A Russia liberou os arquivos do KAL007 em 1993, que explicou tudo. O piloto russo conseguiu confundir um 747 da KAL com um C-135 da USAF. Um gênio. Tirando isso, a investigação russa sobre o caso foi bem imparcial e técnica, apesar de só terem revelado os detalhes pro mundo dez anos depois.Pablo Maica escreveu:Enlil escreveu: É verdade, mas sem dúvida esse episódio é muito lembrado no ocidente por tratar-se uma aeronave de um aliado ocidental. Por outro lado o Airbus A300B2 da Iranair (IR655) abatido pelo USS Vincennes e q causou a morte de 290 pessoas muito pouca gente "lembra" : http://en.wikipedia.org/wiki/Iran_Air_Flight_655
Verdade Enlil, um desastre das mesma proporções e nos mesmos moldes! E mesmo assim com uma cara de pau gigantesca o propaganda em cima do KAL continua. É o velho dois pesos e duas medidadas!!
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Aeronaves da Guerra Fria
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Mas era de noite Bolovo, e uma RC 135U de fato, havia estado na borda externa do espaço aéreo soviético momentos antes.Bolovo escreveu: A Russia liberou os arquivos do KAL007 em 1993, que explicou tudo. O piloto russo conseguiu confundir um 747 da KAL com um C-135 da USAF. Um gênio. Tirando isso, a investigação russa sobre o caso foi bem imparcial e técnica, apesar de só terem revelado os detalhes pro mundo dez anos depois.
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Sim, eu sei, só comentei pelo fato dessa tragédia não ser quase "lembrada" no Ocidente.WalterGaudério escreveu:O Vincennes estava equipado com a primeira versão do AEGIS que confundiu o Iran Air com o perfil de uma aeronave de ataque Mirage F-EQ Iraquiano. Tudo isso no contexto da guerra dos petroleiros e do pós ataque a fragata Stark.Enlil escreveu: É verdade, mas sem dúvida esse episódio é muito lembrado no ocidente por tratar-se uma aeronave de um aliado ocidental. Por outro lado o Airbus A300B2 da Iranair (IR655) abatido pelo USS Vincennes e q causou a morte de 290 pessoas muito pouca gente "lembra" : http://en.wikipedia.org/wiki/Iran_Air_Flight_655
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Era uma região de extrema sensibilidade na defesa área soviética (e ainda é da Rússia) por ser uma área de contato direto entre URSS/Ocidente na fronteira do país com um breve espaço aéreo internacional, nas imediações da Coréia do Sul e Japão, dois países bases para as operações aéreas de inteligência da USAF.WalterGaudério escreveu:Mas era de noite Bolovo, e uma RC 135U de fato, havia estado na borda externa do espaço aéreo soviético momentos antes.Bolovo escreveu: A Russia liberou os arquivos do KAL007 em 1993, que explicou tudo. O piloto russo conseguiu confundir um 747 da KAL com um C-135 da USAF. Um gênio. Tirando isso, a investigação russa sobre o caso foi bem imparcial e técnica, apesar de só terem revelado os detalhes pro mundo dez anos depois.
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Quem quiser se aprofundar sobre este incidente, recomendo o artigo:
Terror sobre Kamchatka - O Drama do Vôo KAL 007, Revista Força Aérea Número 15 (1996).
O artigo é muito detalhado, mas basicamente houve um erro por parte do navegador do Boeing (inseriu waypoints errados no sistema de navegação, que por azar, levavam a uma área mais interna, fora da rota, dentro do território soviético e perto de uma área secreta de testes da Força Aérea Russa), além de realmente ter voado algumas horas antes um C-135 da USAF que monitorava os testes de lançamentos de mísseis balísticos soviéticos. Soma-se ainda uma noite escura e um piloto de caça com excessivo desejo de cumprir a missão.
Misture todos os ingredientes para uma receita perfeita de uma tragédia.
Abraços,
Terror sobre Kamchatka - O Drama do Vôo KAL 007, Revista Força Aérea Número 15 (1996).
O artigo é muito detalhado, mas basicamente houve um erro por parte do navegador do Boeing (inseriu waypoints errados no sistema de navegação, que por azar, levavam a uma área mais interna, fora da rota, dentro do território soviético e perto de uma área secreta de testes da Força Aérea Russa), além de realmente ter voado algumas horas antes um C-135 da USAF que monitorava os testes de lançamentos de mísseis balísticos soviéticos. Soma-se ainda uma noite escura e um piloto de caça com excessivo desejo de cumprir a missão.
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
De fato, este é o artigo em português mais detalhado que eu já vi acerca do tema. E tb recomendo.papagaio escreveu:Quem quiser se aprofundar sobre este incidente, recomendo o artigo:
Terror sobre Kamchatka - O Drama do Vôo KAL 007, Revista Força Aérea Número 15 (1996).
