Thor escreveu:orestespf escreveu:
Belíssimo post, Thor! Pense assim, os políticos sabem a diferença (de fato!) entre Aeronáutica e FAB (sem ir além), por exemplo? Para muitos tudo se resume ao que eles imaginam ou "desejam". Não estou fazendo uma crítica desconstrutiva aos políticos (aliás, a ninguém!), mas apenas ponderando dúvidas de um cidadão comum. Inclusive vou além, o que é feito (pela FAB ou Aeronáutica ou quem quer que seja) para explicar ao cidadão comum sobre estas "diferenças"? Nada! Basta ver o site da "Força".
O cidadão comum vê a FAB como a "responsável" pelos "aviões" no Brasil, a MB pelos "navios" e o EB o encarregado da "guerra". Eles (cidadãos comuns) sabem que os aviões de combate estão sob controle da FAB, mas desconhecem o "resto". E o que é feito para mudar isso? Insisto, nada!
Já viu as propagandas referentes ao alistamento militar? Só aparece vetores de combate (para as três Forças). O que que passa na cabeça do jovem? Aí o indivíduo se emociona, encontra uma forma para entrar para uma dada Força, por exemplo, a FAB, acaba sendo um "..." e aí a família pergunta para o comandante da base o dia em que seu filho vai pilotar um avião. Estranho? Não, comum até, constrangedor, diria.
Qual o nome disso? Falta de comunicação!
Abração!!!!
PS: não há crítica de minha parte, apenas um achismo puro.
Taí, mais um ramo de atividade da FAB, comunicação social, ou até mesmo assistência social, podemos assim dizer. Basta lembrarmos que no mesmo dia do terremoto no Haiti, já havia quase uma dezena de cargueiros prontos para apoio a calamidade de outro país. A FAB rapidamente montou um hospital (FAB é saúde...). Levou as autoridades para lá em voos executivos (FAB taxi aereo). A terra tremeu no Chile e já estava lá a FAB levando o Lula em seu jatinho de luxo, acho até que ele foi o primeiro presidente a dar este tipo de apoio a Michelle (?). E na sequencia mandou 2 helicópteros para distribuição de alimentos (programa social fome zero nos andes).
A necessidade que determina as ações da FAB. Espero eu que num dia de crise, prioridades serão mudadas e novos sistemas serão colocados em prática...
Mas quanto a Comunicação, talvez pudesse ser melhor explorada. Quem sabe se nós tirássemos uns 20 oficiais aviadores dos esquadrões operacionais e colocássemos no CECOMSAER o serviço seria melhor desempenhado.
A colcha é curta, infelizmente, e não existem soluções simples para problemas complexos. Deve ter gente que pensou: basta contratar uns jornalistas e pronto!!! Fácil, né??
Mas eu concordo contigo, precisamos melhorar nossa comunicação, investir em propaganda e em pessoal.
Abraços
Ah, esqueci de dizer quanto a propaganda de alistamento militar... acho que é proposital, inclusive no mundo todo. Já pensou se mostrássemos um soldado cortando grama, tirando serviço sozinho no meio do mato, carregando material para apoio... Você já deve ter visto as propagandas americanas, da Navy, por exemplo, que inspiram aventura, etc...
O que eu vi na semana que passei num porta-aviões recentemente fiquei com pena da vida dos marinheiros.
Srs...
Realmente, no dia a dia todas essas FABs sao o que nos motivam estarmos aqui ate tarde da noite (nao 'e o meu caso por conta do fuso horario)
, debatendo apaixonadamente sobre o tema.
Acho que 'e importante as vezes separar o aspecto "operacional" do aspecto "politico" que fazem parte de qualquer organizacao tao complexa como a FAB 'e.
Infelizmente por um lado eu nao acho que a FAB faz de um modo geral um bom trabalho nessa area de "Comunicacao"... na boa... contrata uma meia-duzia de colegas aqui do DB que vai ter gente pulando os muros da BASC para tentar entrar na FAB
!
E as vezes realmente esse e' o problema... ora bolas... isso acontece em qualquer profissao e na minha, por exemplo, comunicacao as vezes 'e mais importante do que o trabalho a ser feito... por incrivel que pareca, mas 'e a pura verdade.
Pois no fim das contas, sem comunicacao, como pode existir o proprio conhecimento do que ocorre? Como pode existir a nocao do passado? Como poderemos pautar conversas em fatos mais do que boatos?
E 'e isso por exemplo o que fazemos aqui todos os dias, concordando ou nao... O que fazemos e' montar quebra-cabeca extremamente complexo...nos "comunicando".
Olha o exemplo dos nossos papos ao redor desse F-X2, para escolher o aviao, olha o "spec", o Super-trunfo, verifica a tendencia politica do pais, olha o lado geo-politico, mistura com politica, verifica quanto isso vai custar, manda alguem ir la fazer o test-drive, ve se 'e bonitinho, manda perguntar se pode colocar lancador de foguete porque nenhum dos donos usa, pede autorizacao disso e daquilo, aonde vai montar, quem vai montar e por quanto, quem vai integrar a minha lista de coisas "Made in Brasil" , bota tudo no papel, o papel vai, vem, volta de novo, chama todo mundo para conversar, pede a melhor oferta, nao aceita, da uma esticada e ainda por cima fica recebendo telefonema de Macumbeiro, Presidente, Rei, Rainha, Ministro, Carpinteiro e curandeiro, todos eles dizendo o que "acham"... vai la abre o jornal e um fulano ou fulanda concordam e discordam de voce como se soubessem de uma verdade que 'e desconhecida para voce... dai voce vai olha no Wiki e na AF Monthly, e vem alguem ainda para azucrinar com a sua ja confusa cabeca e diz que tudo ta errado e o mundo acabou e tem o ToT, o TTT, Pc do B, JP, CB, CM, TpB a TPM e por ai vai...
