DAC, Ex-SERAC, etc ,venha em beneficio da parte operativa da força. Mas, cá entre nós, ela podia botar a boca no mundo, cobrar mesmo. A INFRAERO, p.ex., cobra taxas de uso de radio auxilo de todas empresas. Que ela absorveu da antiga TASA. O galho é que a maioria desses auxilios não funciona!!! :shock: :evil: O que toca mesmo o controle ATC são os auxilios da DEPV, de grátis, by FAB... :? :evil: :evil:

De qualquer forma, o que tento passar para o pessoal é que pelo tempo que estive por lá, a honestidade e o senso de dever com a naçào é sempre o que nortea.

Abração!
Poxa comandante, essa história dos rádio-auxílios da antiga TASA é verdadeira então? :? :? :? :? :shock: :evil:

Ouvi isso em 1995 acredito... [005] :shock: :? :? :? :?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36206 Mensagem por alcmartin » Ter Mar 09, 2010 11:31 pm

Nominalmente, mestre: VOR Bonsucesso, de Guarulhos; VOR Santana de Congonhas...só para ficar na "pequena" terminal SP...que dá pouco movimento. E $$... :shock: :evil: Desde que tenho CHT(habilitação), nunca vi funcionar...

AbS!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36207 Mensagem por Slip Junior » Ter Mar 09, 2010 11:45 pm

Marino, me desculpe, mas eu simplesmente discordo fortemente daquela mensagem sua tão comentada nas últimas mensagens.

Você deu a entender que os pilotos de ensaios em vôo, em conversa com o NJ, teriam afirmado que um determinado caça teria um desempenho superior aos demais. Desculpe, mas pela vivência que tenho com esse pessoal (que certamente não é muita, mas quando lidamos com pessoal dessa qualidade, é certamente marcante), eu tenho fortes motivos para não acreditar nessa sua afirmação.

A dinâmica do vôo é igual para todos (não importa o país, o piloto ou a pintura) e isso sempre me pareceu um sentimento muito forte entre esse pessoal ao ponto de nunca ter ouvido um piloto desses falar em aeronave A ser melhor que B (até mesmo me parece ser uma questão ética própria dos mesmos), mas sim em avaliar as características definidas pela própria relação estabelecida no projeto de cada uma.

Não quero fazer um texto longo sobre isso e espero que meu ponto já esteja suficientemente claro com essas poucas linhas; apenas quero dizer que, apesar de admitir poder estar errado, vejo com grandes ressalvas tal afirmação e inclusive tenho impressão que esse assunto já foi abordado por um de forista piloto em uma mensagem anterior.

Já sobre a outra afirmação sobre a relação de poder dos engenheiros na FAB, eu não conheço tão bem a história da FAB para falar com qualquer propriedade maior sobre o tema e o que eu falo a seguir fica apenas para registro, mas se quiser eu posso falar sobre a relação profissional que noto nos dias atuais entre essas "espécies humanas" (rs!) e pelo menos a impressão que eu tenho é muito melhor do que a você passou na sua mensagem.

Talvez tenhamos evoluídos ou talvez haja certo exagero nos relatos do passado; de qualquer forma, pela minha pouca vivência entre esses dois mundos (dos engenheiros e dos pilotos), tenha uma impressão muito diferente da sua.


Abraço

Obs.: Esse é um tópico que perdeu muito de meu interesse nos últimos tempos por se tornado mais um concurso de ironias, discursos com pouquissímo conteúdo e deboches do que um espaço para discussão séria, mas como existem algumas poucas pessoas que ainda fazem valer a pena, de vez em quando, eu dou uma "foleada" por essas páginas.

Como o Marino é um dos membros desse fórum que eu realmente considero que tenta agregar conteúdo e dinâmica saudável ao tópico (juntamente, especialmente, ao Thor e ao alcmartin) e que, portanto, tenho um grande respeito, escreveu uma mensagem a qual acredito possa tentar esclarecer algumas coisas, resolvi escrever uma tréplica aqui.




kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36208 Mensagem por kirk » Ter Mar 09, 2010 11:47 pm

PRick escreveu:
kirk escreveu:

Alguém ... algum dia ... tenho esperança ... que "algum iluminado" vai conseguir lhe explicar a diferença abissal entre um PROPAGANDA e uma PROPOSTA !!!

