TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36136 Mensagem por Bender » Ter Mar 09, 2010 5:44 pm

Sávio Ricardo escreveu:
P44 escreveu:Vá! Pra onde?
Tenha vergonha e lave os dedos quando tecla, seu VENDEDOR de banha da cobra!

Segue info para a moderação!
Calma P44...

A moderação ja tomou suas providências e o usuario foi advertido.

Peço desculpas pelas palavras do usuario que ofende a nossa patria mãe, creio que você ja saiba que este é o pensamento dele, e somente dele, em meio ao de 190 milhões de brasileiros.
Eu vinha lendo página após página,e quando cheguei ali,imediatamente sinalizei à moderação também,depois vi a advertência mais a frente.

É que as vezes a gente lê,um tipo de agressividade tão baixa e com uma dissimulação tão extrema,que voce quer que esse tipo de doença seja tratada na base do joelhaço(@Analista de Bagé) ou na base do pé na bunda mesmo.

Mas a moderação sabe o que faz e já esta feito.

Abraços.




Avatar do usuário
Junker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1214
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 3:47 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36137 Mensagem por Junker » Ter Mar 09, 2010 5:52 pm

Túlio escreveu:Credo, cupincha, que dramático: um colega diz um tremendo despropósito, toma a sua merecida Advertência e só por isso o mundo está desabando? Ou há algo que desconheço? Manda uma MP, POWS!!!
Túlio, acho que ele se refere ao ciclone que vai atingir RS e SC... :lol:
Sistema de baixa pressão no oceano na altura do RS e SC

Na quarta-feira (10/03) o sistema de baixa pressão começará a se afastar da costa, porém ainda deixará o dia instável no litoral de SC e do RS. Não se descartam períodos de ventos fortes ainda durante a primeira parte do dia. A Zona de Convergência de Umidade atuará desde o sul do AM até o norte do ES e o sul da BA e provocará pancadas de chuva nesta faixa. O calor e a alta umidade do ar provocarão pancadas de chuva em boa parte do MA e do PI, em áreas da BA, além de boa parte da Região Norte, em MT, em GO, em MG e no RJ. Haverá pequena chance de pancadas de chuva na Serra da Mantiqueira em SP e na Grande São Paulo. O dia será de sol entre poucas nuvens no interior da Região Sul, em MS, no centro-oeste de SP e entre o norte do MA e nordeste da BA. As temperaturas estarão elevadas em boa parte do país.

Obs: Texto referente ao dia 09/03/2010-17h04
Chuva e vento forte em parte do litoral da Região Sul
Estado de Atenção

As últimas análises de hoje (09/03) indicam que o sistema de baixa pressão com características subtropicais apresenta um valor mínimo de pressão aproximado de 1004 hPa, localizado em 47W, 31S. Este sistema deverá atingir sua máxima intensidade principalmente a partir da tarde e noite de hoje (09/03), onde ficará mais próximo da costa leste do RS e sudeste de SC. A área mais provável a ser atingida por este sistema será o nordeste do RS e o sul de SC, sendo que a partir da noite os ventos intensos também poderão atingir a costa leste e sul do RS. Os ventos máximos estimados próximo da costa desta área de aviso poderão atingir valores em torno de 50 Km/h, com rajadas que podem ultrapassar os 80 Km/h. Em mar aberto, as rajadas de vento poderão ultrapassar os 100 Km/h.

Este sistema também deverá provocar chuva intensa no litoral entre o nordeste do RS e o sul de SC, com acumulados diários próximos aos 50 mm.

O sistema ainda persistirá ao longo do dia de amanhã (10/03), porém perdendo intensidade e afastando-se lentamente da costa brasileira no decorrer do período. Não se descartam períodos de ventos fortes ainda durante a primeira parte do dia. Continuaremos a monitorar o desenvolvimento e deslocamento desse sistema e atualizações serão feitas quando necessário.

Esse texto, elaborado em consenso entre o INMET e CPTEC, visa esclarecer e atualizar as informações especialmente para a Defesa Civil Nacional.


Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36138 Mensagem por Bender » Ter Mar 09, 2010 5:56 pm

Marino
Seu espanto pode acabar.
Minha opinião, achismo, torcida, não influenciará em nada a decisão a ser tomada, vale somente para contar a estatística do tópico aqui no DB e mais nada.
Mas primeiro gostaria que vc escrevesse: quais colegas de azul vc se refere?
Pois o NJ recebeu os pilotos de prova da FAB e os ouviu durante longo período, e isso é verdade, ao contrário de relatórios vazados publicados por nossos fiéis periodistas.
Vc sabe o que estes PILOTOS disseram para ele?