O artigo é muito detalhado, mas basicamente houve um erro por parte do navegador do Boeing (inseriu waypoints errados no sistema de navegação, que por azar, levavam a uma área mais interna, fora da rota, dentro do território soviético e perto de uma área secreta de testes da Força Aérea Russa), além de realmente ter voado algumas horas antes um C-135 da USAF que monitorava os testes de lançamentos de mísseis balísticos soviéticos. Soma-se ainda uma noite escura e um piloto de caça com excessivo desejo de cumprir a missão.
Misture todos os ingredientes para uma receita perfeita de uma tragédia.
Abraços,
Tem muitos detalhes acerca do tema. Como um temporal com ventos fortíssimos que havia atingido a região e derrubado um sítio de radar por completo. Havia tb a pressão do próprio Alto-Comando Soviético(STAVKA) de que erros como o ocorrido em 1978 com um avião coreano que tb invadira o espaço aéreo soviético seriam cobrados desta vez com a cabeça de alguns, as provocações naturais da guerra fria, com as constantes violações de espaço aéreo por parte dos RC 135V/U rivet joint...
Enfim, os passageiros e tripulante do KAL 007 eram as pessoas erradas, no momento errado, na hora errada.
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Pelo que sei desse incidente com o SU-15 e o KAL 007, o alto comando Soviético andava muito desapontado com seu sistema de defesa aérea, haja vista, que haviam ocorrido algumas falhas em interceptar intrusos antes deste fatídico acidente.
Se eu sou o piloto do SU-15, diante do "lembrete" de que cabeças rolariam, caso esse avião escapasse também, pode ter certeza que faria todo o possível para abatê-lo, como o piloto Soviético fez.
Como foi dito antes, muitos eram os indícios de que se tratava de um avião espião, portanto, a sorte do avião Sul coreano foi selada no momento que foram introduzidos os dados no sistema da aeronave erroneamente.
Se eu sou o piloto do SU-15, diante do "lembrete" de que cabeças rolariam, caso esse avião escapasse também, pode ter certeza que faria todo o possível para abatê-lo, como o piloto Soviético fez.
Como foi dito antes, muitos eram os indícios de que se tratava de um avião espião, portanto, a sorte do avião Sul coreano foi selada no momento que foram introduzidos os dados no sistema da aeronave erroneamente.
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Tanto o caso do KAL como o da Iran Air mereciam um tópico à parte, onde poderiam ser relatados outros casos de interceptação de aviões civis por caças, derrubadas "acidentais" e outras interceptações, como o caso do Mirage que interceptou o avião do embaixador de Cuba no Brasil ou do vulcan pelo F-5.
...
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Vídeos de um F-5E Capturado pelos soviéticos!
http://www.patricksaviation.com/videos/ ... cjam/4707/
Fotos do F-14 na Rússia.
.
http://www.patricksaviation.com/photos/ ... jam/33169/
.
http://www.patricksaviation.com/photos/ ... jam/18707/
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http://www.patricksaviation.com/photos/ ... jam/33168/
http://www.patricksaviation.com/videos/ ... cjam/4707/
Fotos do F-14 na Rússia.
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http://www.patricksaviation.com/photos/ ... jam/33169/
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http://www.patricksaviation.com/photos/ ... jam/18707/
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http://www.patricksaviation.com/photos/ ... jam/33168/
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Pois é, essa história, e "fotos" (?), há muito tempo circulam na internet; no entanto, até hoje não se sabe se realmente aconteceu...
-
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Lockheed F-104G Starfighter (Federal Republic of Germany-AF, Erding_Germany, 1983)
2037 (cn 683-2044)
* Steve Flint
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Dassault Mirage IVP (France-AF, Mont-de-Marsan_France, June 22, 2005)
62 / CI (cn 62) The very last Mirage IV production seen here during one of its last flights before retirement. Taken during the special ceremony dedicated to its definitive withdrawal.
* T.Laurent
62 / CI (cn 62) The very last Mirage IV production seen here during one of its last flights before retirement. Taken during the special ceremony dedicated to its definitive withdrawal.
* T.Laurent
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
2036 (cn 683-2043) Assigned to JaboG (Fighter Bomber Wing) 34. Photographed during its deployment to Beja Portugal where GAF combat units were on regular training at that time
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
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Re: Aeronaves da Guerra Fria
Vertol H-21C Shawnee (Germany Federal Republic Army, Detmold_Germany, September 4, 1971)
8307 (cn WG7) This heli of the German Army (Heer) in Niedermendig took part in a flying display on the occasion of an open-day of the British Army Air Corps. The H-21 (nickname "Flying Banana") was the predecessor of the CH-53G as a heavy transport helicopter in the German Army.
* Günter Grondstein
8307 (cn WG7) This heli of the German Army (Heer) in Niedermendig took part in a flying display on the occasion of an open-day of the British Army Air Corps. The H-21 (nickname "Flying Banana") was the predecessor of the CH-53G as a heavy transport helicopter in the German Army.
* Günter Grondstein