Tenho fé !

Sds
kirk
Isso não é propaganda, gera compromisso, afinal, a proposta tem que ser igual a promessa. O NJ é um dos melhores juristas do país, tem completa capacidade de análise.

Porém, a proposta dos EUA ou promessas ou propagandas não fala isso, diz ToT necessárias. E o Suecos não podem prometer isso, porque tem ToT dos EUA.

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Wolfgang escreveu:Caraca, tem gente com falta de neurônioo aqui. Existe uma absoluta diferença nas três propostas entre o que se propõe e o que se vai fazer. Ninguém é trouxa.
Há de se analisar com um pouco mais de perspicácia, os gauleses prometem ToT "irrestrita" só não mencionam para QUANDO ... na proposta (segundo entrevista dos próprios franceses) isso ocorrerá após a 37ª célula, refiro-me ao último BAFO oficial (out/2009) após essa data alteraram um pouco o discurso com 6 fabricados e montados na França e a partir da 7ª célula passam a transferir (a conta gotas) até chegar a 50% na 36ª célula ... se o Brasil quizer ir além disso TUDO será transferido ... ou seja daqui a 8/10 anos "poderemos" estar aptos a fabricar 50% do Rafale ... que 50% é esse? Certamente não será da tecno sensível ...

Acham isso pelo menos "parecido" com os folders da propaganda ? ... não né? ... então ...

Sds
kirk




Editado pela última vez por kirk em Ter Mar 09, 2010 11:56 pm, em um total de 1 vez.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Carlos Lima
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36209 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 09, 2010 11:49 pm

Thor escreveu:
orestespf escreveu: Belíssimo post, Thor! Pense assim, os políticos sabem a diferença (de fato!) entre Aeronáutica e FAB (sem ir além), por exemplo? Para muitos tudo se resume ao que eles imaginam ou "desejam". Não estou fazendo uma crítica desconstrutiva aos políticos (aliás, a ninguém!), mas apenas ponderando dúvidas de um cidadão comum. Inclusive vou além, o que é feito (pela FAB ou Aeronáutica ou quem quer que seja) para explicar ao cidadão comum sobre estas "diferenças"? Nada! Basta ver o site da "Força".

O cidadão comum vê a FAB como a "responsável" pelos "aviões" no Brasil, a MB pelos "navios" e o EB o encarregado da "guerra". Eles (cidadãos comuns) sabem que os aviões de combate estão sob controle da FAB, mas desconhecem o "resto". E o que é feito para mudar isso? Insisto, nada!

Já viu as propagandas referentes ao alistamento militar? Só aparece vetores de combate (para as três Forças). O que que passa na cabeça do jovem? Aí o indivíduo se emociona, encontra uma forma para entrar para uma dada Força, por exemplo, a FAB, acaba sendo um "..." e aí a família pergunta para o comandante da base o dia em que seu filho vai pilotar um avião. Estranho? Não, comum até, constrangedor, diria.

Qual o nome disso? Falta de comunicação!


Abração!!!!


PS: não há crítica de minha parte, apenas um achismo puro. :wink:
Taí, mais um ramo de atividade da FAB, comunicação social, ou até mesmo assistência social, podemos assim dizer. Basta lembrarmos que no mesmo dia do terremoto no Haiti, já havia quase uma dezena de cargueiros prontos para apoio a calamidade de outro país. A FAB rapidamente montou um hospital (FAB é saúde...). Levou as autoridades para lá em voos executivos (FAB taxi aereo). A terra tremeu no Chile e já estava lá a FAB levando o Lula em seu jatinho de luxo, acho até que ele foi o primeiro presidente a dar este tipo de apoio a Michelle (?). E na sequencia mandou 2 helicópteros para distribuição de alimentos (programa social fome zero nos andes).
A necessidade que determina as ações da FAB. Espero eu que num dia de crise, prioridades serão mudadas e novos sistemas serão colocados em prática...
Mas quanto a Comunicação, talvez pudesse ser melhor explorada. Quem sabe se nós tirássemos uns 20 oficiais aviadores dos esquadrões operacionais e colocássemos no CECOMSAER o serviço seria melhor desempenhado.
A colcha é curta, infelizmente, e não existem soluções simples para problemas complexos. Deve ter gente que pensou: basta contratar uns jornalistas e pronto!!! Fácil, né??
Mas eu concordo contigo, precisamos melhorar nossa comunicação, investir em propaganda e em pessoal.
Abraços
Ah, esqueci de dizer quanto a propaganda de alistamento militar... acho que é proposital, inclusive no mundo todo. Já pensou se mostrássemos um soldado cortando grama, tirando serviço sozinho no meio do mato, carregando material para apoio... Você já deve ter visto as propagandas americanas, da Navy, por exemplo, que inspiram aventura, etc...
O que eu vi na semana que passei num porta-aviões recentemente fiquei com pena da vida dos marinheiros.
Srs... [100] [009]