Sim, PILOTOS, os que vão combater, os que vão colocar sua vida em risco, em caso de conflito, estando dentro do cokpit do avião a ser escolhido agora pela nação, e não engenheiros que nunca arriscaram a vida ao decolarem dentro de um caça.

a MB temos situações semelhantes, com engenheiros se achando a última bolacha do pacote, mas ficando mudos de vergonha quando são confrontados por dados oriundos de uma vida vivendo no mar (e sou engenheiro formado pela EN, como todos a partir de uma decisão acadêmica, mas sou COMBATENTE).
Os engenheiros da FAB já tiveram sua vez. Acabaram com a FORÇA da sigla FAB, priorizando TUDO menos a FORÇA, transformando-a em AERONÁUTICA.Me desculpem os companheiros de azul por explicitar assim o que penso.

Mas nunca mais o farão.

Vc escreve uma "suposta aliança estratégica" que só existiria na cabeça do Ministro da Defesa. Seria interessante vc sustentar esta afirmação.
Eu vejo uma aliança estratégica sim, pois como vc chamaria ao ato em que um país vai facilitar a outro tornar-se uma potência naval, com CAPACIDADES de disputar o controle do mar com qualquer outra marinha?

Como vc chamaria uma potência transferir tecnologia do meio aéreo mais moderno em uso na sua Força Aérea, e não de um meio uma geração atrás, e aceitar seguir junto para a próxima geração, pois já mostrei com a transcrição da END que isto é o que vai ocorrer?
Se ambos países não tivesses certeza de que seus Objetivos Nacionais Permanentes nunca se chocariam, vc acha que seria por dinheiro?


Agora, o que ME espanta, é um brasileiro defender que compremos um avião onde não haverá ToT do país que o oferece, pois o mesmo não domina as tecnologias que usa no mesmo, onde precisaríamos de autorizações, clearances, aprovações, licenças, etc, para fazermos manutenções, para exportarmos, etc.

Ficaríamos sujeitos a bloqueios, vetos, impedimentos, o que seja.
Manteríamos a coleira que queremos partir.


Isto me espanta.
Como vê, sua argumentação final também não se sustenta.
Eu queria deixar esse "pedaço" do post do colega Marino,registrado,ele toca em feridas mas é repleto de realidade,é um post importante e direto,que mereceria um comentário mais aprofundado e desenvolvido em alguns de seus tópicos,mas ele por si só já se basta.

Parabens Marino,pela franquesa e objetividade!

Abraços!




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36139 Mensagem por Bender » Ter Mar 09, 2010 5:58 pm

Skyway escreveu:Acho incrível como muitos se agarram com unhas e dentes em algo completamente falso.
O tal relatório que nunca existiu parece um santo graal...muitos querem e acreditam, mas ninguem viu.

Ta certo, é livre arbítrio acreditar no que quiser, mas não se pode levar um argumento extremamente duvidoso a uma discussão com alguem que, usando o mesmo livre arbítrio, tem a opinião de que o relatório não existe.

Usa-se outros argumentos, prove o que pensa, mas se agarrar nisso é inacreditável.




Na verdade...não é inacreditável não...se pensar que o objetivo não é discutir, esclarecer ou ser esclarecido, aí qualquer coisa pode ser esperada.

Um abraço.
Perfeito! [009]

SDS!




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36140 Mensagem por Marino » Ter Mar 09, 2010 6:22 pm

Bender escreveu:Marino
Seu espanto pode acabar.
Minha opinião, achismo, torcida, não influenciará em nada a decisão a ser tomada, vale somente para contar a estatística do tópico aqui no DB e mais nada.
Mas primeiro gostaria que vc escrevesse: quais colegas de azul vc se refere?
Pois o NJ recebeu os pilotos de prova da FAB e os ouviu durante longo período, e isso é verdade, ao contrário de relatórios vazados publicados por nossos fiéis periodistas.
Vc sabe o que estes PILOTOS disseram para ele?

