Calma Srs. !
A muita contra-informação, tanto na midia como e em FORUNS.
Atenha-se a fatos.
- Simpatia explicita pelo GF por produtos franceses, sejam quais forem e independente da qualidade.
- A uma repulsa do GF quanto a produtos americanos, sejam quais forem e independente da qualidade.
- A uma das força que está tentando nos bastidores impor a outra força uma ampliação da "tal" parceria estratégica com a FR, não importando o que a 1º julge ser nescessário para ela.
- Os EUA não sedem quase nada, mas o que sedem eles cumprem ( são comercialmente corretos ), mas o cliente fica atrelado a respeitar e a aceitar sua geopolitica.
- Os FR prometem sempre mundos e fundos, mas pouco cumprem ( comercialmente não são confiaveis ), mas tem alguma independencia da geopolitica americana.
- Os Suecos são "superficialmente" neutros das decisões EUA e muito corretos comercialmente falando.
- Há realmente uma admiração pelo Gripen na FAB, não por ser o melhor ( isso realmente ele não é ), mas pela capacidade financeira da FAB de poder manter esse caça operacional, até porque ninguem SÉRIO acredita que haverá um grande acrécimo na verba de custeio da FAB. Veja o exemplo da MB que adquiriu 23 A-4KU em condições de voo e hoje mal concegue manter 1/5 desse total em condições de voo, porque contingenciamento de verbas não é exeção é sim rotina.
NÃO ESTOU TORCENDO PARA QUE ISSO OCORRA, mas minha opnião é que vão impurrar com a barriga o FX, tanto a FAB quanto o GF. Os motivos para isso podem ser os mais variados, mas provavelmente vai cair no colo do prox. MD e Presidente da Rep.
NÃO DUVIDEM SE VIER MAIS UNS M-2000/5 como tampão 2 "a vingança"