Realmente, no dia a dia todas essas FABs sao o que nos motivam estarmos aqui ate tarde da noite (nao 'e o meu caso por conta do fuso horario) :) , debatendo apaixonadamente sobre o tema.

Acho que 'e importante as vezes separar o aspecto "operacional" do aspecto "politico" que fazem parte de qualquer organizacao tao complexa como a FAB 'e.

Infelizmente por um lado eu nao acho que a FAB faz de um modo geral um bom trabalho nessa area de "Comunicacao"... na boa... contrata uma meia-duzia de colegas aqui do DB que vai ter gente pulando os muros da BASC para tentar entrar na FAB :D !

E as vezes realmente esse e' o problema... ora bolas... isso acontece em qualquer profissao e na minha, por exemplo, comunicacao as vezes 'e mais importante do que o trabalho a ser feito... por incrivel que pareca, mas 'e a pura verdade.

Pois no fim das contas, sem comunicacao, como pode existir o proprio conhecimento do que ocorre? Como pode existir a nocao do passado? Como poderemos pautar conversas em fatos mais do que boatos?

E 'e isso por exemplo o que fazemos aqui todos os dias, concordando ou nao... O que fazemos e' montar quebra-cabeca extremamente complexo...nos "comunicando".

Olha o exemplo dos nossos papos ao redor desse F-X2, para escolher o aviao, olha o "spec", o Super-trunfo, verifica a tendencia politica do pais, olha o lado geo-politico, mistura com politica, verifica quanto isso vai custar, manda alguem ir la fazer o test-drive, ve se 'e bonitinho, manda perguntar se pode colocar lancador de foguete porque nenhum dos donos usa, pede autorizacao disso e daquilo, aonde vai montar, quem vai montar e por quanto, quem vai integrar a minha lista de coisas "Made in Brasil" , bota tudo no papel, o papel vai, vem, volta de novo, chama todo mundo para conversar, pede a melhor oferta, nao aceita, da uma esticada e ainda por cima fica recebendo telefonema de Macumbeiro, Presidente, Rei, Rainha, Ministro, Carpinteiro e curandeiro, todos eles dizendo o que "acham"... vai la abre o jornal e um fulano ou fulanda concordam e discordam de voce como se soubessem de uma verdade que 'e desconhecida para voce... dai voce vai olha no Wiki e na AF Monthly, e vem alguem ainda para azucrinar com a sua ja confusa cabeca e diz que tudo ta errado e o mundo acabou e tem o ToT, o TTT, Pc do B, JP, CB, CM, TpB a TPM e por ai vai...

Isso amigos... e muito mais...'e o que "NOS" estamos fazendo aqui todos os dias... estamos nos comunicando... cada um a sua maneira, se relacionando com muitas ou poucas ou todas as FABs... :) .

Nesse espacao... vejam so'... adorariamos divulgar o trabalho das mais diversas FABs (no dia-a-dia), mas temos que separar isso por bem ou por mal do lado mais "politizado" da coisa.

Mas isso 'e normal em qualquer lugar do mundo...

Eu aqui nos EUA vejo... se vou ao shopping de gente mais "humilde" sempre tem um Marine la de farda e bem vestido falando sobre como a vida l'a 'e "Boa"... vou ao cinema as propagandas me fazem querer dar pirueta com UAV... :) ... quando tive a oportunidade de visitar as Bases aqui... putz... mesmo em Mayport como o Padilha e Cia... nossa Mae... o nivel 'e bom.