Sim, PILOTOS, os que vão combater, os que vão colocar sua vida em risco, em caso de conflito, estando dentro do cokpit do avião a ser escolhido agora pela nação, e não engenheiros que nunca arriscaram a vida ao decolarem dentro de um caça.

a MB temos situações semelhantes, com engenheiros se achando a última bolacha do pacote, mas ficando mudos de vergonha quando são confrontados por dados oriundos de uma vida vivendo no mar (e sou engenheiro formado pela EN, como todos a partir de uma decisão acadêmica, mas sou COMBATENTE).
Os engenheiros da FAB já tiveram sua vez. Acabaram com a FORÇA da sigla FAB, priorizando TUDO menos a FORÇA, transformando-a em AERONÁUTICA.Me desculpem os companheiros de azul por explicitar assim o que penso.

Mas nunca mais o farão.

Vc escreve uma "suposta aliança estratégica" que só existiria na cabeça do Ministro da Defesa. Seria interessante vc sustentar esta afirmação.
Eu vejo uma aliança estratégica sim, pois como vc chamaria ao ato em que um país vai facilitar a outro tornar-se uma potência naval, com CAPACIDADES de disputar o controle do mar com qualquer outra marinha?

Como vc chamaria uma potência transferir tecnologia do meio aéreo mais moderno em uso na sua Força Aérea, e não de um meio uma geração atrás, e aceitar seguir junto para a próxima geração, pois já mostrei com a transcrição da END que isto é o que vai ocorrer?
Se ambos países não tivesses certeza de que seus Objetivos Nacionais Permanentes nunca se chocariam, vc acha que seria por dinheiro?


Agora, o que ME espanta, é um brasileiro defender que compremos um avião onde não haverá ToT do país que o oferece, pois o mesmo não domina as tecnologias que usa no mesmo, onde precisaríamos de autorizações, clearances, aprovações, licenças, etc, para fazermos manutenções, para exportarmos, etc.

Ficaríamos sujeitos a bloqueios, vetos, impedimentos, o que seja.
Manteríamos a coleira que queremos partir.


Isto me espanta.
Como vê, sua argumentação final também não se sustenta.
Eu queria deixar esse "pedaço" do post do colega Marino,registrado,ele toca em feridas mas é repleto de realidade,é um post importante e direto,que mereceria um comentário mais aprofundado e desenvolvido em alguns de seus tópicos,mas ele por si só já se basta.

Parabens Marino,pela franquesa e objetividade!

Abraços!
Obrigado caro amigo.
Não comento mais sobre ele, deixo para os irmãos de azul se quiserem, pois como vc falou, mexe em temas difíceis.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Hader

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36141 Mensagem por Hader » Ter Mar 09, 2010 6:55 pm

Bender escreveu:Marino
Seu espanto pode acabar.
Minha opinião, achismo, torcida, não influenciará em nada a decisão a ser tomada, vale somente para contar a estatística do tópico aqui no DB e mais nada.
Mas primeiro gostaria que vc escrevesse: quais colegas de azul vc se refere?
Pois o NJ recebeu os pilotos de prova da FAB e os ouviu durante longo período, e isso é verdade, ao contrário de relatórios vazados publicados por nossos fiéis periodistas.
Vc sabe o que estes PILOTOS disseram para ele?

Sim, PILOTOS, os que vão combater, os que vão colocar sua vida em risco, em caso de conflito, estando dentro do cokpit do avião a ser escolhido agora pela nação, e não engenheiros que nunca arriscaram a vida ao decolarem dentro de um caça.

a MB temos situações semelhantes, com engenheiros se achando a última bolacha do pacote, mas ficando mudos de vergonha quando são confrontados por dados oriundos de uma vida vivendo no mar (e sou engenheiro formado pela EN, como todos a partir de uma decisão acadêmica, mas sou COMBATENTE).
Os engenheiros da FAB já tiveram sua vez. Acabaram com a FORÇA da sigla FAB, priorizando TUDO menos a FORÇA, transformando-a em AERONÁUTICA.Me desculpem os companheiros de azul por explicitar assim o que penso.

Mas nunca mais o farão.

Vc escreve uma "suposta aliança estratégica" que só existiria na cabeça do Ministro da Defesa. Seria interessante vc sustentar esta afirmação.
Eu vejo uma aliança estratégica sim, pois como vc chamaria ao ato em que um país vai facilitar a outro tornar-se uma potência naval, com CAPACIDADES de disputar o controle do mar com qualquer outra marinha?