Isso amigos... e muito mais...'e o que "NOS" estamos fazendo aqui todos os dias... estamos nos comunicando... cada um a sua maneira, se relacionando com muitas ou poucas ou todas as FABs...
.
Nesse espacao... vejam so'... adorariamos divulgar o trabalho das mais diversas FABs (no dia-a-dia), mas temos que separar isso por bem ou por mal do lado mais "politizado" da coisa.
Mas isso 'e normal em qualquer lugar do mundo...
Eu aqui nos EUA vejo... se vou ao shopping de gente mais "humilde" sempre tem um Marine la de farda e bem vestido falando sobre como a vida l'a 'e "Boa"... vou ao cinema as propagandas me fazem querer dar pirueta com UAV...
... quando tive a oportunidade de visitar as Bases aqui... putz... mesmo em Mayport como o Padilha e Cia... nossa Mae... o nivel 'e bom.
Mas tem problemas? OH!! E como... Em Porta-avioes com toda aquela populacao, tem trafico de drogas e at'e estupros e prostituicao acreditem ou nao... Existe gente saindo a todo momento, gente usando para dar uns "estudos" e adquirir uma "profissao" e gente que vai achando que vai pilotar aviao e nao pilota. 'E normal e infelizmente... natural... mas eu s'o acho que no nosso caso tantas boas coisas sao feitas e ninguem fala sobre isso... e acho que eles deveriam comunicar isso melhor (mesmo que por meio do MD).
Veja so a importancia que 'e dada aos Herois nos EUA e no Brasil... olha la nos "Terrestes" a Historia do "Zero Uno" do PQD... Caramba... sempre quando vou ao Brasil vou ao Incaer e tento pegar um dia de reuniao do pessoal das antigas... para ouvir historias e aprender e ouvir e sorrir quando necessario... mas voce tem que ir la... pedir autorizacao para "Nossa Senhora das Canecas"
para conseguir isso e por a'i vai... 'e um "clube" fechado... putz grilo... sera que a FAB nao poderia de vez em quando divulgar o seu rico passado? Ser'a que 'e tao secreto assim?
Eu entendo a "dita... dura" mas eita nossa... se alguem nao quebrar o gelo ninguem danca essa valsa!!
Aqui nos EUA, os caras tem como um dos principais feriados nacionais o Memorial Day... nao 'e nada mais nada menos do que um feriado "Milico"... nao importa de voce mora em estado de Maluqueiro (O meu por exemplo WA
) , ou em lugar ultra-milico, o pessoal respeita e fica ali lado a lado com os Herois... voce vai ao Museu da Boeing e tem la o maluco que projetou o A-4 Skyhawk contando historia de como o upgrade que eles fizeram para Cingapura foi uma coisa de doido (com aquela dupla cabine) ao lado do outro Marine que fazia do A-4 "bomb Truck" e por a'i vai... Putz... para quem gosta de aviacao (e mesmo quem nao gosta de americano... voce "filtra" o nacionalismo exagerado (e quem nao 'e? ) e o que voce tem 'e material para voce ficar doido com tanta historia.
Obviamente o Brasil tem os seus limites e nao estou falando isso acusando o nosso pais de ser uma porcaria ou coisa parecida... muito pelo contrario, pois na frente dos Americanos Am-X 'e melhor do que F-15 "sob o meu mais puro ponto de vista nacionalista"
... mas e' aquela coisa... tem coisas que eles fazem que se fizessemos um pouquinho ajudaria bastante a atrair mais e mais admiradores e enriquecer ainda mais o nosso conhecimento alem de ajudar muito as FABs... mas esse sou eu
Um exemplo... leiam o Livro (se possivel) do 1/14... PQP Aquilo tinha que ter um ou outro capitulo por mes ou pedacos no site da FAB... e teriam que existir mais do que esses... do Arara, do Cardeal, do Puma, do Xexeu, do Senta a Pua, do Onca, do Escorpiao, do Adelphi, do Corsario, do Jaguar e por ai vai...
Como citei anteriormente, na minha profissao pelo menos em funcao do quao rapida 'e a vida 'pos internet' se fizer bonito e nao se comunicar, infelizmente voce nao tem lugar ao sol "mesmo" e nao pode criticar depois por mais que tenha feito um excelente trabalho... 'e como as coisas sao em tempos de iPod, Internet, alta-resolucao, twitter, DB, Blogs...
N'os fazemos isso o tempo todo quando 'damos a louca' e saio um dia e estamos na pagina 100 e depois de 8 horas estamos na 140... Eu olho e penso... rapaz, vai se comunicar assim aqui no DB!!!
.
Sei la'desculpem pelo longo e "amalucado" post...
S'o um desabafo de um cara que gosta muito das nosssas FABs
[]s
CB_Lima