Mas tem problemas? OH!! E como... Em Porta-avioes com toda aquela populacao, tem trafico de drogas e at'e estupros e prostituicao acreditem ou nao... Existe gente saindo a todo momento, gente usando para dar uns "estudos" e adquirir uma "profissao" e gente que vai achando que vai pilotar aviao e nao pilota. 'E normal e infelizmente... natural... mas eu s'o acho que no nosso caso tantas boas coisas sao feitas e ninguem fala sobre isso... e acho que eles deveriam comunicar isso melhor (mesmo que por meio do MD).

Veja so a importancia que 'e dada aos Herois nos EUA e no Brasil... olha la nos "Terrestes" a Historia do "Zero Uno" do PQD... Caramba... sempre quando vou ao Brasil vou ao Incaer e tento pegar um dia de reuniao do pessoal das antigas... para ouvir historias e aprender e ouvir e sorrir quando necessario... mas voce tem que ir la... pedir autorizacao para "Nossa Senhora das Canecas" :) para conseguir isso e por a'i vai... 'e um "clube" fechado... putz grilo... sera que a FAB nao poderia de vez em quando divulgar o seu rico passado? Ser'a que 'e tao secreto assim?

Eu entendo a "dita... dura" mas eita nossa... se alguem nao quebrar o gelo ninguem danca essa valsa!! :)

Aqui nos EUA, os caras tem como um dos principais feriados nacionais o Memorial Day... nao 'e nada mais nada menos do que um feriado "Milico"... nao importa de voce mora em estado de Maluqueiro (O meu por exemplo WA :) ) , ou em lugar ultra-milico, o pessoal respeita e fica ali lado a lado com os Herois... voce vai ao Museu da Boeing e tem la o maluco que projetou o A-4 Skyhawk contando historia de como o upgrade que eles fizeram para Cingapura foi uma coisa de doido (com aquela dupla cabine) ao lado do outro Marine que fazia do A-4 "bomb Truck" e por a'i vai... Putz... para quem gosta de aviacao (e mesmo quem nao gosta de americano... voce "filtra" o nacionalismo exagerado (e quem nao 'e? ) e o que voce tem 'e material para voce ficar doido com tanta historia.

Obviamente o Brasil tem os seus limites e nao estou falando isso acusando o nosso pais de ser uma porcaria ou coisa parecida... muito pelo contrario, pois na frente dos Americanos Am-X 'e melhor do que F-15 "sob o meu mais puro ponto de vista nacionalista" :) ... mas e' aquela coisa... tem coisas que eles fazem que se fizessemos um pouquinho ajudaria bastante a atrair mais e mais admiradores e enriquecer ainda mais o nosso conhecimento alem de ajudar muito as FABs... mas esse sou eu :)

Um exemplo... leiam o Livro (se possivel) do 1/14... PQP Aquilo tinha que ter um ou outro capitulo por mes ou pedacos no site da FAB... e teriam que existir mais do que esses... do Arara, do Cardeal, do Puma, do Xexeu, do Senta a Pua, do Onca, do Escorpiao, do Adelphi, do Corsario, do Jaguar e por ai vai...

Como citei anteriormente, na minha profissao pelo menos em funcao do quao rapida 'e a vida 'pos internet' se fizer bonito e nao se comunicar, infelizmente voce nao tem lugar ao sol "mesmo" e nao pode criticar depois por mais que tenha feito um excelente trabalho... 'e como as coisas sao em tempos de iPod, Internet, alta-resolucao, twitter, DB, Blogs...

N'os fazemos isso o tempo todo quando 'damos a louca' e saio um dia e estamos na pagina 100 e depois de 8 horas estamos na 140... Eu olho e penso... rapaz, vai se comunicar assim aqui no DB!!! :) .

Sei la'desculpem pelo longo e "amalucado" post...

S'o um desabafo de um cara que gosta muito das nosssas FABs :)

[]s
CB_Lima




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36210 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 09, 2010 11:54 pm

alcmartin escreveu:Nominalmente, mestre: VOR Bonsucesso, de Guarulhos; VOR Santana de Congonhas...só para ficar na "pequena" terminal SP...que dá pouco movimento. E $$... :shock: :evil: Desde que tenho CHT(habilitação), nunca vi funcionar...

AbS!!
Eu lembro dos tempos de VOR quando era Voando Olhando o Rio... :lol: devemos tudo a FAB por VOR significar outra coisa hoje em dia [100] [009]

[]s
CB_Lima




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