Como vc chamaria uma potência transferir tecnologia do meio aéreo mais moderno em uso na sua Força Aérea, e não de um meio uma geração atrás, e aceitar seguir junto para a próxima geração, pois já mostrei com a transcrição da END que isto é o que vai ocorrer?
Se ambos países não tivesses certeza de que seus Objetivos Nacionais Permanentes nunca se chocariam, vc acha que seria por dinheiro?


Agora, o que ME espanta, é um brasileiro defender que compremos um avião onde não haverá ToT do país que o oferece, pois o mesmo não domina as tecnologias que usa no mesmo, onde precisaríamos de autorizações, clearances, aprovações, licenças, etc, para fazermos manutenções, para exportarmos, etc.

Ficaríamos sujeitos a bloqueios, vetos, impedimentos, o que seja.
Manteríamos a coleira que queremos partir.


Isto me espanta.
Como vê, sua argumentação final também não se sustenta.
Eu queria deixar esse "pedaço" do post do colega Marino,registrado,ele toca em feridas mas é repleto de realidade,é um post importante e direto,que mereceria um comentário mais aprofundado e desenvolvido em alguns de seus tópicos,mas ele por si só já se basta.

Parabens Marino,pela franquesa e objetividade!

Abraços!
Marino

Simplesmente parabéns! Imagino o quão duro foi escrever isso. Não pela verdade das palavras, mas por expor as dores de um irmão sem expor demasiado este irmão. Pois bem sabemos que tens pelos colegas de azul este grau de apreço. Parabéns pela coragem de correr o risco. Parabéns pelo amor à Pátria aos irmãos em armas.

[]'s




ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36142 Mensagem por ninjanki » Ter Mar 09, 2010 7:06 pm

Francamente, acho que nas últimas mensagens, muita gente perdeu a linha...

Primeiro, essa história de engenheiros no comando da FAB... Convenhamos, o problema que a FAB e as outras FAs sempre tiveram é que seu comando muda com muita frequência, assim como os governos que se sucedem, e não há um plano geral sendo seguido a longo prazo. Poucos projetos de longo prazo, efetivamente, foram realizados por essas 3 entidades, e na maioria deles, com atrasos enormes. Isso teve pouco haver com comando por engenheiros, guerreiros ou oque quer que sejam.

Depois a comparação de custos de hora-voo e de carga-custo. Não faz sentido algum oque foi proposto. Todos os 3 concorrentes são aviões de combate, capazes de operar em uma guerra. Eventuais diferenças de capacidade de carga, que exijam mais aviões para um mesmo conjunto de alvos inplicaria em um custo mais alto, é verdade. Mas esse custo só se revelaria em caso de guerra, que convenhamos, é improvável. De fato, a preocupação com os custos para treinamento e operação com pouca carga tendem a ser muito mais frequentes e relevantes. E no final das contas, o avião tem de ser viável de se manter em tempos de paz, assim como de se operar efetivamente em tempo de guerra. Desde que seja pagavel em ambas as situações, a comparação não deveria servir de score, mas sim eliminatória.(se não é pagavel em uma das duas situações, tem de ser eliminado do processo)

E para completar, temos a matéria sobre o Gripen na Índia. Só confirmou algumas coisas de que já sabíamos: Que o Gripen NG ainda está em desenvolvimento. De fato, nem protótipo existe, mas sim um demonstrador para integrar sistemas futuros da plataforma. O fato de que a Força aérea sueca está pedindo alterações no projeto indica, no mínimo, que eles responderam às acusações de que não será comprado nem pela Suécia. Mas não resolve o problema do estágio do projeto, ainda muito inscipiente. Oque permite à Akaer trabalhar no desenvolvimento sim do avião, mas ferra com o cronograma da FAB, a menos que se considerem recebermos Gripens C e D temporariamente.

Allan




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36143 Mensagem por bcorreia » Ter Mar 09, 2010 7:08 pm

Túlio escreveu: Não acredito em NG nem em PAK entrando em serviço antes da próxima década... 8-]
Mas Túlio, próxima década começa ano que vem.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36144 Mensagem por alcmartin » Ter Mar 09, 2010 7:17 pm

Divino Alves escreveu:
Marino escreveu:Divino, para bom entendedor eu já lhe expliquei.
Qual a necessidade de um Plano Fênix, de renascimento, para a FAB?
Quem geria os recursos e impunha a prioridade dos mesmos?
Pq o Batista deu um BASTA na gestão de engenheiros da FAB?
Como estava a FORÇA nessas gestões?
Marino, por favor seja claro.
Que basta foi esse? Quem era os engenheiros?
Divino, olá.

Sobre o resto do debate que lhe envolveu, não vou entrar na seara. No entanto, acho que posso esclarecer, ou tentarei, um pouco do que o Marino falou.
Antes de tudo, não peça para ele explicitar nomes. Ele é militar e sabe que não pode e não o fará. Citou o do Min. Batista porque ele havia feito o discurso. E mesmo ele, salvo engano meu, também não citou nomes.
Este debate é antigo na FAB e devo dizer que acredito que ninguem agiu de má fé. Como era de se esperar da FAB, sendo (by CB :D ) composta da FAB de engenheiros, de caçadores, de transporte, etc. Todos sempre lutaram pelo que acreditaram ser o melhor para a FAB e o Brasil.

O problema é que a FAB, enquanto força militar, muitas vezes teve seu poderio em equipamento colocado em segundo plano, na tentativa de se formar uma infraestrutura aeronáutica no país. Aceitava-se(no passado??) uma perfomance inferior, desde que o país dominasse o processo como um todo. Isso começou na formaçào da FAB, na época em que a doutrina Douhet era mandatória e aqui o nosso primeiro Ministro da Aeronáutica, Eduardo Gomes, seguiu a cartilha a risca.

E isso veio por geraçòes. Mas, "até quando? ", perguntavam sempre o "pessoal da caça". Quando essa tal estrutura vai estar pronta e a FAB terá equipamentos, senão a altura dos países mais adiantados, pelo menos para não ficar devendo aos vizinhos. A FAB, ou mais completamente, a Aeronáutica, tem o ITA, CTA, IAE, ajudou a EMBRAER. E o operativo? Tá, o Brasil não entrou em guerra, mas precisávamos ficar atrás de Equador, Peru?
A resposta nunca pode ser dada claramente até porque extrapola a liderança da FAB e envolve todo o governo a sociedade como um todo. Conforme hoje a END tem a pretensào.

Aqui diversas vezes há mal entendidos sobre o assunto. O pessoal acha que estamos reclamando, xingando grandes nomes do passado, mas poucos leram o tópico que o próprio Marino criou sobre estratégia aérea em que o debate sobre a escolha desse caminho foi narrada.

Então, em minha opinião, não se trata de erros ou acertos, mas de caminhos que a liderança da época tomou. Não estou em casa, mas quando retornar, se desejar, posto um texto do Brig. R/R Lauro Ney Menezes, sobre o assunto. Não coincidencia, bem nessa minha linha, porque quando fui da FAB, essa grande figura histórica da força, tanto operativa, quanto da "engenheira", estava na ativa e foi através de seus textos que passei a ser seu admirador. Eu e a torcida do flamengo que liga para a aviação de combate.

sds!




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36145 Mensagem por Marino » Ter Mar 09, 2010 7:23 pm

alcmartin escreveu:
Divino Alves escreveu: Marino, por favor seja claro.
Que basta foi esse? Quem era os engenheiros?
Divino, olá.

Sobre o resto do debate que lhe envolveu, não vou entrar na seara. No entanto, acho que posso esclarecer, ou tentarei, um pouco do que o Marino falou.
Antes de tudo, não peça para ele explicitar nomes. Ele é militar e sabe que não pode e não o fará. Citou o do Min. Batista porque ele havia feito o discurso. E mesmo ele, salvo engano meu, também não citou nomes.
Este debate é antigo na FAB e devo dizer que acredito que ninguem agiu de má fé. Como era de se esperar da FAB, sendo (by CB :D ) composta da FAB de engenheiros, de caçadores, de transporte, etc. Todos sempre lutaram pelo que acreditaram ser o melhor para a FAB e o Brasil.

O problema é que a FAB, enquanto força militar, muitas vezes teve seu poderio em equipamento colocado em segundo plano, na tentativa de se formar uma infraestrutura aeronáutica no país. Aceitava-se(no passado??) uma perfomance inferior, desde que o país dominasse o processo como um todo. Isso começou na formaçào da FAB, na época em que a doutrina Douhet era mandatória e aqui o nosso primeiro Ministro da Aeronáutica, Eduardo Gomes, seguiu a cartilha a risca.

E isso veio por geraçòes. Mas, "até quando? ", perguntavam sempre o "pessoal da caça". Quando essa tal estrutura vai estar pronta e a FAB terá equipamentos, senão a altura dos países mais adiantados, pelo menos para não ficar devendo aos vizinhos. A FAB, ou mais completamente, a Aeronáutica, tem o ITA, CTA, IAE, ajudou a EMBRAER. E o operativo? Tá, o Brasil não entrou em guerra, mas precisávamos ficar atrás de Equador, Peru?
A resposta nunca pode ser dada claramente até porque extrapola a liderança da FAB e envolve todo o governo a sociedade como um todo. Conforme hoje a END tem a pretensào.

Aqui diversas vezes há mal entendidos sobre o assunto. O pessoal acha que estamos reclamando, xingando grandes nomes do passado, mas poucos leram o tópico que o próprio Marino criou sobre estratégia aérea em que o debate sobre a escolha desse caminho foi narrada.

Então, em minha opinião, não se trata de erros ou acertos, mas de caminhos que a liderança da época tomou. Não estou em casa, mas quando retornar, se desejar, posto um texto do Brig. R/R Lauro Ney Menezes, sobre o assunto. Não coincidencia, bem nessa minha linha, porque quando fui da FAB, essa grande figura histórica da força, tanto operativa, quanto da "engenheira", estava na ativa e foi através de seus textos que passei a ser seu admirador. Eu e a torcida do flamengo que liga para a aviação de combate.

sds!
Obrigado caro irmão.
Decidi não comentar mais o assunto, deixando para aqueles que amam a FORÇA AÉREA, como vc, se quiserem, continuar o debate.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36146 Mensagem por alcmartin » Ter Mar 09, 2010 7:25 pm

E Marino, por favor, nào se desculpe...nas vezes que voce cita a FAB, vem sempre na frente, dando a cara a tapa, defendendo nào só a FAB, mas, como vejo pessoalmente, o Brasil, como um todo... :wink: [009]

Guerreiro, mesmo!!
Abração!!! :D




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36147 Mensagem por Marino » Ter Mar 09, 2010 7:26 pm

Hader escreveu:
Bender escreveu:Marino Eu queria deixar esse "pedaço" do post do colega Marino,registrado,ele toca em feridas mas é repleto de realidade,é um post importante e direto,que mereceria um comentário mais aprofundado e desenvolvido em alguns de seus tópicos,mas ele por si só já se basta.

Parabens Marino,pela franquesa e objetividade!

Abraços!
Marino

Simplesmente parabéns! Imagino o quão duro foi escrever isso. Não pela verdade das palavras, mas por expor as dores de um irmão sem expor demasiado este irmão. Pois bem sabemos que tens pelos colegas de azul este grau de apreço. Parabéns pela coragem de correr o risco. Parabéns pelo amor à Pátria aos irmãos em armas.

[]'s
Sim Hader, duro para mim.
Mas deixo para outros, como o Alcmartin acima, continuarem, se for do interesse deles.
Uma coisa deixo clara: tenho a FORÇA AÉREA em meu coração, e desejo que seja uma das mais capacitadas do mundo, que não deva a ninguém em capacidade de combate, por nosso Brasil.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36148 Mensagem por Marino » Ter Mar 09, 2010 7:27 pm

alcmartin escreveu:E Marino, por favor, nào se desculpe...nas vezes que voce cita a FAB, vem sempre na frente, dando a cara a tapa, defendendo nào só a FAB, mas, como vejo pessoalmente, o Brasil, como um todo... :wink: [009]

Guerreiro, mesmo!!
Abração!!! :D
[009]




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36149 Mensagem por alcmartin » Ter Mar 09, 2010 7:32 pm

Marino escreveu: Obrigado caro irmão.
Decidi não comentar mais o assunto, deixando para aqueles que amam a FORÇA AÉREA, como vc, se quiserem, continuar o debate.
Respondemos na mesma hora... :mrgreen: Mas quando dá tempo, a gente participa. Na maioria das vezes, é só da varanda...falta paciencia!!! :shock: :evil: :mrgreen: :mrgreen:




Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#36150 Mensagem por midnight » Ter Mar 09, 2010 7:44 pm

Estive lendo que o Gripen está tendo problemas no programa MRCA da Índia, por não poder voar nos teste. É obvio que não voa pois é só um projeto, o único projeto que voa esse em baixo.
Imagem




Imagem
Responder